Autoridades tailandesas podem ter atrasado alerta de tsunami
-
Ermo [RIP]
Autoridades tailandesas podem ter atrasado alerta de tsunami
O Departamento Meteorológico tailandês pode ter atrasado um alerta de tsunami, no último domingo, a fim de proteger o turismo local.
Segundo admitiram fontes tailandesas, hoje citadas pela agência britânica Press Association, o alerta de maremoto foi adiado devido aos receios de poder causar prejuízos à lucrativa indústria turística do país.
Sulamee Prachuab, responsável pelo Gabinete Sismológico do Departamento Meteorológico, reconheceu que o serviço governamental tinha de ser cauteloso porque a agência de turismo do governo entende que eventuais alertas de tsunami podem prejudicar o turismo, caso não se concretize a previsão de um desastre natural.
No domingo, o departamento emitiu os avisos para a possibilidade de ocorrência de tsunamis, mas as rádios que emitem para as estâncias turísticas do sul do país terão desvalorizado o alerta, que só foi colocado na internet três horas depois das primeiras ondas atingirem os paraísos turísticos tailandeses do sul.
Sulamee Prachuab explicou ainda que «há cinco anos, o Departamento de Meteorologia fez um alerta de uma possível tsunami depois de ter ocorrido uma sismo na Papua Nova Guiné, mas a autoridade turística queixou-se porque tal aviso iria prejudicar o turismo».
http://dn.sapo.pt/2004/12/28/ultimas/Au ... em_te.html
Segundo admitiram fontes tailandesas, hoje citadas pela agência britânica Press Association, o alerta de maremoto foi adiado devido aos receios de poder causar prejuízos à lucrativa indústria turística do país.
Sulamee Prachuab, responsável pelo Gabinete Sismológico do Departamento Meteorológico, reconheceu que o serviço governamental tinha de ser cauteloso porque a agência de turismo do governo entende que eventuais alertas de tsunami podem prejudicar o turismo, caso não se concretize a previsão de um desastre natural.
No domingo, o departamento emitiu os avisos para a possibilidade de ocorrência de tsunamis, mas as rádios que emitem para as estâncias turísticas do sul do país terão desvalorizado o alerta, que só foi colocado na internet três horas depois das primeiras ondas atingirem os paraísos turísticos tailandeses do sul.
Sulamee Prachuab explicou ainda que «há cinco anos, o Departamento de Meteorologia fez um alerta de uma possível tsunami depois de ter ocorrido uma sismo na Papua Nova Guiné, mas a autoridade turística queixou-se porque tal aviso iria prejudicar o turismo».
http://dn.sapo.pt/2004/12/28/ultimas/Au ... em_te.html
- MESHUGGENER
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
- Contacto:
-
Bronze [RIP]
Há sempre hipotese de evacuar toda a gente para locais mais elevados sem causarem panico generalizado.
Existe um exemplo bem recente num jogo do Real Madrid em que, depois de uma ameaça de bomba, se evacuou um estádio repleto sem qq problema.
Creio que a noticia é sobre Tsunamis e não sismos.
Existe um exemplo bem recente num jogo do Real Madrid em que, depois de uma ameaça de bomba, se evacuou um estádio repleto sem qq problema.
otnemeM Escreveu:"Os sismos prevêm-se mas não se anunciam."
Creio que a noticia é sobre Tsunamis e não sismos.
- MESHUGGENER
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
- MESHUGGENER
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Human Escreveu:NEUROTIC-GUITAR Escreveu:Para haver Tsunami primeiro há sismo Bronze. Acho eu
não necessariamente.
Já agora explica.
Ângelo R.
http://www.facebook.com/i.m.neurotic
http://www.facebook.com/i.m.neurotic
-
Bronze [RIP]
Pois, mas onde eu queria chegar era ao facto do epicentro deste sismo ter ocorrido muitissimo longe da Tailândia, havendo tempo mais do que suficiente - com os meios necessários, obviamente - em alertar as populações costeiras.
Acho que entre o sismo e as primeiras grandes vagas que varreram a costa tailandesa, o intervalo de tempo foi superior a várias horas.
Acho que entre o sismo e as primeiras grandes vagas que varreram a costa tailandesa, o intervalo de tempo foi superior a várias horas.
-
AK47 [RIP]
Tiveram 3horas para evacuar as costas.... Mas o dinheiro, o negócio falou mais alto! Simple as that... É o mundo bonito, civilizado, humano, justo onde vivemos!
Tiveram medo de perder o turismo.... se quisessem, poderiam ter só perdido os hoteis e resorts! Desta forma, perderam os hoteis, os resorts, os traballhadores locais e os turistas! Quem tudo quer, tudo perde!!! Sempre ouvi isto, acho que se aplica aqui perfeitamente!!!! Capitalismo selvagem rules!!
Tiveram medo de perder o turismo.... se quisessem, poderiam ter só perdido os hoteis e resorts! Desta forma, perderam os hoteis, os resorts, os traballhadores locais e os turistas! Quem tudo quer, tudo perde!!! Sempre ouvi isto, acho que se aplica aqui perfeitamente!!!! Capitalismo selvagem rules!!

-
Svandis [RIP]
NEUROTIC-GUITAR Escreveu:Para haver Tsunami primeiro há sismo Bronze. Acho eu
Sim mas entre o sismo acontecer e o tsunami se levantar demora um tempinho, e mais a mais um tsunami vê-se bem antes de atingir a costa. Tinham tido tempo de evitar uma catastrofe tão grande tanto na Tailandia como no Sri Lanka.
E por acaso um tsunami só se forma se houver oscilações/convulsões/movimentações nas placas da crosta terrestre - vulgo sismo. (isto ás x compensa ser casada c um fisico, muahahahahah)
- Quetzalcoatl
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta mai 16, 2003 1:36 pm
Svandis Escreveu:NEUROTIC-GUITAR Escreveu:Para haver Tsunami primeiro há sismo Bronze. Acho eu
Sim mas entre o sismo acontecer e o tsunami se levantar demora um tempinho, e mais a mais um tsunami vê-se bem antes de atingir a costa. Tinham tido tempo de evitar uma catastrofe tão grande tanto na Tailandia como no Sri Lanka.
E por acaso um tsunami só se forma se houver oscilações/convulsões/movimentações nas placas da crosta terrestre - vulgo sismo. (isto ás x compensa ser casada c um fisico, muahahahahah)
Aí é que te enganas!!Um maremoto nao se ve ao longe...pois ele "corre" no fundo do mar... e so começa a formar a onda qd começa a subir com a costa... Parece que nao te adianta ser casada com um fisico ...
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 54 visitantes