David Nebreda - Retratar a Dor

Ermo [RIP]

David Nebreda - Retratar a Dor

Mensagempor Ermo [RIP] » terça set 27, 2005 2:29 pm

Feridas, sangue, excrementos. Castigo e dor física extrema impostos por vontade própia e captadas com uma camâra. David Nebreda já esteve à beira da morte.

Passou anos sem sair de sua casa em Madrid onde agora vive sozinho: sem rádio, nem televisão, nem livros. Tão pouco mantém contacto social ou familiar. Aos 19 anos os médicos diagnosticaram-lhe esquizofrenia. Várias vezes esteve internado em clínicas psiquiátricas. Agora tem 50 anos. É licenciado em Belas Artes, mas os seus conhecimentos sobre fotografia sao totalmente autodidactas. Num isolamento absoluto David Nebreda criou centenas de autoretratos e alguns desenhos pintados com o seu própio sangue. Reflecte o seu própio suplício cuidando até ao último detalhe a iluminação e decoração do seu mundo sem saída.

A obra de David Nebreda, desconhecida em Espanha, foi promovida sem embargo em França. As reacções perante ela sempre são extremas: rejeição absoluta ou fascínio puro.

David Nebreda recusa-se desde há anos olhar-se num espelho. Só se concebe nestas imagens da sua própia dor. "Nebreda consegue negar-se absolutamente e expressar esta auto-negação como obra de arte", escreve o filósofo francês Jean Baudrillard.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por Ermo [RIP] em terça set 27, 2005 3:34 pm, editado 1 vez no total.

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » terça set 27, 2005 3:18 pm

Ah! Alguém conhece a obra do Nebreda!

Eu respeito tanto, mas tanto este homem.

Um coisa é falar de dor e misantropia, arranhar a pele e achar-se muito mau e tralarai e depois ir comer uma amburger e fumar um charro com a namoradita.
A outra coisa, é isto.

Uma das mais belas obras de arte / filosofias que alguma vez existiu.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » terça set 27, 2005 3:28 pm

desculpa lá meter o meu comentário depois de tão grande elogio mas para mim estamos perante "o perfeito anormal" 8)

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » terça set 27, 2005 3:55 pm

por curiosidade, qual é exactamente a filosofia por trás do obvio resultado de uma esquizófrenia nao controlada?
já nem tenho duvidas em relação a ser arte ou não pq hoje em dia é impossivel questionar seja q tipo de expressão for, mas a filosofia ainda dá :)

Abracadaver [RIP]

Mensagempor Abracadaver [RIP] » terça set 27, 2005 4:18 pm

Pode não vir em livros, mas acredito perfeitamente na filosofia da auto-destruição.

É óbvio que hoje em dia (e desde que se "descobriram" as doenças mentais, só por acaso) dá um jeitaço do catano meter em clínicas todos os que não se regem pelas normais instituidas em sociedade.
A própria noção de moral vigente não permite de forma alguma, que alguém ande por aí a cortar-se, queimar-se, nú, etc. A maioria dos seres humanos tem um pavor de morte da dor. Aliás, a maioria dos humanos prefere a morte à dor. Mais ainda, não o preferir é quase anti-natura, uma vez que o nosso "sistema genético" está construído de forma a que não gostemos de dor, como é óbvio.

A esquizofrenia do Nebreda inclui-se na categoria paranóide? Talvez, embora, pessoalmente, não acredite nisso. Estou em crer que está pleno das suas capacidades, e optou pelo isolamento e auto-flagelo. O motivo? Tão válido como a maioria de nós Não optar por tal coisa.

Se o termo filosofia é ou não bem empregue, é relativo e muito discutível, realmente. Até o artístico será para alguns.
Para mim, não deixa de ser um dos seres humanos mais interessantes que pisou a terra, por isso mesmo, não o querer ser.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » terça set 27, 2005 4:19 pm

A filosofia, a que penso que o Aires se está a referir, é esta : auto-negação. O mergulho no abismo da sua própia identidade. Mas penso que talvez ele consiga explicar melhor.

EDIT: parece-me que este post surgiu demasiado atrasado.

Não conheço ninguém tão singular como o Nebreda. É quase como um "Death - Pierce Me" no universo do metal.

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quinta set 29, 2005 6:15 pm

obrigado por me terem alertado para existência deste notável individuo.
é maravilhosamente perturbador ver neste homem aquilo que outros gostam de pregar e afirmar...
ele simplesmente vive-o...
admirável... tornou-se uma referência para mim...
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » sexta set 30, 2005 4:15 am

Food for thoughts... Já ando a escrevinhar umas coisas sobre isto.

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » sexta set 30, 2005 9:09 am

Einherjer Escreveu:obrigado por me terem alertado para existência deste notável individuo.
é maravilhosamente perturbador ver neste homem aquilo que outros gostam de pregar e afirmar...
ele simplesmente vive-o...
admirável... tornou-se uma referência para mim...

Eu acho q há mais gente que vive aquilo que prega e afirma, independentemente do conteudo. O Nebreda a mim não me diz nada por aí além pelo simples facto de que ele sendo esquizofrenico estas suas atitudes PODEM (não digo q o são peremptoriamente, digo podem) derivar apenas da sua doença mental. A esquizofrenia é das doenças que a mim mais me assustam pelo realismo que tem nas pessoas q delas sofrem, n sei se me tou a fazer entender. Enfim, n sou particular apreciadora deste trabalho.

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » sexta set 30, 2005 9:23 am

Svandis Escreveu:Eu acho q há mais gente que vive aquilo que prega e afirma, independentemente do conteudo. O Nebreda a mim não me diz nada por aí além pelo simples facto de que ele sendo esquizofrenico estas suas atitudes PODEM (não digo q o são peremptoriamente, digo podem) derivar apenas da sua doença mental. A esquizofrenia é das doenças que a mim mais me assustam pelo realismo que tem nas pessoas q delas sofrem, n sei se me tou a fazer entender. Enfim, n sou particular apreciadora deste trabalho.

como sempre, svandis, assumes na tua pessoa aquilo que outros escrevem... é evidente que há mais gente que vive aquilo que prega, por exemplo, eu digo a toda a gente que gosto de beber cerveja e, pasme-se, bebo cerveja... ;)

mas falando um pouco mais a sério, o que quis dizer com a minha afirmação foi que existe muito aquele masoquismo chic, aquela "tortura interior" que já vi muitas vezes ser pregada, mas que não passa de uma mentira, tanto para quem o ouve como para quem o diz... eu falo que casos concretos de pessoas que fui encontrando ao longo da minha vida e não de casos que "toda a gente sabe que é assim"...

é muito fácil, e eu contra mim falo, escrever um poema em que se fala da dor, do sofrimento e da morte... para a maior parte de nós essa catarse é suficiente para encontrar alívio para o peso dos dias... agora este senhor ultrapassa isso tudo.. ele, e isto na minha humilde opinião, não procura alívio, ele não procura aprovação dos pares, não procura nada mais que ir para além de todos os instintos básicos que fazem de nós humanos, abraçar o flagelamento do seu corpo até que a morte chegue e documentar o processo.. porquê? não sei... louco? talvez... mas a hipótese de estarmos perante alguém são, cujas escolhas e filosofia de (não-)vida são completamente contrárias à moral humana é de facto algo de maravilhosamente atroz...
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Svandis [RIP]

Mensagempor Svandis [RIP] » sexta set 30, 2005 10:25 am

Eu qdo falei não falei de mim. Eu sou a ultima pessoa a fazer o que prego, acredita. A ULTIMA.

Compreendo o teu ponto de vista qto ao Nebreda, mas eu mantenho o meu. N me diz grande coisa.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta set 30, 2005 10:29 am

Estamos em presença de pessoas que "assumem na tua pessoa aquilo que outros escrevem..." :lol:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta set 30, 2005 6:55 pm

Nao tenho duvidas q este senhor é doente e acho q ninguem devia ter de tao simples q é ao olhar. Agora,isso tira algo à sua arte? Seria o mesmo q dizer q quadro de "X" pintor nao é arte pq ele padecia de doença "y".

As pessoas lidam de formas diferentes com o seu mundo e acredito plenamente q cada um tem um mundo só seu, q depois tera mais ou menos pontos de contacto com os mundos q lhe sao alheios, e dessas diferentes formas de lidar nascem as nossas necessidades de alimentarmos a "alma".

Bah ja nao quero escrever mais...

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » sábado out 01, 2005 2:42 am

Nebreda abandonou o tratamento da sua esquizofrenia ... associando a esta, consciente ou inconscientemente (não consigo ler a mente do ... homem), sofrimento físico. Tendo em conta o que ele tenta demonstrar através da sua arte, faz muito sentido que este seja doente.

mnl-stl
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jul 17, 2003 12:04 pm

Mensagempor mnl-stl » sábado out 01, 2005 1:09 pm

faz muito sentido que este seja doente.

Bastante.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes