Eleições Legislativas 2005

BulletBeast
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 24, 2004 9:28 pm

Eleições Legislativas 2005

Mensagempor BulletBeast » domingo fev 20, 2005 11:30 pm

Temos um novo Governo no país. Sem facciosismos, o que pensam da nova situação política?

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » domingo fev 20, 2005 11:52 pm

que há a dizer?

os próximos 6 meses dirão se o cão muda ou se foram apenas as pulgas...

mantenho, como aliás tem vindo a ser dito, que há um deficit gravíssimo de politicos de qualidade...

mas por outro lado, cada país tem os politicos que merece...

enfim, pessoalmente prefiro ver a esquerda a governar que a direita, mas nenhum, NENHUM, dos partidos e candidatos presentes nestas eleições são individuos que mereceram a minha confiança...

o tempo dirá o que será de nós...

\m/
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Rick
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 04, 2003 10:30 pm

Mensagempor Rick » domingo fev 20, 2005 11:55 pm

Preferia que o Sócrates não tivesse chegado à maioria absoluta. Preferia que o Manuel Alegre tivesse sido o secretário-geral do PS. Preferia que o Bloco de Esquerda tivesse tido mais votos que o PP.

Mesmo assim, creio que foi uma mudança para melhor, o que também não era difícil, tendo em conta o estado em que as coisas estavam
(estão). Mas não vejo o futuro com grande optimismo. O tempo dirá o que vem por aí.

Ah, e preferia que houvesse um candidato com um mínimo de estatura que lhe permitisse desafiar a candidatura do Cavaco à presidência da República, mas quanto a isso não tenho ilusões. É como se ele já estivesse lá sentado.

E o que é pior, é que olhando em volta, isso já nem me parece uma ideia tão péssima como seria de esperar. É triste, mas é assim.

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » segunda fev 21, 2005 12:18 am

o cavaco é um parolo...

o povo esquece, ou não sabe, que naqueles dez anos de cavaquismo entraram MILHÕES de ecus em portugal, todos desbaratados em subsidios aos jipes no alentejo e ferraris no norte...

de reformas estruturais, nepias...

mas isto é normal...

daqui a uns tempos o guterres afinal até foi um grande primeiro-ministro...

enfim...

seja como for, se o cavaco for presidente da republica espero que ele mastigue com a boca fechada nos jantares e almoços protocolares..

\m/
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » segunda fev 21, 2005 10:10 am

N acredito q o PS mude este país. N acredito q o PSD, se tivesse ganho as eleições tb n o conseguiria. É tudo muito bonito qdo estão na oposição cheios de vontade e de ideais, mas ambos os partidos - a meu ver - são mais conhecidos pelos jobs for the boys do q pelas reformas uteis.

Qto á presidencia da republica xeira-me q vai ser Cavaco vs. Freitas do Amaral, n sei pq...

E venha o diabo e escolha...

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » segunda fev 21, 2005 10:14 am

Não vai nada. Em principio será o Guterres o candidato do PS e duvido que depois desta "banhada" o Cavaco avance para uma possível nova derrota.

No entanto ontem vi um gajo muito excitado... António Vitorino. 8)

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » segunda fev 21, 2005 10:37 am

ya ya tb reparei q ele andava c o grelo aos saltinhos, ele e o Marques Mendes. Por razões diferentes, obviously, mas de facto já tou a ver o filme...

Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm

Mensagempor Vento_Nocturno » segunda fev 21, 2005 10:57 am

A "virança" (quoting deputada do BE) do país à esquerda é bem interessante no sentido em tanto o BE como o PCP subiram e o PS conseguiu um maioria absoluta. Portanto podemos concluir que o PS foi essencialmente eleito pelo eleitorado tradicionalmente centro-direita

Julgo que por estes resultados nunca o panorama de escolha de um governo para os eleitores portugueses foi tão mau e tão dificil (ou se calhar tão fácil).

O Bloco de Esquerda até pela sua "juventude" parlamentar ainda não transitou de partido de causas para partido aspirante à governação pelo que obviamente acaba por não ser uma real opção de governo nestas eleições. Nota vinte para a dinamização juvenil e boa nota para a postura global da campanha.

O PCP apesar de parecer acordar não está ainda com a força/energia/dinamica de outros tempos e ainda nao mostrou a modernização(?) necessária para realmente cativar os portugueses. Boa nota para a simpatia/empatia do novo líder. Este, embora não revele o perfil necessário para ser por exemplo primeiro ministro, revela uma aparente "humanidade" que cativou o eleitorado mesmo que nao votasse nele.

O CDS PP igual a si proprio proprio não deixa no entanto de ter nele o ultimo ministro das finanças e a postura conhecida face à criminalização do aborto, simultaneamente encabeça uma série de "fobias da direita" do grosso do eleitorado. Nota positiva para o Portas pela sua demissão e por uma campanha "limpa" e razoavelmente clara e objectiva (concordem ou não com as ideias) e boa sorte para os futuros dirigentes que vao precisar.

PSD - Pior campanha, pior (ou falta pura e simples) de mensagem, pior posição face aos resultados (devia-se ter pura e simplesmente demitido). As cisões internas foram explicitas no resultados e no mau ambiente latente e perceptivel ate para o publico leigo. (como eu). Este partido vai ter uma guerra civil durante as proximas semanas e tera de atravessar o deserto nos proximos meses (com outro lider que este nao é nenhum moises). santanistas, maquinistas e ideologistas/tecnocraticos serão, na minha opiniao, as 3 vertentes principais na guerra. Resta saber como lidarão internamente com os dementes regionalistas dos Meneses e dos Albertos Joãos.

PS - Se não se disser(em) nada já ganharam! (!!??). Atendendo ao panorama o proprio centro direita deu o voto ao lider mais forte e aparenemente mais integro dos dois. Mais considero que parte do eleitorado do centro direita preferiu até a maioria absoluta a um governo de coligação (ou acordo) PS- BE. Parabéns ao Socrates pela atitude até discreta a ver vamos como vai ser, pelo menos nao tera desculpas e as "oposiçõeszecas" internas como a do M.Alegre terão de calar e cair na real. De facto julgo que a facção mais esquerdista do PS foi uma das derrotadas da noite.

Vento_Nocturno

Mensagempor Vento_Nocturno » segunda fev 21, 2005 11:08 am

Sinceramente eu acho o Cavaco nunca será eleito Presidente mesmo que concorra. Teria o meu voto, mas um candidato como o Guterres, por exemplo, teria toda a esquerda a votar nele.

E que fique claro que para mim foi o melhor primeiro ministro que Portugal já teve. Lamentavelmente a segunda maioria absoluta foi já muito negativa pela qualidade decrescente da equipa.

Para quem tenha dúvidas esclareço que tecnicamente o melhor ministro das finanças foi o Cadilhe.

E antes de mandarem postas de pescada sobre as politicas economicas de então apenas vos digo que se instruam.

\00/

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » segunda fev 21, 2005 11:28 am

eu mandei uma posta...

contesta então...

mas com números...

by the way... construiram-se mais quilometros de estrada nos seis anos de governo guterrista que nos dez anteriores...

enfim...

isto da politica é como religião... cada um tem a sua e não desarma...

\m/

p.s.: não sou de nenhum partido e votei em branco...

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » segunda fev 21, 2005 11:28 am

Vamos aguardar para ver... para mim o importante era que sem dúvida a direita tivesse uma grande derrota. O ps teve maioria absoluta, esperemos que o poder não corrompa absolutamente.

O Sócrates esteve caladinho e aproveitou o grande descontentamente face ao descalabro dos governos do Barroso/Santana. Agora não tem desculpas para não fazer todas as reformas que quiser.

Guterres não avançou para a regionalização e não teve coragem para acabar com esta pouca vergonha da criminalização das mulheres relativamente ao aborto. Estou curioso como a bancada da maioria irá reagir ás propostas do BE.

Qto à eleição do próximo PR ...parece que o único que está prestes a avançar é o camarada K7 Carvalhas. O candidato da direita dependerá muito do que irá suceder a esta autêntica guerra civil que sairá do próximo congresso do psd. O Marcelo lá no fundo - que nunca ganhou nenhumas eleições (câmara/governo)- lá no fundo bem que gostava do cargo, apesar de ganhar menos do que a fazer comentários!

A (des)governação segue dentro de momentos.....
Mas livrai-nos do Malamén

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » segunda fev 21, 2005 12:05 pm

ganhou quem tinha de ganhar , continuar os mesmos é que não

Vento_Nocturno

Mensagempor Vento_Nocturno » segunda fev 21, 2005 12:06 pm

Einherjer

Para mim o status da economia portuguesa não se mede em Kms de autoestrada mas antes entre 2 vectores principais:
1. Crescimento: PIB (infelizmente acho que o PNB deve ser um quadro miseravel)
2. Desenvolvimento: outros indicadores como nivel de literação da população, poder de compra, desemprego etc.

O 1. é relativamente fácil mas simultaneamente falacioso se o segundo não o acompanhar. Mais as estradas per si só geram crescimento pelo aumento da despesa pública

Qdo falei no Cadilhe sublinhei o tecnicamente para nao haver confusoes. Ou seja a explicar a taxa de sucesso na obtenção dos objectivos macroeconómicos estabelecidos (concorde-se ou não com os mesmos) pela utilização dos instrumentos de politica macroeconomica foi a mais alta de sempre e a competência e sucesso sempre foi reconhecida pelos seus pares. Recordo que o grande "opositor" conceptual da politica macroeconomica do cadilhe era o constancio.

Quanto a números aconselho-te o site do banco de portugal vais aos relatórios - series longas e ve por exemplo o do Pib e tb o do desemprego (http://www.bportugal.pt/publish/serlong ... desemp.pdf) desde a 2ª metade da decada de 80 ves as evoluções favoraveis de ambos os indicadores e o retrocesso no desmprego já no 2º mandato de maioria os bragas de macedo e os catrogas não deixaram assim tão boas recordações. Tem de tudo infelizmente nesses relatorios so ate 95 mas os dados mais recentes devem estar noutros relatorios. A proposito se não souberes FBCF formação bruta de capital fixo é o principal indicador de investimento na economia.

Mais, não sei a tua idade nem se te recordas ou tens noção da 2ª(?) carta de Portugal ao FMI no processo liderado pelo Ernani Lopes. Não sei qtos de vós tereis consciencia do estado em que o pais estava nessa altura (hopefully bancarrota técnica rrings a bell) como resultado de sucessivas politicas socio eleitoralistas.

Não faço teorização macroeconómica ate porque nem é a minha area no entanto nao tenho duvidas de que tenho um conhecimento na area mais vasto do que a da generalidade dos utilizadores por razões que se prendem com a minha formação, experiencia profissional e até com a minha idade.

Apesar das modas, ondas de "malta" fixe "malta" preoucupada e "tudo de bom " para todos ( e dá-la mais uma passa..) não pegam comigo, como não pegam comigo medidas (como gostam de chamar na comunicação social) desgarradas e simplistas. É-me muito mais importante saber principios orientadores de politicas e valores de limite de aplicação das mesmas - tipo a idade de reforma que se for ampliada, para mim, é a maior fdputagem que nos fazem e nem o PS nem o PSD se comprometeram em não a subir.

Sou provavelmente mais critico do que tu relativamente à nossa sociedade e em particular à nossa classe politica actual da esquerda à direita - parasitas e de competencia no minimo duvidosa.

Mais os conceitos de esquerda e direita em Portugal actualmente são, no minimo, dúbios, ou na esquerda ainda se acredita na colectivização dos meios de produção e na ditadura do povo???.

Consulta o site do BPortugal e ve todos os numeros enquadrados absolutos e relativos.

\00/

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » segunda fev 21, 2005 12:27 pm

Pois os números poderão falar por si mas a conjuntura internacional não pode ser esquecida. A comunidade europeia injectou milhões de contos (agora euros) em Potugal e isso teve forçosamente reflexão nesses indicadores.

O grande problema é que fomos o pior país da Europa a aproveitar esses recursos e agora estamos onde estamos. :?

Rune [RIP]

Mensagempor Rune [RIP] » segunda fev 21, 2005 12:36 pm

A declaração da noite: "em nenhum país civilizado os trostskistas ficam a um ponto de distância dos democratas-cristãos"

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes