Photoshop: Filtro para aumentar imagens sem perder qualidade

desconhecido
Metálico(a)
Registado: segunda dez 13, 2004 1:03 pm

Photoshop: Filtro para aumentar imagens sem perder qualidade

Mensagempor desconhecido » segunda out 24, 2005 9:36 pm

Boas algures e já há algum tempo, neste fórum,
falou-se que havia um filtro para o Photoshop,
que ajudava a que a imagem ao aumentar de tamanho não perder qualidade.

Alguém me pode dizer, qual o nome ou nomes desse/s filtro/s.

E se alguém, poder mandar o mesmo pelo gmail:

pmhzine@gmail.com

TKS!

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » segunda out 24, 2005 10:35 pm

Não existem filtros para aumentar as imagens mas sim métodos e programas para aumentar as imagens.

Em relação a não perder qualidade isso é impossível porque vai perder sempre. No entanto há programas que conseguem aumentar imagens preservando bastante bem os detalhes originais. Tens que ter em atenção que não podes pegar numa imagem de 2 megapixel e querer aumentá-la para imprimir um cartaz A1, esperando que a qualidade fique perfeita. Se assim fosse, os fabricantes de máquinas tinham desistido de fabricar sensores com mais megapixels e concentravam-se neste tipo de software.

Este tipo de aumento chama-se aumento por interpolação, em que uma enorme quantidade de cálculos matemáticos, ao aumentar a imagem, tenta "adivinhar" que informação adicionar para que a imagem conserve a forma original, mesmo com o aumento de pixels que compõem a imagem.

Não me recordo bem dos nomes de programas que aumentam as fotos com pouca perda de qualidade. Eu uso uma cena que é o Fred Miranda Stair Interpolation Pro, que não é mais que uma action do photoshop que aumenta as imagens em passos de 5%, que é um método que se verificou ser muito eficaz para aumentar com qualidade. Ou seja, eu tenho uma imagem com 1000x1000 pixels e quero aumentá-la pra 2000x2000, escolho no programita qual o tamanho de destino e ele vai aumentando a imagem original em incrementos de 5% até atingir o tamanho desejado.

Para saberes nomes de outros programas pesquisa no google por algo como "digital photography interpolation" ou algo do género ou então vai ao fórum do dpreview.com e faz lá a tua pesquisa.

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » segunda out 24, 2005 11:33 pm

Ou então ser-se habilidoso e minucioso e ir mexendo com o gaussian blur e o noise...
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » terça out 25, 2005 11:41 am

A questão é que uma imagem é composta por a X b pixel e, ao aumentar o tamanho, cada um dos pixel individuais terá de se multiplicado. Ou seja, um redimensionamento de 200% implica que numa área de um pixel apenas, em tamanho normal, terão de ser preenchidos 4 pixel, a 200%. Ou seja, o programa vai calcular o meio termo cromático entre os pixel adjacentes e, como tal, o resultado vai ser "desfocado". A solução dos incrementos de 5%, como são incrementos muito pequenos, os cálculos de redimensionamento cromático dos pixel acabam por não ser da ordem de 1:4 ou mais e, sendo assim, conseguem-se, realmente, resultados melhores. Claro que há vários tipos de algoritmos de redimensionamento, obtendo-se resultados diferentes de um para outro. É questão de experimentar e ver qual produz melhores resultados.

A única forma de redimensionar imagens sem perder qualidade é através da resolução. E isto APENAS é válido para redimensionamentos do tamanho de impressão. Básicamente se tiveres uma imagem com uma resolução de 300dpi e tamanho de impressão A5, podes diminuir a resolução para 150dpi e, para o mesmo tamanho "on screen" conseguir um tamanho de impressão de A4. Mas a qualidade de impressão vai-se deteriorando. E nota-se. Claro que também depende do fim da impressão.

desconhecido
Metálico(a)
Registado: segunda dez 13, 2004 1:03 pm

Re: Photoshop: Filtro para aumentar imagens sem perder quali

Mensagempor desconhecido » quarta out 26, 2005 8:01 pm

Boas!
Obrigadão pelas dicas!

Bem no Photoshop, normalmente quando quero esticar/ aumentar uma imagem, faço Free Transform, não é perfeito, mas é bem porreiro, e para o que costumo fazer que é aumentar uma imagem para folha A5 com cerca de 175dpi, dá bem depois meto uma layer opaca, isto para fazer os background das entrevistas, para as fanzines.

Essa ferramenta, era para obter uma melhor qualidade, por vezes certas imagens, como por exemplo de 600x400, notasse falta de nitidez.

Estive a sacar uns programas, do http://www.download.com , com a palavra chave “interpolation” ainda não testei, mas depois digo qualquer coisa.

Mais uma vez obrigada!
Vocês dominam :wink:

Apokalyptischen
Metálico(a)
Registado: segunda jan 17, 2005 12:02 am

Mensagempor Apokalyptischen » quinta out 27, 2005 1:35 am

"Aumentar as imagens sem diminuir a qualidade" :roll:!

Legião
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mai 03, 2004 11:50 am

Mensagempor Legião » quinta out 27, 2005 10:57 am

Eu costumo ir ao image size e meter a 300 dpis sem pudor nenhum, depois se a imagem fica muito ratada meto-lhe um smart blur e geralmente fica razoavel...

sceptic _animal [RIP]

Mensagempor sceptic _animal [RIP] » quinta out 27, 2005 4:09 pm

no corel draw podes aumentar as imagens sem perder muita qualidade

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » quinta out 27, 2005 5:53 pm

Isso não é assim... o Corel Draw é um programa de imagem vecorial, e quando tens imagem vectorial, tens uma imagem baseada em fórmulas matemáticas, por isso podes aumentar o tamanho a uma imagem vectorial até ao infinito, que nunca perdes qualidade.
Mas experimenta a meter um bitmap no corel e a aumentar, e vais ter o mesmo efeito que se o fizeres noutro software qualquer.
Bitmap: tiff, jpg, etc etc...normalmente imagens com detalhe fotográfico. Se tentares transformar uma imagem "fotográfica" em imagem vectorial, acabas com ficheiros absurdamente grandes - basta tentares fazer um trace a uma fotografia - o mesmo se aplica aos .gif [ que também são bitmaps ], mas que usam um algoritmo de compressão diferente, que se baseia nas manchas de côr uniforme, e logo, não é muito bom gravar uma imagem "fotográfica" em gif, pois vai ficar possivelmente mais pesada do que no formato original.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

sceptic _animal [RIP]

Mensagempor sceptic _animal [RIP] » quinta out 27, 2005 8:16 pm

fikei esclarecido. obrigado.
eu nunca tinha trabalhado com bitmaps no corel draw, e nao percebo muito da coisa, por isso pensei k funcionase da mesma maneira tanto para imagens vectoriais com para bitmaps.
estamos sempre a aprender :wink:

titobett
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo mai 08, 2005 8:30 pm
Contacto:

Mensagempor titobett » quinta out 27, 2005 10:09 pm

eu meto image size e aumento um dos bumeros que la tem... quando aumento a imagem, esta perde sempre qualidade
Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 91 visitantes