pafg Escreveu:Fortaleza. A minha companheira é de lá, fomos visitar a família dela. Ir ao Brasil aconselho-te Fortaleza, Curitiba ou Florianópolis. São locais belissimos e relativamente seguros.
Se fores a Fortaleza aproveita para fazeres uma excursão aos lençóis paracuruenses, vale muito a pena. Fortaleza em si, a zona toda da Beira-Mar está cheia de gente 24/7 e tens polícia a cada 100 metros. A comida é excelente, experimenta os pratos de camarão e o Baião (as tigelas pretas na 3ª foto). As pessoas são super simpáticas e prestáveis.
O choque principal é mesmo a segurança. Andar a pé na Beira-Mar é tranquilo, já mais para dentro aconselho-te a andar de Uber para todo o lado, mesmo para andares 400/500 metros. O problema maior ali não são as facções (em Fortaleza a facção principal é o Comando Vermelho), mas o crime de oportunidade. O "zé droguinha" que te vê na rua sozinho e assalta-te. Ou então a bala extraviada numa rixa entre facções. A tranquilidade com que a população navega essa insegurança é inquietante. Dá-te uma perspectiva bem diferente daquilo a que estamos habituados. Nomeadamente quando vês segurança armada com uzis à porta de condomínios fechados. Prepara-te para o choque económico também. Um ordenado mínimo do Brasil equivale a cerca de 240 euros. Com 300 euros numa semana fazes uma vida de luxo. Não fosse a insegurança, viver em Fortaleza seria certamente uma opção para mim. Ter Verão o ano inteiro, com aquelas praias maravilhosas, comida tão boa e com o ordenado actual? Upa upa
Fotos lindíssimas.
A minha última namorada era do estado do Mato Grosso, natural de Cuiabá, viveu lá só até aos 7 ou 8 anos depois mudou-se para uma pequena vila no mesmo estado. Depois em adulta mudou-se para um município no estado do Paraná, perto de Curitiba.
Fortaleza traz-me sempre à memória o triste acontecimento na praia do Futuro, cometido em parte pelo português Luís Miguel Militão, sei que os fortalezenses não têm culpa mas não consigo deixar de pensar nisso sempre que falam em Fortaleza. Antes de 2001 vinha-me à memória o ídolo portista Mário Jardel, mas foi precisamente no verão de 2001 (altura do triste acontecimento na praia do Futuro) que ele estava para voltar ao Porto e vai para o Sporting, desde aí Fortaleza traz-me sempre à memória aquele fatídico e horrível acontecimento.
Sempre quis ir ao Rio de Janeiro, mas eu nem sequer alguma vez saí de Portugal (LOL).