Cerveja ajuda a prevenir doenças (Outra prova!!!!)

Avatar do Utilizador
Fungus
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 838
Registado: terça jan 20, 2004 7:08 pm
Localização: Tilburg
Contacto:

Cerveja ajuda a prevenir doenças (Outra prova!!!!)

Mensagempor Fungus » quarta mai 11, 2005 3:15 pm

Cerveja ajuda a prevenir doenças


Cancro da mama, obesidade e osteoporose são três patologias que afectam particularmente as mulheres. No entanto, estudos recentes provam que o consumo moderado de cerveja ajuda na sua prevenção.


“A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida em todo o Mundo”, diz a microbióloga Catarina Queiroga. “Mas não é conhecida pelas suas capacidades nutricionais”, precisa o presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja, Manuel Ferreira de Oliveira. Na verdade, esta bebida tem compostos benéficos para a saúde, que, segundo estudos realizados em Portugal e no estrangeiro, podem ajudar a prevenir doenças como o cancro da mama, a obesidade e a osteoporose.

De acordo com o estudo Efeitos de Compostos Fenólicos na Proliferação de uma Linha Celular de Carcinoma Mamário – galardoado com o Prémio de Excelência do IBESA (Instituto de Bebidas e Saúde), da autoria da nutricionista Sandra Silva e orientado pela investigadora Maria da Conceição Calhau –, o xanto-humol, que se encontra em abundância na cerveja, apresentou um efeito inibitório sobre o crescimento celular. Como tal, previne o desenvolvimento do cancro da mama, principal causa de morte nas mulheres entre os 35 e 55 anos.

No que diz respeito à obesidade, existe um consenso generalizado de que as pessoas que bebem cerveja são mais barrigudas do que as que não bebem álcool. A expressão ‘barriga de cerveja’ é muito utilizada, mas, para a microbióloga Catarina Queiroga, os estudos realizados para apurar a relação entre o índice de massa corporal e o consumo de cerveja não são conclusivos. “Em alguns casos, o consumo desta bebida fez diminuir o índice de massa corporal e há nutricionistas que recomendam a sua ingestão moderada”, afirma.

A cerveja tem também benefícios ao nível da saúde dos ossos, pois o silício, mineral abundante nesta bebida, fortalece o colagéneo dos ossos, dando-lhes força e flexibilidade. A ingestão de quantidades consideráveis deste mineral até aos 35 anos, idade em que se atinge o pico de maturação óssea, pode ajudar a prevenir a osteoporose em idades mais avançadas, revelou um estudo apresentado por Jonathan Powell, do Departamento de Nutrição e Medicina do King’s College de Londres.

PREVENIR DOENÇAS CARDÍACAS

Por sua vez, Martin Bobak e uma equipa de investigadores do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College de Londres, concluíram que a cerveja pode proteger contra os enfartes de miocárdio, uma vez que os consumidores regulares têm menos probabilidades de serem vítimas de enfarte do que os abstémios.

“Não se pretende levar as pessoas a pensar que a cerveja é um remédio, mas é um óptimo complemento da nossa dieta”, afirma Manuel Ferreira de Oliveira. “No entanto, é importante não esquecer que se trata de uma bebida alcoólica, pelo que a palavra de ordem é moderação”, sublinha Catarina Queiroga.

CONSUMO MODERADO

No caso das mulheres, não devem ser ultrapassados os 10-12g de álcool (1-2 garrafas) por dia e, no caso dos homens, os 20-24g (2-3 garrafas). Palavra de ordem: moderação.

ÀS REFEIÇÕES

A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser feita às refeições. E o consumo, quando regular, deve ser descontinuado, ou seja, uma ou duas vezes por semana.

REMÉDIO?

A cerveja não deve ser vista como um remédio, mas sim um óptimo complemento de dietas.

COMPLEMENTO DE DIETA

Numa altura em que a alimentação ocidental é excessivamente rica em lípidos, açúcares e sódio, e pobre na maioria dos constituintes da cerveja, esta bebida surge como uma mais-valia numa dieta equilibrada e saudável.

- Sendo uma bebida de origem agrícola, a cerveja possui importantes compostos com propriedades nutricionais e funcionais.

- Os principais componentes nutricionais da cerveja são os glícidos, o etanol e as proteínas e contém ainda vitaminas, sais naturais, diversos compostos fenólicos e fibra alimentar.

- No total, qualquer cerveja possui mais de 400 compostos, mas não contém gordura e possui reduzido valor calórico – apenas 45 kcal por cada 100 ml – inferior ao de um copo de leite e de quase todas as bebidas alcoólicas.

Andreia Dias (in Correio Da Manhã)



:cheers: :beer: :jeroen: :naughty:

Avatar do Utilizador
Overkill
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 640
Registado: terça jan 04, 2005 2:42 pm
Localização: Seixal
Contacto:

Mensagempor Overkill » quarta mai 11, 2005 3:20 pm

weeeeeeeeeee :D mesmo das coisas que sabe bem ouvir :D

Avatar do Utilizador
Sothis
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 729
Registado: sexta set 17, 2004 5:51 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagempor Sothis » quarta mai 11, 2005 3:38 pm

venha ela,Super Bock bem fresquinha, :cheers:

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » quarta mai 11, 2005 4:07 pm

Ui a cerveja ajuda a combater a obesidade. Isto vai ser uma caneca de cerveja ao pequeno almoço, almoço e jantar.

Demoniac_LL [RIP]

Mensagempor Demoniac_LL [RIP] » quarta mai 11, 2005 4:16 pm

Eu sabia que ao beber cerveja estava a contribuir para a saude do meu corpo....estaria tão errado se não fosse assim :D :beer:

Avatar do Utilizador
Amphion
Administrador
Mensagens: 3088
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta mai 11, 2005 4:21 pm

Ahahaha, amanhã e sexta feira (e sábado... :lol:) vou ficar MUITO SAUDÁVEL! :wink:


Aquela parte do "moderado" é que é mais chata..... :twisted:

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta mai 11, 2005 4:36 pm

Se passares de gramas para litros já fica correcto.
Aliás toda a gente sabe que a cerveja se mede em litros. :beer:
Última edição por Bronze [RIP] em quinta mai 12, 2005 12:12 am, editado 1 vez no total.

Groth [RIP]

Mensagempor Groth [RIP] » quarta mai 11, 2005 4:57 pm

Mas ainda há alguém com dúvidas sobre os beneficios da cerveja?

Avatar do Utilizador
BKD.
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1629
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Localização: Algarve
Contacto:

Mensagempor BKD. » quarta mai 11, 2005 5:32 pm

A cerveja preta, há não muitos anos, era vendida nas farmácias...
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Avatar do Utilizador
Jay
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 716
Registado: terça dez 21, 2004 8:49 pm
Localização: Barcelos
Contacto:

Mensagempor Jay » quarta mai 11, 2005 6:53 pm

Cerveja ajuda a prevenir o cancro da mama...
"Death Lives In Us"
Imagem

Avatar do Utilizador
Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1644
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » quarta mai 11, 2005 9:41 pm

Haja saúde :jeroen: :beer: :cheers: 8)

Groth [RIP]

Mensagempor Groth [RIP] » quarta mai 11, 2005 10:38 pm

Postmortem Escreveu:Haja saúde :jeroen: :beer: :cheers: 8)


...e cerveja. Muita cerveja!

Avatar do Utilizador
Memorial
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1329
Registado: segunda out 18, 2004 11:10 am
Contacto:

Mensagempor Memorial » quinta mai 12, 2005 12:08 am

Sejam moderados ao consumir. :cheers:

Demoniac_LL [RIP]

Mensagempor Demoniac_LL [RIP] » quinta mai 12, 2005 3:39 am

Pois é Sexta e Sábado é dia de ficar saudável, ora vejamos: Seixal e Covilhã vai ser bonito vai :beer:


Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 52 visitantes