Mas queria que neste as coisas fossem mais desenvolvidas e não apenas uns simples titulos sem mais nada.
Tentem desenvolver o porquê de acharem que são para vós os melhores, ou pelo menos os primeiros.
Foi um ano com muita qualidade(tal como no ano passado) na minha opinião.
Aqui ficam os meus 20 albuns deste ano:
1º-Celeste-Nihiliste(s)
Primeiro o som imagem as guitarras de uma banda de BM mais moderna(sei lá por vezes isto lembra-me BaN noutras DsO, e outras Secrets Of The Moon misturado com aqueles espasmos a la Meshuggah),depois a voz rasgada/gritada vinda do Sludge misturada com algo meio BM.
Já está?
Agora misturem isso tudo e adicionem uma sonoridade brutal e gelida,em que em vez dos tais momentos planantes que costumo mencionar e calmos tudo se transforma mas com a mesma aura viajante o som das guitarras afinadas quase ao maximo mandando cá para fora um som completamente hipnotico e com o efeito de deixar o ouvinte quase em trance e num estado meio agoniante.
2º-Neurosis-Given To The Rising
A caracteristica sonora mais uma vez é unica tanto aquele toque hipnotico dado pelas batidas Jason Roeder que ajudam a criar ritmos quase ritualistas,como as guitarras do Von Till e do Kelly que actuam como uma especie de nuvem sonora por cima de nós,tudo isto ajudado pelos ambientes criados pelo Landis que criam uma especie buraco negro que parece sugar-nos.
3º-Cobalt-Eater of Birds
Conjunto de sensações estranhas é o que se apanha tanto podemos ter vontade de espancar alguem como logo a seguir entrar num estado depressivo e meio misantropico com desejos de auto destruição.
4º-Overmars-Born Again
Poucas bandas actualmente conseguem tocar o universo Neurosiano como faz esta banda,mas não se ficam por ai,conseguem misturar de uma maneira muito mas mesmo muito competente todo aquele misticismo Swanico e Jarboniano o que neste album chega a ter momentos de completo delirio sonoro,brutal e muito medonho.
5º-Buried At Sea-Ghost
espacial e porque não demente em que toda a textura sonora vive de imagens e ambiencias completamente alucinadas muita vez ajudadas por um exemplar trabalho de samples que embrulhado no meio de todo aquele Doom arrastadão e pesadão chega a criar sensações de mal estar psicologico.
6º-Mayhem-Ordo ad Chao
Imaginem os Sunn O))) possuidos pelo espirito do Euronymous com o Csihar a frente a tocar o DMDS num manicomio.
7º-Marduk-Rom 5:12
Um violento murro na cara de Cristo e na Humanidade como há muito não faziam os suecos...
8º-Watain-Sworn To The Black
Posso me enganar mais está que um album que daqui a alguns anos se poderá considerar um classico,se não o for já.
9º-DHG-Supervillain Outcast
E é isso mesmo que se trata aqui um autentico monstro,criado com muitos remendos feitos á base de genialidade e loucura,como sempre a banda fez,aquele efeito love/hate mais uma vez está lá.
10º-Manatees-We Are Going To Track Down And Kill Vintage Claytahh, The Beard Burning Bastard
Quem conhece Neurosis e sente na alma o que a musica deles faz é capaz de ter uma "trombose mental" depois de ouvir algo desta banda.
11º-DeathSpell Omega-FAS
nota-se o cuidado em certas partes em misturar esse Caos com uma Ordem e depois desordenar tudo de novo,por vezes dando a ideia que algo vai renascer dali mas em vez de renascer apenas é asfixiado de novo e um exemplo perfeito disso é o absolutamente irreal e perverso "A Chore for the Lost".
12º-Zoroaster-Dog Magic
album é soberbo e na minha opinião vem dar algo novo a musica dentro destes generos e acrescentar algo bastante interessante ou até mesmo original a dados momentos.
13º-Primordial-To The Nameless Dead
Para finalizar se isto é para os mortos sem nome.....desculpem mais eu tambem quer ser recordado assim.
A ouvir......isto é Metal.
14º-Evoken-A Caress In The Void
este album é uma pequena obra de arte coberta de veneno.
15º-Sun Of Nothing-Into The Weak And The Wounded
Abismal,introspectivo,colossal por vezes arrasador e meio demente é o que fica na mente misto de sensações que nos dão a ideia de estarmos aprisionados dentro de uma cela bem escura e ouvirmos vindos não sabendo de onde gritos de tortura e dor.
16º-Portal-Outre
Musica para pessoas que vivem num mundo a parte....
17º-Forgotten Tomb-Negative Megalomania
A evolução desta banda têm sido uma constante e na minha opinião este album atingue o ponto maximo.
18º-Abigor-Fractal Possession
Mistura absurda de BM antigo com uma sonoridade mais sci-fi,com uma produção bem nitida e poderosa com um som verstatil
19º-Kongh-Counting Heartbeats
Desolação sonora é a primeira palavra que me vem a mente quando ouço este album.
20º-Bergraven-Dodsvisioner
Este album é lindo uma mistura perfeita de Black-Metal e Doom mais moderno misturado com uns ambientes meio pos-rock e por vezes a soar a algo retirado de um filme do Lynch.
NACIONAIS:
1º-Corpus Christii-Rising
E se existem bandas que ao longo dos tempos vão conseguindo refinar o seu som CC passa a englobar esse restrito grupo de bandas de BM que realmente vale a pena ouvir e sentir um pouco toda aquela magnificiencia sonora
2º-Men Eater-Hellstone
"Do teu ombro vejo o mundo" eu ao ouvir o Hellstone vejo todo o universo.
3º-Wako-Desconstrutive Essence
Tanto furor com bandas como JFAC e similares quando por cá existem bandas que conseguem criar musica tão boa ou melhor que eles
4ºMundo Cão-Mundo Cão
Em poucas palavras estou a gostar mesmo muito do album,das musicas e das letras sobretudo das letras....profundas e intensas e com uma certa ironia passional deliciosa.
Ficam muitos de fora mas estes foram aqueles que mais absorvi e gostei.