Clube Jamba

Avatar do Utilizador
Sun_Crusher
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 870
Registado: domingo nov 26, 2006 11:32 pm

Clube Jamba

Mensagempor Sun_Crusher » quarta nov 04, 2009 5:08 pm

Qual a vossa opinião? Já alguém foi burlado?

O Instituto do Consumidor está a investigar o Clube Jamba por publicidade enganosa. Esta empresa, com sede na Alemanha, anuncia toques, vídeos e jogos para telemóveis, sem informar que a compra destes serviços implica uma subscrição semanal contínua e difícil de cancelar. As reclamações dispararam, sobretudo de pais que tiveram de pagar contas de 60 e 90 euros.

O Crazy Frog é um dos chamariz deste negócio que chegou o ano passado a Portugal. Há, também, o Mosquito Loco Loco, La Tortura, a Shakira ou Hold Still, David Fonseca, alguns dos toques polifónicos mais populares e aos quais se pode aceder através do 4002 ou 4004, por mensagem ou internet. A paleta de conteúdos é grande para atrair vários públicos, mas são os jovens e os adolescentes que originam mais queixas. Mas quem protesta é quem paga a factura: os pais.

Em poucos meses, as reclamações choveram junto das associações de consumidores - na Deco atingiram as 70, do Instituto do Consumidor (IC) - e da Autoridade nacional de Comunicações (ANACOM), mas esta entidade diz que os conteúdos não fazem parte das suas competências e passou o caso para a área do consumo.

O IC abriu processos de contra-ordenação contra o Clube Jamba por publicidade enganosa e venda ilegal, já que pode considerar-se uma venda à distância. Esta é o maior empresa de fornecimento de conteúdos para telemóveis, estando a ser investigados outros operadores.

Segundo os juristas da Deco há, para já, duas ilegalidades. O contrato de adesão é feito por menores de 18 anos, o que não é permitido por lei. E as pessoas não são informadas de que estão a "comprar" conteúdos. "Nem a publicidade nem o serviço informam o consumidor que ao fazer um descarregamento estão a realizar um contrato e, legalmente, não o podem fazer", explica Luís Pisco.

Estratégia

Aos toques polifónicos, juntam-se as mensagens com anedotas alentejanas ou o grito de golo, por exemplo, os videotones com meninas que despem e vestem a camisola, jogos para telemóvel (nomeadamente, o EASports FIFA) ou os novos efeitos sonoros como a Gripe das aves ou um Allien a cantar.

Os consumidores pedem um daqueles serviços e, sem o saberem, subscrevem uma adesão semanal a um clube (Gold, Platinum, Efeitos Sonoros ou Game são alguns dos nomes) e pela qual pagam quatro euros semanais. E, todas as semanas, no mesmo dia, recebem quatro toques, mensagens ou imagens. E o problema é que há crianças e adolescentes que acabam por pedir mais que um toque. Feitas as contas, as facturas podem ascender aos cem euros mensais.

Nos casos dos telemóveis pré-pagos, os carregamentos são automaticamente absorvidos, já que o valor do serviço fica em dívida. E, mesmo depois do serviço anulado, o pagamento do passivo é descontado no saldo.

Foi aquele "aspirador" de dinheiro que levou muitos pais a reclamar. As pessoas dizem que têm dificuldade em falar para o centro de contacto da empresa em Portugal, algumas das quais acabaram por comprar um novo cartão. A Deco telefonou para a sede da empresa, na Alemanha, e tem conseguido o reembolso das quantias reclamadas.

Entretanto, a página da Internet do Clube Jamba tem mais informação do sistema, mas apenas na segunda página do toque pedido.


Fonte: DN

Eu quase que era vitima, tudo por causa do Crazy Frog :cry:
POUCO, MUITO POUCO MESMO, ORTODOXO

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Re: Clube Jamba

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quarta nov 04, 2009 5:10 pm

:lol:

Avatar do Utilizador
Xhara
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1195
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Re: Clube Jamba

Mensagempor Xhara » quarta nov 04, 2009 5:16 pm

Club€ Jamba :beer:
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Avatar do Utilizador
Sun_Crusher
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 870
Registado: domingo nov 26, 2006 11:32 pm

Re: Clube Jamba

Mensagempor Sun_Crusher » quarta nov 04, 2009 5:21 pm

Ou Club Jenna. Mas isso já tem classe... embora não tenha o Crazy Frog e os Fart Monkeys!
POUCO, MUITO POUCO MESMO, ORTODOXO

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: Clube Jamba

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » quarta nov 04, 2009 5:21 pm

Na Alemanha fizeram um abaixo-assinado para remover os anúncios televisivos da Jamba durante o horário nobre.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Re: Clube Jamba

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » quarta nov 04, 2009 5:30 pm

paulo figueiredo Escreveu:Na Alemanha fizeram um abaixo-assinado para remover os anúncios televisivos da Jamba durante o horário nobre.


Apanho alguns canais alemães na parabólica, e é um abuso, são 15 minutos de publicidade seguidos só dos anúncios jamba.

Edit:

E para não falar que de 20 em 20 minutos (+/-) há pausa das séries/wtv para anúncios. :|

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: Clube Jamba

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » quarta nov 04, 2009 5:32 pm

Kustu Escreveu:
paulo figueiredo Escreveu:Na Alemanha fizeram um abaixo-assinado para remover os anúncios televisivos da Jamba durante o horário nobre.


Apanho alguns canais alemães na parabólica, e é um abuso, são 15 minutos de publicidade seguidos só dos anúncios jamba.


Epá em horário nobre? Então não sei o que se passou... se calhar o tal abaixo-assinado foi ignorado...

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Re: Clube Jamba

Mensagempor Inmist » quarta nov 04, 2009 5:33 pm

paulo figueiredo Escreveu:Na Alemanha fizeram um abaixo-assinado para remover os anúncios televisivos da Jamba durante o horário nobre.

Nnca fui burlado, eu sou da geração que comprava batatas fritas e bolicaos para completar as colecções de autoclantes do dragon ball :lol:
De qualquer forma, este género de coisas enoja-me pois é claramente publicidade mais que enganosa. O miúdo vê aquilo por 2 ou 3€ e compra, sem saber que está a aceder a um "contrato" que obriga a pagar X por semana ou mês. As letras pequenas normalmente são ignoradas, e em anúncios televisivos, impossíveis mesmo de ler. Atendendo a este último facto, deveriam ser considerados proibidos todos os anúncios televisivos em que a informação essencial não esteja expressa de forma perceptível, no mínimo. Anúncios fixos (placares, internet, etc.) é diferente... Não há leis que controlem estas coisas?
"Hate the ones who bring you down"

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: Clube Jamba

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » quarta nov 04, 2009 5:36 pm

Inmist Escreveu:
paulo figueiredo Escreveu:Na Alemanha fizeram um abaixo-assinado para remover os anúncios televisivos da Jamba durante o horário nobre.

Nnca fui burlado, eu sou da geração que comprava batatas fritas e bolicaos para completar as colecções de autoclantes do dragon ball :lol:
De qualquer forma, este género de coisas enoja-me pois é claramente publicidade mais que enganosa. O miúdo vê aquilo por 2 ou 3€ e compra, sem saber que está a aceder a um "contrato" que obriga a pagar X por semana ou mês. As letras pequenas normalmente são ignoradas, e em anúncios televisivos, impossíveis mesmo de ler. Atendendo a este último facto, deveriam ser considerados proibidos todos os anúncios televisivos em que a informação essencial não esteja expressa de forma perceptível, no mínimo. Anúncios fixos (placares, internet, etc.) é diferente... Não há leis que controlem estas coisas?


Aparentemente as leis que regulam estas coisas, estão cheias de buracos.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Re: Clube Jamba

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » quarta nov 04, 2009 5:38 pm

paulo figueiredo Escreveu:
Kustu Escreveu:
paulo figueiredo Escreveu:Na Alemanha fizeram um abaixo-assinado para remover os anúncios televisivos da Jamba durante o horário nobre.


Apanho alguns canais alemães na parabólica, e é um abuso, são 15 minutos de publicidade seguidos só dos anúncios jamba.


Epá em horário nobre? Então não sei o que se passou... se calhar o tal abaixo-assinado foi ignorado...


Já foi há bastante tempo, ultimamente deixei de ver tanta televisão. Mas na MTV Alemã, era um abuso, era durante o dia todo. E à noite eram aqueles eróticos. :naughty:

Concordo com o Inmist, devia ser proibido, ou então as letras pequenas e rápidas, deviam levar uma enorme ampliação e passar a 1/10 da velocidade normal que passam.

Avatar do Utilizador
Xhara
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1195
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Re: Clube Jamba

Mensagempor Xhara » quarta nov 04, 2009 5:40 pm

Kustu Escreveu:
paulo figueiredo Escreveu:
Kustu Escreveu:
paulo figueiredo Escreveu:Na Alemanha fizeram um abaixo-assinado para remover os anúncios televisivos da Jamba durante o horário nobre.


Apanho alguns canais alemães na parabólica, e é um abuso, são 15 minutos de publicidade seguidos só dos anúncios jamba.


Epá em horário nobre? Então não sei o que se passou... se calhar o tal abaixo-assinado foi ignorado...


Já foi há bastante tempo, ultimamente deixei de ver tanta televisão. Mas na MTV Alemã, era um abuso, era durante o dia todo. E à noite eram aqueles eróticos. :naughty:

Concordo com o Inmist, devia ser proibido, ou então as letras pequenas e rápidas, deviam levar uma enorme ampliação e passar a 1/10 da velocidade normal que passam.


Concordo!

Nada a ver com a Jamba, mas no anuncio ao Actimel, diz lá em letras pequenas que só funciona se estivermos numa dieta saudável e equilibrada :?
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Re: Clube Jamba

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » quarta nov 04, 2009 5:42 pm

Em França, no início ou fim do anúncio comercial, passa sempre um aviso em letras grandes, por exemplo, se for uma publicidade a chocolates, aparece a dizer para terem uma alimentação saudável, para não comer demasiados doce, etc..

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Re: Clube Jamba

Mensagempor Inmist » quarta nov 04, 2009 5:52 pm

Isso já deve ser tempo de antena pago por alguma entidade, semelhante à deco... mas como tem a ver com a saúde, pode ser mesmo do governo, investimento em pub. para baixar as despezas com a saúde posteriores, ou então é despeza do proprio canal... perfeito era ser mesmo da empresa que faz a publicidade original.

paulo figueiredo Escreveu:Aparentemente as leis que regulam estas coisas, estão cheias de buracos.

Buraco$?
"Hate the ones who bring you down"

Avatar do Utilizador
Patricia
Metálico(a)
Mensagens: 151
Registado: sexta abr 17, 2009 6:37 pm
Localização: Elven Village
Contacto:

Re: Clube Jamba

Mensagempor Patricia » quarta nov 04, 2009 6:18 pm

Só cai nisso que quer, eu não vejo muita televisão, não sei se isso ainda passa, mas às uns tempos era constantemente.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Hannibal King
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 336
Registado: quarta ago 19, 2009 6:06 pm
Localização: Paradise Lost

Re: Clube Jamba

Mensagempor Hannibal King » quarta nov 04, 2009 6:54 pm

A ding ding ding ding dididing ding bing bing pscht,
Dorhrm bom bom bedom bem bom bedom bom bum ba ba bom bom,
Bouuuuum bom bom bedahm, Bom be barbedarm bedabedabedabeda
Bbrrrrrimm bbrrrrramm bbbrrrrrrrrraammmmm ddddddraammm,
Bah bah baah baah ba wheeeeeee-eeeee-eeeee!
* .:Imagination.Rules.The.World:.
* When words fail, music speaks.
* Dreams are so intoxicating.


Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes