5 de Outubro: a data da confusão
- Sacred-Steel
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
- Contacto:
5 de Outubro: a data da confusão
Tendo sido assinado o Tratado de Zamora a 5 de Outubro de 1143, como podemos estar a celebrar num feriado a implantação da República e não assinalamos a data da nossa INDEPENDÊCIA NACIONAL?
Só porque foi conseguida por um Monarca? Será mais importante a nossa Independência e soberania, ou uma República que de Rés Publica pouco tem? É mais uma Rés do Estado do que uma Rés das pessoas.
É engraçado. Só celebramos Golpes Militares: Restauração da Indepência a 1 de Dezembro, o 25 de Abril e a Repúbllica a 5 de Outubro. E escolhemos para feriado nacional o dia da morte de um poeta, que ainda hoje se discute se foi realmente nesse dia.
Passamos assim ao lado do dia mais marcante da História de Portugal, sem o qual certamente hoje estariamos a hablar como nuestro vecinos, y no nuestros hermanos, ya que no habria pueblo hermano de Portugal...
Isto é de mim por ser Português, ou teremos todos de ser Republicanos antes de Portugueses, como certos individuos candidatos à presidência, que se dizem Republicanos acima de tudo? Até de ser português?
Eu primeiro sou Português, depois sou democrata. Se numa República ou numa Monarquia, tanto me faz. Mas a identidade da Nação Portuguesa devia estar acima de tudo isso.
Só porque foi conseguida por um Monarca? Será mais importante a nossa Independência e soberania, ou uma República que de Rés Publica pouco tem? É mais uma Rés do Estado do que uma Rés das pessoas.
É engraçado. Só celebramos Golpes Militares: Restauração da Indepência a 1 de Dezembro, o 25 de Abril e a Repúbllica a 5 de Outubro. E escolhemos para feriado nacional o dia da morte de um poeta, que ainda hoje se discute se foi realmente nesse dia.
Passamos assim ao lado do dia mais marcante da História de Portugal, sem o qual certamente hoje estariamos a hablar como nuestro vecinos, y no nuestros hermanos, ya que no habria pueblo hermano de Portugal...
Isto é de mim por ser Português, ou teremos todos de ser Republicanos antes de Portugueses, como certos individuos candidatos à presidência, que se dizem Republicanos acima de tudo? Até de ser português?
Eu primeiro sou Português, depois sou democrata. Se numa República ou numa Monarquia, tanto me faz. Mas a identidade da Nação Portuguesa devia estar acima de tudo isso.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português
- BulletBeast
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: domingo out 24, 2004 9:28 pm
Era difícil definir a data da nossa independência porque foi algo progressivo. No entanto acho que a data mais exacta seria o dia 23 de Maio (1179) em que o papa Alexandre III (se não estou em erro) reconhece D.Afonso Henriques como o primeiro Rei de Portugal, através da bula manifestis probatum, legitimando assim o nosso território.
-
MorbidDestiny [RIP]
- BetinhoDoSludgeDrone
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
- Contacto:
-
Vogon [RIP 2013/06/29]
-
Bronze [RIP]
Nephren-Ka Escreveu:MorbidDestiny Escreveu:(...)Nem sequer sabia qual o motivo do feriado de hoje... (...)
Isso é grave.![]()
Mas eu continuo a prefir o 3 de Outubro... Ao menos sabes que data é essa?
não queiras viver para sempre com os louros de fazeres anos... o teu avatar (mesmo genial)... é grande demais...
-
MorbidDestiny [RIP]
otnemeM Escreveu:MorbidDestiny Escreveu::? Ah... Eu não percebo nadinha de história... Nem sequer sabia qual o motivo do feriado de hoje... Mas não existe nenhum por causa da independência?? Deveria haver realmente... Vamos fazer uma manifestação para isso... :p
Existe... o 4 de Julho.
Isso é na América... Sei que lá é feriado por causa dos filmes...
E de resto... Qual o mal de não saber?? Ninguém sabe tudo, se eu sou um 0 à esquerda em questões de história, paciência... Já vou ter de levar com 3 anos de História de Arte, já é martirio suficiente...
Por causa do 3 de Outubro eu até te dava os parabéns, mas para além de ir tarde, não dou porque sou anti-portista :p
-
PepeLegal [RIP 2009/07/05]
-
xanax [RIP]
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 55 visitantes