Para pensar

Abracadaver [RIP]

Para pensar

Mensagempor Abracadaver [RIP] » quarta mai 25, 2005 7:57 pm

e opinar.

Imagem

Fungus
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jan 20, 2004 7:08 pm
Contacto:

Mensagempor Fungus » quarta mai 25, 2005 8:05 pm

As grandes sim... Agora as pequenas não. Acredita.

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quarta mai 25, 2005 8:36 pm

ora bem...

deixem-me fazer de advogado do diabo dizendo apenas o seguinte:

se a tal major é a proprietária do cd e da musica nele gravada, ela que a venda ao preço que quiser...

não há volta a dar...

se eu vou vender melões, vendo-os pelo preço que quero, se alguém me rouba um melão porque acha que o preço é injusto, então é um ladrão, nada mais, nada menos...

outro exemplo, será que um ferrari vale mesmo os baldes de dinheiro que custa? se não vale, que se pode fazer para se ter um? roubar?

é por isso que é preciso muito cuidado quando se atacam as politicas idotas, injustas, imbecis, castradoras, ganaciosas, implacáveis das majors... porque apesar de representarem perfeitamente muito do que esta podre humanidade tem de pior estão na mesma a defender o que é deles... porque todos os musicos que lá estão assinaram de livre vontade e de livre vontade cederam os direitos sobre as suas criações... acho eu...

...

é claro que eu tenho 60 gb na minha máquina e os cd's que compro provêm todos (ou quase) de editoras independentes...

8)
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » quarta mai 25, 2005 9:09 pm

Confesso que é coisa que eu nunca percebi muito bem... afinal o que faz uma editora? Promove o albúm e distribuí, mas tem mais alguma função?

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta mai 25, 2005 9:44 pm

quem paga as horas de estúdio, o produtor, financia as tournees, distribuição do disco, publicidade, ...

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quarta mai 25, 2005 10:29 pm

exacto!

quem saca musica da net e não compra os cd's, nem vale a pena justificar-se...

porque por muito que se tente dar a volta a coisa, em ultima análise está a usufruir-se de um bem produzido com os recursos de terceiros pelo qual não se pagou...

quer dizer, directamente, pelo menos...
Última edição por Einherjer em quarta mai 25, 2005 10:37 pm, editado 1 vez no total.
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Sataere
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 14, 2004 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sataere » quarta mai 25, 2005 10:31 pm

Acho ridículo a porcaria do flyer! As bandas ganham mais ou menos em reflexo das vendas e, por acréscimo, conseguem marcar mais ou menos datas. Se a banda vende pouco é porque não é bem aceite pelo público, não é culpa da editora.
O preço final dos cds é feito nas lojas, daí a variedade que se encontra no valor de um mesmo cd em diferentes sítios. As editoras vendem em wholesale a partir de um número minímo.
Fnac = 17€
Piranha = 15€
Uma qualquer mailorder = 12/13€
E certamente que todos conseguiram os cds dentro do mesmo preço de revenda.
Mesmo a editora sendo uma merda, a banda só assina e aceita as condições... se quiser!

Boicotar as editoras até poderia fazer baixar os preços, mas não era por isso que as bandas iam receber mais.... no seguimento dessa acção, receberiam menos e muitas até seriam dispensadas.

Mas eu não percebo nada disto!
"Shudder, tremble, anticipate, obey - and with all that, if you are not very fortunate, perhaps you will not be completely miserable."
w w w . s k u l l p r o d u c t i o n s . c o m
w w w . i n t h y f l e s h . c o m

Mindwalker
Administrador
Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm

Mensagempor Mindwalker » quarta mai 25, 2005 10:53 pm

Aliás, onde os CDs se encontram mais caros é onde as lojas conseguem preços de revenda mais baixos, ironicamente. Isto por comprarem quantidades *muito* maiores que a pequena loja de esquina. Além disso, ainda subtraem ao preço de revenda a que adquirem os discos "privilégios" como "postos de escuta" e afins.

O problema aqui é as pessoas estarem sempre à caça da "borla". Eu de bom grado abdico de meia-dúzia de cervejas ou duma petiscada com amigos para comprar um disco que queira realemente adquirir. Mas isso sou eu... porque se queixam as pessoas do preço dos CDs e não dos transportes, portagens e quejandos? E o argumento de que aqui temos preços iguais ao resto da Europa, em termos de lojas, é falso: dificilmente adquires um disco numa grande superfície francesa por menos de 22 ou 23e, e sei que no Reino Unido é similar. Aí há a agravante de os putos andarem a pagar 60e por long-sleeves de Cradle of Filth ou coisas do género.

Um disco é um produto cuja manufactura é dispendiosa. Mais, muito mais, do que aquele "flyer" deixa transparecer. Ali, além dos valores irreais, na maioria dos casos, não se mencionam "detalhes" como direitos de autor, etc.

De qualquer modo, apenas as editoras maiores partem logo para edições de 10000 ou mais cópias. São a excepção num panorama em que a regra é ir fazendo às 1000 de cada vez, porque não há dinheiro nem vantagem em investir em mais. Portanto, um disco custa bem mais que 1e à unidade na fábrica (algo mais próximo dos pretensos 2,55e que, segundo o flyer, custaria a totalidade dos encargos com o CD), e o resto das despesas são *muito* variáveis. Enfim... esse grande desporto nacional, o "arremesso da posta de pescada", continua em alta.
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि

Vlad [RIP]

Mensagempor Vlad [RIP] » quinta mai 26, 2005 12:33 am

Eu li o flyer, li os comentários e a única conclusão que posso tirar é que até vale a pena comprar os CDs. É verdade que não é bem o nosso meio, mas em termos de massas, o que era feito da variedade musical sem as major?

Mesmo que as bandas fossem coagidas a assinar, coisa que eu não acredito porque depois de ler eu provavelmente assinaria sem grande stress com uma major, que ideia é essa de ir gamar CDs?

BulletBeast
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 24, 2004 9:28 pm

Mensagempor BulletBeast » quinta mai 26, 2005 12:47 am

Concordo com o Anasazi!
O folheto é exactamente como os filmes do Michael Moore... pintam uma verdade aparentemente irrefutável mas acabam por ser apenas um lado da coisa e absolutamente tendenciosos.
Além disso as contas apresentadas não tem nada a vêr com majors e com com artistas mainstream.

(onde é que a gravação de um album de um artista mainstream custa 2500€???) - Só se fôr para as primeiras 16 horas de gravação... ou qq coisa assim.
1000€ para grafismo de um "grande" artista? Só em sessões de fotografias profissionais gastar-se-á seguramente 10 vezes mais...
2000€ para promoção e divulgação de um artista mainstream é brutalmente irreal...

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » quinta mai 26, 2005 12:59 am

Bem, eu meti aqui o flyer porque me recordava de já ter lido uma cena que o diabolu escrever sobre o custo de um lançamento etc.

Eu, pessoalmente, sei falar melhor de livros do que de discos.
Se é verdade que os autores recebem uma merda das editoras em termos do lucro destas? É sim senhor.
No entanto, quem não gostar, pode sempre pagar a manufactura, a distribuição e a publicidade do seu bolso. E fica com uma boa fatia dos lucros, simples.

Sinceramente, o flyer pareceu-me bastante desajustado à realidade e uma falsa desculpa para justificar os downloads. Seja uma banda que vende 100 cópias, seja uma que venda um milhão, se me interessar, devo comprar. Se o lucro vai todo para as editoras ou para quem quer que seja, os artistas que tivessem pensado nisso antes de assinar o contrato.

Falando por mim, fiz um disco de industrial / power electronics / whatever no ano passado. E sinceramente, nem me dei ao trabalho de procurar editora. Simplesmente gravei em CD-R, vendi por correio sem ganhar um tostão e pronto. E agora até meti a coisa no emula para quem quiser sacar.
Porque, e saindo ligeiramente do assunto principal, acho uma treta uma banda que lança o primeiro disco (demos e afins) cobrar dinheiro por isso. É certo que as horas de estúdio (quando o há) e afins se pagam, mas é para quem pode e não para quem quer. E afinal, como é do conhecimento geral, com tantos milhares de discos a sair por semana, est é uma das formas de uma banda se dar a conhecer e mais tarde lá terá o seu reconhecimento ou não.

Mas resumindo, acho o flyer bastante "não-realidade".

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » quinta mai 26, 2005 1:06 am

Falando de coisas que eu sei, há factos muito errados no flyer, e se aquilo se refere a alguns lançamentos maiores, está nivelado muito por baixo. Por exemplo uma banda como Dimmu Borgir tem orçamentos de estúdio na ordem dos 15000 - 20000 euros, e normalmente a publicidade/promoção é à volta de 60 e até 70% ou mais do orçamento do CD...pelo que os números estão ridiculamente afastados da realidade. E a editora não vende os cds a 15 euros para revenda, nem sequer aos 12 euros a que se encontram os cds em muitas distros. Sei de editoras que para certas quantidades vendem os CDs a 7 euros, e a editora média/grande ainda paga empregados, impostos, instalações, etc... não há dúvida que uma editora com bandas que vendem bem ganha dinheiro, mas também não é aquilo que certas pessoas pensam...
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

BulletBeast
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor BulletBeast » quinta mai 26, 2005 1:46 am

O site http://www.anticopyright.no.sapo.pt/ de onde foi sacado esse flyer é de bradar aos céus.

Mindwalker
Administrador
Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm

Mensagempor Mindwalker » quinta mai 26, 2005 1:51 am

Faz-me lembrar os putos "punks anarcas" que falam de anarquia e revolução na net, no conforto da sala de estar, ao PC de marca multinacional com sistema operativo Microsoft, etc e tal... :roll:
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि

BulletBeast
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor BulletBeast » quinta mai 26, 2005 11:11 am

Podes crer.
Ou aquele tipo de gente que é capaz de lançar flyers anti animal testing com uma foto assim:
Imagem

e ser completamente indiferente a uma foto assim:
Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 64 visitantes