Aquele sentimento...

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Brunhu » sexta fev 26, 2021 5:57 pm

Soulforged Escreveu:
abyssum Escreveu:Nas redes sociais não há meio termo, ou se é contra ou a favor, e sempre de uma forma extrema. A redes sociais são como o dinheiro, não mudam as pessoas, revelam-nas.



Acho que não é uma questão de redes sociais. Tenho notado em muitos metaleiros uma tendência de serem algo "binários" (ou são super fãs ou odeiam), o que sempre me causou alguma estranheza, porque eu nunca fui assim. A intensidade do meu apreço por bandas, albuns, etc, sempre teve muitos níveis diferentes, desde as coisas que não odeio mas não me dizem praticamente nada, até às coisas que me entusiasmam ao ponto de sentir que pertencem a uma outra realidade muito superior à que nós comuns mortais experimentamos.
Não estou a dizer que todos os metaleiros são assim "binários", mas muitos parecem ser.
Agora, o que as redes sociais têm de específico em relação a isto, é a tendência de exacerbar estas diferenças a um nível extremo, até ao ponto em que as pessoas parecem odiar qualquer um que tenha uma visão ligeiramente diferente da delas. A cultura do cancelamento é o exemplo mais evidente disto: "não gostei do que esta pessoa disse ou fez, logo vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que esta pessoa não tenha mais oportunidade de voltar a dizer ou fazer algo num espaço público; mas não sou facista, até os odeio" :mrgreen:


Estamos numa fase em que combatemos os extremismos sendo extremistas, mas a achar que o nosso extremismo é o do bem e, como tal, não é extremismo!
Ahhh.. e se fores do meio termo, passas logo a ovelha do rebanho!

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Vooder » sexta fev 26, 2021 6:38 pm

não sei....
no caso de moonspell sou aquilo que se pode considerar um fã de fim-de-semana.
É banda que nunca liguei muito, mas dá-me prazer ouvir.
Não sou como a Loud em que cada vez em que os Moonspell editam um album é sempre o melhor.

Consigo na minha opinião criticar os álbuns (no caso de Moonspell) sem fanboysmo. Depois há o gosto pessoal que é diferente.
Mas o mais engraçado é quando és fanboy e a tua banda preferida lança um album de merda e ouves 500 vezes porque nunca desistes de tentar gostar. Por vezes isso vê-se até aqui no MU... quem nunca?
Então nos grupos de metal no FB é o que mais se vê, principalmente com estas 4 bandas (que devem significar uns 90% dos posts): Metallica, Moonspell, Iron Maiden e Manowar e se alguém critica... :lol:
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2219
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Matusalem » sexta fev 26, 2021 9:05 pm

Parece que um gajo é obrigado a ouvir as musicas com os ouvidos dos outros. E parece que é proibido um gajo ter multiplos gostos que vao para alem do mundo "metal". Já agora deixo aqui um "quote": "É tao legítimo cantar sobre dragões como cantar sobre Satanás. Ambos são entidades imaginárias e não existentes."

edit: proponho criar um grupo no facebook: Metaleiros Pela Verdade

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Vooder » sábado fev 27, 2021 12:21 am

Já agora, depois de ouvir o novo de Moonspell, com apenas uma audição penso que está desafiante e como já alguém disse, a fazer lembrar Tiamat. A ouvir mais vezes.
Mas o Fernando por mais que se esforce quando tenta cantar dá barraca. Chega até a desafinar. Só tem 2 registos bons, growls e a spoken word.
A "without rule" está do best e para já é a preferida
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor pafg » domingo fev 28, 2021 9:04 am

Vooder Escreveu:Consigo na minha opinião criticar os álbuns (no caso de Moonspell) sem fanboysmo. Depois há o gosto pessoal que é diferente.


Exato. Mesmo sendo fã acérrimo é possível e necessário ser-se crítico da banda. Dou o exemplo de MDB que é das minha bandas preferidas mas que, na minha opinião, não lançam um álbum relevante desde 2001.
Depois por mais que tente não consigo separar sentido crítico de gosto pessoal. Posso tentar ouvir o Hermitage objectivamente, mas depois vou ter sempre aquele filtro do gosto pessoal face ao que estou a ouvir. Se me for desagradável, vou ter dificuldade em pôr de lado essa sensação e analisar objectivamente a música.
No caso do Hermitage acho-o bastante desinspirado.

Quanto às redes sociais, já existem alguns estudos que referem existir uma relação entre utilização sistemática e exacerbação das emoções. Comentários reactivos, impulsivos e que com o tempo se tornam "extremos". Não é por acaso que já se fala na crescente "outrage culture" para se caracterizar a população que reage intempestivamente a tudo o que vai contra a sua opinião consertada. No caso de Moonspell, Opeth, Epica, Nightwish ou Gojira, ou gostas e está tudo bem, ou até tens uns defeitos a apontar e és logo um "hater". Esta polarização é extremamente preocupante quando pensas que este mindset também é utilizado para questões mais sérias, nomeadamente políticas. No caso da música, já não me aborreço com isso. Gosto ok, não gosto ok e as opiniões de terceiros são ruído de fundo. Não é por a Loud gostar ou pela hive fandom fazer likes no vídeo do youtube, que vou comprar um álbum. :wink:

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7780
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Zyklon » domingo fev 28, 2021 12:40 pm

O que é engraçado em relação a Moonspell versus o pessoal que ouve Metal é que eles são uma especie de embuste bipolar e tanto lhes dá para serem vistos como uma banda séria e honesta como o oposto, depende é do estado em que se encontra o cadaver e a fauna do universo metaleiro mais mainstream.
Hoje em dia e daquilo que tenho notado parece que existe uma especie de "nova oportunidade" dada à banda por parte de fans e dos Media.
As razões para isso sinceramente não sei, até porque este album quando ouvido de forma sincera não é muito diferente do que já fizeram e nem existe aquela novidade ou choque (por mais que o tentem fazer ou associar quando falam em referências mais rock/prog) que geralmente cria aquelas colisões entre os fans.
Na minha opinião continuo a achar o album chato e amorfo que se apoia numa sonoridade mais friendly mas longe daquele catchy sound de um Irreligious ou do peso mais negro de um Night Eternal e é uma daquelas coisas que se não fosse de Moonspell provavelmente passariam ao lado de quase toda a gente, ainda mais em 2021.
Os fans podem dizer que os haters são isto e aquilo e os haters podem contra argumentar com aquilo e isto, mas o que me parece é que este Hermitage vai ser mais um album que será facilmente esquecível dentro da discografia da banda....o resto é o usual circo promocional como sempre acontece com estes nomes.
O 1755 pode ter sido visto como um passo em falso mas ao pé deste album consegue ser muito mais interessante..

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6880
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » domingo fev 28, 2021 5:30 pm

Brunhu Escreveu:Estamos numa fase em que combatemos os extremismos sendo extremistas, mas a achar que o nosso extremismo é o do bem e, como tal, não é extremismo!
Ahhh.. e se fores do meio termo, passas logo a ovelha do rebanho!


Belíssima síntese.

Matusalem Escreveu:edit: proponho criar um grupo no facebook: Metaleiros Pela Verdade


Siiiiiiiiiiiiimmmmmmm! :lol:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3462
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Kustu Rica » domingo fev 28, 2021 9:42 pm

Acho que o último álbum de Moonspell que gostei deve ter sido o Antidote. Do Under Satanae para a frente já nada me seduziu o suficiente para ficar na memória.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3758
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor HFVM » segunda mar 01, 2021 8:28 am

Vooder Escreveu:Já agora, depois de ouvir o novo de Moonspell, com apenas uma audição penso que está desafiante e como já alguém disse, a fazer lembrar Tiamat. A ouvir mais vezes.
Mas o Fernando por mais que se esforce quando tenta cantar dá barraca. Chega até a desafinar. Só tem 2 registos bons, growls e a spoken word.
A "without rule" está do best e para já é a preferida


A Without Rule é a melhor do álbum. O álbum por aqui tem rodado bastante e estou a gostar muito.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Brunhu » segunda mar 01, 2021 10:09 am

HFVM Escreveu:
Vooder Escreveu:Já agora, depois de ouvir o novo de Moonspell, com apenas uma audição penso que está desafiante e como já alguém disse, a fazer lembrar Tiamat. A ouvir mais vezes.
Mas o Fernando por mais que se esforce quando tenta cantar dá barraca. Chega até a desafinar. Só tem 2 registos bons, growls e a spoken word.
A "without rule" está do best e para já é a preferida


A Without Rule é a melhor do álbum. O álbum por aqui tem rodado bastante e estou a gostar muito.

Ouvi uma vez e não me deixou muita vontade de voltar a ouvir. Não por achar que não tem qualidade, mas por achar que a música de Moonspell tem sempre uma "falta de sal" desgraçada e não me causa qualquer impacto. Neste caso concreto, a prestação do FR não ajuda muito, mas como já referi noutro tópico, gostava de ouvir uma versão deste álbum sem voz.
Instrumentalmente, a coisa pareceu-me ter ali uns momentos engraçados e fica-se com a ideia que há ali muito trabalho. Curiosamente, durante audição do álbum, várias vezes me veio à cabeça Disillusion Não sei se foi por ter encontrado alguma relação no tipo de som ou se foi o meu cérebro a pedir para ir fazer uma purga com algo elaborado e com mais qualidade após ouvir este álbum.
Última edição por Brunhu em terça mar 02, 2021 9:15 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5746
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor abyssum » segunda mar 01, 2021 12:13 pm

Brunhu Escreveu:
Ouvi uma vez e não me deixou muita vontade de voltar a ouvir. Não por achar que não tem qualidade, mas por achar que a música de Moonspell tem sempre uma "falta de sal" desgraçada e não me causa qualquer impacto. Neste caso concreto, a prestação do FR ajuda muito, mas como já referi noutro tópico, gostava de ouvir uma versão deste álbum sem voz.

Por aqui foi o mesmo. Sempre vi o Nando como o elemento mais fraco da banda, seja a berrar ou a cantarolar, deu-me sempre a ideia de que a banda precisa de um vocalista melhor. É como aquelas pessoas que não ouvem Metal e quando o fazem dizem, "a música não está má, mas quando entra a voz estraga logo tudo" fico com a mesma impressão quando ouço Moonspell.
Este álbum é sem dúvida o mais fraco, talvez queiram alcançar outro público, como já tentaram noutras vezes mas como de costume não vai dar em nada. E o ppl do metau sempre foi bipolar com esta banda, com este novo disco muitos irão afastar-se ainda mais.

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7780
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Zyklon » segunda mar 01, 2021 1:28 pm

Curiosamente por aqui, sempre achei que a voz do Ribeiro uma das marcas de água da banda porque acrescenta aquele toque "exótico" que os consegue demarcar do resto..um pouco como acontece com certas bandas de leste (polacas por exemplo).
Não estou a dizer que é um super vocalista porque claramente não o é, mas quando se ouve a forma de cantar do homem imediatamente sabemos quem é...um pouco como o Colin em Amenra quando berra nos temas, não são growlers nem vocalistas acima da media mas a voz funciona como algo mais do que uma simples adenda á musica.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6880
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » segunda mar 01, 2021 2:33 pm

Zyklon Escreveu:Curiosamente por aqui, sempre achei que a voz do Ribeiro uma das marcas de água da banda porque acrescenta aquele toque "exótico" que os consegue demarcar do resto..um pouco como acontece com certas bandas de leste (polacas por exemplo).
Não estou a dizer que é um super vocalista porque claramente não o é, mas quando se ouve a forma de cantar do homem imediatamente sabemos quem é...um pouco como o Colin em Amenra quando berra nos temas, não são growlers nem vocalistas acima da media mas a voz funciona como algo mais do que uma simples adenda á musica.


Concordo. E já me acontecer de ouvir outros vocalistas e pensar "tem o registo do Fernando". E um registo que gosto, note-se.
Contudo, agora no registo limpo, fica-se apenas pelo "não desafina". Não se destaca como "grande voz", não marca.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor Vooder » segunda mar 01, 2021 2:48 pm

Acho que como growler reconhece-se, mas a cantar é fraquíssimo (neste album chega a desafinar), mesmo que se reconheça na mesma.
Suspeito que na banda haja quem tenha melhor voz para cantar. Podiam até fazer como os Enslaved, Dimmu Borgir, etc.... Ter dois vocalistas.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6880
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Aquele sentimento...

Mensagempor aetheria » segunda mar 01, 2021 2:52 pm

Vooder Escreveu:Acho que como growler reconhece-se, mas a cantar é fraquíssimo (neste album chega a desafinar), mesmo que se reconheça na mesma.
Suspeito que na banda haja quem tenha melhor voz para cantar. Podiam até fazer como os Enslaved, Dimmu Borgir, etc.... Ter dois vocalistas.

Já têm, a voz do Ricardo está cada vez mais presente.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes