Aquele sentimento...

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Brunhu » sexta jan 09, 2026 12:10 am

Blackadder Escreveu:Sim, isso sem dúvida. Mas há não muito tempo, um século talvez, praticamente não havia um tratamento diferenciado para as crianças, sobretudo as mais pobres. Assim que fosse capaz de ajudar, ias trabalhar que te lixavas. E tinhas de agir como um homenzinho, não havia cá brincadeiras.

Agora, criamos incapazes dominados pelos pais unicórnio!!

Já ouvi vários relatos de putos estarem tão mal preparados para a vida e tão dominados pelas mães, que as senhoras vão para as entrevistas de trabalho responder pelos meninos!

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Mensagempor Soulforged » sexta jan 09, 2026 12:27 am

Brunhu Escreveu:
Blackadder Escreveu:Sim, isso sem dúvida. Mas há não muito tempo, um século talvez, praticamente não havia um tratamento diferenciado para as crianças, sobretudo as mais pobres. Assim que fosse capaz de ajudar, ias trabalhar que te lixavas. E tinhas de agir como um homenzinho, não havia cá brincadeiras.

Agora, criamos incapazes dominados pelos pais unicórnio!!

Já ouvi vários relatos de putos estarem tão mal preparados para a vida e tão dominados pelas mães, que as senhoras vão para as entrevistas de trabalho responder pelos meninos!

:shock:

Essa nunca tinha ouvido...

Então e se por algum milagre (ou burrice do empregador), acabarem por ser contratados, as mães também vão passar o dia com eles na empresa, a fazer por eles tudo o que eles não estiverem à altura de fazer, e a responder por eles de cada vez que forem interpelados pelo empregador? :mrgreen:

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » sexta jan 09, 2026 12:34 am

Os putos hoje em dia têm uma "formação" diferente.
Se é melhor ou pior não sei, mas é diferente. Ainda há dias estava a falar com um rapaz no trabalho , nos seus 25 anos e ele perguntou-me o que era o NIF, estamos a falar de alguém que trabalha e que apresenta o IRS.
E não sabem desenrascar-se na maioria dos casos, nem usar a força, não sabem fazer uma mudança de casa, como carregar um móvel, fruto claramente, de nunca terem jogado Tetris.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Mensagempor Soulforged » sexta jan 09, 2026 12:45 am

Psychoneurosis Escreveu:não sabem fazer uma mudança de casa, como carregar um móvel, fruto claramente, de nunca terem jogado Tetris.

:mrgreen:

Brunhu
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Brunhu » sexta jan 09, 2026 12:48 am

Psychoneurosis Escreveu:Os putos hoje em dia têm uma "formação" diferente.
Se é melhor ou pior não sei, mas é diferente. Ainda há dias estava a falar com um rapaz no trabalho , nos seus 25 anos e ele perguntou-me o que era o NIF, estamos a falar de alguém que trabalha e que apresenta o IRS.
E não sabem desenrascar-se na maioria dos casos, nem usar a força, não sabem fazer uma mudança de casa, como carregar um móvel, fruto claramente, de nunca terem jogado Tetris.

Fui treinador de putos durante 25 anos, fui apanhando várias gerações e acabei por perder a pica porque, a cada geração, ia notando uma redução na capacidade de pensar deles e não conseguia de maneira nenhuma passar a mensagem que queria. Uma das perguntas que mais me fizeram nos últimos anos foi: Como temos que treinar para saber improvisar? Só isto demonstra logo a falta de esperteza deles!

Temos uma geração mais letrada que nunca, mas com uma incapacidade assustadora em pensar e resolver problemas. Tudo que ter uma rotina, um guião e não pode fugir disso.

Numa altura em que as fábricas estão cada vez mais a produzir a partir de robôs, temos a geração ideal para trabalhar em linhas de montagem!

Brunhu
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Brunhu » sexta jan 09, 2026 12:56 am

Soulforged Escreveu:
Psychoneurosis Escreveu:não sabem fazer uma mudança de casa, como carregar um móvel, fruto claramente, de nunca terem jogado Tetris.

:mrgreen:

Essa do Tetris é boa!!

Eu fiz um teste com um dos grupos de putos mais inteligentes que tive nos últimos anos, que foi pô-los a jogar ao Sokoban, e o que conseguiu ir mais longe, desistiu ao nível 8/50.

Imagem

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » sexta jan 09, 2026 1:12 am

Quem trabalha com jovens conhece exatamente o que Brunhu refere. É assustador. Não responsabilizo os miudos, naturalmente, mas a dita geração de pais iluminados pelas tendências das redes sociais. No meio de tanta informação, perde-se o essencial, o óbvio tornou-se fonte de desconfiança e incredulidade.

E, sim, pais a acompanharem entrevistas de emprego, a fazerem as matrículas nas universidades com os filhos ao lado (que não sabem preencher papéis), pais a irem já discutir notas com os profs da universidade :lol: conheço casos desses sim.

Farto-me de dizer... Pior do que não terem competências científicas, o pior é não terem competências para a vida, capacidade de desenrasque, autonomia, resistência às contrariedades. Não é por acaso que os problemas de ansiedade dispararam tanto ente os jovens. A vida não é a realidade estofada em que os criam.

Blackadder Escreveu:Mano, bro, bacano, boy, e puto se fores beto — no meio disto tudo, o mano ainda é o menos mau.

Não a ser usado como vírgula, tu não estás mesmo a ver. É que não é chamar o amigo de "mano", é meter mano em todo o lado, como antes o "tipo"... :roll:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Mensagempor Matusalem » sexta jan 09, 2026 9:19 am

aetheria Escreveu:É que não é chamar o amigo de "mano", é meter mano em todo o lado, como antes o "tipo"... :roll:

Que saudades que eu tenho quando "omano" era errar e se tinha a hombridade de pedir desculpa.....

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sexta jan 09, 2026 9:59 am

Matusalem Escreveu:[

Que saudades que eu tenho quando "omano" era errar

:lol: :lol: :lol: :lol:
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » sexta jan 09, 2026 10:26 am

Tenho um puto com 18 anos.
De vez em quando só não lhe destapo um orelhadão porque não calha lol. Mas no geral até não me posso queixar.

Nesta altura tenho a certeza que descontando a personalidade de cada um, a educação que os pais lhe dão é mesmo muito importante, e posso chegar à conclusão que os jovens são como são em grande parte devido a ela. E que sim, muitos pais são piores do que os filhos.

O meu vê zero televisão, ainda que tenha alguma curiosidade com o que se vai passando no mundo, nomeadamente agora nas eleições pois é a primeira vez que vai votar. Tentou ver o debate na 2ª feira (mas mais por causa do Manuel João Vieira que já lhe tinha aparecido nas redes sociais e ainda aguentou uma meia-hora, mas já estava em sofrimento), diz que se informa na net... e já sabemos o que isso é: redes sociais e... bolha.

Esforço físico (a carregar móveis como foi dito) tenho de lhe pedir, embora faça exercício para ficar fit.

Não tem interesse em sair à noite, só estar online com os amigos....que também é só o que querem. Álcool, tabaco, zero, nem ele nem o grupo dele. Não há como negar, é uma geração que nada, mas mesmo nada tem que ver com a minha.

Música, vá lá que não gosta de hip hop (juro que não o influenciei :lol: ) nem reggaton nem merda dessa, gosta de rock/metal japonês- não bandas, mas artistas, (grande consumo de cultura nipónica) e de Helloween/Unisonic, porque relacionou a voz do Mikael Kiske com as músicas do Sonic.
Acho que tem tendência a gostar de power metal.

A geração X foi a última que se aproveitou, de resto tem sido sempre a descer. :lol:
ImagemImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sexta jan 09, 2026 10:54 am

Vooder Escreveu:Tenho um puto com 18 anos.

Por acaso a descrição que fazes do teu miúdo é bastante consentânea com a generalidade da juventude atual. O padrão é esse. Comparativamente, já nem falo com as nossas gerações, mas com com outras na casa dos trinta, saem menos, bebem e fumam menos (isto aqui não é mau, naturalmente). Mas MUITO menos mesmo. Outra coisa que estranho, e isso sim me incomoda, pois julgo que perdem referências, cultura genérica (aliás, perdem mesmo) pois em literatura eu faço/fazia muitas pontes com filmes e séries a título de exemplo visual e próximo, e muitos, MUITOS deles, não veem filmes/séries e perdem assim muita cultura geral. Seguem influencers, tik tokers, veem vídeos curtos. E arregalam os olhos de surpresa quando eu não conheço nomes, não sei quem são pessoas que não têm qualquer talento em particular, mas mostram o seu dia a dia, o que compram, o que comem, que falam da sua vida afetiva e têm reflexões debitando lugares comuns.

Música, vá lá que não gosta de hip hop (juro que não o influenciei :lol: ) nem reggaton nem merda dessa,

:lol: :lol: :lol: Também não quis dar liberdade (e dei) para as minhas ouvirem o que entendessem. Mas se me viessem com esses géneros teria de intervir e lá iria o sentido democrático ao charco, porque não suporto. Felizmente, elas também não. Andam mais pelo pop alternativo e coisas assim.
De metal, gostam de algumas bandas/estilos, e já foram a alguns concertos comigo, mas não consomem muito. Black Metal, nem pensar! :lol:
Última edição por aetheria em sexta jan 09, 2026 10:57 am, editado 1 vez no total.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » sexta jan 09, 2026 10:54 am

Os putos hoje em dia são mais fit e até se preocupam mais com o corpo e com a saúde provavelmente, a questão dos móveis que falei, é que não sabem nem têm a destreza de como pegar, carregar ou transportar uma secretária por exemplo se lhes for pedido um favor de ajudar, como na minha geração se fazia aos montes. Aliás não é à toa que cada vez há mais empresas de mudanças, e não é dos móveis serem mais pesados de certeza...
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Mensagempor Passenger » sexta jan 09, 2026 11:11 am

Tenho uma colega no trabalho que tem um filho que... enfim. Já apanhei conversas entre ela e o filho de bradar aos céus. Da última vez, ele ligou para a mãe porque não sabia se a escola de condução estava aberta ou fechada naquele dia... Até ela quando desligou o telemóvel passou-se... O "puto" está na faculdade...

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » sexta jan 09, 2026 11:38 am

Só para rematar...
No caso do meu, ele qd pede qq coisa (por exemplo matrícula na universidade, ir ao banco, ir a lojas ou a serviços), ele evita-se sempre, mas eu insisto para ele fazê-lo e... não é que consegue?!!?! O problema passa por aí, os pais fazem tudo, mas mesmo tudo pelos filhos. Só não lhes limpam o cu porque eles não querem.

E duas curiosidades para finalizar: É verdade, os jovens, mesmo os de 30, bebem e fumam menos, mas noto que continua a existir uma grande diferença entre a cidade e meios rurais. Eu vivo os dois mundos, e no rural, os jovens ainda continuam a ser um pouco "mais à antiga", com o bom e o mau que isso acarrecta.
A outra é que eles falam em inglês entre eles (pelo menos no grupo de amigos do meu puto), e com bastante destreza. E quando falam em português metem palavras em inglês no meio das frases, normalmente para substituir uma palavra em português que não conseguem encaixar, mas isso já a malta da gestão faz, e há que dizer que é bastante irritante.
ImagemImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sexta jan 09, 2026 12:40 pm

Passenger Escreveu:Tenho uma colega no trabalho que tem um filho que... enfim. Já apanhei conversas entre ela e o filho de bradar aos céus. Da última vez, ele ligou para a mãe porque não sabia se a escola de condução estava aberta ou fechada naquele dia... Até ela quando desligou o telemóvel passou-se... O "puto" está na faculdade...

Exatamente. É muito isto, e é extraordinário. Mas, como o António aka Vooder referiu, tudo isso vem dos pais infantilizarem os filhos até mais não.
Por um lado, a tendência natural de qualquer jovem (ou adulto) é esquivar-se de fazer coisas. Se alguém fizer por nós, fixe. E os pais cada vez mais acham que os filhos "são muito novos" e não sabem fazer isto ou aquilo (e assim tornam-nos mesmo incapazes). O mais extraordinário (e ainda ontem me irritava com alunos meus a propósito) é que têm uma ferramenta poderosíssima na mão, para pesquisarem e se informarem rapidamente. Nós, para sabermos o significado de uma palavra, tínhamos de ter um dicionário, levantar a peida para ir buscar o dicionário, folhear, procurar por ordem alfabética. Já não falo de pesquisarmos um evento histórico! Eles têm a porcaria do telemóvel na mão, estão a fazer o TPC, aparece uma palavra que desconhecem e já não avançam, porque "não sei o que quer dizer". Digam-me lá que EU não deveria de ter o direito de correr tudo à bofetada :roll: :lol:
O telemóvel existe para o instagram, o tik tok e os jogos. Fim. E os pais acham normal que os filhos sejam uns atados, coitaditos (mas querem que tenham boa notas, claro).

Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 38 visitantes