Por acaso em 74/75 o país esteve mais ou menos parado e a generalidade da sociedade que se ligou à revolução andou a viver à "grande e à francesa" e muita gentinha teve ai de facto o tempo da sua vida nem que seja porque se acharam na altura muuito importantes (regra geral são os que hoje em dia mais clamam pelos "valores de Abril" a torto e a direito)
Entretanto intervencionava-se, saneava-se e nacionalizava-se ou seja deu-se cabo do aparelho produtivo do país - foi o engodo da reforma agraria das cooperativas e da colectivização dos meios de produção.
Por outro lado a independência das colónia originou o colapso de uma certa economia estabelecida entre as colonias e a metrople com corte de materias primas e produtos acabados por um lado e fluxo de capitais pelo outro.
Por fim com a descolonização efectuada foi necessário absorver tanto quanto possível uma massa avassaladora de pessoas que regressaram à metrópole. Vem daqui essencialmente o problema com a excessiva burocracia e excesso de pessoal na função pública. Era preciso dar emprego a tantos quanto possível e justificá-los nem que fosse com a necessidade de mais "um carimbo". Isto obviamente gerou um gasto consideravelmente acrescido da despesa pública. Se de facto e no imediato da altura considero justificado o que não tem justificação foi continuarem com a mesma filosofia nas decadas subsequentes, ai sim deveriam ter, com tempo, requilibrado os serviços, a burocracia e quadro de pessoal.
Não esqueçam que depois do 25 de Abril o país já esteve por duas vezes na bancarrota e que então nos valeu o FMI, espero sinceramente ue nao tenhamos de passar pelo mesmo novamente...
qto ao resto vcs ja sabem o que eu penso +-
\00/
A TODOS OS PORTUGUESES
- Vento_Nocturno
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm
- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Este tópico deu-me muito sono!!....
Toda a gente sabe porque o país vai mal......cada um defende a sua dama ......mas a verdade é nas eleições mais de 50% dos que têm direito a voto ficam em casa e os que lá vão fazer o frete votam sempre nos mesmo partidos que nos governam nos últimos 20 anos ......Ah, e essa de que "estes governam mal, mas ninguém fará melhor" tb é muito boa!!!..........Fala-se muito, mas no momento da verdade em que têm a oportunidade de mudar as coisas elegem sempre os mesmos que depois vão criticar ...enfim....é a Clubite da política ....
Toda a gente sabe porque o país vai mal......cada um defende a sua dama ......mas a verdade é nas eleições mais de 50% dos que têm direito a voto ficam em casa e os que lá vão fazer o frete votam sempre nos mesmo partidos que nos governam nos últimos 20 anos ......Ah, e essa de que "estes governam mal, mas ninguém fará melhor" tb é muito boa!!!..........Fala-se muito, mas no momento da verdade em que têm a oportunidade de mudar as coisas elegem sempre os mesmos que depois vão criticar ...enfim....é a Clubite da política ....
-
Metalian [RIP]
O que dá sono, é o constante alheamento dos portugueses em relação à participação activa na escolha dos nossos governantes. Andaram 40 anos a querer ter o direito de voto, e liberdade de expressão, e depois ao fim de 30 anos já estão fartos... Pois bem, se não querem participar, que seja retirado o direito, e vamos ver, que aqueles que raramente foram votar, são os primeiros a queixarem-se!
-
StormCrow [RIP]
O problema do futuro da politica em Portugal tem uma causa muito simples, a desconfiança que as gerações mais jovens ( incluindo a minha ) têm nos politicos e a generalização da ignorancia e falta de
consciencia politica por parte dessa geração.
A minha geração cresceu com problemas que cheguem sem ter politica misturada com tudo o resto mas a ideia que se formou daqueles que nos governam é que eles não passam de uma máfia corrupta como muitas outras e isto é ao referir-me aos jovens com uma certa consciencia politica e com um nivel de cultura aceitável pois o resto gosta mais de ficar em casa a ver reality shows e de ir para bares para " engatar gaijas ".... e depois ainda se queixam do pais estar como está
consciencia politica por parte dessa geração.
A minha geração cresceu com problemas que cheguem sem ter politica misturada com tudo o resto mas a ideia que se formou daqueles que nos governam é que eles não passam de uma máfia corrupta como muitas outras e isto é ao referir-me aos jovens com uma certa consciencia politica e com um nivel de cultura aceitável pois o resto gosta mais de ficar em casa a ver reality shows e de ir para bares para " engatar gaijas ".... e depois ainda se queixam do pais estar como está
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes