Nazismo yet again

Rick
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 04, 2003 10:30 pm

Nazismo yet again

Mensagempor Rick » quarta set 14, 2005 10:52 pm

Estive a ler a coluna do Eternal Spectator na Loud. Tal como o Fernando Ribeiro, também eu me lembro do tempo dos "tijolos" nas camionetas para a praia com o "Angel of Death" aos berros. E também eu não posso deixar de constatar que desde esses tempos muita coisa mudou. Uma das que mais me salta à vista é a questão do nazismo e do nacionalismo. Verifico nesse campo uma total discrepância entre a imagem do presente e a do passado, em que a comunidade metálica e a comunidade skinhead (bonehead) formavam dois mundos perfeitamente distintos e até mesmo antagónicos, chegando várias vezes a haver confrontos violentos. O movimento metálico não era politizado, centrando-se sobretudo na música, mas não tinha então quaisquer grupos ligados à extrema-direita nos seus meandros. Contudo, 15-20 anos depois, as coisas mudaram. As simpatias que certos grupos ditos elitistas ligados ao «Black Metal» pós-1992 nutrem pela extrema-direita atraem hoje indivíduos que até nem têm nada a ver com o Metal, mas que aumentam a poluição de uma cena já poluída por dentro. Skinheads frequentam cada vez mais assiduamente as noites metálicas dos poucos bares que as fazem, perante a passividade geral.

Há quinze anos não existia internet, não tínhamos fóruns como este. Mas se tivéssemos, esta situação e outras com ela relacionadas seriam discutidas e não ignoradas. De resto, quanto à infiltração da extrema-direita na cena metálica portuguesa, registo com uma certa pena a inacção e mesmo conivência de certos indivíduos que por cá já andavam nesses velhos tempos e que hoje optam por fazer parte do problema.

Muito recentemente dois amigos meus, pessoal da velha guarda e com atitude, foram agredidos por uma dúzia de skins perante o olhar da polícia que nada fez. Aguardo para ver onde irão as coisas parar.

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » quarta set 14, 2005 11:08 pm

Ora bem, não tendo, talvez, ainda idade suficiente para nutrir dessa nostalgia, tenho de concordar, no entanto, com a questão do afluxo de skinheads ao meio de metal e bares do género. Mas não é preciso ir tão atrás no tempo. Do meu ponto de vista, sinto uma enorme diferença em relação a sequer 5 anos atrás... Também já amigos meus forma agredidos por skinheads.
Tenho, também, de me manifestar em relação ao estereótipo do Black Metal. É verdade que alguns (bastantes, talvez) adeptos deste estilo musical nutrem simpatia (quiçá algo mais, até) por ideais de extrema-direita, mas daí a associar o movimento Black Metal a essa ligação e insurgência de Skinheads no meio metálico, acho que vai um salto (demasiado) grande. Pessoalmente, não nutro qualquer tipo de interesse ou aceitação por esse tipo de ideias. Aliás, nem desses nem de extrema-esquerda. Mas isso está para além desta discussão.
Apenas a minha «colherada»!

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quarta set 14, 2005 11:12 pm

thank god que participo noutro tipo de concertos . . .

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » quarta set 14, 2005 11:13 pm

El_Brujo Escreveu:thank god que participo noutro tipo de concertos . . .

Eles não vão só a Black Metal. Já vi em concertos de thrash, death e até nas noites de shake no heavens e nas synergie. Eles andam em todo o lado!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta set 14, 2005 11:15 pm

Já os vi em EPICA... até.
Quando há mosh são dos elementos mais activos.
E não me alongo mais...

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quarta set 14, 2005 11:16 pm

pois, mas nunca constatei a presença dessas "pessoas". mas é triste tal acontecer . . .

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quarta set 14, 2005 11:46 pm

Hmmm, a minha posição é a de que, independente da musica que ouvem, as pessoas hão de ter sempre os seus ideais politicos, concorde-se ou não com eles.

Por acaso, e por grande ironia, um dos meus iniciadores ao metal foi o meu primo, que na altura era Skinhead, mas do qual afanei vinis de Megadeth, Manowar, Iron Maiden ou Bathory. Se calhar hoje realmente há um clima mais "permissivo" no que diz respeito a uma "convivencia" entre Nazis e fãs de Metal, e talvez isso se deva ao facto de hoje em dia não ser incomum haver bandas com ideologia de extrema direita na cena musical.

Agora, a verdade tambem é que o Metal, especialmente com o nascimento do thrash, sempre teve uma posição politica mais ou menos definida. Basta pegar nas letras de Anthrax, Megadeth, Sepultura, Nuclear Assault, Kreator, e posteriormente Death ou Napalm Death para ver uma posição social muito bem vincada. E normalmente era uma posição mais "à esquerda" ou liberal, ou não fosse o thrash influenciado pelo hardcore e pelo Punk...

Hoje essas linhas esbateram-se mais, acho. A apresentação politica continua a ser, hoje como era na altura, por vezes muito pueril e simplista ( tanto à esquerda como à direita), mas já não espanta haver bandas a manifestar esta ou aquela convicção politica. E não é só no Black Metal... O ultimo album de Iced Earth tem propaganda patriotico-nacionalista que chegue para rivalizar com Graveland, por exemplo.

Cada um que tenha a ideologia que quiser ter, não tenho problemas com isso, nem sou consciencia de ninguem. Desde que se respeite a dos outros...
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Pitch Black
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 03, 2004 4:03 am
Contacto:

Re: Nazismo yet again

Mensagempor Pitch Black » quinta set 15, 2005 12:19 am

Rick Escreveu:Verifico nesse campo uma total discrepância entre a imagem do presente e a do passado, em que a comunidade metálica e a comunidade skinhead (bonehead) formavam dois mundos perfeitamente distintos e até mesmo antagónicos, chegando várias vezes a haver confrontos violentos.

Yah! Lembro-me perfeitamente há muitos anos atrás de haver constantemente confrontos no Porto. Era sempre na Ribeira. Chegou a um ponto que pessoal do Metal já ía em grupo para a Ribeira, pois havia sempre problemas. Era quase uma rotina, infelizmente.

E concordo com o teu ponto de vista geral sobre o assunto.

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » quinta set 15, 2005 12:33 am

Quando alguém me diz que os "skinheads" fazem merda e afins, eu acho que estão (quem diz) a ser exactamente iguais aos que dizem que em gangs só existem pretos.
Conheço dezenas de skinheads mais pacificos que a maioria dos "metaleiros" que também conheço. Se há alguns que saiem de casa com o objectivo de fazer merda? Certamente, mas nesse caso, nem de ideologia ou seja o que for, precisam.

Skinheads frequentam cada vez mais assiduamente as noites metálicas dos poucos bares que as fazem, perante a passividade geral.

Vamos bater-lhes? Barrar a entrada? Só porque têm cabeça rapada e usam botas? Pobre Ishan e outros que tais, então.
Os que fazem merda devem ser castigados ou algo semelhante, agora por uma opção de visual ou de ideologia andar sempre em cima deles?

Comprem uma arma, levem umas balas a mais e pronto, se tiverem problema estão seguros.

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » quinta set 15, 2005 9:00 am

Há mais de 15 anos atrás só por ser metaleira me vestir como tal fui violentamente achincalhada e meti-me num bate boca digno de peixeira c um skin q se eu dissesse o nome muita gente ia de certeza reconhecer, isto á porta da Bimotor. N apanhei um enxerto de porrada pq era amiga da namorada dele, q entretanto chegou e pôs agua na fervura.
Hoj em dia n vejo isso a acontecer, sinceramente. E mais, já vi gajas q eram do metal e q hoje em dia estão c skins. Casadas, namoradas, em união de facto. E vice versa. Mas pelo menos já n sou ameaçada de morte e achincalhada por nadas.

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Mensagempor Opuskulo » quinta set 15, 2005 10:17 am

Por questões genéticas (ou talvez não) uso a cabeça rapada (leia-se: estou a caminhar pa careca ou calvo :lol: ) e não seria nada agradável se alguém me barrasse a entrada onde quer que fosse apenas pelo meu aspecto visual tendo em conta que a minha ideologia não caminha para a extrema direita nem de longe . O mesmo acontece com um determinado bar que controla bastante a entrada a pretos !! Ora, um preto não pode gostar de Metal e querer ir beber um copo a um desses bares ? Um tipo de cabeça rapada não pode ir a um bar ou concerto sem ser apelidado de skin ? Há pessoas e pessoas e sinceramente não noto que haja grandes rivalidades ou quezílias entre metaleiros, skins, ou seja lá o que for !! Se for para fazer merda tanto faz um metaleiro, como um skin, como um preto...depende da cabeça de cada um e olhem que já conheci nesses três mundos, raças, estereotipos ou lá o que lhe queiram chamar pessoas serenas e amistosas e pessoas imbecis e problemáticas...independentemente da sua ideologia..

Overkill
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jan 04, 2005 2:42 pm
Contacto:

Mensagempor Overkill » quinta set 15, 2005 11:44 am

Por questões genéticas (ou talvez não) uso a cabeça rapada (leia-se: estou a caminhar pa careca ou calvo
não digas isso muitas vezes que eu começo a chorar :cry: meu rico cabelinho.

já agora, quem me achar ai no meio ganha um rebuçado 8)

Imagem

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta set 15, 2005 11:50 am

directamente acima do gajo q está canto inferior direito, q por acaso sei quem é também.

Where's my candy?

Overkill
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jan 04, 2005 2:42 pm
Contacto:

Mensagempor Overkill » quinta set 15, 2005 11:57 am

ok ok, tou te a dever o candy, mas se fosse o wally n achavas :lol:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta set 15, 2005 1:50 pm