Ensina-me...
-
Lvper_saga [RIP]
Ensina-me...
Ensina-me a sorrir, já não sei como o fazer,
Desisti num momento em que me afastei,
Imaginei a razão de me perder,
Mas vazio foi o sonho que encontrei.
E as sombras que desenhei,
Num papel rasurado,
Loucura que abracei,
Num respirar sufocado.
Ensina-me a olhar, aquelas noite ao luar,
O teu corpo contornou fogoso a minha tentação,
As minhas mãos delinearam ao tocar,
A força que me deitou ao chão.
E o vício de existir,
Entranhado no meu ser,
Não me ensina a fugir,
Do desejo de morrer.
Ensina-me a respirar, o ar fétido insiste em prevalecer,
Pele infectada pela apatia de uma realidade,
Relembra-me e depois obriga-me a esquecer,
A ternura que embala a minha insanidade.
E o medo que nasceu,
No definhar de uma vida,
A chama que ardeu,
Na alma perdida.
Ensina-me a amar, revolta-me os sentidos,
Serei um aprendiz do teu conhecimento,
As palavras que escondeste em livros não lidos,
São as feridas que corrompem um único momento.
E o tempo abandonado,
Que insistimos em desperdiçar,
Gasto num instante amaldiçoado,
Que nunca iremos recuperar.
Arrastam-se, destroçados
Sofrem, encarcerados
Talentos desperdiçados
Na efemeridade da vida,
Choram, arrependidos
Mentem, esquecidos
Talentos perdidos
Na realidade sofrida.
Viajam, eternamente
Recordados, para sempre
Deixam na mente
Uma força inspiradora,
Ferem, sem perdão
Destroçam, o coração
Esmagam a razão
Um ano numa hora.
A cruel tendência para apressar uma verdade sabida,
Correr para o abismo que sabemos que nos vai cegar,
Resumir a momentos todo o esplendor de uma vida,
A tristeza que nos faz deixar de acreditar...
As lágrimas que escorrem por uma face de perdão,
Desaguam num rio de saudade e solidão,
Os corpos desvanecem, os talentos perdidos,
Permanecem uma eternidade, nunca serão esquecidos...
Desisti num momento em que me afastei,
Imaginei a razão de me perder,
Mas vazio foi o sonho que encontrei.
E as sombras que desenhei,
Num papel rasurado,
Loucura que abracei,
Num respirar sufocado.
Ensina-me a olhar, aquelas noite ao luar,
O teu corpo contornou fogoso a minha tentação,
As minhas mãos delinearam ao tocar,
A força que me deitou ao chão.
E o vício de existir,
Entranhado no meu ser,
Não me ensina a fugir,
Do desejo de morrer.
Ensina-me a respirar, o ar fétido insiste em prevalecer,
Pele infectada pela apatia de uma realidade,
Relembra-me e depois obriga-me a esquecer,
A ternura que embala a minha insanidade.
E o medo que nasceu,
No definhar de uma vida,
A chama que ardeu,
Na alma perdida.
Ensina-me a amar, revolta-me os sentidos,
Serei um aprendiz do teu conhecimento,
As palavras que escondeste em livros não lidos,
São as feridas que corrompem um único momento.
E o tempo abandonado,
Que insistimos em desperdiçar,
Gasto num instante amaldiçoado,
Que nunca iremos recuperar.
Arrastam-se, destroçados
Sofrem, encarcerados
Talentos desperdiçados
Na efemeridade da vida,
Choram, arrependidos
Mentem, esquecidos
Talentos perdidos
Na realidade sofrida.
Viajam, eternamente
Recordados, para sempre
Deixam na mente
Uma força inspiradora,
Ferem, sem perdão
Destroçam, o coração
Esmagam a razão
Um ano numa hora.
A cruel tendência para apressar uma verdade sabida,
Correr para o abismo que sabemos que nos vai cegar,
Resumir a momentos todo o esplendor de uma vida,
A tristeza que nos faz deixar de acreditar...
As lágrimas que escorrem por uma face de perdão,
Desaguam num rio de saudade e solidão,
Os corpos desvanecem, os talentos perdidos,
Permanecem uma eternidade, nunca serão esquecidos...
Re: Ensina-me...
Lvper_saga Escreveu:Serei um aprendiz do teu conhecimento,
As palavras que escondeste em livros não lidos
Gosto muito deste paragrafo...basta-me este......
-
Lvper_saga [RIP]
-
Abracadaver [RIP]
Não consegui ler até ao fim. Não se metam em rimas.
Por favor, não o façam. A menos que se chamem Espanca ou Torga.
Então rimas fáceis do género "ar" "ade" "ão". Só faz lembrar poemas do s. joão ou do santo antónio.
Acho que tens ideias boas e sentidas - embora demasiado melosas mas isto é gosto pessoal - mas dás mesmo cabe de tudo com essas rimas mais do que forçadas.
Try Al Berto e gajos do género. Vais ver como dá um jeito do catano para livrar do estigma camões. Ou se achares a rima essencial, terás mesmo que estudar como se faz um soneto em condições, por exemplo. Métrica, aumento de vocabulário, and so on.
Então rimas fáceis do género "ar" "ade" "ão". Só faz lembrar poemas do s. joão ou do santo antónio.
Acho que tens ideias boas e sentidas - embora demasiado melosas mas isto é gosto pessoal - mas dás mesmo cabe de tudo com essas rimas mais do que forçadas.
Try Al Berto e gajos do género. Vais ver como dá um jeito do catano para livrar do estigma camões. Ou se achares a rima essencial, terás mesmo que estudar como se faz um soneto em condições, por exemplo. Métrica, aumento de vocabulário, and so on.
-
Lvper_saga [RIP]
Hás-de conhecer-me sem rimas, porque também o faço e respeito a tua opinião mas não digas que é forçado... se te faz lembrar os poemas de S. João, então acho bem que não tenhas terminado de ler, porque há coisas que muito sinceramente te passaram ao lado... e que possivelmente nunca irias perceber...
Quanto a aprender, estamos sempre a fazê-lo na vida por isso não sou nenhuma excepção... por isso respeito a tua crítica... havemos de nos encontrar por aqui mais vezes
Quanto a aprender, estamos sempre a fazê-lo na vida por isso não sou nenhuma excepção... por isso respeito a tua crítica... havemos de nos encontrar por aqui mais vezes
-
Abracadaver [RIP]
Duvido que tenham passado ao lado. Já li mais poetas do que fumei cigarros, portanto consigo detectar aqueles truques giros que o Pessoa metia e afins.
Se te referes a sentimentos e isso, acredito que sim. Até porque o objectivo é saber expressá-los e não atirá-los para um papel, mas há quem valorize apenas a segunda.
A quanto a serem forçadas, sim parecem-me que páras antes de escrever a frase e pensas que frase poderá rimar com a anterior. Isso para mim é forçar porque a rima só é bem conseguida, a meu ver, quando é mais natural que facas a cortar manteiga. Não é para todos, obviamente. Mas isto do forçado ou desforçado poderá ser só do cariz pessoal, mas que são simples são. Existem poetas bem famosos com rimas simples que são bastante consagrados, mas para mim e para quem gostar de literatura a sério, continuam a ser uma merda.
Espero que sim. Até porque não estaria com o trabalho de me arriscar a dar uma opinião sobre estas coisas (a maioria das pessoas pensam sempre que são os melhores poetas que o mundo já viu e lidam mal com críticas) se não achasse que até podes fazer coisas giras.
Se te referes a sentimentos e isso, acredito que sim. Até porque o objectivo é saber expressá-los e não atirá-los para um papel, mas há quem valorize apenas a segunda.
A quanto a serem forçadas, sim parecem-me que páras antes de escrever a frase e pensas que frase poderá rimar com a anterior. Isso para mim é forçar porque a rima só é bem conseguida, a meu ver, quando é mais natural que facas a cortar manteiga. Não é para todos, obviamente. Mas isto do forçado ou desforçado poderá ser só do cariz pessoal, mas que são simples são. Existem poetas bem famosos com rimas simples que são bastante consagrados, mas para mim e para quem gostar de literatura a sério, continuam a ser uma merda.
Espero que sim. Até porque não estaria com o trabalho de me arriscar a dar uma opinião sobre estas coisas (a maioria das pessoas pensam sempre que são os melhores poetas que o mundo já viu e lidam mal com críticas) se não achasse que até podes fazer coisas giras.
Abra, apesar de concordar plenamente contigo naquilo que se refere ao que eu valorizo em poesia, acho que convém evitar os lugares comuns do género "pra quem conhece literatura a sério, não curte isto assim...", ou ainda temos aqui discussão desnecessária sobre o sexo dos anjos. 
Fotografia - http://www.joseramos.com | http://www.facebook.com/joseramosphotography/
Amphion (blackened death metal)
Amphion (blackened death metal)
-
Abracadaver [RIP]
-
Hediond [RIP]
Abracadaver :
Não consegui ler até ao fim. Não se metam em rimas.
Não concordo com isso Abra. Gosto de rimas. Gosto de poemas com rimas. Não me agrada, no entanto, este em particular. Mas não creio que rimas sejam as culpadas por fazerem poemas parecerem de S. João. Cncordo sim que sejam utilizadas com cuidado, não á toa.
Quanto ao estigma do Camões, fossem esse todos os estigmas.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 62 visitantes