#metalunderground filesharing

corrosiva [RIP]

Mensagempor corrosiva [RIP] » sexta abr 30, 2004 3:19 pm

Recesso Escreveu:Acho que o excerto transcrito da entrevista de Dismember postada atrás serve para explicar, aquilo que não vale a pena estar a escrever.

Oh, o pessoal quer é conversa. :)
Última edição por corrosiva [RIP] em sexta abr 30, 2004 3:20 pm, editado 1 vez no total.

MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
Contacto:

Mensagempor MESHUGGENER » sexta abr 30, 2004 3:19 pm

Concordo com a entrevista.
Mas que eu saiba lá não diz que não é crime, logo explica o quê? :shock:

Guimallish [RIP]

Mensagempor Guimallish [RIP] » sexta abr 30, 2004 3:20 pm

NEUROTIC-GUITAR:
Leva lá a bicicleta...

MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor MESHUGGENER » sexta abr 30, 2004 3:24 pm

:arrow:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta abr 30, 2004 3:44 pm

A unica coisa q acho mesmo mal é haverem pessoas q tem 300 album copiados + 720 em mp3 e 40 cd originais.

Agora se o sacar MP3 sem autorizaçao da banda é crime ou nao, claro q é. Até um puto de 3 anos sabe q é, o q ha mais a discutir sobre esse ponto? Agora por ser crime nao quer dizer q uma pessoa nao o va fazer, tem é q estar pronta a encarar o q isso pode originar.

Julgo q se podera contornar a lei se clamarmos q esse mp3 sacado é uma forma de termos um back up de cd original para assim evitar o desgaste do mesmo, nao sei bem.

MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor MESHUGGENER » sexta abr 30, 2004 4:13 pm

Ora aí está :cheers:

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » sexta abr 30, 2004 4:32 pm

Sacar albuns em MP3 é crime, sim. Assim, como é crime, fotocopiares um livro inteiro, é mais uma violação dos direitos do autor. Mas então também é crime gravares VHS ou DVDs de filmes. Alguém está a ligar a isso? Claro que não!
Acho que a questão que é realmente importante, é que o mp3 se propaga como uma praga. Acaba por retirar à música o carácter de arte, em certa parte, ela torna-se um mero produto que obtens apenas com um click. Conheço pessoas com uma lista de mp3 descomunal e pergunto-me se o seu tempo de vida será suficiente para ouvir aquilo tudo... Se não é, então para que raio é que quer a música? É a sede do ter...
É claro que tenho alguns albums em mp3, coisas que (ainda) não consegui arranjar de outra forma, mas que sempre que posso procuro substitui-los pelos originais.
No entanto, a função principal do mp3 deveria ser, a meu ver, a de promoção de bandas, servindo de amostra, e não como que uma forma de duplicação.

Paralelamente a isto, quero dizer que não sei se é pior toda esta febre dos mp3 ou a febre das bootlegs. Principalmente no underground, há pessoas a beneficiar com a edição de versões piratas e rascas de lançamentos limitados. Neste caso, as bandas são mesmo prejudicadas, pois, para além de verem os seus trabalhos espalhados por aí (quando este não era o seu desejo), estão a servir de meio para um fulaninho qualquer fazer uns cobres com o lançamento de algo com pouca qualidade, seja a nível gráfico ou whatever. Mas, provavelmente, a solução para isto reside mesmo nas próprias bandas, o que não acontece no caso dos mp3.

E, pronto, é isso :mrgreen:
Última edição por YX [RIP] em sexta abr 30, 2004 5:31 pm, editado 1 vez no total.

Beastlike
Administrador
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Contacto:

Mensagempor Beastlike » sexta abr 30, 2004 5:20 pm

Há aqui certas coisas que estão a misturar e só lançam a confusão...

Uma coisa é passar um CD para mp3, como backup. Outra coisa é PARTILHÁ-LO, na net, sem autorização. Isso é que é crime, não é o facto de converter alguma coisa para mp3. E o crime é mais grave quando se trata de gente que tenta ganhar dinheiro com isso.

Não há mal nenhum em sacar um álbum, para o conhecer e decidir se se compra ou não. O mal vem de quem sabe que o álbum ainda não está à venda e o disponibiliza, e vem de quem só quer sugar música à borla, o que infelizmente, é o caso de muita gente. Já aconteceu ter comigo um ou outro CD, acabados de comprar, e alguém perguntar: "Mas tu ainda compras CDs?". É essa a mentalidade parasita de muita gente. Querem tudo à borla, e não querem saber se alguém investiu dinheiro para que os álbuns existam e merece, pelo menos, reaver aquilo que gastou. E nem falo das grandes editoras que só se preocupam com os lucros... com aquilo que chulam nos preços, nem tenho muita pena. Mas, num meio mais restrito como o nosso, isso já pesa um pouco mais.

Recesso [RIP]

Mensagempor Recesso [RIP] » sexta abr 30, 2004 5:55 pm

O prazer do usufruto de um álbum original nunca chegará a ser comparado a uma mera cópia ou um cd com não sei quantos cd´s convertidos em mp3.

Dygon
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo dez 28, 2003 6:14 pm

Mensagempor Dygon » sexta abr 30, 2004 7:43 pm

Recesso Escreveu:O prazer do usufruto de um álbum original nunca chegará a ser comparado a uma mera cópia ou um cd com não sei quantos cd´s convertidos em mp3.

Concordo plenamente. Não há nada como um cd acabadinho de comprar, com os liricos e as caretas das bandas. É sp um momento especial.
Mas o preço dos cds em comparação com o modo de vida de mta gente, não possibilita mtos momentos destes.
Eu posso dizer que sou uma pessoa com pouco money e tenho mesmo k recorrer aos mp3. Mas tb já comprei cds originais dp de os "sacar" da net.

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta abr 30, 2004 11:11 pm

Bem sendo yum falso moralista poderei agora dizer q quem nao tem dinheiro para comprar CDs q nao os compre, mas q isso nao da o direito de Roubar (pq julgo ser essa a palavra) o trabalho a ninguem. Eu gostava de ter uma mota mas nao roubo motas para poder andar... mas isto era se eu fosse moralista.

Recesso [RIP]

Mensagempor Recesso [RIP] » sábado mai 01, 2004 1:43 am

Rouba a mota que ainda apanhas o sócio da bicicleta.

MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor MESHUGGENER » sábado mai 01, 2004 1:57 am

Vai uma aposta? :cheers:

Recesso [RIP]

Mensagempor Recesso [RIP] » sábado mai 01, 2004 7:17 pm

Espero que o pouco que disse tenha sido minimamente explícito para alguns não fazerem confusão, porque ao que parece que já estavam falar de bandas entrangeiras quando apenas quis mostrar o meu apreço pelo que é feito em Portugal. Posso não ter tantas oportunidades para ver concertos como para adiquirir álbuns, mas penso que ao cometer o tal crime, não será depois mais tarde compensando com a sua aquisição? Quanto ao crime em si mesmo,por exemplo,é penalizado quem administra um grande servidor de partilha de ficheiros, facto que aconteceu há pouco tempo com um rapaz português que teve de pagar cerca de 400 euros. Neste caso crime só é considerado quando abusivo, ja que se assim não fosse quantos é que já não tinham pago a multinha ? Mas isso da violação dos direitos de autor é uma questão muito complicada.
Agora se quiserem postar sobre crime cibernaútico ou sobre direitos do autor, estejam à vontade, mas convém que seja aberto outro tópico.
Quanto aos moralismos, não sou pai de ninguém para dar lições de tal aborrecimento.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 67 visitantes