Portugal

Nattassha
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta dez 16, 2004 1:38 pm

Portugal

Mensagempor Nattassha » quarta jun 22, 2005 11:48 am

Esta foi a resposta de Adolfo Luxúria Canibal (vocalista do grupo Mão Morta) à questão levantada sobre os preços serem mais caros em Portugal que no resto da Europa:

"Mas a culpa é só nossa, dos portugueses! Nós é que temos o culto do caro, resquício de um velho complexo de inferioridade e sintoma de povo novo-rico (sim, apesar de tudo, apesar de sermos os mais pobres da UE - pelo menos antes do último alargamento) , o que é certo é que grande parte - a maioria? - da nossa classe média tem ascendência campesina e há quarenta anos andava de pé descalço).

Nós é que achamos que se não for caro não tem qualidade, envergonhamo-nos de achar caro ou de pedir mais barato, que nos tomem por pelintras... Nós é que temos o culto das marcas, tanto maior quanto mais caras surjam no mercado, culto esse que no estrangeiro está circunscrito aos suburbanos e aos grupos étnicos deixados à margem, como forma de afirmação social. Nós é que criamos a aura dos produtos caros como sinónimo da alto standing, como sinal de pertença a uma élite, como prestígio. E qualquer aprendiz de marketing percebe imediatamente isso, percebe que no mercado português uma marca ou um produto impõe-se pelo preço excessivo, ganha renome não pela qualidade mas pelo preço, com a vantagem dessa estratégia ainda aumentar a margem de mais-valia para o fabricante ou vendedor.

A FNAC é um exemplo, com os discos à venda em Portugal bem mais caros que os mesmos discos à venda em França, na mesma FNAC (e com o mesmo IVA!). Mas o exemplo mais chocante é o da IKEA: para se implantar em Portugal aumentou os preços em relação aos praticados noutros países (onde a sua estratégia de implantação é exactamente a de preços muito baratos para um design moderno)e, ainda tendo a concorrência da Habitat (que em Portugal já praticava preços mais altos do que em França, p.ex.), comprou a Habitat Portugal e baixou-lhe drásticamente os preços, questão de ficar com o prestígio de marca cara,
logo apetecível, e mandar a Habitat para o desprestígio de marca
popularucha, ao alcance de qualquer bolsa!... Mas já a Zara não teve que aumentar os preços, pouco depois de abrir as primeiras lojas em Portugal, para se manter concorrencial e apetecível ao público? As máquinas fotográficas não são bem mais baratas nos Office Centers do que nas FNACs e as pessoas não preferem comprar na FNAC, que é mais prestigiante?

Em tempos, numa Francesice para a Antena 3, contei a história da turista
portuguesa que entrou numa loja parisiense a perguntar o preço de uma
camisola que estava na montra. A empregada disse-lhe o preço e acrescentou, numa honestidade a que nós não estamos habituados, que era cara, que tinha mais barato (pressupondo que para a mesma qualidade ou superior); não é que a portuguesa levou aquilo como um insulto pessoal, como uma insinuação de que não terias posses para comprar a camisola, e desatou aos berros, dizendo que tinha dinheiro para comprar a camisola, as camisolas todas da loja, a própria loja!... É esta a nossa mentalidade, e enquanto continuar a ser continuaremos a levar com os preços mais caros da Europa (para salários três e quatro
vezes mais baixos)!"

Abraços Adolfo LC

foil [RIP]

Mensagempor foil [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:06 pm

Tem toda a razão! Concordo plenamente!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:10 pm

Concordo, em parte.

As lojas dos chineses (isto hoje vai parar tudo ao mesmo lado 8) ) estão em grande crescimento e, muito pelo contrário, praticam o cvlto do baratissimo...

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:12 pm

Lojas dos chineses rulam!!!

Há lá uma ao pé da minha casa onde eu vou regularmente só pa ver o chinoca jeitoso e novinho ,q por acaso estuda gestão de empresas aí numa faculdade de LX...

Nattassha

Mensagempor Nattassha » quarta jun 22, 2005 12:14 pm

é obvio que as lojas dos chineses florescem.....não há orçamento que aguente!

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:16 pm

Eu hoje tenho um sapatinho chinês de cetim preto bordado a vermelho comprado numa loja chinesa... e nem vou fazer alusões tipo gata borralheira e principe a calçar-me o sapato.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:18 pm

Svandis Escreveu:Lojas dos chineses rulam!!!

Há lá uma ao pé da minha casa onde eu vou regularmente só pa ver o chinoca jeitoso e novinho ,q por acaso estuda gestão de empresas aí numa faculdade de LX...

Ai que o sortudo se calhar também anda de comboio... 8)

Nattassha

Mensagempor Nattassha » quarta jun 22, 2005 12:18 pm

eu nunca encontrei nada de jeito numa loja de chineses....confesso.....

Nattassha

Mensagempor Nattassha » quarta jun 22, 2005 12:20 pm

Bronze Escreveu:
Svandis Escreveu:Lojas dos chineses rulam!!!

talvez o BR11 quissesses no seu inconsciente essas viagens de comboio partilhadas......

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:20 pm

Bronze Escreveu:

Este não sei se anda. Mas com certeza que ainda não tem os milhões de dolares de outros viajantes de comboio... 8) espero mais uns anos e depois invisto!! (o principe encantado q me calçou o sapatinho foi o meu marido, ahahahaah!)

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:23 pm

tutuuuuuuu, pocaterra pocaterra, a carruagem ainda descarila :lol:

é melhor escolher muito bem a agulheta... linha 3, all abooooooooard

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:25 pm

Ar iu tókingue tu mi??? Iu ar nót tókingue tu mi...

Nattassha

Mensagempor Nattassha » quarta jun 22, 2005 12:25 pm

agora fizeste-me lembrar o predador pequenito lá de casa...com o pocaterra, pocaterra.....lol

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:30 pm

Pronto, chega de brincadeira, voltemos à terra e ao nosso pequeno cantinho à beira do mar plantado.

Eu acho que essas empresas que se instalam no nosso país fazem um estudo de mercado. Analisam bem qual é o consumidor alvo e depois aplicam a "cartilha" dos PPPPPs.

PRICE é apenas um elemento da equação
(tb tenho o meu cursinho de MKT e princesa também 8) )

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quarta jun 22, 2005 12:32 pm

Tens tazão no que dizes,mas se te referes a multinacionais. Os chinocas lá da eskina n me parece q aplikem muitas regras de mkt...
essa do curso de princesa, é q te garanto ASSUSTA-ME pensar nas implicações disso... curso de princesa...bem!!! é tudo demasiado...gay?ihihihhiih

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 43 visitantes