Manifestação dos estudantes de Coimbra....
Manifestação dos estudantes de Coimbra....
Admirável a coragem de quem se manifestou... Ninguém praticou qualquer violência a não ser a polícia... Os estudantes do senado só pretendiam entrar e assim exercer o seu direito de voto contra a instituição da propina máxima...
Uma coisa é certa, se todos os estudantes fossem assim o governo não fazia das nossas carteiras aquilo que bem entende...
Uma coisa é certa, se todos os estudantes fossem assim o governo não fazia das nossas carteiras aquilo que bem entende...
Fotografia - http://www.joseramos.com | http://www.facebook.com/joseramosphotography/
Amphion (blackened death metal)
-
MORIBUNDUS
- Metálico(a)
- Registado: quarta jan 21, 2004 3:09 am
APOIADO AMPHION!
O PROBLEMA É QUE AS PESSOAS SENTEM-SE REVOLTADAS COM ESTA MERDA TODA MAS NA VEZ DE "EXPLODIREM", IMPLODEM, OU SEJA DEIXAM ANDAR, E CALAM-SE.
E MAIS UMA VEZ ESTAMOS A ASSISTIR A CENAS TRISTES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA QUE SÃO ORDENADAS A TER ACÇÕES DIGNAS DE RÓTULO FASCISTA!!!
QUEREM-NOS CALAR A TODOS, ATÉ JÁ AOS DELES CALAM(MARCELO),LOLOLOL!!!!QUE PALHAÇOS!!!
A LIBERDADE DE VOTO E DE EXPRESSÃO, ENTRE MUITOS DIREITOS VÊM CONSAGRADAS NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, MAS ELES TÊM OUTRA, SÓ PODE!!!
ENFIM!!!
MAS ALGUNS AINDA LUTAM PELOS DIREITOS ADQUIRIDOS, QUE É O CASO DESSES ESTUDANTES!!!E EU TAMBEM!!!
NAZI PUNKS FUCK OFF!!!
STAY FUCKING BRUTAL!!!!
O PROBLEMA É QUE AS PESSOAS SENTEM-SE REVOLTADAS COM ESTA MERDA TODA MAS NA VEZ DE "EXPLODIREM", IMPLODEM, OU SEJA DEIXAM ANDAR, E CALAM-SE.
E MAIS UMA VEZ ESTAMOS A ASSISTIR A CENAS TRISTES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA QUE SÃO ORDENADAS A TER ACÇÕES DIGNAS DE RÓTULO FASCISTA!!!
QUEREM-NOS CALAR A TODOS, ATÉ JÁ AOS DELES CALAM(MARCELO),LOLOLOL!!!!QUE PALHAÇOS!!!
A LIBERDADE DE VOTO E DE EXPRESSÃO, ENTRE MUITOS DIREITOS VÊM CONSAGRADAS NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, MAS ELES TÊM OUTRA, SÓ PODE!!!
ENFIM!!!
MAS ALGUNS AINDA LUTAM PELOS DIREITOS ADQUIRIDOS, QUE É O CASO DESSES ESTUDANTES!!!E EU TAMBEM!!!
NAZI PUNKS FUCK OFF!!!
STAY FUCKING BRUTAL!!!!

-
Ermo [RIP]
-
AKM T. [RIP]
Re: Manifestação dos estudantes de Coimbra....
Eu sendo, e estudando em Coimbra, se bem que não na Universidade, concordo com a "luta" e com as Pessoas que têm legitimidade para a fazer, não é só pela propina máxima ter sido estabelecida pois penso que quem se interessa e quer estudar não olha a meios para o fazer, há casos mais severos a nível nacional que exigem contestação... mas o que se passou ontem de manhã foi mesmo uma intervenção simples, cortar uma das ruas de acesso às faculdades e das mais movimentades em sinal de protesto, não houve exageros da parte dos estudantes envolvidos e tudo parecia legítimo, abuso sim houve das ditas "autoridades", inclusivé deteram um aluno da Faculdade de Letras sem legitimidade a meu ver, visto ser um protesto pacifico... É absurdo que compareçam a brigada de intervenção armada até aos dentes, se tanto estavam lá 40/50 pessoas a participar activamente mas sem exageros nem extremismos... Mas uma causa possível para esta atitude da "autoridade" e com diversas entidades envolvidas, talvez tenha começado com o sucedido na abertura solene das aulas, e iniciado um ciclo de intolerância contra as manifestações e expressões de indignação e revolta da parte da comunidade estudante; Isto é importante, porque devido à atitude extremista de um grupelho pseudo activista de inclinações políticas não assumidas ir boicotar uma abertura Solene, ficaram agora os núcleos estudantis oficiais manchados pois o boicote nada teve que ver, e foi reinvidicado pelo tal grupelho (através de uns panfletos com um "manifesto" muito indignado pela acção dos Media), como nada tendo a ver com Associação de Estudantes, são sim denominados por Conselho de Repúblicas (sim, muita droga e muito alcool, muita borga, e veteranos com 10 matrículas para o status e quem sabe alguns comas em queimas de fitas já vagas na memória). É triste porque, aqueles que realmente têm dificuldades em pagar propinas preocupam-se é em ir para as aulas, estudar e tentar ultrapassar barreiras sociais, pessoais e económicas, não estoirar dinheiro em borgas, não ir atafulhar o trânsito numa "citadela" já de si enfastiada para ostentar a viatura, nem andar a fazer figuras tristes e desonrar a Academia com literais vómitos de desprezo pelo traje e pelo convívio civilizado... Mas como em todas as "lutas" há vítimas, vitimizados, bons e maus da fita. E neste momento parece que quando e quem legitimidade tem para contestar, vai preso. Sim... dá que pensar, mas não é uma situação simples, é um grande quebra cabeças que só agora parece estar a tornar-se mediático em conjunto com outros quebra cabeças já mediáticos, e sabe-se lá que mais virá...
Já agora, gostava que mais pessoas de Coimbra partilhassem a sua opinião acerca deste assunto, se as houver aqui, para não tornar isto num discurso parcial.
Ninguém "descarregou", literalmente, em ninguém, houve sim um certo ambiente pesado, ameaças gestuais e afins, fisicamente um aluno foi arrastado e enfiado num carro... , e quem goza com assuntos sérios são crianças ainda por desmamar, existencialmente falando no sentido figurado, ou no sentido literal sem querer ofender as verdadeiras criancinhas, coitadinhas que ainda mamam a custo de terceiros.
Espero ter sido mais ou menos claro acerca do que se passou, comentários e indirectas minhas à parte.
Se todos os Portugueses fossem assim, tão corajosos e destemidos, este país não era um degredo "controlado" por celebridades, apátridas, exilados, hipócritas, futebol, teóricos da treta... e por aí fora. Faltam cair aqui umas bombas para acordar um povo que dorme, ainda, tranquilo a sonhar.
...
Já agora, gostava que mais pessoas de Coimbra partilhassem a sua opinião acerca deste assunto, se as houver aqui, para não tornar isto num discurso parcial.
James Escreveu:Soube da noticia por alto, através de umas pessoas que estavam no #blackmetal (e que por acaso estavam a gozar com a situação, todos contentes por a policia ter descarregerrado nos estudantes). Em concreto o que se passou ?
Ninguém "descarregou", literalmente, em ninguém, houve sim um certo ambiente pesado, ameaças gestuais e afins, fisicamente um aluno foi arrastado e enfiado num carro... , e quem goza com assuntos sérios são crianças ainda por desmamar, existencialmente falando no sentido figurado, ou no sentido literal sem querer ofender as verdadeiras criancinhas, coitadinhas que ainda mamam a custo de terceiros.
Espero ter sido mais ou menos claro acerca do que se passou, comentários e indirectas minhas à parte.
Amphion(José Ramos) Escreveu:Uma coisa é certa, se todos os estudantes fossem assim o governo não fazia das nossas carteiras aquilo que bem entende...
Se todos os Portugueses fossem assim, tão corajosos e destemidos, este país não era um degredo "controlado" por celebridades, apátridas, exilados, hipócritas, futebol, teóricos da treta... e por aí fora. Faltam cair aqui umas bombas para acordar um povo que dorme, ainda, tranquilo a sonhar.
...
-
Brujo [RIP 2009/08/10]
-
Ermo [RIP]
Nao é estar a defender a policia, até porque nao houve carga policial, mas estive há pouco a ver as imagens e quando os estudantes estavam à porta a manifestarem-se (como é de seu direito) viu-se um menino a dar pontapés na porta do senado... Já se sabe que basta um só elemento ter este tipo de atitudes para as coisas descarrilarem, até porque enquanto eles estavam só a gritar palavras de ordem nao se via lá à porta corpo de intervençao.
- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Começou pela comunicação Social .....agora vêm as cargas policiais sobre quem livremente se manifesta. Alguém ainda se lembra do que acontecia no tempo do Cavaco. Era à porta das empresas que fechavam portes, era sobre os estudantes na altura da PGA, era na Ponte 25 de Abril.....
Estamos a voltar a esse tempo .....outra vez....
Só acho estranho é agora n encontrar ninguém que diga que votou neles......bem NESTE governo ninguém votou realmente ...
Só acho estranho é agora n encontrar ninguém que diga que votou neles......bem NESTE governo ninguém votou realmente ...
KonigLowe Escreveu:Começou pela comunicação Social .....agora vêm as cargas policiais sobre quem livremente se manifesta. Alguém ainda se lembra do que acontecia no tempo do Cavaco. Era à porta das empresas que fechavam portes, era sobre os estudantes na altura da PGA, era na Ponte 25 de Abril.....
Eu conheço algumas pessoas que votaram e que hoje em dia bem se arrependem...
Fotografia - http://www.joseramos.com | http://www.facebook.com/joseramosphotography/
-
AKM T. [RIP]
James Escreveu:Ninguém "descarregou", literalmente, em ninguém, houve sim um certo ambiente pesado, ameaças gestuais e afins, fisicamente um aluno foi arrastado e enfiado num carro...
Desculpa, pelo que me disseram pensei que tinha sido assim. Obrigado pelo esclarecimento.
Põe a desculpa de parte, eu que peço desculpa porque não estava contextualizado.
Sim foi realmente, ontem quarta-feira que ocorreu essa manifestação contra a decisão de última hora do Reitor de reunir o senado e estabelecer imediatamente o valor da propina, falei sim dos acontecimentos de terça feira, que estão interligados e a situação aqui no meio estudantil é bastante complexa com fortes presenças políticas e não só. Ontem estava cansado e ao escrever não me apercebi que estava a falar de algo passado um dia antes. Quanto ao que se passou, media à parte pois são tudo menos imparciais hoje em dia, tudo teve como base 2 promessas do Reitor, que era a decisão da propina máxima votada em senado por correspondência (medida excepcional e absurda) ser aferida em tribunal caso fosse ou não constitucional, e prometeu também que não envolveria as autoridades, no entanto ontem ambas as promessas foram rupturadas, como se viu reuniram em senado e a propina foi estabelecida no valor máximo sem recorrer ao tribunal, e a reunião foi marcada numa zona periférica da cidade anexa à Universidade, Pólo II que como quem sabe fica a kilómetros da alta, e proporciona maior facilidade de resposta para uma intervenção "militarista" e repressiva da parte das autoridades. A manifestação gerou-se em parte devido a essa ruptura para com o prometido, estou a tentar sintetizar, é bastante mais vasto. Concretamente os factos foram deturpados pela comunicação social, estavam cerca de 300 estudantes à porta do edificio onde se reunia o Senado com o Reitor, a polícia bloqueou a entrada, e carregou nos estudantes violentamente sem causa aparente, gerando ainda mais contestação, a cerimónia da Serenata foi anulada, hoje novas manifestações tiveram lugar, e estão dois estudantes presos, e alguns no hospital. Um dos detidos é caloiro e isto chega para expressar o tipo e repressão efectuado. Pior,´foi criado um conselho disciplinar(outra medida de índole duvidosa) que visa reprimir ainda mais no futuro eventuais "agitadores", estudantes envolvidos, etc... Isto dá que pensar... e a história não vai acabar aqui, acho que a comunicação social aqui não serve para absolutamente nada já que todos os factos têm vindo a ser deturpados e alguns elementos da DG não têm notóriamente capacidade para usufruir desses canais para expressar a sua ideia e explicitar o porquê de tudo isto, falta informação, e muita dela é canalizada parcialmente, como terem dito que estavam algumas dezenas de alunos quando eram centenas, o Reitor foi escoltado e no entanto afirmaram que saíra pelo próprio meio... Enfim... Escrevi isto tudo e muito mais poderia ser dito, hoje fiquei a par de novos acontecimentos, e possivelmente este assunto vai-se arrastar por muito tempo, infelizmente.
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
-
AKM T. [RIP]
Quanto à situação política neste país, é de lamentar, desde o 25 de Abril que um governo não tomava posse sem ir a votos. Democracia? Hipocrisia talvez, agora piora cada vez mais, repressão com vista a quê? A tentar reduzir uma instabilidade que cada vez mais piora com cada acto de dita "boa vontade", metendo os pontos nos ii´s muito gentilmente digo que este país está podre em todos os aspectos e já não é de agora, o povo está adormecido, apático e iludido, e acho que nem com bombas esta merda endireitava, nem sei como isto endireita, não faço puta de ideia e cada vez que penso nisso só me apetece destruir coisas. Quem quer que queira, que abra os olhos e veja por si o que o rodeia, na apatia só fica quem quer. Antes prefiro sentir agonia pelo estado das "coisas" a viver numa "redoma de vidro estalado".
- Chuck
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: segunda abr 19, 2004 12:48 pm
- Contacto:
A pedido do Hekatomb cá vai:
Eu estudo num edifício bem próximo da "zona de choque". Infelizmente não soube da manifestação a tempo e estava a passar pela PSP quando saíram as carrinhas cheínhas de amigos, desconhecia o seu destino. A questão do ensino superior tem causado muita polémica, os últimos governos têm tido dificuldade em lidar com os estudantes e não se pode analisar este caso isoladamente. Fazendo apenas referência ao ano passado em que a definição do valor das propinas não foi pêra doce para o reitor. Orgulhosamente fui um dos estudantes que invadiu o senado. Ele já sabia que os estudantes não íam ficar de braços cruzados, daí (penso eu) terem feito a reunião no Pólo 2 da universidade onde apenas têm aulas alguns cursos da faculdade de ciências. Foi uma atitude inteligente porque concerteza que se tivesse sido na reitoria seriam bem mais de 40 ou 50 e os danos físicos causados seriam certamente bem maiores. Para quem não sabe o pólo 2 é numa zona afastada do centro, e só vai para essa zona quem lá estuda.
Concordo com o não ter havido serenata. Não podemos ser uns durante o dia e esquecer tudo de noite. Houve uma vigília nocturna ao pé da PSP em solidariedade com o aluno detido. E quando lá passei hoje vi umas quantas dezenas de estudantes e alguns cravos vermelhos! Por muito que alguém venha a achar falta de respeito aos cravos de Abril não me parece assim tão despropositado já que a democracia tem sido posta em causa ultimamente.
Com estas propinas a subir em flecha não restam grandes dúvidas que voltaremos em breve ao tempo em que só estuda quem pode. E lá se vai a democracia com igualdade de oportunidades pelo cano abaixo.
Eu estudo num edifício bem próximo da "zona de choque". Infelizmente não soube da manifestação a tempo e estava a passar pela PSP quando saíram as carrinhas cheínhas de amigos, desconhecia o seu destino. A questão do ensino superior tem causado muita polémica, os últimos governos têm tido dificuldade em lidar com os estudantes e não se pode analisar este caso isoladamente. Fazendo apenas referência ao ano passado em que a definição do valor das propinas não foi pêra doce para o reitor. Orgulhosamente fui um dos estudantes que invadiu o senado. Ele já sabia que os estudantes não íam ficar de braços cruzados, daí (penso eu) terem feito a reunião no Pólo 2 da universidade onde apenas têm aulas alguns cursos da faculdade de ciências. Foi uma atitude inteligente porque concerteza que se tivesse sido na reitoria seriam bem mais de 40 ou 50 e os danos físicos causados seriam certamente bem maiores. Para quem não sabe o pólo 2 é numa zona afastada do centro, e só vai para essa zona quem lá estuda.
Concordo com o não ter havido serenata. Não podemos ser uns durante o dia e esquecer tudo de noite. Houve uma vigília nocturna ao pé da PSP em solidariedade com o aluno detido. E quando lá passei hoje vi umas quantas dezenas de estudantes e alguns cravos vermelhos! Por muito que alguém venha a achar falta de respeito aos cravos de Abril não me parece assim tão despropositado já que a democracia tem sido posta em causa ultimamente.
Com estas propinas a subir em flecha não restam grandes dúvidas que voltaremos em breve ao tempo em que só estuda quem pode. E lá se vai a democracia com igualdade de oportunidades pelo cano abaixo.
-
AKM T. [RIP]
A mim não me afecta, mas pagar 800 ou mais € de propinas... não é só as propinas, Chuck como deduzo deves arrendar casa, ora junta mais isso, despesas extra relacionadas com o curso, transportes... etc, há quem pode, mas a maioria não, sim por isso concordo com a Luta, vivemos numa dita democracia, numa Europa que nos reserva direitos etc etc etc.
O desgraçado que foi preso ontem é caloiro, dá que pensar não? Fica sujeito a julgamento e a uma medida de coacção judicial, de 15 em 15 dias é tratado como criminoso. Há para aí tanta escumalha nas ruas, a roubar, violar, e traficar droga fodida... é pena. Com a decisão da Serenta concordo plenamente e possivelmente não haverá latada, se a situação não acalmar. O pior está ainda para vir com as eleições... Na próxima semana, apesar de não ter nada a ver com a Universidade, estudo num instituto semi-público, vou assistir à próxima magna na quarta-feira, e recomendo-o a qualquer aluno da Universidade, para se esclarecer e abrir a pestana em relação a todos os atritos que existem pró e contra contestação, tempestades internas à AAC etc... e assim talvez ganhar ideias factuais em vez de suposições, mediatismos de parte é uma revolta que promete agitar muito e daí a sua importância não só no meio estudantil, mas sim social também e político...
O desgraçado que foi preso ontem é caloiro, dá que pensar não? Fica sujeito a julgamento e a uma medida de coacção judicial, de 15 em 15 dias é tratado como criminoso. Há para aí tanta escumalha nas ruas, a roubar, violar, e traficar droga fodida... é pena. Com a decisão da Serenta concordo plenamente e possivelmente não haverá latada, se a situação não acalmar. O pior está ainda para vir com as eleições... Na próxima semana, apesar de não ter nada a ver com a Universidade, estudo num instituto semi-público, vou assistir à próxima magna na quarta-feira, e recomendo-o a qualquer aluno da Universidade, para se esclarecer e abrir a pestana em relação a todos os atritos que existem pró e contra contestação, tempestades internas à AAC etc... e assim talvez ganhar ideias factuais em vez de suposições, mediatismos de parte é uma revolta que promete agitar muito e daí a sua importância não só no meio estudantil, mas sim social também e político...
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes