Saddam Hussein condenado à morte.

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Saddam Hussein condenado à morte.

Mensagempor Intifada » terça nov 07, 2006 2:29 pm

O supremo tribunal iraquiano condenou, este domingo, Saddam Hussein à pena de morte por enforcamento, por crimes contra a humanidade. Os Estados Unidos congratularam-se com esta sentença, enquanto a União Europeia pediu para que não seja aplicada.
Para além de Saddam Hussein, também o meio-irmão do ex-ditador e antigo chefe máximo do Iraque, Barzan Ibrahim al-Tikriti, foi condenado à pena de morte por enforcamento pela execução de 148 chiitas em Doujaïl na década de 80.

O tribunal especial que julga Saddam Hussein e sete dos seus colaboradores sentenciou ainda à pena de morte por enforcamento Awad Hamad al Bandar, que era o chefe do tribunal revolucionário que no ano de 1982 condenou à morte aqueles camponeses por terem participado num atentado frustrado contra Saddam Hussein.

O antigo vice-presidente iraquiano, Taha Yassine Ramadan, foi condenado à prisão perpétua também pelo caso Doujaïl.

Bush diz que sentença é «importante vitória»

Para os Estados Unidos esta sentença representa uma «importante vitória» para a liberdade no Iraque, assegurou o presidente norte-americano George W. Bush.

O presidente acrescentou em Waco (Texas), numa breve declaração antes de retomar a campanha para as legislativas de terça-feira, que a sentença representa um «marco» nos esforços do povo iraquiano para trocar o mandato de um tirano pelo da lei.

Presidência da UE contra pena de morte

A presidência filandesa da União Europeia comentou a pena de Saddam Hussein, apelando em comunicado ao Iraque para que não aplique a pena de morte.

A presidência recorda a posição da União Europeia contra a pena de morte. A UE opõe-se à pena capital em todos os casos e em todas as circunstâncias e apela para que não seja aplicada no caso presente», disse a presidência.

«Durante os últimos anos, a União Europeia condenou de maneira sistemática as violações extremamente graves dos direitos do homem e do direito humanitário internacional cometidas pelo regime de Saddam Hussein», recorda no entanto no comunicado a presidência finlandesa.

Moscovo prevê «consequências catastrófica»

Por sua vez, Moscovo advertiu contra as «consequências catastróficas» para o Iraque, se o antigo presidente Saddam Hussein for enforcado, considerando ao mesmo tempo «pouco provável» que a sua condenação à morte seja concretizada.

Em caso de execução, «isso terá consequências catastróficas para o Iraque, que se encontra já à beira da explosão», afirmou o presidente da comissão dos Negócios Estrangeiros do parlamento russo, Konstantin Kossatchev, do partido no poder Rússia Unida, em declaração a uma rádio local.

«É pouco provável que esta condenação à morte seja aplicada, trata-se mais de uma decisão moral», considerou este responsável russo, o único até agora a reagir oficialmente.

«É evidente que esta condenação à morte dividirá mais ainda mais a sociedade iraquiana, os sunitas não reconhecerão esta sentença», acrescentou.

O presidente do Conselho Pontifical Justiça e Paz, cardeal Renato Raffaele Martino, lamentou também a condenação à morte de Saddam Hussein, veredicto que significa, segundo ele, que o Iraque está «ainda na fase do ´olho por olho, dente por dente´».

O primeiro-ministro britânico disse, esta segunda-feira, estar contra a condenação à morte do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein ou de qualquer outra pessoa. No entanto, Tony Blair frisou que o julgamento elucidou o mundo sobre a brutalidade do antigo ditador.

O Tribunal Especial Iraquiano, entretanto chamado Alto Tribunal Iraquiano (IHT, na sigla inglesa), com jurisdição para julgar os crimes do regime do Partido Baas, ficou marcado desde o início por dúvidas e críticas. Alguns peritos defenderam um julgamento internacional, como o de Slobodan Milosevic em Haia, outros um processo com leis iraquianas mas fora do país, onde a violência, entretanto em vertiginosa escalada, já era quotidiana quando a formação do tribunal foi iniciada.

A decisão de criar um tribunal iraquiano pertenceu a Paul Bremer, então administrador americano do Iraque. Segundo a Human Rights Watch, os Estados Unidos pagaram 128 milhões de dólares (100 milhões de euros) para a acusação. Os juízes receberam formação no Reino Unido.

"Claro que o processo de estabelecimento do IHT deveria ter sido mais bem gerido. O papel dos EUA foi muito proeminente, o estatuto não devia ter sido aprovado pelo Conselho de Governo [cujas decisões podiam ser vetadas por Bremer] mas sim pela Assembleia Nacional [eleita já em 2005]", disse ao PÚBLICO por email Michael Wahid Hanna, membro do International Human Rights Law Institute da Universidade DePaul (EUA).

Mas Hanna, que está a terminar um artigo sobre o IHT, insiste que apesar das "falhas", Dujail é "um julgamento verdadeiro com provas verdadeiras em resposta a crimes e atrocidades reais. E defende que o IHT tem feito progressos "encorajadores", apesar de a "qualidade dos trâmites ter sido afectada pelo caos criado pela violência", da "falta de transparência perturbadora" e da "interferência política", que considera "a maior ameaça à legitimidade futura do IHT".

- TSF -

Pessoalmente estou contra a execução de qualquer ser vivo, mas mais ainda quando a sentença é conhecida uns dias antes de eleições nos EUA, mostrando, mais uma vez, que tudo serve para manipular e como arma de propaganda, incluindo a vida de um dos ditadores mais execráveis do mundo contemporâneo.

A vossa opinião?

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » terça nov 07, 2006 2:34 pm

um Saddam morto será muito pior que um Saddam vivo...

a sentença era esperada, estando ou não os USA por trás da decisão de um tribunal (im)parcial

quase todos os ditadores depostos tem futuros negros

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Contacto:

Re: Saddam Hussein condenado à morte.

Mensagempor Nevoeiro » terça nov 07, 2006 2:37 pm

Não sei quem é mais ditador, se o Saddam Hussein ou os sucessivos governos americanos. Continuo a achar que o Saddam era uma peça do tabuleiro de xadrez dos E.U.A, que degenerou. Como acho que, quem não tem respeito pela vida dos outros não merece o ar que respira, o homem já vai tarde. Como é obvio, o mais certo é que o homem se torne num mártir, ou coisa parecida. Mas desde que a fúria dos radicais se vire para os E.U.A, está tudo bem. Como se costuma dizer, "pimenta no cu dos outros, para mim é refresco". O problema é que vivemos numa europa enfraquecida e bastante servil ao poder americano, mas isso já é outra história...
Última edição por Nevoeiro em terça nov 07, 2006 2:58 pm, editado 2 vezes no total.

NightCrawler
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jul 19, 2005 9:55 pm

Mensagempor NightCrawler » terça nov 07, 2006 2:47 pm

"Saddam Hussein has been convicted of crimes against humanity and sentenced to death by hanging."

O meu nível de ironia explodiu!
I go by many names. Some call me Shatoon,bringer of corn. Others call me Mickey Nine,the dream weaver. I'm sometimes called Captain Maj,by the Dutch. Others call me Secret Peter,where is he hiding? In a shoe? In a bush? In a rock? No,he is inside yourself

Zyklon [RIP]

Mensagempor Zyklon [RIP] » terça nov 07, 2006 2:48 pm

Bronze Escreveu:um Saddam morto será muito pior que um Saddam vivo...

a sentença era esperada

Era melhor a prisão perpetua,e passo a explicar:
Querendo o mundo ocidental mostrar o que é a democracia,seria melhor entendido por parte de todas as partes o que realmente esta invação significou,se é que significou alguma coisa.
Era como uma chapada de luva branca naquele pessoal intolerante.
Não queriam acabar com a ditadura?
Esta decisão ainda vai trazer mais problemas para aquele pais e para quem lá esta a combater não sei o quê.

insult [RIP]

Mensagempor insult [RIP] » terça nov 07, 2006 3:57 pm

A sentença era conhecida à muito. A questão era saber como ia ser executado.
Evidente que ele tinha que ser julgado, mas que o fosse pelo povo iraquiano. Agora um tribunal fortemente estado-unidense presidido por um juíz iraniano... É gozar com os seres pensantes.
O julgamento parece-me mau de mais para existir, não houve por parte de Saddam uma defesa fundamentada, ao contrário do que estava a começar a acontecer com Milosevic, que quando começou a argumentar com fundamentos em sua defesa, o TPI (essa organização...) viu que podia perder o caso e decidiu as coisas por outras formas.

Sou absolutamente contra a pena de morte, exceptuando numa situação de estado/disciplina revolucionária.
E ser por enforcamento é mesmo à cowboy. Depois do "Wanted: dead or alive" lá temos aquele labrego a mostrar aquilo de que é feito.

Congruity [RIP]

Mensagempor Congruity [RIP] » terça nov 07, 2006 5:03 pm

Bronze Escreveu:um Saddam morto será muito pior que um Saddam vivo...

a sentença era esperada, estando ou não os USA por trás da decisão de um tribunal (im)parcial

quase todos os ditadores depostos tem futuros negros

agree

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » terça nov 07, 2006 5:11 pm

Sou absolutamente contra a pena de morte, exceptuando numa situação de estado/disciplina revolucionária.

Na práctica foi o que sucedeu, uma revolução. Repara que os Muçulmanos Xiitas foram perseguidos por Saddam, da minoria Sunita. A maioria do povo iraquiano, xiita, tal como 90% dos muçulmanos, queria Saddam fora de jogo, quer eles queiram ou não assumir isso.

Se és a favor da pena de morte em determinadas situações, tens de o ser sempre, porque nada justifica a pena de morte. Se não também terás de aceitar os homicidíos, 90% deles ocorrem em circunstâncias a nível do dolo, semelhantes às verificadas num processo revolucionário.
Eu sou contra a pena de morte, em qualquer circunstância.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça nov 07, 2006 5:15 pm

Sacred-Steel Escreveu:

Na práctica foi o que sucedeu, uma revolução. Repara que os Muçulmanos Xiitas foram perseguidos por Saddam, da minoria Sunita. A maioria do povo iraquiano, xiita, tal como 90% dos muçulmanos, queria Saddam fora de jogo, quer eles queiram ou não assumir isso.

Se és a favor da pena de morte em determinadas situações, tens de o ser sempre, porque nada justifica a pena de morte. Se não também terás de aceitar os homicidíos, 90% deles ocorrem em circunstâncias a nível do dolo, semelhantes às verificadas num processo revolucionário.

subscrevo.

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » terça nov 07, 2006 5:18 pm

Como sempre as marionetas dos amerdicanos são livres enquanto pactuam com eles, assim que deixam de servir para os amerdicanos ou quando já não querem servir de marionetas, passam logo a ditadores e criminosos de guerra.
Feliz mesmo feliz com esta sentença só mesmo os amerdicanos que até na ultima semana reclamavam para sim o grande passo que conseguiram a respeito da corea, mas o mérito não é deles de certeza, mas sim da China.
Não à morte de Saddam, mas sim prisão. Mas até ia mais longe acerca da questão do porquê do Saddam ter sido ditador e acerca da diferença do país com e sem Saddam, mas é mais que obvio que não me vou aqui chatear nem perder tempo com comentários acerca disto, fica mais para outro pessoal.
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

Fisga
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda jan 30, 2006 1:57 am
Contacto:

Mensagempor Fisga » terça nov 07, 2006 6:00 pm

Não concordo com a pena de morte! O Saddam neste momento é um mártir vivo...imagino as retaliações q vão haver após a execução...Os americanos não condenaram apenas o Saddam à morte, mas tb de certeza vários soldados q estão no Iraque a combater uma guerra q n é deles, com esposas e/ou filhos em casa...azeiteirices
Who Will Trade His Karma For My Kingdom?
Calix meus inebrians...

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » terça nov 07, 2006 6:38 pm

os ameiricanos - e o georgiezinho em particular - conseguiram o que queriam: matar alguem de relevo para justificar a sua cruzada contra o terrorismo (para que sairem de casa com tantos terroristas a morarem num casinha branquinha em washington dc?)
neste momento o bush deve estar a esfregar as maos de contente, por duas razoes: "matou" o bush - algo que o papa nao conseguiu - e ganhou as eleiçoes para o congresso.....
pois.....assim se conseguem as coisas meus amigos: mentindo e lubridiando a opiniao publica de modo a que vejam aquilo que a nossa televisao transmite, ao inves de vermos aquilo que realmente se passa.....algo que ele - bush - consegue na perfeiçao no caso de cuba (cuba vencera!!!!!)

esta é a minha opiniao.....nao sou a favor da morte de saddam.....acho que ele sera mais "valioso" vivo que morto.
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

insult [RIP]

Mensagempor insult [RIP] » terça nov 07, 2006 6:41 pm

Sacred-Steel Escreveu:
Na práctica foi o que sucedeu, uma revolução.

Não dentro daquilo que eu entendo que é um estado revolucionário.

Se és a favor da pena de morte em determinadas situações, tens de o ser sempre, porque nada justifica a pena de morte.

Disciplina revolucionária, propriedade do povo. :wink: (acho que percebeste)

Se não também terás de aceitar os homicidíos, 90% deles ocorrem em circunstâncias a nível do dolo, semelhantes às verificadas num processo revolucionário.

Epá, estás a cair no campo das falácias e vais-me desculpar, mas eu não discuto com base nesse tipo de argumentos.

P.S.: Estiveste em Viseu este fim-de-semana? É que era só malta JC na rua. Era o Conselho Nacional.

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » terça nov 07, 2006 6:51 pm

Sacred-Steel Escreveu:

mas uma revoluçao de quem contra quem?
o que eu vi foi a invasao por parte dos americanos.
ve la tu que eles ate inventaram um novo modelo de guerra: o fogo amigo.....lindo nao? lol

a populaçao estaria pior com o saddam?
havia tanta morte no iraque?
tanta guerrilha de rua?
e nao...nao estou a defender o saddam.....estou a tentar mostrar que por pior que ele fosse - que ninguem esta a dizer que nao era - a invasao americana veio piorar.....é ai que quero chegar.....

a pena de morte é inconvebivel na minha opiniao...mas neste caso vai facilitar a vida ao bushzinho que assim retira de jogo mais uma peça.....ja me estou a repetir

e viva a JC Porra....................ihihihihihihihihihi

e pena de morte sim.....para o bush.....
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » terça nov 07, 2006 7:02 pm

Epá, estás a cair no campo das falácias e vais-me desculpar, mas eu não discuto com base nesse tipo de argumentos.

Não estou com falácias, apenas e tão só levantei o véu, uma vez que a questão por mim colocada se resume tão só a Politica Criminal, Criminologia e Ciência do Direito, nomeadamente no estudo do DOLO enquanto elemento integrante do Tipo de Crime. E de como o Direito Penal deve ser geral e não especifico para determinados casos. Falava de Prevenção Geral Abstrata. Entre outras coisas.

P.S.: Estiveste em Viseu este fim-de-semana? É que era só malta JC na rua. Era o Conselho Nacional.

Já não tenho idade para ser da JP, e não JC, como pensas que é. Já fui Conselheiro Nacional, mas de momento não o sou.
Contudo, deixo aqui o comunicado da JP quanto à condenação de Saddam Hussein:

ace à condenação à morte de Saddam Hussein, na sequência do seu julgamento pelo massacre de xiitas em Dujail nos anos 80, a Juventude Popular entende dever pronunciar-se:

1. A Juventude Popular foi favorável à intervenção no Iraque, na medida em que esta tinha como objectivo pôr fim a um regime ditatorial liderado por Saddam Hussein, regime esse que não respeitava o Direito Internacional e desrespeitava sistematicamente os Direitos Humanos.

2. Sempre condenámos as acções de Saddam Hussein e sempre entendemos e defendemos que o líder iraquiano fosse submetido a julgamento pelos crimes cometidos contra a humaninade, nomeadamente pelos massacres que ordenou no Iraque bem como pelas sistemáticas violações da ordem internacional.

3. Entendemos que a democratização dos regimes ditatoriais é essencial e que a estabilização democrática do Iraque apenas seria possível com a queda do regime liderado por Saddam Hussein e com uma intervenção estrangeira.

4. Porém, para a Juventude Popular, a vida é um direito fundamental, o primeiro de todos eles, e para nós não é aceitável que o Estado possa tirar a vida. Tal como noutras situações, também aqui a Juventude Popular defende a vida de forma intransigente e condena a pena de morte de forma liminar, em qualquer caso ou circunstância.

5. Mais, sabendo que Portugal foi o primeiro país do mundo a abolir a pena de morte e que tem uma fortíssima tradição humanista, não compreendemos como podem o Governo Português e a Presidência da República não emitir qualquer comunicado sobre a condenação de Saddam Hussein e manter um silêncio cúmplice com a condenação.

6. Acresce que nos preocupam as consequências que a execução desta pena poderá ter em termos internacionais, muito particularmente na escalada de violência a que pode conduzir e o que pode representar para a estabilização democrática no Iraque.

7. Face ao exposto, a Juventude Popular embora considere que Saddam Hussein deveria ser julgado e, se assim entendesse o tribunal, condenado, a pena a aplicar nunca poderia ser a pena capital, na medida em que tal é um péssimo sinal para o regime democrático que se pretende implantar, regime esse que deveria ser fundado no respeito pelos direitos fundamentais, começando pelo respeito pelo direito à vida.

A Comissão Política Nacional
“Direita ao Futuro”
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes