Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Enigma » terça jan 09, 2018 4:52 pm

Soulforged Escreveu:
aetheria Escreveu:Discriminação positiva não deixa de ser discriminação :(



Concordo a 100% com tudo o que disseste, e esta é a frase mais importante. Porque se aplica tanto ao racismo, como a milhentas outras realidades onde hoje se impõe o politicamente correcto. Um exemplo disso são as leis das cotas.


Num mundo ideal concordaria contigo, mas eu vivo no mundo real. E no mundo real as cotas são uma necessidade (aliás, não é preciso um grande exercício intelectual para perceber a disparidade entre o número de mulheres que saem das universidades e a sua presença em cargos de relevância. Embora a situação esteja a melhorar, está a ser feita a uma velocidade digamos que...lenta. Isto para não falar das diferenças salariais, na (quase) absoluta ausência de negros em qualquer cargo relevante (e depois gostamos de dizer que somos os campeões da integração...).

O mesmo serve para o comentário do Indigente, que subscrevo. Num mundo ideal a Fátima teria razão no que disse (e percebo o que queres dizer, embora tenha ficado a sensação que estavas implicitamente a afirmar que quem se revoltou com a publicidade era racista, caso contrário nem notaria. Eu notei e não sou racista), mas esse mundo ideal não existe...

Just my 2 cents. :cheers:
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor aetheria » terça jan 09, 2018 5:05 pm

Enigma Escreveu: (e percebo o que queres dizer, embora tenha ficado a sensação que estavas implicitamente a afirmar que quem se revoltou com a publicidade era racista, caso contrário nem notaria. Eu notei e não sou racista)


O que eu referi é que nem se deveria colocar essa questão: é tão legítimo um miúdo branco vestir aquela camisola quanto um negro. O que lamentei é que isto ainda seja uma "questão" nos nossos dias.
Se isso é um "mundo ideal"? Não sou ingénua, sei bem como a sociedade se comporta, mas a minha reflexão foi no sentido do "fundo da questão". Pelo menos na sociedade ocidental, isso já não deveria ser "ideal", culturalmente, algo assim, já deveria ter sido ultrapassado (tal como a questão da mulher no mercado de trabalho, naturalmente). É isso que ainda me espanta. E foi isso que apontei.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Enigma
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4771
Registado: quarta set 26, 2007 3:48 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Enigma » terça jan 09, 2018 5:19 pm

aetheria Escreveu:
Enigma Escreveu: (e percebo o que queres dizer, embora tenha ficado a sensação que estavas implicitamente a afirmar que quem se revoltou com a publicidade era racista, caso contrário nem notaria. Eu notei e não sou racista)


O que eu referi é que nem se deveria colocar essa questão: é tão legítimo um miúdo branco vestir aquela camisola quanto um negro. O que lamentei é que isto ainda seja uma "questão" nos nossos dias.
Se isso é um "mundo ideal"? Não sou ingénua, sei bem como a sociedade se comporta, mas a minha reflexão foi no sentido do "fundo da questão". Pelo menos na sociedade ocidental, isso já não deveria ser "ideal", culturalmente, algo assim, já deveria ter sido ultrapassado (tal como a questão da mulher no mercado de trabalho, naturalmente). É isso que ainda me espanta. E foi isso que apontei.


Esclarecidíssimo, sô dona Fátima. :)
Valfar, ein Windir

Avatar do Utilizador
Space Prophet Dogon
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 758
Registado: sexta nov 04, 2011 9:08 pm
Localização: Sintra

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Space Prophet Dogon » terça jan 09, 2018 5:20 pm

Subscrevo a 100% o ponto de vista da aetheria.

Isto em 2018 nem assunto deveria ser.

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor PeiXotO » terça jan 09, 2018 5:25 pm

O mais importante é sinalizar que raio de pai é que comprava uma camisola para um filho a chamá-lo de macaco...
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor aetheria » terça jan 09, 2018 5:43 pm

Exato!
Eu comprei uma à minha filha que dizia assim: "If you think I'm beautiful you should see my mum!".
Muito mais coerente 8)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor PeiXotO » terça jan 09, 2018 5:48 pm

aetheria Escreveu:Exato!
Eu comprei uma à minha filha que dizia assim: "If you think I'm beautiful you should see my mum!".
Muito mais coerente 8)


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Então e o pai também não tem direito aos louros? :twisted:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor aetheria » terça jan 09, 2018 6:07 pm

PeiXotO Escreveu:
aetheria Escreveu:Exato!
Eu comprei uma à minha filha que dizia assim: "If you think I'm beautiful you should see my mum!".
Muito mais coerente 8)


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Então e o pai também não tem direito aos louros? :twisted:


Ele que comprasse uma tshirt, ora! :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor PeiXotO » terça jan 09, 2018 6:08 pm

aetheria Escreveu:Ele que comprasse uma tshirt, ora! :mrgreen:


Fantástica resposta! :mrgreen:
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor aetheria » terça jan 09, 2018 6:11 pm

PeiXotO Escreveu:
aetheria Escreveu:Ele que comprasse uma tshirt, ora! :mrgreen:


Fantástica resposta! :mrgreen:



:wink:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor p41nk1ll3r » terça jan 09, 2018 6:31 pm

Indigente Escreveu:A associação é feita porque é um insulto comum dirigido aos negros, ainda hoje. Basta veres um jogo da Lazio.
Se vir uma suástica, também vou associar a nazis, apesar desta ter um significado que antecede a apropriação nazi.


E por muitos associarem a nazis, a porcaria de um padrão L com simetria angular deve ser banido como está, por exemplo, na Alemanha? O problema é que ao limitar as formas de expressão como medida para inibir discursos "*istas" funciona como outras tantas com fins semelhantes, aqueles que são o alvo ignoram as medidas e fazem o que sempre fizeram e os restantes ficam a perder sem motivo.

Indigente Escreveu:A marca apercebeu-se da gaffe e preferiu fazer algo em relação ao assunto. Achas que era preferível dizer às pessoas ofendidas que estas deviam deixar de fazer associações despropositadas quando elas muitas vezes foram (são) tratadas por macacos?

Quero apenas fazer apenas o reparo que a ofença nasce sempre no lado do ofendido. Uma pessoa pode ofender-se, ou não, quer outra tenha tido ou não intenção, depende da cabeça de cada um. Se há intenção de ofender, não será um pedido de desculpas que irá corrigir a situação e os danos causados (se existirem). Se não há intenção de ofender, na minha opinião, cabe ao ofendido reflectir e mudar alguma coisa nele próprio. Mudanças reais têm de começar nos indivíduos, de outra forma andamos apenas a varrer para debaixo do tapete.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor aetheria » terça jan 09, 2018 9:39 pm

Desculpem voltar... mas gosto de discussões inteligentes e o pensamento dá-me gozo.

Fiquei a refletir tanto na reação da H&M quanto nas questão dos símbolos e do exemplo que o Indigente deu, da suástica, ao qual fui sensível.
De facto, eu olharia de lado para uma uma tshirt com a suástica.
E isso levou-me à linha de pensamento que o p41nk1ll3r aflorou. Talvez não fosse nada má ideia (e teria de haver coragem para isso) esvaziar a carga política e histórica (eu até gostaria de falar da religiosa também) de determinados símbolos. E isso consegue-se com a sua banalização. O proibir cristaliza o símbolo, dá-lhe força. Se começassem a vender tshirts com suásticas na zara e na bershka, se aparecesse a suástica associada aos astecas, aos hindus, celtas e todos os outros povos que a usaram, esse símbolo ficaria esvaziado, banalizado. Assim, mantém-se vivo e sempre que usado é potencialmente perigoso.

De igual modo, e vale o que vale (ou seja, a minha mera opinião), estivesse eu à frente da H&M e não teria procedido do mesmo modo: precisamente porque acho que a resposta apenas vem consagrar que, de facto, é admissível associar o miúdo negro a um macaco. O que é absolutamente inaceitável.
Teria pedido desculpas por não ter avançado com a campanha completa e apresentava mais fotos com miúdos brancos com a camisola, e miúdos negros e chineses e you name it com essa e com as restantes (aliás, eu estou a falar e não conheço o resto da campanha). Pode ser uma ideia idiota, mas reconhecer que aquela associação é plausível parece-me mais perigoso e contraproducente do que idiota.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor p41nk1ll3r » terça jan 09, 2018 9:49 pm

aetheria Escreveu:Talvez não fosse nada má ideia (e teria de haver coragem para isso) esvaziar a carga política e histórica (eu até gostaria de falar da religiosa também) de determinados símbolos. E isso consegue-se com a sua banalização. O proibir cristaliza o símbolo, dá-lhe força.

Completamente de acordo. Curiosamente, a forma como escreveste isso lembrou-me um texto, julgo que do Fernando Pessoa, contra a banalização do calão e dos palavrões, precisamente para que estes não percam o impacto que devem ter na linguagem (ou seja, neste caso, cristalizar o símbolo).

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor aetheria » terça jan 09, 2018 9:58 pm

p41nk1ll3r Escreveu:
aetheria Escreveu:Talvez não fosse nada má ideia (e teria de haver coragem para isso) esvaziar a carga política e histórica (eu até gostaria de falar da religiosa também) de determinados símbolos. E isso consegue-se com a sua banalização. O proibir cristaliza o símbolo, dá-lhe força.

Completamente de acordo. Curiosamente, a forma como escreveste isso lembrou-me um texto, julgo que do Fernando Pessoa, contra a banalização do calão e dos palavrões, precisamente para que estes não percam o impacto que devem ter na linguagem (ou seja, neste caso, cristalizar o símbolo).



Desconheço esse texto. Mas faz sentido em Pessoa :D
Por acaso digo isso aos meus alunos, quando tendem a esticar-se no palavreado: o calão é para ser usado, mas que o façam como uma arma, cortante. Se o usarem muito, a navalha fica romba, só serve para cortar manteiga, pouco efeito produzirá. Se o usarem quando a fúria ou a frieza rompem, estarão a usar o calão com toda a eficácia. Ou quando querem mostrar entusiasmo. Se o banalizam, perde uma arma eficaz de comunicação :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3758
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor HFVM » terça jan 09, 2018 10:18 pm

A propósito das suásticas... no meu tempo de escola preparatória, no Carnaval era usual o pessoal, não tendo outro disfarce, se disfarçar de "punk", sendo que as calças era carregadas de suásticas, por exemplo... conseguem imaginar isso hoje em dia nesta era das polémicas criadas pelas redes sociais?
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."


Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes