Repressão chinesa a manifestações Tibetanas

Visitante

Repressão chinesa a manifestações Tibetanas

Mensagempor Visitante » quarta mar 19, 2008 2:24 am

Pequim, 17 Mar (Lusa) - Os protestos contra a administração chinesa no Tibete estão a espalhar-se da capital tibetana para outras províncias da China, com o governo chinês a ameaçar hoje tratar os manifestantes de consequências "severas".

"Aqui em Gansu os protestos são cada vez mais arrojados, com manifestantes a carregar fotografias do Dalai Lama em público", disse à Agência Lusa um jornalista ocidental na província.

Estar na posse de fotografias do líder espiritual tibetano no exílio desde 1959 é um crime na China, punível com penas de prisão.

Esta não sabia ... :hmmm:

Pequim, 17 Mar (Lusa) – Os cibernautas chineses publicaram hoje milhares de mensagens contra os manifestantes tibetanos, depois de Pequim ter bloqueado acesso aos sites de informação estrangeiros que divulgam notícias sobre a situação no Tibete, diferentes da versão oficial dos factos (...)O acesso ao serviço de partilha de vídeos You Tube e à página digital do jornal britânico The Guardian está bloqueado há dois dias, depois da divulgação de fotografias e vídeos da repressão chinesa das manifestações e outras imagens de protestos pró-Tibete em todo o mundo.

Dharamsala, Índia, 17 Mar (Lusa) - Cerca de cem pessoas morreram em confrontos no Tibete, afirmou o primeiro-ministro tibetano no exílio em Dharamsala, norte da Índia, enquanto o parlamento dos tibetanos no exílio anunciou “centenas” de mortos numa semana.

Dharamsala, Índia, 18 Mar (Lusa) - Dezanove manifestantes tibetanos foram mortos a tiro hoje na província chinesa de Gansu (noroeste), anunciou o governo tibetano no exílio, que avançou com um balanço oficial “confirmado” de 99 mortos na última semana.

Como vêm vocês estes conflitos?

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Re: Repressão chinesa a manifestações Tibetanas

Mensagempor Pedro Lopes » quarta mar 19, 2008 2:49 am

A China é demasiado importante em termos económicos para ser confrontada. Cacetada daqui, porrada dali, tudo vai voltar ao normal e ninguém vai voltar a falar do assunto.

Aliás, estava à espera de ver por aí algumas manifestações mais activas de apoio à causa tibetana. Depois da polémica que se gerou quando o Dalai Lama veio a Portugal, agora que eles estão a levar forte e feio anda tudo calado.

Bem, o tempo também está mau!
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » quarta mar 19, 2008 9:38 am

Pedro Lopes Escreveu:A China é demasiado importante em termos económicos para ser confrontada. Cacetada daqui, porrada dali, tudo vai voltar ao normal e ninguém vai voltar a falar do assunto.

Tudo dito.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta mar 19, 2008 2:27 pm

Gostei de ouvir ontem o Sr. do COI a dizer que boicotar os Jogos não ia mudar nada (portanto concordando que há algo que deve ser mudado) por isso não vale a pena e que em relação à poluição, tinham feito testes e os resultados não eram "tão maus como esperado".

Só gostava de ter os bolsos tão cheios como esta gente :)

Também é por causa da china que o Darfur continua como continua e "ninguém" parece muito incomodado. Enfim.
Free fall from the nest then glide to the left
A shine catch the eye so flow out to the right

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » quarta mar 19, 2008 2:34 pm

Não nutro qualquer particular simpatia pelo regime Maoista/Capitalista Chinês.
Contudo, a perspectiva de restauração de mais um estado feudal e teocrático, em qualquer ponto do globo, só porque a exótica religião que preconiza tornou-se num fetiche místico espiritual do Homo-Eticus Ocidental, por si só… não me seduz!
Reitero que, por principio sou hostil a qualquer forma de repressão institucionalizada contra populações civis (em benefício das quais essas instituições deveriam servir). Parece-me, no entanto, um tanto ou quanto, leviano o mediatismo reaccionário que estas questões adquirem sempre que envolvem sua santidade o Dalai Lama.
Seria completamente diferente, se todos os activistas pró-Tibete adoptassem posturas similares perante situações em que outras crenças religiosas adquirem contornos de reivindicação libertária popular e nacional. Por exemplo: os muçulmanos na Argélia, Filipinas ou Palestina, os curdos no Curdistão, ou os católicos no Sudão ou mesmo na Irlanda do Norte… Não me Parece!
Não há religiões melhores que outras. Todas são fraudulentas e todas sustentam apenas o exercício do poder das castas sacerdotais e dos seus protegidos sobre as multidões de crentes e necessitados. Nesse sentido, foram, são e serão o "Ópio do Povo".
Drogas... cada qual toma a que quer! Todavia, entre a alienação imposta por um Deus ou um Estado, e a auto induzida, não me restam dúvidas sobre qual optar (Sagres).

Nem Deus Nem Amos!
Nem Guerra entre os Povos, nem Paz entre as Classes! :punish:

ulver
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:19 am
Contacto:

Mensagempor ulver » quarta mar 19, 2008 2:40 pm

por mais que custe, encaro estas questões de forma natural/conformada/tranquila e mais adjectivos que sirvam para dizer que nao há como impedir a China de tratar as suas questoes conforme bem lhe aprouver.
tenho sido confrontado com pedidos para boicotar estabelecimentos e produtos chineses. eu? nao sou dos portugueses privilegiados que se podem dar ao luxo de ir de férias nesta pascoa ou comprar carros/apartamentos de luxo, e logico que em materia de artigos para a casa as lojas chinesas esmagam a concorrencia em matéria de preço.
a mudamça começa em cada indivíduo, mas quando a carteira chora deixa-me cá pensar que nem uma gota no oceano sou.. :|
Imagem

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta mar 19, 2008 2:59 pm

Old_Skull Escreveu:Não nutro qualquer particular simpatia pelo regime Maoista/Capitalista Chinês.
Contudo, a perspectiva de restauração de mais um estado feudal e teocrático, em qualquer ponto do globo, só porque a exótica religião que preconiza tornou-se num fetiche místico espiritual do Homo-Eticus Ocidental, por si só… não me seduz!
Reitero que, por principio sou hostil a qualquer forma de repressão institucionalizada contra populações civis (em benefício das quais essas instituições deveriam servir). Parece-me, no entanto, um tanto ou quanto, leviano o mediatismo reaccionário que estas questões adquirem sempre que envolvem sua santidade o Dalai Lama.
Seria completamente diferente, se todos os activistas pró-Tibete adoptassem posturas similares perante situações em que outras crenças religiosas adquirem contornos de reivindicação libertária popular e nacional. Por exemplo: os muçulmanos na Argélia, Filipinas ou Palestina, os curdos no Curdistão, ou os católicos no Sudão ou mesmo na Irlanda do Norte… Não me Parece!
Não há religiões melhores que outras. Todas são fraudulentas e todas sustentam apenas o exercício do poder das castas sacerdotais e dos seus protegidos sobre as multidões de crentes e necessitados. Nesse sentido, foram, são e serão o "Ópio do Povo".
Drogas... cada qual toma a que quer! Todavia, entre a alienação imposta por um Deus ou um Estado, e a auto induzida, não me restam dúvidas sobre qual optar (Sagres).

Nem Deus Nem Amos!

:beer:
Bom texto que aí tens!

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta mar 19, 2008 3:46 pm

Old_Skull Escreveu:Não nutro qualquer particular simpatia pelo regime Maoista/Capitalista Chinês.

Nem Deus Nem Amos!

O facto do Governo em exílio ser de cariz marcadamente religioso ou não, não muda rigorosamente nada. Ao reduzires a questão do Tibete a esse teu bias contra religiões e preconceito de ser moda recente, estás a ser tendencioso (já para não falar no desconhecimento da causa em si) e a relegar para segundo plano o que realmente interessa.

O mais grave aqui é mesmo o desrespeito pelos direitos humanos que lá acontece pelas mãos da China e quanto a isso ninguém faz nada. Uns por umas razões, outros por outras.
Free fall from the nest then glide to the left
A shine catch the eye so flow out to the right

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » quarta mar 19, 2008 5:43 pm

Old_Skull Escreveu:sua santidade o Dalai Lama.

desde que o homem veio cá falar e eu soube que quem o quisesse ouvir, queixar-se sobre a repressao chinesa e afins, tinha que pagar para cima de 30€, comecei a vê-lo com outros olhos, enfim não há religião que não exista simplesmente para o lucro, é pena.

ontopic:
nao sei a quem pertenceu primeiro o territorio, logo nao posso tomar partidos, apenas acho mal que disparem sobre civis.

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » quarta mar 19, 2008 5:51 pm

subathory Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:A China é demasiado importante em termos económicos para ser confrontada. Cacetada daqui, porrada dali, tudo vai voltar ao normal e ninguém vai voltar a falar do assunto.

Tudo dito.

Exacto, infelizmente é mesmo isso que acontece, se fosse um pais pouco importante, talvez a esta hora ja tavam a ser invadidos pelos States, mas sendo a China, ninguem se interessa, e falando no pais dos ratos, como é possivel no seculo em que estamos ainda haver paises assim :?

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...

Mensagempor Necrophilvs » quarta mar 19, 2008 6:50 pm

O problema é que a China é um país ideal para as potências capitalistas: com uma economia abertissima e com liberdade para explorar os trabalhadores à grande, logo, duvido que a "comunidade internacional" faça alguma coisa, embora imagens de monges a levarem porrada seja sempre constrangedor...

Para mim, os tibetanos deviam de se deixar de pacifismos e começar porrada da grossa, embora tenha bem a consciência que estou a falar a milhares de km de distância :?

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » quarta mar 19, 2008 7:24 pm

otnemeM Escreveu:
O facto do Governo em exílio ser de cariz marcadamente religioso ou não, não muda rigorosamente nada. Ao reduzires a questão do Tibete a esse teu bias contra religiões e preconceito de ser moda recente, estás a ser tendencioso (já para não falar no desconhecimento da causa em si) e a relegar para segundo plano o que realmente interessa.

O mais grave aqui é mesmo o desrespeito pelos direitos humanos que lá acontece pelas mãos da China e quanto a isso ninguém faz nada. Uns por umas razões, outros por outras.

Com certeza que não mudava nada se desconhecesse o regime que vigorava no Tibete antes da invasão chinesa. Devo dizer-te que nem o exotismo recém-adquirido por essas latitudes escamoteava a realidade social. Como referi, à semelhança do vizinho Nepal, era uma monarquia feudal e teocrática que, cúmulo da presunção, cria possuir Deus vivo (Dalai Lama), curiosamente identificado por entre a população por um conselho de anciãos pertencentes às castas sacerdotais, e imediatamente isolado de todas as impurezas do mundo externo.
Essa aristocracia, simultaneamente secular e temporal, acedia a uma realidade material completamente distinta da restante população do Tibete que em pleno século XX era mantida em condições sociais medievas. Um sherpa afortunado lograva ser contratado como carregador numa qualquer expedição montanhista organizada por um qualquer aventureiro empenhado a garantir a sua presença no panteão dos heróis da civilização Ocidental. O grosso populacional garantia a sua sobrevivência trabalhando as terras e criando o gado de terra-tenentes abastados, nunca usufruindo legitimamente nem do produto do seu trabalho. Se são esses os Direitos Humanos que se pretendem restaurar… não têm, com toda a certeza, o meu apoio.
Quanto ao facto de estar a ser tendencioso… eu sou tendencioso. As minhas convicções deformam inevitavelmente o modo como observo e ajo sobre a realidade.
Há, no entanto, um mal entendido entre nós. Não deprecio a luta do povo tibetano na tentativa de se emancipar do jugo chinês apenas porque essa luta possui cariz religioso. Pode mesmo dizer-se que, nesta questão particular, o meu ódio à religião institucionalizada é meramente acessório. De igual modo não aprovo qualquer forma de imposição coerciva de valores morais ou vontades políticas. Duvido apenas da solidariedade espontânea que se gera em relação a umas questões quando outras de índole semelhante são incessantemente toleradas e concebidas enquanto danos colaterais do processo civilizacional. Males menores!
Se fosse real e exclusivamente a violação dos Direitos Humanos que estivesse aqui em causa, não chegariam 365 dias por ano para que os activistas manifestassem a sua militância. Infelizmente! :twisted:

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...

Mensagempor Necrophilvs » sexta mar 21, 2008 6:09 pm

Nestes casos, a religião deve ser analisada pondo a religião um pouco de fora: como no caso da Palestina, eu tenho a noção do quão reaccionário o Hamas é, no entanto, estamos do mesmo lado na luta contra o Estado sionista. A questão do Tibete é diferente, pois não sei qual é a realidade lá, e não sei até que ponto é que isto não é manipulado por dalai lama e outros perus religiosos. Eu estou do lado dos tibetanos quando dizem que devem ter um estado autónomo, só que não não sei até que ponto essa é a verdadeira luta do dalai lama, pessoalmente penso que este luta mais pelos seus privilégios enquanto membro da classe dominante. Também não sei até que ponto é que o estado chinês não garante a autonomia do tibete, já que este tem governo próprio,etc...ou seja, não tenho opinião formada quanto a isto porque não tenho informação suficiente... quem puder dar infos, agradecia...

Mais, isso dos "Direitos Humanos" tem muito que se lhe diga, isso foi baseado em escritos do séc.XIX, com um contexto histórico muito preciso (revoluções liberais,etc). Acho que os "Direitos Humanos" de hoje em dia deveriam ser outros: não considero que um tiro na cabeça de gajos como o Bush ou o Sharon seja um atentado aos "Direitos Humanos", no entanto, penso que receber 2 euros por hora por trabalhar num McDonalds é um atentado aos "direitos Humanos"...

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » segunda mar 24, 2008 10:14 pm

Com certeza que não mudava nada se desconhecesse o regime que vigorava no Tibete antes da invasão chinesa.

Claro. Muito melhor que a teocracia tibetana é sem dúvida o actual regime chinês. Já entendi que o teu problema se prende com o factor religião como base de um regime político, mas tudo vale para se combater a "religião institucionalizada"? Até genocídios culturais e puros atentados aos direitos humanos mais básicos?

Duvido apenas da solidariedade espontânea que se gera em relação a umas questões quando outras de índole semelhante são incessantemente toleradas e concebidas enquanto danos colaterais do processo civilizacional

Hipocrisias, sem dúvida. Mas neste momento, pela parte do povo tibetano, é a melhor oportunidade para se manifestar (chama-lhe marketing político, chama-lhe o que quiseres).

LeadAether [RIP 2010/09/12]

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » domingo abr 06, 2008 12:26 am

Coitadinhos dos tibetanos e do seu "Friendly Feudalism". Coitadinhos sim dos desgraçados que passaram das mãos duns sacanas para as mãos de outros sacanas. Agora não me fodam é com esse embusteiro do Dalai Lama. Os senhores tibetanos não se preocuparam com a invasão chinesa enquanto estes não lhes tocaram na propriedade. Claro que isso mudou em poucos anos e daí a tal "revolução popular" de 1959.

http://www.michaelparenti.org/Tibet.html

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes