Cthulhu_Dawn Escreveu:OrDoS Escreveu: A diferença é que nessa altura eram precisas grandes revoluções, guerras civis e muita miséria para ter de se atingir o estado de mudança e tirar os ditadores/reis/czares do poder, enquanto que hoje em dia é possível tentar mudar-se algo de forma mais séria, estruturada, pensada, científica, *outro termo qualquer que implique trabalho sério* e aprendendo com os erros do passado para se conseguir realmente atingir resultados.
Eu não tinha tanta certeza assim, por acaso...
Este meu ponto de vista é referente apenas ao facto de que hoje em dia há uma cultura global diferente, até mesmo nos relacionamentos entre países, já não se parte para a guerra sem um belo punhado de motivos, há investigação científica cada vez mais virada para o social, preocupações com o bem estar humano é maior (mas ainda falta muito para caminhar para uma melhor condição) etc., as pessoas comunicam-se e trocam informação cada vez mais, desde pontos longínquos do planeta com velocidades altíssimas e baixos custos pormenores que diferem bastante da forma como a história da humanidade até quase ao fim do séc passado evoluiu, foi um salto exponencial, em 150 anos o conhecimento em todas as áreas científicas evoluiu de uma forma incrível comparado com o rácio de evolução de 1850 para trás, é descoberta após descoberta a passos de gigante.
É evidente e inegável que o actual sistema contribuiu para onde estamos hoje em dia, mas parece que começou o real declínio para o mesmo e não há muita gente interessada em abrir novos caminhos, só se vê é o "tapar do sol com uma peneira" (gosto muito desta frase
A tecnocracia será muito provavelmente aquilo que veremos começar ainda antes de morrermos, ou talvez a nossa geração ainda não conseguirá ver essa mudança, resta saber que sistemas político-económicos serão adoptados, estou com esperança que surjam novas formas de pensar e encarar os problemas que estão a afectar a nossa sociedade, mas não acredito que seja possível mudar sem se começar a apostar em criar projectos piloto bem geridos com base em novas ideias.

20ª Edição