Programas de rádio.

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Contacto:

Programas de rádio.

Mensagempor Nevoeiro » domingo mai 03, 2009 6:58 pm

Quando comecei a ouvir estas sonoridades mais "pesadas", para além das cassetes que os meus amigos me emprestavam havia também alguns programas de rádio que me ajudaram em muito a descobrir novas bandas. Actualmente, com a internet parece-me que a rádio perdeu algum interesse nesse aspecto. No entanto, achei interessante criar um tópico sobre este tema. Quais eram os programas de rádio que ouviam quando eram mais novos? Aqueles programas que gostavam tanto, ao ponto de os gravar na velhinha cassete para mais tarde ouvir? Para os mais novos, quais serão então os programas de rádio que ouvem com frequência e a importância que lhes dão na vossa procura por algo novo? Sentem que este tipo de programas, têm um papel importante na vossa educação ao nível das sonoridades mais metálicas?
Da minha parte, já há muito que deixei de ouvir rádio. Mas, no meu periodo inicial lembro-me de ouvir com bastante frequência o "Esperança de Mefisto" e um de Paços de Ferreira da qual não me recordo do nome, mas que era apresentado por uma miuda com um sotaque estranho. No entanto, esses programas jogaram um papel muito importante na minha formação.

*Fiz um search e não encontrei nada que aborde esta temática. No entanto, caso isto seja um "repost", deixo desde já as minhas desculpas.
Última edição por Nevoeiro em domingo mai 03, 2009 7:33 pm, editado 2 vezes no total.

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Re: Programas de rádio.

Mensagempor Wisdoom » domingo mai 03, 2009 7:03 pm

Caminhos Metálicos - Espinho
Caronte Metalico - Castelo de Paiva (obrigado por me teres dado a conhecer o The Principle Of Evil Made Flesh em 94)
Lança Chamas
Metal Radical
entre outros...que saudades desses tempos :(

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » domingo mai 03, 2009 7:06 pm

Muita cassete gravei eu com programas de rádio. Mas nunca me lembro quais as rádios. A minha aparelhagem não tinha marcado as frequências. :oops:

Sei que havia uma radio para os lados dos 104 FM, que passava metal ao Sábado ou Domingo. uma parte era dedicada ás bandas nacionais, e a outra as internacionais.

A antiga Marginal FM, passava bastante nu-Metal à noite, entre as 22h e a meia-noite, depois da meia-noite havia um programa dedicado ao Punk e Hardcore.

Depois havia o mais que conhecido Hypertensão.

Havia também uma rádio para os lados do 90 FM que passava só musica, não tinha locutores, de volta e meia durante a noite passava metal.

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » domingo mai 03, 2009 7:30 pm

Kustu Escreveu:Muita cassete gravei eu com programas de rádio. Mas nunca me lembro quais as rádios.

Sim, isso também me acontece. Por exemplo sei que havia um de Penafiel e mais recentemente um de Marco de Canaveses e por mais que tente não me consigo lembrar :S.

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Wisdoom » domingo mai 03, 2009 7:36 pm

Era o Eclipse Metálico da rádio Marcoense.

http://eclipsemetalico.no.sapo.pt/

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » domingo mai 03, 2009 7:44 pm

Ele Escreveu:Era o Eclipse Metálico da rádio Marcoense.

http://eclipsemetalico.no.sapo.pt/

Exactamente, passavam muito new metal. Houve uma altura que passaram Static _ X até à exaustão :).

capela
Participante Inspirado(a)
Registado: terça set 23, 2008 11:09 am

Mensagempor capela » domingo mai 03, 2009 7:47 pm

Ainda tenho uma data de cassetes no sotão com música gravada de programas de rádio. Quando era puto ficava até às tantas de volta do rádio à procura de programas de metal. Lembro-me do Hypertensão, do SOS e de outro que era o meu preferido mas não me lembro do nome :( Só me lembro que era patrocinado pela Cidadela Electrónica. Alguém sabe qual é?

De qq forma não acho que os programas de rádio estejam ultrapassados por causa da internet. São uma boa maneira de descobrir novas bandas e de uma forma mais rápida que a net pq na net tem de se esperar que saque pra ouvir e ver se se gosta; no programa é instantâneo. Ouve-se e se se gostar procura-se na net.
Nossa Senhora da Agonia.

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » domingo mai 03, 2009 7:50 pm

capela Escreveu:Quando era puto ficava até às tantas de volta do rádio à procura de programas de metal. Lembro-me do Hypertensão, do SOS

Também cheguei a ouvir esses, se bem que nunca fiquei muito viciado neles. O hypertensão nem sei porquê, o SOS pelas horas bem tardias a que passava. No entanto lembro-me de ter ouvido pela primeira vez Hate Over Grown no hypertensão e ter ficado passado. Aliás, essas musicas ficaram-me de tal modo incrustadas na cabeça, que anos mais tarde comprei o cd.
Agora lembrei-me de outro, a "Hora do Lobo" recordo-me de ficar passado com o timbre vocal do apresentador, esse aspecto era e ainda deve ser, uma parte importante do programa.

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Wisdoom » domingo mai 03, 2009 8:07 pm

António Sergio :metal:

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » domingo mai 03, 2009 8:50 pm

Ele Escreveu:Caronte Metalico - Castelo de Paiva

Mais assiduamente foi esta a rádio que mais acompanhei e tb durante mais tempo. Já n me lembro bem, tb n sei porquê mas já à uns qtos anos que deixei de ouvir, mas creio que passava às quintas à noite. (a horas decentes)
Mas livrai-nos do Malamén

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Wisdoom » domingo mai 03, 2009 9:06 pm

Nos anos 90 era ao sabado á tarde.Lembro-me que eram 2 horas de Caminhos Metalicos com o Carlos Guimaraes e lgo de seguida o Caronte Metalico.4 horas de seguida com os ouvidos colados na radio...e tantos prémios(cds,t-shirts,etc) que ganhei :mrgreen:

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » domingo mai 03, 2009 9:19 pm

Ele Escreveu:...e tantos prémios(cds,t-shirts,etc) que ganhei :mrgreen:

"Tu és macaco."

:mrgreen:
Mas livrai-nos do Malamén

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Wisdoom » domingo mai 03, 2009 9:29 pm

:P

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » segunda mai 04, 2009 12:28 am

A Radio e as Fanzines foram naturalmente fundamentais nos anos 80 e 90 para quem era viciado em musica como eu.

O António Sergio com o Som da Frente e o Lança Chamas foi uma das minhas principais referências (ainda hoje é apesar de ter sido desterrado para a Radar) e também o Luis Filipe Barros com o Rock em Stock.

Depois, tinhamos as radios piratas onde praticamente em todas existia um programa dedicado ao sons mais pesados ou alternativos. Não havia um único dia da semana onde eu não aguardasse ansiosamente por um programa dedicado ao Metal ou à Musica Alternativa. Saúdo as Radios De Ourém, Leiria, Tomar (onde andas agora Vitor?), Barreiro, Almeirim (Fogo no Gelo do Jorge Apolinário) e muitas outras espalhadas por Lisboa que entretanto desapareceram.

Agora com a internet não falta o acesso à musica, mas, sinto saudades da paixão que nos movia naqueles tempos.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » segunda mai 04, 2009 4:01 pm

Névoas, informação complementar aqui: http://207.210.112.246/viewtopic.php?f= ... 3437d3551d
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes