Selvagem Escreveu:Passenger Escreveu:Existem em Portugal protestos woke? A sério?
Acho que isso depende do que significam "protesto" e "woke". Manifestações contra o racismo ou marchas LGBT acho que inserem-se no que eu queria dizer.
O próprio termo woke faz-me alguma confusão. Não descreve nada de novo, as lutas sociais das minorias existem à décadas. Este termo é mais uma arma de arremesso das direitas menos moderadas que outra coisa qualquer.
O mesmo acontece com o termo "identitário". Não é exclusivo dos movimentos que por norma se designam "identitários".. as clivagens dos extremos esquerda e direita são ambos resultado das identidades que cada um criou para si.
Eu comecei por prestar atenção ao termo 'woke' exactamente como um termo derrogativo usado pela direita. E é como tu dizes, não é propriamente um fenómeno novo se vamos falar em manifestações contra o racismo ou marchas de orgulho gay...
Que a coisa tenha escalado nos últimos anos é que já é 'novidade', embora não seja verdadeiramente surpreendente.
Em termos de música, pouco efeito irão conseguir para além do óbvio, o cancelamento de alguns concertos para algumas bandas, porque sinceramente, e pegando no exemplo dos Impaled Nazarene, duvido que os seus fãs se importem ou que deixem de gostar da banda por isso.