Estado Laico X Feriados Católicos

Avatar do Utilizador
KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1700
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Localização: Submundo

Estado Laico X Feriados Católicos

Mensagempor KonigLowe » segunda fev 11, 2008 7:19 pm

Desde sempre me interroguei o porquê de num Estado democrático e supostamente laico sermos obrigados a gozar os feriados dos católicos. Em 14 feriados, este ano, contando o Carnaval, SETE estão ligados à Igreja Católica. Depois de terem sido abolidas as cruzinhas nas escolas e nos hospitais continuo a questionar-me o porquê de ter de gozar os feriados que não me dizem absolutamente nada.
Não seria muito melhor termos mais dias de férias e cada um gozava-os quando quisesse? Para mim era muito mais interessante não trabalhar no meu dia de anos por exemplo.
Em conversa com uma amiga minha de uma outra religião ela manifestava-me a sua indignação. Ora se eu que não tenho religião não entendo que dirão pessoas que vivem outras religiosidades.

Opinem!
Mas livrai-nos do Malamén

Avatar do Utilizador
meninobesta
Administrador
Mensagens: 4143
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
Localização: Lunar Sea

Mensagempor meninobesta » segunda fev 11, 2008 7:27 pm

como o mais provável era nessa situação ficares sem esses feriados! e sem dias de férias... prefiro que as coisas continuem assim!

e alguns feriados religiosos, de religião já não têm nada. Vejam o Natal.

Mesmo alguns feriados não religiosos, já não são vistos da mesma forma que antigamente, o 1º de Maio já não tem aquele feeling -> ser comuna está demodeé, o 1º de Dezembro aconteceu em 1640 e hoje em dia até ganhamos aos espanhois (em futebol), o 5 de Outubro está-se toda a gente a marimbar para a politica, o 25 de Abril é coisa de tipos antiquados, o 10 de Junho é coisa de Naçis. :?

hoje em dia os feriados já perderam um pouco do seu significado, são mesmo mais um diazito de folga.
god's business, witchfinding!

Avatar do Utilizador
The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2017
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Localização: Infernö
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » segunda fev 11, 2008 7:29 pm

Concordo em relação aos feriados, mas a ideia dos "dias de férias gozadas quando se quer" é um bocado utópica na minha opinião. Com que critério se escolheria o número de dias de férias extra? Pelo número de feriados católicos que há actualmente?

Avatar do Utilizador
Armindo
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 333
Registado: terça ago 21, 2007 2:18 am
Localização: Castelo Branco/Coimbra
Contacto:

Mensagempor Armindo » segunda fev 11, 2008 7:37 pm

Discordo totalmente, a religião cristã é uma das bases da nossa cultura, e não é uma questão de ser ou não ser crente, é uma questão de tradição que devemos respeitar e preservar. Eu nunca fui baptizado católico nem nunca entrei em uma Igreja católica porque a minha mãe é protestante e sempre me deu livre escolha, e mesmo assim sempre celebrei os feriados dos católicos porque sou português, e como português abraço as nossas tradições.

Avatar do Utilizador
KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1700
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Localização: Submundo

Mensagempor KonigLowe » segunda fev 11, 2008 7:40 pm

The Einherjar Escreveu:Concordo em relação aos feriados, mas a ideia dos "dias de férias gozadas quando se quer" é um bocado utópica na minha opinião. Com que critério se escolheria o número de dias de férias extra? Pelo número de feriados católicos que há actualmente?


Segundo o código trabalho tu nem sequer podes escolher as férias que queres. Em caso de discórdia a empresa diz "goza-los aqui" e nós comemos e calamos.
Vê o meu caso. Só pode estar uma pessoa do meu grupo de trabalho de férias de cada vez (somos cinco) e tendo em conta que uns vão casar - que são mais onze dias de férias - e ainda tem que se comparar com os outros 3 grupos de trabalho, ou seja, dá uma grande confusão.
A minha ideia era, retiravam-se os feriados católicos, e já agora o da implantação porque não podemos descriminar os monárquicos, e passaríamos de 22 para 30 dias de férias. Cada um gozava-os onde entendesse, sempre com o aval da empresa claro.
Mas livrai-nos do Malamén

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » segunda fev 11, 2008 7:41 pm

Eu acho que deviamos festejar os feriados das cenas todas. Partey time 8)

Avatar do Utilizador
KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1700
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Localização: Submundo

Mensagempor KonigLowe » segunda fev 11, 2008 7:42 pm

Armindo Escreveu: é uma questão de tradição que devemos respeitar e preservar.


Pensava que esse argumento da tradição já tinha passado de moda.
Mas livrai-nos do Malamén

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Mensagempor Inmist » segunda fev 11, 2008 7:51 pm

Alguns dos feriados católicos são apenas celebrações de outros acontecimentos pré-catolicos, como o Natal ou a Páscoa. Por isso, celebramos coisas importantes como o inicio do aumento do tamanho dos dias no Natal, e o inicio da Primavera e época das colheitas na Páscoa.

Vejam o lado bom dessas celebrações :)

Avatar do Utilizador
diabox
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8208
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am
Localização: Mafra

Mensagempor diabox » segunda fev 11, 2008 8:04 pm

subathory Escreveu:Eu acho que deviamos festejar os feriados das cenas todas. Partey time 8)


hell yeah 8)
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Godsgrave
Participante
Mensagens: 22
Registado: sábado fev 09, 2008 1:10 am

Mensagempor Godsgrave » segunda fev 11, 2008 8:11 pm

Há feriados católicos? :oops:

Avatar do Utilizador
great_king_rat
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 387
Registado: sexta out 19, 2007 11:35 am
Localização: Valley of The Kings

Re: Estado Laico X Feriados Católicos

Mensagempor great_king_rat » segunda fev 11, 2008 9:03 pm

KonigLowe Escreveu: Depois de terem sido abolidas as cruzinhas nas escolas e nos hospitais


Achas que foram mesmo? Não é muito difícil encontrá-las por aí...

A propósito de tradição, já houve alturas em que se atiravam cristãos aos leões...
ImagemDEATH TO FALSE METALImagem

Avatar do Utilizador
X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2534
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Estado Laico X Feriados Católicos

Mensagempor X-FrEaK » segunda fev 11, 2008 9:10 pm

great_king_rat Escreveu:
KonigLowe Escreveu: Depois de terem sido abolidas as cruzinhas nas escolas e nos hospitais


Achas que foram mesmo? Não é muito difícil encontrá-las por aí...

A propósito de tradição, já houve alturas em que se atiravam cristãos aos leões...


ai esta uma tradiçao que poderiamos manter

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2373
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » segunda fev 11, 2008 9:15 pm

Já agora, podem igualmente deixar de considerar o Domingo (Dia do Senhor) como dia de descanso. Digamos que cada trabalhador, escolhia durante a semana quais os dias que pretendiam para fim de semana.

Eu escolho a segunda-feira e a terça-feira. Não sei porquê mas irritam-me particularmente estes dias.

Rafael Tovar [RIP 2009/03/23]

Re: Estado Laico X Feriados Católicos

Mensagempor Rafael Tovar [RIP 2009/03/23] » segunda fev 11, 2008 9:24 pm

KonigLowe Escreveu:Desde sempre me interroguei o porquê de num Estado democrático e supostamente laico sermos obrigados a gozar os feriados dos católicos. Em 14 feriados, este ano, contando o Carnaval, SETE estão ligados à Igreja Católica. Depois de terem sido abolidas as cruzinhas nas escolas e nos hospitais continuo a questionar-me o porquê de ter de gozar os feriados que não me dizem absolutamente nada.
Não seria muito melhor termos mais dias de férias e cada um gozava-os quando quisesse? Para mim era muito mais interessante não trabalhar no meu dia de anos por exemplo.
Em conversa com uma amiga minha de uma outra religião ela manifestava-me a sua indignação. Ora se eu que não tenho religião não entendo que dirão pessoas que vivem outras religiosidades.

Opinem!


OLHA TU ANDAS A FUMAR CHARROS A MAIS,CHEIRASTE "BRANCA" OU QUE?MESMO QUE O PESSOAL NAO SEJA RELIGIOSO DÁ SEMPRE PARA TIRAR UNS DIAZINHOS DE FÉRIAS!SE O SOCRATES VE ESTE POST,FICAMOS UM POUCO MAIS PERTO DE TRABALHAR 365 DIAS DO ANO! :? :? :?

Avatar do Utilizador
great_king_rat
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 387
Registado: sexta out 19, 2007 11:35 am
Localização: Valley of The Kings

Re: Estado Laico X Feriados Católicos

Mensagempor great_king_rat » segunda fev 11, 2008 9:26 pm

X-FrEaK Escreveu:
great_king_rat Escreveu:
KonigLowe Escreveu: Depois de terem sido abolidas as cruzinhas nas escolas e nos hospitais


Achas que foram mesmo? Não é muito difícil encontrá-las por aí...

A propósito de tradição, já houve alturas em que se atiravam cristãos aos leões...


ai esta uma tradiçao que poderiamos manter


Coitados dos leões :cry:
ImagemDEATH TO FALSE METALImagem


Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes