Hikikomori - Eremitas urbanos

Ermo [RIP]

Hikikomori - Eremitas urbanos

Mensagempor Ermo [RIP] » segunda mai 02, 2005 11:48 pm

A educação japonesa no pós-guerra foi considerada a principal razão pelo aumento astronómico da economia japonesa, mas, se na altura trouxe bastantes benefícios, constata-se que a longo prazo essa reforma educacional trouxe um problema à sociedade japonesa: o chamado Hikikomori.

Basicamente consiste no jovem que, devido a uma má integração na sociedade, ou devido a péssimas notas na escola, refugia-se no quarto e de lá não sai. Por quanto tempo? Indefenido...pode durar dias, semanas, meses ou anos (normalmente dura anos).

Todo este caso que assola milhares de famílias japonesas é analisado numa reportagem que a Sic Noticias (e a Odisseia , que inclusive passará novamente a reportagem dias 14 e 15 de Maio) nos brinda de vez em quando. Nela, um anglófono percorre Tokyo, com um intérprete a acompanhar, à procura de casos como este, casos em que jovens se fecham no quarto e não falam com ninguém.

Este caso difere consoante as pessoas. Uns não são vistos e só se sabe que estão vivos quando se houvem os passos deles nos soalhos, outros amontoam lixo durante anos e zangam-se quando o limpam, outros até que falam quando lhes apatece e outros ainda que são vistos pelos pais na sala.

A reportagem também fala das "escolas de marranço". Para as caracterizar vou explicar o que vi:
uma turma de crianças de 12 anos em estudos contínuos e aprendizagem durante o dia (um dos exercícios consistia num complicado problema matemático que nem com 16 anos se resolvia em portugal), por volta das 23hrs têem que fazer um teste. Quem passa no teste, vai dormir, quem chumba continua a tentar até passar e ir dormir. Depois de várias tentativas era já 1 e30 manhã quando o ultimo conseguiu acabaro teste....por volta das 6 da manhã estavam a acordar para repetir o processo.

Assustador? Tudo fica pior quando os pais que inscrevem estas crianças nestas escolas decidem arriscar numa escola muito boa pensando que o filho tem capacidades. Pressionam, o rapaz estuda mais do que é aconselhado clinicamente e, no fim, quando vê que as notas não foram das melhores, refugia-se no seu quarto e torna-se num preso onde o juíz, o policia e a acusação foram representados por ele mesmo.

Que fazer nestes casos? Não se aconselha a obrigar os filhos a sair do quarto mas sim dar tempo ao tempo...o problema é que, depois de 4 anos de refúgio, quanto tempo devemos dar mais?

Reflexos, ou não seria este um caso único japonês.

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça mai 03, 2005 6:28 am

o hikikimori costuma estar associado (acho inclusive q é a mesma coisa) à obsessão do coleccionismo, q vulgarmente atribui o titulo a tais pessoas de otaku (o equivalente ocidental seria nerd, a tradução à letra é "ficar em casa"). por cá no ocidente, temos a tendência de associar os "otaku" aos fãs de manga e anime, mas um verdadeiro otaku japonês pouco tem q ver com esse significado. é verdade que a grande maioria dos otakus são coleccionadores de anime, assim como há outros de filmes, ou de electronica, armas, marketing duma celebridade, tudo o q consigam pensar q seja coleccionável. no entanto, contrariamente ao mero fã, este coleccionismo é levado ao ponto da obssessivo-compulsão, a pontos inimagináveis.

felizmente, que o fenómeno otaku é um caso quase exclusivamente japonês, que apenas encontra pálidos reflexos ocidentais nos trekkies, ou nos fanáticos de star wars. são produtos de uma sociedade elitista, que facilmente faz com q as pessoas se alienem da sociedade e do real, devido muitas vezes à impessoalidade com que a adolescência é vivida.

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » terça mai 03, 2005 8:12 am

Se vocês tivessem visto a escola para crianças hiper activas q eu vi... e esta n era no Japão, era em Londres... pasmem. Era de uma violencia aterradora,um capamento total e aniquilação primária da personalidade de um ser humano. Garanto que fikei chocada c o q vi.

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça mai 03, 2005 10:35 am

a hiperactividade n tem muito q ver com isto, mas tens de ter em mente q a hiperactividade é um disturbio do desenvolvimento no qual existe uma depressão muito forte

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » terça mai 03, 2005 10:41 am

Desculpa lá mas a partir do momento em q se fala em escolas e tipos de tratamento aos alunos dados pelas escolas,acho q tenho TODA a legitimidade de falar numa escola e no tratamento q esta faz aos seus alunos. Por acaso são crianças hiperactivas q na sua maioria frequentam a escola em questão. Kero lá saber o q é a hiperactividade em termos teoretico-medicos,os psicologos acham tal como os fisicos q são donos da verdade, mas... enganem-se.

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça mai 03, 2005 10:45 am

psicologo n é médico.

mas ainda n disseste em concreto o q é q lá faziam...

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » terça mai 03, 2005 10:47 am

Pá... desde espancarem as crianças até - o q pra mim é muito mais grave - humilhações profundas,do genero se um miudo teve um vaipe e falou mais alto na sala, durante uma semana os colegas eram proibidos de lhe dirigir a palavra e tinham de ignorara a sua existencia. E essa é das mais softs.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » terça mai 03, 2005 11:28 am

Seja como for, são coisas um pouco diferentes. O Hikikomori é, a meu ver, uma doença social. Até já me disseram que é tudo uma "questão de honra" para os japoneses (que põem a Honra acima de tudo). Aliás, já ouvi falar de suicidos em grupo por pessoas que, por se encontrarem desempregadas, nao queriam benefeciar do subsidio a que tinham direito. Outras mentalidades (bastante assustadoras).

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » terça mai 03, 2005 11:31 am

Cernunnos Escreveu:Seja como for, são coisas um pouco diferentes. O Hikikomori é, a meu ver, uma doença social. Até já me disseram que é tudo uma "questão de honra" para os japoneses (que põem a Honra acima de tudo). Aliás, já ouvi falar de suicidos em grupo por pessoas que, por se encontrarem desempregadas, nao queriam benefeciar do subsidio a que tinham direito. Outras mentalidades (bastante assustadoras).

~Bom, ok, nem vou bater mais na tecla, voces acham q n tem nada a haver, eu acho q tem tudo a haver...
Mentalidades bem fascinates do meu ponto de vista,p acaso.Uma das coisas mais lindas q já li foi o conto Espada e o conto Honra (hmhm,precisamente) do Mishima... descreve bem este tipo de mentalidade tão estranho pra nós ocidentais...

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » terça mai 03, 2005 11:37 am

Bem, já agora ... porque é que nessa escola os alunos hiperactivos são maltratados ? Tens a certeza que é pela mesma razão que levam os japoneses nas escolas a serem vitimas de pressões e violencia psicologica elevadíssimas ?

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » terça mai 03, 2005 11:43 am

Sim,o intuito é fazer c q esses alunos sejam OS melhores. Há uma corrente em Inglaterra,ou havia á altura em q fui ver esta estranhissima escola, q identificava hiperactividade c genialidade e crianças sobredotadas. O intuito é controlar-lhes a mente de forma a canalizarem as suas energias para um unico fim: SEREM OS MELHORES OU NÃO SEREM NADA. E muitas escolas preparatorias particulares inglesas sofrem tb deste mal... a ultra competitividade entre criancinhas de 10 anos, como se a sua sobrevivencia dependess do facto de trem melhor nota q este ou akele no teste,ou como se dependesse do facto de n ter abaixo do B+ como nota final. Eu continuo a achar q tem a haver,mas pronto, devo tar a ver mal as coisas...

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » terça mai 03, 2005 11:47 am

Bem, é que eu pensava que eles maltratavam as crianças ... para as curar ... ou algo do género. :x Assim, já pode ter alguma coisa a ver. Mas ainda tenho que ver o documentário.

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » terça mai 03, 2005 12:17 pm

Cernunnos Escreveu:Seja como for, são coisas um pouco diferentes. O Hikikomori é, a meu ver, uma doença social. Até já me disseram que é tudo uma "questão de honra" para os japoneses (que põem a Honra acima de tudo). Aliás, já ouvi falar de suicidos em grupo por pessoas que, por se encontrarem desempregadas, nao queriam benefeciar do subsidio a que tinham direito. Outras mentalidades (bastante assustadoras).

sim, é verdade, há uma taxa de suicidio muito alta devido ao desemprego.

Vento_Nocturno
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta set 19, 2003 12:45 pm

Mensagempor Vento_Nocturno » quarta mai 04, 2005 11:04 am

xiuuuuu...

se disserem isso muito alto ainda apresentam isso como solução para o desmeprego em Portugal.....

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » quarta mai 04, 2005 11:57 am

Até que não era má ideia ... Põr as sanguessugas todas a suicidar-se ...

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 97 visitantes