Não ao Futebol/Industria Moderno

Ermo [RIP]

Não ao Futebol/Industria Moderno

Mensagempor Ermo [RIP] » quarta nov 24, 2004 3:30 pm

Os últimos

Quando cheguei ao Estádio do Dragão, onde assisti ao F.C. Porto-Paris St. Germain, estranhei encontrar um anúncio da cerveja Carlsberg no meu lugar cativo. Como se já não bastasse estar a meio da bancada Vodafone a olhar para a equipa da camisola Revigrés.

Porém, não era esse o problema. O lugar já não me pertencia, explicaram-me os companheiros de desgraça. Tinha sido, tal como outros em volta, disponibilizado pelo clube para os convidados dos patrocinadores da Liga dos Campeões, apesar de ter sido comprado quando o estádio ainda era um esboço de cimento e estar pago até ao final da época. Os stewards encaminhavam-nos para um recanto esconso perto de um topo, lembrando que o director-geral da SAD já nos tinha enviado uma carta a avisar da mudança. Era verdade, mas eu não abrira a minha, convencido de que estavam outra vez a tentar vender-me seguros ou apartamentos.

Naturalmente, houve renitência, discussão. Faz parte da nossa natureza criar apego a um lugar, mesmo que ele não passe de uma cadeira de plástico. No auge da confusão, ocorreu-me então que estava perante um acontecimento exemplar, definidor de um tempo em que velhos adeptos valem menos do que ocasionais convidados de patrocinadores. Veja-se o modo como foram distribuídos os bilhetes para as duas finais europeias, com o bolo a ser oferecido aos parceiros comerciais enquanto os adeptos disputavam as migalhas entre si, de modo degradante. Já aí, em Sevilha e Gelsenkirschen, havia frívolos convidados de patrocinadores a ocupar o lugar de fiéis adeptos.

Em tempos que já lá vão, os clubes eram dos seus associados, ou seja, de quem os amava. Agora, são de quem os patrocina ou se disponha a comprá-los. Foi a isto que nos levou a alucinada mercantilização do futebol, a qual destruiu a natureza e as conotações simbólicas dos clubes. E até Joseph Blatter, depois de a FIFA ter acalentado o monstro, tornando-se ela própria numa agência internacional de negócios, se veio agora queixar. É que o monstro já não ameaça só os alicerces míticos do jogo, é todo um edifício que pode desmoronar-se.

O que vemos nós por aí? Clubes falidos, outros à venda ou a naufragar em passivos galácticos e outros ainda que nascem já como empresas, sem adeptos, como o Algarve United. Num mundo assim, quanto vale a imaculada camisola do Barcelona, sem publicidade, memória gloriosa do velho futebol? Só o futuro dirá quanto terão eles ganho ao não vender por dinheiro nenhum o símbolo máximo do clube.

Quanto aos pobres adeptos, esvaziados de concreção e substância, têm cada vez mais uma configuração folclórica, residual. Transformados em consumidores que também se consomem na combustão comercial, são hoje meros clientes que os clubes tratam com hipócrita deferência mas sem verdadeiro respeito. Porém, e por mais que lhe vendam a nova realidade das SAD, eles não conseguem associá-la aos seus afectos e sentem-se enganados por verem dominar a razão mercantil, que é pagã, sobre o respeito pelo símbolo, que é sagrado. Daí o desconforto de sentirem que todos os dias perdem qualquer coisa mais importante do que um lugar central no estádio.

Mas será que todos os adeptos foram submetidos? Nem pensar. No topo sul do estádio há um grupo de irredutíveis cujo amor não se despedaça contra a muralha tecnocrata. Aí, no seu reduto próprio, de que ninguém ousa dispor, os Superdragões impõem a sua vibrante natureza de adeptos insubmissos. Porém, eles não se limitam a agir durante os jogos, onde nos fazem ouvir até o seu silêncio, também invadem os treinos para oferecer o seu ponto de vista sobre as coisas, negoceiam com os dirigentes as suas quotas de bilhetes e o resto, insultam e ameaçam os jogadores que não deixam a pele em campo.

Podemos criticar os seus excessos, os quais, aliás, têm mais de provocação simbólica do que verdadeira ameaça, mas é preciso reconhecer que são os guardiões de poderes irremediavelmente perdidos. Olhem bem para eles porque são o que resta de uma velha categoria em extinção. Eles são os últimos adeptos.

Não sou de nenhum modo portista 8) , mas este é um excelente texto que aborda o tema Futebol Moderno. (PS: Já tenho saudades dos jogos de Domingo à Tarde).

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta nov 24, 2004 4:34 pm

Embora desconfie que se trata de mais um texto encomendado revejo veracidade em muitas das situações descritas.

Para a final de Sevilha fiquei apeado por falta de bilhetes mas para Gelsenkirschen lá consegui o meu bilhete graças à Agência COSMOS.

Que custa ver os pseudo adeptos apenas nos jogos importantes lá isso custa mas são os custos que temos de pagar para ganhar (quase) sempre. :metal:

PS => nem pensem que no SLB e SCP é diferente

AK47 [RIP]

Mensagempor AK47 [RIP] » quarta nov 24, 2004 11:15 pm

My respect to:

Diabos Vermelhos (aos quais me associei em tempos idos)
No Name Boys

Resistentes dos tempo modernos, da mercantilização do futebol e das desgraças do SLB! Eles são os verdadeiros ilustres....

Sataere
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 14, 2004 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sataere » quarta nov 24, 2004 11:33 pm

"Quando alguém se atreve a sufocar
O grito audaz da tua ardente voz
Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós."
"Shudder, tremble, anticipate, obey - and with all that, if you are not very fortunate, perhaps you will not be completely miserable."
w w w . s k u l l p r o d u c t i o n s . c o m
w w w . i n t h y f l e s h . c o m

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta nov 25, 2004 8:55 am

:shock: :shock: :shock:

BOAVISTA, BOAVISTA CAMPEÃO!!!!!!!!!!

RevaTre
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 31, 2004 11:07 am

Mensagempor RevaTre » sexta nov 26, 2004 9:30 pm

Bronze Escreveu:Para a final de Sevilha fiquei apeado por falta de bilhetes mas para Gelsenkirschen lá consegui o meu bilhete graças à Agência COSMOS.

Eu consegui para ambas porque tenho a sorte de conhecer alguns desses "Últimos" há algum tempo e obtive o bilhete por essa via, mas de resto é uma autêntica vergonha a maneira como os bilhetes são distribuídos nessas finais.

E junto a minha voz: Não ao futebol moderno! :evil:

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » segunda nov 29, 2004 9:38 am

Eu vou mais longe: NÃO AO FUTEBOL!!!

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » segunda nov 29, 2004 10:42 am

Sim, pois ... claro ... Isso é mesmo extremismo.

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » segunda nov 29, 2004 5:24 pm

Em tempos que já lá vão, os clubes eram dos seus associados, ou seja, de quem os amava. Agora, são de quem os patrocina ou se disponha a comprá-los. Foi a isto que nos levou a alucinada mercantilização do futebol, a qual destruiu a natureza e as conotações simbólicas dos clubes.

Só que infelizmente as quotas que os sócios pagam, e muitos só pagam antes de grandes jogos, não chegam para comprar os Simãos, os Derleis, os Diegos, os Liedsons, e ao mesmo tempo suportar as modalidades amadoras, e a contrução de instalações condizentes com a competição. Infelizmente continuaremos a ver clubes como o Salgueiros, que tem uma das massas associativas mais leal e dedicada de Portugal. Mas só isso não chega. Infelizmente.
É evidente que já se atingiu um extremo em que a publicidade é por demais rídicula. Em que os clubes e jogadores se deixam levar pelo dinheiro dos patrocinadores. O exemplo máximo é o que se passa no Real Madrid, em que a equipa só treina completa, uma vez por semana, devido às obrigações extra-futebolisticas das suas estrelas.

Também é verdade no caso do Barça, contudo, no Barcelona uma quota de sócio é muito superior às praticadas em Portugal. E os bilhetes para os jogo atingem cifras incomportáveis em Portugal. Mas que devido à grande afluência de público, permite-lhes não ter Publicidade nas camisolas.
Contudo estou de acordo que neste momento o meu Clube, FC Porto atingiu um estatuto que não lhe permite pensar apenas nas receitas de jogos e de quotas. E lembrem-se que o FCP foi o 1.º clube em Portugal a ter publicidade nas camisolas.

Mas o mais preocupante, é que há clubes na IIB e na III Divisão que pagam fortunas a jogadores, muitas vezes ao nível de alguns clubes da I Liga. Assim ninguém aguenta.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Sataere
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 14, 2004 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sataere » domingo dez 12, 2004 1:51 pm

PORTO CAMPEÃO INTERCONTINENTAL
"Shudder, tremble, anticipate, obey - and with all that, if you are not very fortunate, perhaps you will not be completely miserable."
w w w . s k u l l p r o d u c t i o n s . c o m
w w w . i n t h y f l e s h . c o m

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » domingo dez 12, 2004 2:41 pm

Mais uma vitória escandalosa... o árbitro marcou 9 penaltis contra o Once Caldas :shock:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » domingo dez 12, 2004 6:19 pm

Eu vou mais longe: NÃO AO FUTEBOL!!!

Same here

MeTaL_MaNiAc [RIP]

Mensagempor MeTaL_MaNiAc [RIP] » domingo dez 12, 2004 10:34 pm

Por acaso o futebol já cansa (ou não). Eu bem tento fingir que não gosto assim tanto, mas ele domina-me sempre. Sinceramente, não percebo onde é que o futebol me cativa tanto (a mim e a outros milhões)...

cave_machine
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta out 15, 2004 4:05 pm
Contacto:

Mensagempor cave_machine » segunda dez 13, 2004 12:24 pm

Estou com a Svandis e com o Lord_Phobos !!
Deixem é a música fluir !!! :jam:

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » segunda dez 13, 2004 1:08 pm

Eu vou mais longe: nao ao FCP!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes