Negatividade

Alden [RIP]

Negatividade

Mensagempor Alden [RIP] » segunda ago 29, 2005 2:21 am

O conteudo "negativo" de muitas letras de metal e de muitas das obras de arte que eu já vi feitas por users do fórum deixaram-me com uma duvida...
Qual é a utilidade dos sentimentos "negativos" ( dor, tristeza... )para as vossas pessoas e como lidam com eles?

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » segunda ago 29, 2005 2:43 am

Presumo que estejas a falar dos sentimentos negativos que são propositadamente expressos na criação artistica, e não dos sentimentos negativos em geral.

Posto isto, penso que o expressar desses sentimentos pode ter um ou mais objectivos, nomeadamente:

- apenas partilhar com o exterior aquilo que nos vai na alma, sem qualquer objectivo

- tentar obter algum alívio emocional ao "despejar" os sentimentos negativos numa criação artistica

- fazer um processo de transferência daquilo que estamos a sentir para aquilo que vamos criar

- escrever coisas negativas e más apenas para impressionar e obter um feedback positivo da comunidade em que nos inserimos (emotional poser alert...)

Haverão decerto mais possibilidades mas penso serem estas as mais lineares.

No meu caso não me limito a expressar conteúdos negativos, pois também tiro prazer de criar coisas não-negativas. Para todos os efeitos, é da criação mais "obscura" que tiro maior prazer. Penso que devemos viver a paredes meias com os sentimentos negativos, e nunca os ignorar, pois eles fazem parte da nossa vida, e possuem a beleza de nos conseguirem impulsionar em direcção a algo que os evite. Assim, em vez de os evitar de modo cobarde e pouco produtivo, nada melhor que construir um memorial da dor. :wink:

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » segunda ago 29, 2005 7:46 am

Se eu n escrevesse cenas altamente deprimidas, furiosas, invejosas, mesquinhas e todos esses sentimentos negativos que tenho, bolas ou tava morta, ou matava alguém.

"But me I scream (write) to set things free..."

EternalMourning [RIP]

Mensagempor EternalMourning [RIP] » segunda ago 29, 2005 8:32 am

Fernando Pessoa dizia: "O poeta é um fingidor."

Concordo com o que o Amphion(José Ramos) e a Svandis escreveram anteriormente. Para mim, escrever é como um desabafo, é mesmo como um "alívio emocional ao "despejar" os sentimentos negativos numa criação artistica" (Amphion).

Madman
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça dez 28, 2004 6:36 pm
Contacto:

Mensagempor Madman » segunda ago 29, 2005 9:48 am

Svandis Escreveu:Se eu n escrevesse cenas altamente deprimidas, furiosas, invejosas, mesquinhas e todos esses sentimentos negativos que tenho, bolas ou tava morta, ou matava alguém.

Acho que ta td dito, concordo!
Imagem
Fender Jazz Bass Deluxe Series V / Fender Jazz Bass Geddy Lee / Fender BG-32
Ampeg BA210
Aguilar Tonehammer / Line6 BassPod / Boss ODB-3

Lvper_saga [RIP]

Mensagempor Lvper_saga [RIP] » segunda ago 29, 2005 11:02 am

As duas facetas nos caminhos da existência alimentam-se muito uma da outra... sem o que é negativo não seria dado o verdadeiro valor ao oposto, expressar sentimentos negativos através de qualquer tipo de arte é uma forma de libertar emoções que ficariam retidas por não terem melhor maneira de serem expelidas do nosso íntimo...

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » terça ago 30, 2005 8:55 pm

EternalMourning Escreveu:Fernando Pessoa dizia: "O poeta é um fingidor."

Exemplo perigoso, O poeta é um fingidor/finge tão completamente/que chega a sentir que é dor/ a dor que deveras sente .... Esta pequenina quadra parte sempre a cabeça a 99% dos alunos de cientifico-natural e de 90% dos alunos de letras do secundário e tem muitas interpretações.

Mas não entremos por aí, só queria saber qual a relação dessa frase com o tópico.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » terça ago 30, 2005 9:35 pm

Catarse.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quarta ago 31, 2005 7:41 am

Amphion(José Ramos) Escreveu:

Exemplo perigoso, O poeta é um fingidor/finge tão completamente/que chega a sentir que é dor/ a dor que deveras sente .... Esta pequenina quadra parte sempre a cabeça a 99% dos alunos de cientifico-natural e de 90% dos alunos de letras do secundário e tem muitas interpretações.

Mas não entremos por aí, só queria saber qual a relação dessa frase com o tópico.

Este rapaz por vezes sai-se com umas... complicadas!

EternalMourning [RIP]

Mensagempor EternalMourning [RIP] » quarta ago 31, 2005 8:34 am

Diria que pode ter a ver com o tópico e com algo que também já escreveste, aliás, até era mais ou menos um comentário ao que tinhas escrito, mas não tou a dizer que obrigatoriamente tenha de ser assim como Pessoa diz... hehe. Era mais ou menos relativo a isto que escreveste:
"Presumo que estejas a falar dos sentimentos negativos que são propositadamente expressos na criação artistica, e não dos sentimentos negativos em geral."
"- escrever coisas negativas e más apenas para impressionar e obter um feedback positivo da comunidade em que nos inserimos (emotional poser alert...)"

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta ago 31, 2005 3:42 pm

EternalMourning Escreveu:
Diria que pode ter a ver com o tópico e com algo que também já escreveste, aliás, até era mais ou menos um comentário ao que tinhas escrito, mas não tou a dizer que obrigatoriamente tenha de ser assim como Pessoa diz... hehe. Era mais ou menos relativo a isto que escreveste:
"Presumo que estejas a falar dos sentimentos negativos que são propositadamente expressos na criação artistica, e não dos sentimentos negativos em geral."
"- escrever coisas negativas e más apenas para impressionar e obter um feedback positivo da comunidade em que nos inserimos (emotional poser alert...)"

Agora compreendi! :D Mas atenção que pessoa acaba por atribuir a esse fingimento uma dolorosa realidade, que converte o "fingido" no que é real. É a clássica questão da dimensão real e da dimensão psicológica da sua dor. Brainstormers....

EternalMourning [RIP]

Mensagempor EternalMourning [RIP] » quarta ago 31, 2005 4:05 pm

Agora compreendi! :D Mas atenção que pessoa acaba por atribuir a esse fingimento uma dolorosa realidade, que converte o "fingido" no que é real. É a clássica questão da dimensão real e da dimensão psicológica da sua dor. Brainstormers....

Ya, tou a perceber. Isso é mesmo das principais características de uma ou duas fases dele. hehe

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta set 01, 2005 7:48 am

Amphion(José Ramos) Escreveu:(...) converte o "fingido" no que é real. É a clássica questão da dimensão real e da dimensão psicológica da sua dor. Brainstormers....

Fora do universo Pessoista, eu sou de opinião q quem escreve, quando escreve, pode fingir/exacerbar um sentimento de modo a dar ima dimensão maior ao texto, um conteudo ou forma mais dramatico, mas ao mesmo tempo quem escreve e o faz com a alma, embrenha-se de tal forma nesse fingur, nesse exacerbar, que enquanto escreve realmente sente aquilo, e liberta de si aqueles sentimentos que põe no papel - a tal catarse - sendo que o que começou por ser um fingimento acaba por ser real ali, naquele momento.
Mas isto sou só eu... que sou maniaco depressiva obsessiva compulsiva e sofro de split personality disorder de grau 9...

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » quinta set 01, 2005 2:51 pm

Svandis Escreveu:
Fora do universo Pessoista, eu sou de opinião q quem escreve, quando escreve, pode fingir/exacerbar um sentimento de modo a dar ima dimensão maior ao texto, um conteudo ou forma mais dramatico, mas ao mesmo tempo quem escreve e o faz com a alma, embrenha-se de tal forma nesse fingur, nesse exacerbar, que enquanto escreve realmente sente aquilo, e liberta de si aqueles sentimentos que põe no papel - a tal catarse - sendo que o que começou por ser um fingimento acaba por ser real ali, naquele momento.
Mas isto sou só eu... que sou maniaco depressiva obsessiva compulsiva e sofro de split personality disorder de grau 9...

Eu logo vi que andava aí um cocktail de doenças psiquiátricas graves! :twisted:

Concordo plenamente contigo, o autor acaba por ser como um actor, que é no fundo um fingidor. O actor pode embrenhar-se tanto na personagem que acaba mesmo por sentir como seu, aquilo que é da esfera da personagem.

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » sexta set 02, 2005 7:38 am

:shock:
(o Zé concordou comigo, será que ele está bem?)
Muahahahahahahahahahaahah :wink:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 73 visitantes