Morreu o Genio Carlos Paredes...:(

Lady_Metal [RIP 2009/11/06]

Morreu o Genio Carlos Paredes...:(

Mensagempor Lady_Metal [RIP 2009/11/06] » sexta jul 23, 2004 12:39 pm

Calou-se a guitarra com dedos de homem

Carlos Paredes morreu vítima de doença prolongada

Morreu Carlos Paredes. O mago da guitarra portuguesa foi vítima de doença prolongada. O homem que Amália considerava um monumento nacional, tinha 79 anos.

Não é por acaso que os amigos de Carlos Paredes se referem a ele com certas palavras... como se estivessem combinados. Sobre o homem e sobre a música, é unânime o espanto no momento em que o escutaram pela primeira vez.

O jornalista José Carlos Vasconcelos ouviu-o no Teatro Avenida em Coimbra: "Foi um choque para mim como para toda a gente. Todo ele era nervos, emoção, coração. Parecia que tinha mil dedos!"

O técnico de som da Valentim de Carvalho, Hugo Baptista, também não queria crer no som que saltava da guitarra de Carlos Paredes no momento de gravar um disco: "Eu ouvia-o e pensava: mas como é que é possível? Eu não percebia como é que ele tirava da guitarra aquele som todo... era a força com que ele tocava, e nem lhe saía uma nota desafinada. Era extraordinário!"

Carlos Paredes compôs o primeiro tema de referência, "Movimento Perpétuo", quando tinha 11 anos, em 1936. Muito depois, em 1958, é preso pela PIDE, acusado de pertencer ao Partido Comunista, e passa um ano e meio em Caxias.

Um dos companheiros de cela, Severiano Falcão ainda hoje recorda os dias e dias seguidos em que Carlos Paredes percorria a cela, dum lado para o outro, fazendo gestos como se tivesse uma guitarra na mão, enquanto explicava: "Ando a compor música! Por isso é que eles dizem que eu sou maluco!"

Paredes, contudo, não gostava de falar dos tempos em que esteve preso. Dizia que não era relevante porque outros tinham sofrido mais do que ele. Depois do 25 de Abril foi reintegrado no Hospital de São José, onde trabalhava numa sala como mero arquivista de radiografias.

Uma das ex-colegas, Rosa Semião, recorda-se da mágoa do guitarrista devido à denúncia de que foi alvo, a partir dos desenhos e dos escritos que escondia na secretária do gabinete de trabalho, e onde criticava o regime do Estado Novo: "Para ele foi uma traição, ter sido denunciado por um colega de trabalho do hospital. E contudo, mais tarde, ao cruzar-se com um dos homens que o denunciou, não deixou de o cumprimentar, revelando uma enorme capacidade de perdoar!"

O carácter do músico, por outro lado, era rigoroso. Paredes quase nunca se separava da guitarra. Quando, certa vez, isso aconteceu, durante uma viagem aos Estados Unidos, devido ao atraso do avião que era suposto transportar o instrumento, o guitarrista desabafou com o amigo e jornalista José Carlos Vasconcelos: "Fiquei de tal modo transtornado que cheguei a pensar matar-me!"

No prisma musical, Paredes conferiu à guitarra, tradicionalmente tida, apenas, como mero instrumento de acompanhamento, um estatuto de primeira grandeza, objecto de concertos executados por ele mesmo um pouco por todo o mundo: na Ópera de Frankfurt, no Olympia de Paris, no Japão... um perfil cosmopolita particularmente inesperado da parte dum simples arquivista que nunca deixou de se considerar funcionário público.

Certa vez perguntaram-lhe porque razão não se dedicava exclusivamente à guitarra. Carlos Paredes respondeu: "Porque gosto demasiado da música para viver às custas dela". Um músico que, antes de adoecer, escolheu o seu próprio epitáfio: "Aquilo de que eu gostava, realmente, era que, se alguém ouvisse um disco meu, daqui a muitos anos, pensasse que eu tinha conseguido retratar, de algum modo, esse tempo."

João Almeida, jornalista SIC

Hellraiser [RIP]

Mensagempor Hellraiser [RIP] » sexta jul 23, 2004 12:43 pm

Carlos Paredes - Sem duvida o primeiro "Guitar Hero" portugues.

Respeito.

Lady_Metal [RIP 2009/11/06]

Mensagempor Lady_Metal [RIP 2009/11/06] » sexta jul 23, 2004 12:56 pm

:cry: O meu pai venerava akele homem... e hoje vi o meu pai com os olhos xeios de lagrimas a ver o noticiario...e nem almoçou e saiu de casa triste.. pk o seu heroi da guitarra tinha falecido..:( R.I.P

Human
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jun 24, 2004 3:09 pm
Contacto:

Mensagempor Human » sexta jul 23, 2004 1:03 pm

RIP

Dygon
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo dez 28, 2003 6:14 pm

Mensagempor Dygon » sexta jul 23, 2004 1:13 pm

É com pena que ouvi a notícia hoje de manhã. Nestes últimos dias perderam-se dois grandes génios do nosso país. O Carlos Paredes e a ilustre contadora de histórias, Sophia de Mello Bryener.
Ficam as suas obras, que marcaram a nossa cultura e muitas gerações.

chainsaw maniac
Registado: terça jun 03, 2003 2:54 pm

Mensagempor chainsaw maniac » sexta jul 23, 2004 1:20 pm

:cry:

RIP

Legião
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 03, 2004 11:50 am

Mensagempor Legião » sexta jul 23, 2004 1:26 pm

É o post do dia, tá visto!
Morreu o Carlos Paredes, e aqueles cantores franceses, e o caralho! Caem que nem tordos!!!
É fodido, mas vamos todos morrer, mais tarde ou mais cedo!

Quetzalcoatl
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm

Mensagempor Quetzalcoatl » sexta jul 23, 2004 1:29 pm

Mas alguns,como ele ,morrem com obras feitas e permanacem como que eternos nesta humanidade....

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » sexta jul 23, 2004 2:23 pm

RIP

HAIL TO KING CARLOS PAREDES!!!
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Clair Obscur
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda jun 14, 2004 2:03 am
Contacto:

Mensagempor Clair Obscur » sexta jul 23, 2004 2:30 pm

Morreu o melhor guitarrista português. Guitar Hero? Ele era muito mais que isso...

Chuck
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda abr 19, 2004 12:48 pm
Contacto:

Mensagempor Chuck » sexta jul 23, 2004 2:44 pm

A obra que deixa imortaliza-o! É uma referência e um motivo de orgulho para nós portugueses. Colocou a guitarra portuguesa no mapa no mundo, faz parte da nossa identidade lusa.

Ego Liberare [RIP]

Mensagempor Ego Liberare [RIP] » sexta jul 23, 2004 3:54 pm

:( surpreendentemente entristeceu-me. eu que nem sou muito dada a estas coisas...

chainsaw maniac
Registado: terça jun 03, 2003 2:54 pm

Mensagempor chainsaw maniac » sexta jul 23, 2004 4:47 pm

Legião Escreveu:É o post do dia, tá visto!
Morreu o Carlos Paredes, e aqueles cantores franceses, e o caralho! Caem que nem tordos!!!
É fodido, mas vamos todos morrer, mais tarde ou mais cedo!

às vezes perdes oportunidades de estar calado....
ao menos respeito o Carlos Paredes e à sua obra
desculpa, mas é verdade :?

Dygon
Registado: domingo dez 28, 2003 6:14 pm

Mensagempor Dygon » sexta jul 23, 2004 4:54 pm

Infelizmente há muita gente que menospreza o que é nacional...

AK47 [RIP]

Mensagempor AK47 [RIP] » sexta jul 23, 2004 5:00 pm

O som daquela guitarra exprimia o sentimento, a alma portuguesa...
Nao eram precisas palavras!

Morre um génio, e nós ficamos mais pobres...
Restam-nos as suas obras!

Carlos Paredes, um dos melhores guitarristas mundiais de sempre....

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes