E como é?

Deus [RIP]

E como é?

Mensagempor Deus [RIP] » sábado mar 12, 2005 4:43 pm

Coduta
Este fórum foi criado com a intenção de proporcionar uma maior aproximação entre todos os que pertencem ao meio Underground metálico em Portugal. Para que essa aproximação seja possível, é necessário erradicar certo tipo de atitudes que não contribuam para o pretendido e, apenas, provoquem uma maior divisão entre os apreciadores do género. Não pretendemos excluir alguém, em função de gostos musicais, religião, convicções políticas ou filosóficas. Cada tem um tem o direito de ter as suas próprias ideias e tem o direito de ser respeitado e o dever de, igualmente, respeitar os restantes utilizadores. Por este motivo, alertamos os utilizadores para que se evitem certas situações, para que este seja um espaço onde todos possam comunicar e se possam fortalecer os laços entre a comunidade metálica portuguesa.

Algumas regras podem parecer demasiado óbvias, mas, infelizmente, é sempre melhor relembrá-las, para que se previnam alguns excessos e abusos. Como já devem saber, o facto de a comunicação ser escrita pode levar a que alguns comentários sejam mal interpretados. Recomendamos que partam do princípio de que determinado comentário pode não ter sido feito com a intenção que possa parecer ter, à primeira leitura, em vez de concluirem logo que foi e começarem a disparar bocas ou insultos. Com um pouco de boa vontade, por parte de todos, é possível evitar conflitos desnecessários ou mal-entendidos. O conteúdo que seja considerado ofensivo, insultuoso ou de teor racista, sexista ou descriminatório, será apagado e os autores serão excluídos do fórum. Tratem os outros com o mesmo respeito com que esperam ser tratados.

Registos
Para quaisquer dificuldades com registos, enviem e-mails para admin@metalunderground.org.

Secções
Cada uma das secções do fórum tem o seu propósito. Para manter a organização do fórum, leiam o tópico "Regras" em cada uma das secções antes de colocarem novos tópicos.

IRC
Os utilizadores da PTNet podem dirigir-se ao canal #metal_undergroud para quaisquer assuntos relativos ao fórum

E quem define os limites? Quem define o que é bom e o que é mau? Quem controla os que controlam?
Relembro-me por exemplo de ter anteriormente desistido de postar neste fórum porque um certo moderador me apagou 2 posts de seguida num thread em que já se diziam coisas do género "Morte aos impuros!" e coisas assim, só porque devo ter ferido a susceptibilidade de algum neo-fascista, por mais ponderado que fosse o meu post.
A pergunta permanece: quem controla os controladores?
Estas regras são vagas e inconclusivas e apenas servem de pretexto para que se apaguem opiniões sem demais explicação, não defendem os "direitos" e a tão proclamada "liberdade de expressão" de quem opina por aqui. Sob o risco de ser censurado: deixem-se de lugares comuns e definam-se ou definam as regras para que de facto traduzam o que digam, ou então mudem o corpo de moderadores.

Cheers

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: E como é?

Mensagempor raxx7 » sábado mar 12, 2005 5:17 pm

Lugar comum são defensores da Liberdade de expressão que não compreendem o conceito de "espaço privado", principalmente quando esse espaço pertece a outros que não a eles próprios.

O fórum é um espaço privado. As pessoas não têm direito nem obrigação de o frequentar. Se não gostam do seu funcionamente, são totalmente livres de escolher não o fazer. Em particular, a sua Liberdade de expressão não é afectada por isso ou por nada que os admins possam fazer.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » sábado mar 12, 2005 5:36 pm

Quem controla o filho? O pai... E quem controla o pai? O pai do pai... E quem é que o controla? E quem controla quem controla? ..... E quem controla o Universo? E quem controla o criador do Universo?

A teoria da imparcialidade total e liberdade total é absolutamente utópica. Como tal acho perfeitamente desnecessário colocar em causa o modo de actuação de um espaço de que tem regras que, apesar de não totalmente explicitas e definidas, permitem transparecer que toda a gestão do fórum é feita com o objectivo máximo de honrar o metal e de promover a harmonia neste espaço.

Como tal, certamente não elaboraremos uma lista infindável de pontos a cumprir e de herméticas e subjectivas regras que cada um vai compreender à sua maneira. Vivemos numa sociedade em que os pontos de vista são incrivelmente diferentes. Por esse mesmo motivo muitas vezes nos juntamos e conversamos sobre assuntos que possuimos em comum. Aqui é o metal, e é o metal o fio guia do fórum.

Para mais, não será melhor solução, em vez de mudar o corpo de moderadores, criares tu um novo corpo de moderadores e abrir o teu próprio espaço, onde tudo é bem definido e mecanizado?

Nós aqui fazemos o que podemos. É certo que erramos por às vezes tomar decisões que são perfeitamente debatíveis e evitáveis se a situação estivesse contemplada numa lista de regras mas, a partir do momento que se preza acima de tudo o respeito entre os utilizadores, torna-se decerto menos relevante ter que ter esse conjunto de regras...

Fungus
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jan 20, 2004 7:08 pm
Contacto:

Mensagempor Fungus » sábado mar 12, 2005 5:50 pm

Temos cena... :twisted:

Dwelling [RIP]

Mensagempor Dwelling [RIP] » sábado mar 12, 2005 6:47 pm

A culpa é do sistema, é do sistema!! Vocês sabem do que é q eu estou a falar!!! lol
:P

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » sábado mar 12, 2005 6:53 pm

E eu que sempre fui ateu e agora descubro que Deus existe :shock: o que faço agora da minha vida???
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Deus [RIP]

Mensagempor Deus [RIP] » sábado mar 12, 2005 8:27 pm

Um fórum é um espaço privado? Não, um fórum é um espaço público. Sempre foi, sempre há-de ser. Se querem que seja privado chamem-lhe "Tabela de expressão narcisista" ou similar e criem uma password de acesso.
As pessoas preferem utilizar os espaços públicos para expressarem a sua opinião, perfeitamente normal, pois se fossemos a falar sozinhos era ridículo- é na expressão pública que assenta o conceito de fórum e de diálogo. Se todos são livres de expressar a sua opinião num espaço público como é um fórum não vejo porque não a expressar. Em relação aos conceitos de privado e público acho que não há muito que se lhe diga, especialmente num espaço como é a Internet...tendo em conta que cada um tem o direito à sua opinião porquê ter então poderes absolutos para limitar- injustificavelmente em muitos casos- as opiniões? Temos opiniões mais válidas que outras? Temos seres iluminados que reclamam sobre si a exclusividade do poder da retórica?

Não compreendo porque será utópico tentar estabelecer um conjunto de regras lógicas e bastante concretas se forem maioritariamente aceites por uma comunidade. "A teoria da imparcialidade total é utópica...". Hmm...então porque não vais viver para a Serra Leoa ou para o Uganda? Aí, confrontado com faccionismo verdadeiro(e letal), poderás perceber que de facto vives num Estado de Direito que entre muitas coisas, assenta numa imparcialidade(se bem que discutivel, muitas vezes) das instituições, e não no livro do Thomas More. Também é verdade que a opacidade é um factor a ter em conta, eu consigo viver com isso...porque sei que há um conjunto de regras que me deixam ser relativamente livre.
Voltando à "liberdade de expressão" e ao tema do thread: não tou a pôr em causa que o tema do fórum, público e, supostamente, livre, seja o metal, o plástico ou a cor das cuecas do Papa. Apenas digo que, se por qualquer motivo, um individuo quiser discordar de forma mais ou menos violenta de qualquer que seja o tema, tem o direito a fazê-lo- e supostamente tem o bom senso de saber distinguir entre uma conversa civilizada e uma troca de acusações bárbara e infundamentada- sem que seja censurado.
Pelo simples facto de eu ser livre de ter a minha opinião e pelo facto de um fórum ser um espaço público prefiro estar aqui a discutir coisas que me divertem sobremaneira do que criar um espaço meu.
E sim, gosto de discordar..mas isso faz de mim menos respeitador? Ou por "respeito entre utilizadores" queres dizer um sistema de vassalagem em que quem tem direito a exprimir-se é o amigo do amigo que gosta das mesmas coisas e que tem exactamente a mesma opinião?
Aí voltamos ao princípio e não chamamos fórum a isto: chamamos-lhe "Clube de amiguinhos do Gaspar" ou "Clube dos Amigos Disney" ou qualquer coisa do género...

Cheers!

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sábado mar 12, 2005 10:00 pm

Deus Escreveu:Um fórum é um espaço privado? Não, um fórum é um espaço público. Sempre foi, sempre há-de ser. Se querem que seja privado chamem-lhe "Tabela de expressão narcisista" ou similar e criem uma password de acesso.

Este espaço é tão privado como a minha página pessoal ou a minha casa. O facto de estar, por omissão, aberto a quem quiser entrar não muda isso.

fórum: do latim forum
reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;
seminário;
congresso;
encontro.

Acho que nos encaixamos bem na parte de "local de reunião sobre tema específico" e não precisamos de mudar a designação.
When in doubt, ban!

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » sábado mar 12, 2005 11:35 pm

Cá para mim o Deus anda a confundir liberdade de expressão com alguma coisa que ele não percebe muito bem. É muito simples, se não gostas das regras, não venhas cá. Se vens, segue as regras.
Contudo, tenho de reconhecer que algumas coisas que ele disse estão perto da realidade.
O Black Metal em Portugal está a fechar-se em si mesmo devido à hostilidade que alguns mantêm com o resto da cena metal. Infelizmente muitos não percebem que o que está em causa é o Metal, e não só o Power Metal, o Black ou o Death Metal.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Vlad [RIP]

Mensagempor Vlad [RIP] » domingo mar 13, 2005 12:32 am

Só para que não haja dúvidas: A única coisa que é dos utilizadores de um fórum é a responsabilidade daquilo que escrevem, tudo o resto é de quem o criou e gere. São todo-poderosos, senhores e donos de fazerem o que querem. A casa é deles, nós somos meros convidados, bem-vindos até asneirarmos. Sobre isto não há discussão possivel, não convem confundir liberdade de expressão com posse do meio onde se usa essa liberdade.

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » domingo mar 13, 2005 3:26 am

Sacred-Steel Escreveu:
Contudo, tenho de reconhecer que algumas coisas que ele disse estão perto da realidade.
O Black Metal em Portugal está a fechar-se em si mesmo devido à hostilidade que alguns mantêm com o resto da cena metal. Infelizmente muitos não percebem que o que está em causa é o Metal, e não só o Power Metal, o Black ou o Death Metal.

Bem, lá vamos nós para o off-topic.. :)
Cada um vê a coisa à sua maneira. Há uns tempos tinhamos um tópico sobre o facto de o Metal se isolar do Punk e Hardcore. E é melhor nem falarmos em "nu-metal". :)
Do ponto de vista prático, esta segmentação toda é prejudicial porque os meios se tornam demasiado pequenos.
Do ponto de vista ideológico, é com cada um. E até acho um pouco ridiculo pregar o Metal como uma cultura unificada.
When in doubt, ban!

Deus [RIP]

Mensagempor Deus [RIP] » domingo mar 13, 2005 3:40 am

raxx7 Escreveu:
Este espaço é tão privado como a minha página pessoal ou a minha casa. O facto de estar, por omissão, aberto a quem quiser entrar não muda isso.

fórum: do latim forum
reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;
seminário;
congresso;
encontro.

Acho que nos encaixamos bem na parte de "local de reunião sobre tema específico" e não precisamos de mudar a designação.

Se está aberto não é privado, tendo em conta que é um espaço de discussão de ideias. Sendo um espaço de discussão de ideias, por mais unilateral nas interpretações que queiras ser, por mais frases que leias a meio(sim...a tua definição de fórum atesta o que eu tenho vindo a defender- que um fórum é um espaço público de debate de ideias sobre temas específicos), deixando a porta aberta vais sempre ouvir(ou ler, neste caso) as opiniões dos outros.
A questão a partir daqui entra no domínio da prepotência, pois apagar opiniões sem fundamentação real senão algo como "não concordo" ou "não és cool", não passa disso.

Sacred-Steel Escreveu:Cá para mim o Deus anda a confundir liberdade de expressão com alguma coisa que ele não percebe muito bem. É muito simples, se não gostas das regras, não venhas cá. Se vens, segue as regras.

Confundo liberdade de expressão com uma coisa que não percebo muito bem e que tu não explicitas, o que indica que não percebemos nada...
Venho à casa do quê? Sinceramente acho que é isso que mata: conformismo, no more no less, o que não assenta muito bem em pessoas que defendem o "metal" e o conceito de "underground" e o não serem carneiros.
Como já disse antes, este thread não se trata de entrar na casa de alguém; trata-se de uma coisa estar contemplada(sendo essa coisa o direito a cada um ter a sua opinião-está lá bem claro nas regras), e na realidade o que se passa não ser nada disso e haver censuras arbitrárias.
E para além disso também acho que as regras são demasiado vagas...mas pelo que percebi ainda não perceberam bem o que estava antes, portanto vamos por partes, eu tenho tempo...

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » domingo mar 13, 2005 1:00 pm

Deus Escreveu:
Se está aberto não é privado, tendo em conta que é um espaço de discussão de ideias. Sendo um espaço de discussão de ideias, por mais unilateral nas interpretações que queiras ser, por mais frases que leias a

Em termos simples:
A parede da minha casa também é acessivel a todos. Contudo, o teu direito a teres uma opinião e a a expressares não te dá o direito a fazer lá grafiti sem o meu consentimento.

De forma mais geral:
Com algumas excepções pontuais (que me fazem comichão), o facto de alguém decidir abrir a sua propriedade privada ao público em geral, seja para que uso for, não torna essa propriedade pública.

meio(sim...a tua definição de fórum atesta o que eu tenho vindo a defender- que um fórum é um espaço público de debate de ideias sobre temas específicos), deixando a porta aberta vais sempre ouvir(ou ler, neste caso) as opiniões dos outros.

Obviamente, também não leste com atenção a parte do «local de reunião sobre tema específico ou para debate público». Palavra chave: "ou". E mesmo que discordes com isso, no máximo estás a discordar com a designação. Porque a natureza do espaço é indiscutivel.

A questão a partir daqui entra no domínio da prepotência, pois apagar opiniões sem fundamentação real senão algo como "não concordo" ou "não és cool", não passa disso.

Nunca dissemos que eramos menos que isso.
When in doubt, ban!

Deus [RIP]

Mensagempor Deus [RIP] » domingo mar 13, 2005 2:52 pm

Essa definição deve vir dum site brasileiro ou equivalente...mas não interessa...em nenhum lado se diz que um fórum é privado. Não é por ser dedicado a um tema específico que é privado; de facto a partícula OU não é necessariamente adversativa, pode ser seguida dum sinónimo OU similar.
Se queres um espaço virtualóide verdadeiramente privado faz um blog e não contes a ninguém nem o metas no directório público.
E tens de facto razão na questão da propriedade privada...mas o tema não é propriedade privada...o tema está sucinto em "...tendo em conta que é um espaço público de discussão de ideias"...ok, eu faço um desenho. Casa, porta aberta, discussão de ideias, público. Discussão OU debate != monólogos OU homogeneidade de ideias.
Espero ter sido claro o suficiente
Última edição por Deus [RIP] em domingo mar 13, 2005 3:02 pm, editado 2 vezes no total.

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » domingo mar 13, 2005 2:56 pm

Whatever...
When in doubt, ban!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 90 visitantes