Liwyatan Escreveu:Enquanto pai de uma criança autista, ao início fiquei um bocado desagrado com a headline da notícia, mas depois fui ouvir o que a Joana Marques realmente disse e tenho de concordar a 100%.
Tenho visto uma adopção do diagnóstico de autista por pessoas que, a meu ver, só pensam de maneira diferente. E pior do que isto, é haver médicos e pseudo-médicos, a dar estes diagnósticos a pessoas só porque têm um comportamento (às vezes) que enquadra no espectro autista. Se for assim, todos somos autistas porque todos temos manias, e todos temos alturas de mais dificuldade em socializar, etc.
Esta apropriação do "autismo" não faz nada bem a quem na realidade o é, porque fica descreditada.
Olha, disseste tudo TUDO o que penso, quer em relação à fulana (o Zyk também o apontou), quer em relação aos atuais diagnósticos. Enquanto professora, essa questão mexe particularmente comigo. Não sou médica, mas tenho experiência de anos de contactos com miúdos/jovens e consigo perceber o que entra num quadro patológico, e o que são traços de personalidade, que por vezes podem ser mais acentuados, mas que não invalidam de uma pessoa ser completamente funcional (se o quiser e se não andarem com ele ao colo).
Esta merda está a ser cada vez mais difícil. ai se eu me pudesse reformar!...