Aquele sentimento...

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Soulforged » segunda nov 26, 2018 9:22 pm

Aquele sentimento de ter comprado uma guitarra na semana passada e estar quase arrependido, mas não ousar admitir isso, nem sequer a mim próprio... :roll:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » segunda nov 26, 2018 11:27 pm

Soulforged Escreveu:Aquele sentimento de ter comprado uma guitarra na semana passada e estar quase arrependido, mas não ousar admitir isso, nem sequer a mim próprio... :roll:


Mas é fofo admitire-lo a nós :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Soulforged » segunda nov 26, 2018 11:43 pm

aetheria Escreveu:
Soulforged Escreveu:Aquele sentimento de ter comprado uma guitarra na semana passada e estar quase arrependido, mas não ousar admitir isso, nem sequer a mim próprio... :roll:


Mas é fofo admitire-lo a nós :mrgreen:



Admitir o quê? Eu não admiti nada! :mrgreen:

Spoiler: Mostrar
Agora a sério, acho que talvez esteja finalmente próximo o momento em que se confirma que "i don´t have what it takes". Enquanto não se experimenta, pode-se alimentar eternamente a ilusão de que talvez pudesse acontecer... :roll:

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » segunda nov 26, 2018 11:56 pm

Soulforged Escreveu:

Spoiler: Mostrar
Agora a sério, acho que talvez esteja finalmente próximo o momento em que se confirma que "i don´t have what it takes". Enquanto não se experimenta, pode-se alimentar eternamente a ilusão de que talvez pudesse acontecer... :roll:


You're right.
Mas, assim sendo, não há só perda: cresces em consciência de ti. E isso ainda é mais válido. :wink:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Soulforged » terça nov 27, 2018 12:06 am

aetheria Escreveu:
Soulforged Escreveu:

Spoiler: Mostrar
Agora a sério, acho que talvez esteja finalmente próximo o momento em que se confirma que "i don´t have what it takes". Enquanto não se experimenta, pode-se alimentar eternamente a ilusão de que talvez pudesse acontecer... :roll:


You're right.
Mas, assim sendo, não há só perda: cresces em consciência de ti. E isso ainda é mais válido. :wink:


É assim, experimentar também não é a mesma coisa que passar por um longo processo de aprendizagem, que mesmo para quem tem muito jeito, representa anos. Mas pelas dificuldades das primeiras experiências, consegue-se extrapolar algumas coisas. Não sei...

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » terça nov 27, 2018 9:52 am

Soulforged Escreveu: É assim, experimentar também não é a mesma coisa que passar por um longo processo de aprendizagem, que mesmo para quem tem muito jeito, representa anos. Mas pelas dificuldades das primeiras experiências, consegue-se extrapolar algumas coisas. Não sei...


Me neither. Nunca experimentei.
Só quem passou pelo processo te poderá dizer.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Brunhu » terça nov 27, 2018 10:18 am

Soulforged Escreveu: É assim, experimentar também não é a mesma coisa que passar por um longo processo de aprendizagem, que mesmo para quem tem muito jeito, representa anos. Mas pelas dificuldades das primeiras experiências, consegue-se extrapolar algumas coisas. Não sei...


Eu tentei há uns largos anos, mas como sou canhoto e tinha que estar sempre a pensar tudo ao contrário dos meus amigos, acabei por desistir. Mas, de há uns anos para cá, também tenho andado com essa "tesão" de comprar uma guitarra, mas como tenho a sensação que me vai acontecer o mesmo que referes, tenho deixado arrastar a coisa!!

Avatar do Utilizador
PeiXotO
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1502
Registado: domingo jan 16, 2011 10:39 pm
Localização: Vale do Paraíso

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor PeiXotO » terça nov 27, 2018 3:14 pm

Soulforged Escreveu: É assim, experimentar também não é a mesma coisa que passar por um longo processo de aprendizagem, que mesmo para quem tem muito jeito, representa anos. Mas pelas dificuldades das primeiras experiências, consegue-se extrapolar algumas coisas. Não sei...


Tudo depende de como começaste a aprender. Agarraste logo tabs de Opeth ou começaste com a Dunas?
"O problema da vida real é não ter música de fundo..."

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5741
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor abyssum » terça nov 27, 2018 6:26 pm

Soulforged Escreveu:Aquele sentimento de ter comprado uma guitarra na semana passada e estar quase arrependido, mas não ousar admitir isso, nem sequer a mim próprio... :roll:

Ninguém nasce ensinado, isso vai requerer alguma persistência e paciência da tua parte e também teimosia. Ao princípio pode parecer um bicho de sete cabeças mas com o tempo vai-se lá. Praticar todos os dias o tempo que achares necessário pode ser 20 minutos ou uma hora, o que interessa é praticar. Sacas umas tablaturas da net das mais simples e vais começar a entender como as coisas funcionam, e depois vais desenvolvendo a partir daí.
A minha guitarra avariou este Verão, há pouco tempo consegui arranjá-la, foi frustrante estar muito tempo sem tocar. Mas foi o tempo suficiente para ir perdendo algum jeito. Tocar um instrumento requer é prática e criar uma rotina para a mesma. A motivação também é importante, se queres mesmo aprender a tocar tens que ser insistente.

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Selvagem » terça nov 27, 2018 10:37 pm

Soulforged Escreveu:Aquele sentimento de ter comprado uma guitarra na semana passada e estar quase arrependido, mas não ousar admitir isso, nem sequer a mim próprio... :roll:


Como disseram acima, faz parte do processo, o importante é não desistir e praticar, se possível diariamente.
Os músicos profissionais ou experientes demoraram anos e anos a chegar aonde estão, não podes achar que ao fim de uma semana já deverias estar a ver resultados.. Além disso as tuas próprias mão têm de se desenvolver para tocar, vais ter de ganhar força e elasticidade nos músculos e calos nas pontas dos dedos e isso só virá com o tempo e com a prática.

Não sei que tipo de guitarra compraste, eu pessoalmente, aprendi primeiro numa acústica, acho que para começar é melhor que a eléctrica pois quando o pessoal tem logo uma eléctrica quer é ir logo tentar efeitos e distorções, que por si só são também difíceis de dominar e isso prejudica a meu ver a curva de aprendizagem.
Aconselho a aprender primeiro acordes básicos (open chords, power chords simples) e alguma teoria básica (como é construído um acorde, o conceito de keys, etc). Só depois de se saber alguns acordes e de se conseguir saltar de uns prós outros é que aconselho a aprender algumas músicas básicas.
Músicas acústicas simples ou algum punk rock ou grunge são do melhor para começar (ramones, misfits, nirvana, etc), só depois é que se passa para coisas mais complexas.

Eu do pouco que sei, aprendi de forma auto-didacta, através do youtube e de sites como o ultimate guitar e o songsterr. Mas se sentires muita dificuldade de início poderás procurar algumas aulas particulares, mais que não seja para te orientares e aprenderes o básico. Aulas com um professor ajudam a que não desenvolvas vícios e permitem que evoluas mais depressa.

Sinceramente, acho que com prática e alguma dedicação qualquer um chega lá, mais que não seja a tocar músicas ou riffs mais simples. Tocar um riff ou uma música que gostes ao mesmo tempo que a estás a ouvir é das melhores sensações que se pode ter.

Acho que o que é verdadeiramente difícil é criar algo teu, algo novo, criar uma boa composição, mas isso já é outra história.
Força nisso :beer:
"..too old for this shit.."

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Soulforged » terça nov 27, 2018 11:03 pm

Brunhu Escreveu:Eu tentei há uns largos anos, mas como sou canhoto e tinha que estar sempre a pensar tudo ao contrário dos meus amigos, acabei por desistir.



Compreendo-te perfeitamente, deve ser mais uma dificuldade em cima das muitas que isso já tem. Felizmente, não é o meu caso, então sempre tenho isso a meu favor.

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Soulforged » terça nov 27, 2018 11:16 pm

PeiXotO Escreveu:
Soulforged Escreveu: É assim, experimentar também não é a mesma coisa que passar por um longo processo de aprendizagem, que mesmo para quem tem muito jeito, representa anos. Mas pelas dificuldades das primeiras experiências, consegue-se extrapolar algumas coisas. Não sei...


Tudo depende de como começaste a aprender. Agarraste logo tabs de Opeth ou começaste com a Dunas?


Opeth para quem nunca tinha pegado numa guitarra? :shock: Credo! Nunca me passaria tal coisa pela cabeça. Nem sequer começar logo por uma música, fosse ela qual fosse. Sei bem que até aí, demora o seu tempo, isto para quem consegue, claro.

Devo acrescentar que se trata de uma guitarra acústica porque acho melhor começar por aí, e porque se trata de um investimento bem mais barato, simples e prático, o que diminui o prejuízo no caso de desistir.

Falta também dizer que ainda só peguei nela 2 vezes para afinar (o que inicialmente não bateu certo) e para experimentar 1 ou 2 acordes.

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Soulforged » terça nov 27, 2018 11:23 pm

abyssum Escreveu:
Soulforged Escreveu:Aquele sentimento de ter comprado uma guitarra na semana passada e estar quase arrependido, mas não ousar admitir isso, nem sequer a mim próprio... :roll:

Ninguém nasce ensinado, isso vai requerer alguma persistência e paciência da tua parte e também teimosia. Ao princípio pode parecer um bicho de sete cabeças mas com o tempo vai-se lá. Praticar todos os dias o tempo que achares necessário pode ser 20 minutos ou uma hora, o que interessa é praticar. Sacas umas tablaturas da net das mais simples e vais começar a entender como as coisas funcionam, e depois vais desenvolvendo a partir daí.
A minha guitarra avariou este Verão, há pouco tempo consegui arranjá-la, foi frustrante estar muito tempo sem tocar. Mas foi o tempo suficiente para ir perdendo algum jeito. Tocar um instrumento requer é prática e criar uma rotina para a mesma. A motivação também é importante, se queres mesmo aprender a tocar tens que ser insistente.


A motivação existe, sim. Não tenho vontade de desistir. Mas sozinha, não faz tudo. É como no futebol. Toda a gente sabe que o Ronaldo é um dos jogadores mais dedicados e persistentes que existem, mas se tivesse "2 pés esquerdos" ou algo parecido, nunca tinha passado do primeiro clube onde jogou. Isto se o tivessem aceitado lá sequer.

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Soulforged » terça nov 27, 2018 11:34 pm

Selvagem Escreveu:
Soulforged Escreveu:Aquele sentimento de ter comprado uma guitarra na semana passada e estar quase arrependido, mas não ousar admitir isso, nem sequer a mim próprio... :roll:


Como disseram acima, faz parte do processo, o importante é não desistir e praticar, se possível diariamente.
Os músicos profissionais ou experientes demoraram anos e anos a chegar aonde estão, não podes achar que ao fim de uma semana já deverias estar a ver resultados.. Além disso as tuas próprias mão têm de se desenvolver para tocar, vais ter de ganhar força e elasticidade nos músculos e calos nas pontas dos dedos e isso só virá com o tempo e com a prática.

Não sei que tipo de guitarra compraste, eu pessoalmente, aprendi primeiro numa acústica, acho que para começar é melhor que a eléctrica pois quando o pessoal tem logo uma eléctrica quer é ir logo tentar efeitos e distorções, que por si só são também difíceis de dominar e isso prejudica a meu ver a curva de aprendizagem.
Aconselho a aprender primeiro acordes básicos (open chords, power chords simples) e alguma teoria básica (como é construído um acorde, o conceito de keys, etc). Só depois de se saber alguns acordes e de se conseguir saltar de uns prós outros é que aconselho a aprender algumas músicas básicas.
Músicas acústicas simples ou algum punk rock ou grunge são do melhor para começar (ramones, misfits, nirvana, etc), só depois é que se passa para coisas mais complexas.

Eu do pouco que sei, aprendi de forma auto-didacta, através do youtube e de sites como o ultimate guitar e o songsterr. Mas se sentires muita dificuldade de início poderás procurar algumas aulas particulares, mais que não seja para te orientares e aprenderes o básico. Aulas com um professor ajudam a que não desenvolvas vícios e permitem que evoluas mais depressa.

Sinceramente, acho que com prática e alguma dedicação qualquer um chega lá, mais que não seja a tocar músicas ou riffs mais simples. Tocar um riff ou uma música que gostes ao mesmo tempo que a estás a ouvir é das melhores sensações que se pode ter.

Acho que o que é verdadeiramente difícil é criar algo teu, algo novo, criar uma boa composição, mas isso já é outra história.
Força nisso :beer:



Obrigado pelas dicas.

O youtube (e a net em geral) pode ser realmente uma escola. Já não é por falta de informação que se deixa de aprender as coisas. Encontrei um canal de youtube em particular, que tem montes de vídeos a ensinar desde as coisas mais básicas, até músicas já com uma certa dificuldade, passando até por coisas como teoria musical e dicas sobre o aspecto psicológico da coisa, por exemplo.

As aulas a sério, acho que poderiam justificar-se, no caso de haver alguma capacidade com o mais básico do básico.

Acredito que seja realmente realizador tocar algo de que se gosta, é aí que está a grande motivação.

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Selvagem » quarta nov 28, 2018 12:42 am

Soulforged Escreveu: Obrigado pelas dicas.

O youtube (e a net em geral) pode ser realmente uma escola. Já não é por falta de informação que se deixa de aprender as coisas. Encontrei um canal de youtube em particular, que tem montes de vídeos a ensinar desde as coisas mais básicas, até músicas já com uma certa dificuldade, passando até por coisas como teoria musical e dicas sobre o aspecto psicológico da coisa, por exemplo.

As aulas a sério, acho que poderiam justificar-se, no caso de haver alguma capacidade com o mais básico do básico.

Acredito que seja realmente realizador tocar algo de que se gosta, é aí que está a grande motivação.



Existem canais do youtube que te fornecem cursos completos, do inicio ao fim, é uma boa aposta. Eu pessoalmente não fiz nenhum, vi vários videos aleatoriamente consoante o que precisava, mas em contrapartida demorei mais tempo a evoluir.

Aprender acordes é fundamental, há uns mais fáceis que outros, mas em geral é algo que ainda demora algum tempo. As mãos vão ter de ganhar memória muscular de forma a criar o acorde de forma quase automática, isso requer muito treino e paciência. Pessoalmente senti que dei o maior salto quando comecei a entranhar bem os acordes e a mudar de uns para os outros - é assim que nasce a música.

Vai haver dias em que te sentes frustrado, outros que te sentes incrivelmente feliz, vai haver dias em que tentas fazer uma coisa e não sai nada de jeito, depois vais tentar outra vez no dia a seguir e sai quase perfeito. Não é fácil, mas no fim é recompensador. Se seguires os conselhos aqui do pessoal e tentares treinar todos os dias em poucos meses verás bons resultados de certeza.

O mais importante no fim de tudo é gostares do que estás a fazer e divertir-te a fazê-lo. :jam:
"..too old for this shit.."


Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: MSN [Bot] e 10 visitantes