Pedro Lopes Escreveu:Opuskulo Escreveu:Cá vai a análise à compilação que me foi enviada pelo user Pedro Lopes. Gostei bastante das escolhas do Pedro, muito baseadas na década de 90, a década na qual o meu gosto pela música e especialmente pelo metal nasceu e cresceu desmesuradamente, sendo em bandas dessa época que tenho as minhas principais referências. Senti uma agradável nostalgia ao ouvir esta compilação e fez-me tirar o pó a algumas pérolas que por aqui andavam esquecidas![]()
Apesar de grande parte dos temas me ser familiar, senti dificuldades em identificar os seus autores, títulos e álbuns. São milhares e milhares de horas de música e centenas de discos ouvidos ao longo dos últimos vinte anos, pelo que a tarefa de identificar claramente o que estou ouvir nem sempre é fácil. Mas fica uma tentativa:
1. Thrash metal germânico. Soa-me a Destruction, Sodom ou algo dentro dessa linha
2. Continuamos no bom e velho thrash metal. Kreator / Slayer ??
3. Soa-me bem mas não consigo identificar. Aqueles teclados não me são estranhos.
4. Isto é Dimmu Borgir a tocar a «Metal Heart» de Accept. Julgo que vem no EP «Godless Savage Garden».
5. Excelente versão do «For Whom the Bell Tolls de Metallica», ao estilo de uns Bathory. Épica. Afinal são os Moonsorrow.
6. Soa-me a In the Woods… mas não consigo decifrar de que disco. Talvez algo do Heart Of The Ages. Decididamente da fase pré-Omnio, pois a fase pós Omnio conheço na perfeição.
7. Não faço ideia o que é mas agrada-me bastante.
8. Esta é de caras. The Gathering – In Motion #1, retirado do grande Mandylion.
9. Não faço ideia. Gothic death metal com vozes femininas e coros. Algo editado entre 1995 e 2000 na veia de ToT. Será Tristania?
10. Espécie de stoner doom. Não é a minha onda e não faço ideia o que seja.
11. Já ouvi esta coisa, mas não consigo lembrar-me o que é. Algo dentro de Lisa Gerrard. Um tema épico, mágico e arrepiante
12. Não gostei. Não é de todo a minha onda. Fazem-me lembrar Laydtron, mas certamente bem mais antigo.
13. Mas que porra é esta?? Uma banda portuguesa que não consigo reconhecer e sobre a qual preferiria permanecer na ignorância…
Já agora fica o artwork muito bem conseguido:
Ora viva
Fico satisfeito por teres apreciado.
Aqui vai a track list.
1 – Witchery - Fast As a Shark «» uma cover de Accept retirada do EP "Witchburner"
2 – Grip Inc - Hostage To Heaven «» Álbum "Power Of Inner Strength". Estiveste perto. Acertaste no Dave Lombardo.
3 – Kalmah - Hades «» Álbum "Swamplord"
4 – Dimmu Borgir - Metal Heart «» acertaste em cheio
5 – Moonsorrow - For Whom The Bell Tolls «» mais um tiro no porta aviões
6 – In The Woods - Heart Of The Ages «» estiveste bem mais uma vez
7 – Alchemist - Austral Spectrum «» Álbum "Organasm"
8 – The Gathering - In Motion #1 «» barco de quatro canos ao fundo
9 – Tristania - Pale Enchatress «» Álbum "Widow's Weeds". Tiro quase em cheio.
10 – Bigelf - The Evils Of Rock An Roll «» Esta era dificil mas quis colocar uma faixa dentro do género pois não sabia se apreciavas.
11 – Die Verbannten Kinder Evas - Winter's Night «» Álbum "Dusk And Void Become Alive"
12 – Sonic Youth - Tunic (Song For Karen) «» Álbum "Goo" - apenas para colocar algo dentro da musica alternativa dos anos 80/90.
13 – Vasco da Gama - Morte «» Álbum "Vasco da Gama" - um álbum emblemático de 1983, o ano em que começei a andar nestas lides metálicas.
Entretanto, fica ainda a informação que a capa foi cortesia do Dan Seagrave e a contra capa uma amabilidade do Michael Whelan.
Bem, acho que ainda dá para um 10, mas ainda assim falhei algumas que agora me parece óbvias!
1 – Witchery - Fast As a Shark «» uma cover de Accept retirada do EP "Witchburner" - aquilo soava-me realmente a anos 80, daí Accept vira ao barulho...mas não fazia ideia que era interpretada pelos Witchery...aliás, é banda que nunca segui.
2 – Grip Inc - Hostage To Heaven «» Álbum "Power Of Inner Strength". Estiveste perto. Acertaste no Dave Lombardo. - esta irritou-me um bocadinho! Eu até gosto e ouço Grip Inc, mas nunca mais me lembrei...realmente aquilo soava-me a Slayer mas sem a voz do Araya.
3 – Kalmah - Hades «» Álbum "Swamplord" - Nunca prestei atenção à banda. Gostei de ouvir.
4 – Dimmu Borgir - Metal Heart «» acertaste em cheio - tenho por aqui o disco em casa. Foi fácil.
5 – Moonsorrow - For Whom The Bell Tolls «» mais um tiro no porta aviões - Confesso que tive uma ajuda extra para decifrar que eram os Moonsorrow
6 – In The Woods - Heart Of The Ages «» estiveste bem mais uma vez - Bem me queria parecer que era deste disco 7 – Alchemist - Austral Spectrum «» Álbum "Organasm" - Já tive este disco e vendi-o...no entanto gostei desta faixa.
8 – The Gathering - In Motion #1 «» barco de quatro canos ao fundo - fácil
9 – Tristania - Pale Enchatress «» Álbum "Widow's Weeds". Tiro quase em cheio. - Vá lá, acertei nos Tristania. Não tenho o disco, mas conheço bem a banda
10 – Bigelf - The Evils Of Rock An Roll «» Esta era dificil mas quis colocar uma faixa dentro do género pois não sabia se apreciavas. - Pois, nunca lá chegaria pois não é coisa que ouça de todo
11 – Die Verbannten Kinder Evas - Winter's Night «» Álbum "Dusk And Void Become Alive" - Eu tenho este disco. Soava-me realmente familiar, mas não consegui lembrar-me de onde. Lá fui tirá-lo do báu.
12 – Sonic Youth - Tunic (Song For Karen) «» Álbum "Goo" - apenas para colocar algo dentro da musica alternativa dos anos 80/90. -
13 – Vasco da Gama - Morte «» Álbum "Vasco da Gama" - um álbum emblemático de 1983, o ano em que começei a andar nestas lides metálicas. - Bem, peço desculpa por não conhecer os míticos Vasco da Gama, em 1983 tinha 2 anos

Mas há lá coisas que vais gostar.