Tese de Mestrado: A comunidade metálica portuguesa no ciberespaço
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
- Contacto:
Re: Trabalho de Mestrado: A comunidade metálica no ciberespaço
Eusmilus, obrigado. Intere4ssante quando dizes que se não fosse pela net não conhecerias tantos estilos. Neste caso a tua individualidade não te permita fazer parte da "comunidade" mais activamente e usas mais o MU como ferramenta de pesquisa e de conhecimento do que um ponto de encontro da comunidade. Mas deixa chutar uma tese para o ar: Pelo facto de participares aqui e entrares em interactividade com os restantes membros JÀ fazes parte desta comunidade. É o que têm as comunidades virtuais de diferente. Tu estás cá permanentemente através do teu perfil e as tuas observações estão disponíveis para nós interagirmos.
Deixa-me perguntar-te. Sentes que por estares aqui fazes parte desta comunidade?
Deixa-me perguntar-te. Sentes que por estares aqui fazes parte desta comunidade?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
-
Karamazov [RIP 2012/07/27]
spiegelman Escreveu:Se possível gostaria primeiro, por parte do criador do forum, as razões pelas quais lançaram o Metal Underground e a partir daí e deste meu mote, começar a discussão:
O que é hoje a comunidade metálica baseada na internet? Está mais próxima, mais afastada? Quero experiências, opiniões, artigos, links. Tudo o que possa trazer algo de útil à discussão
A partir desta tua frase lembrei-me da entrevista que fiz ao "quadro administrativo" do Metal Underground há um tempo para o meu programa de rádio de metal, espero que dê alguma ajuda, podes espreitar a entrevista completa aqui aqui.
Espero ter conseguido ajudar de alguma maneira, quando tiver mais tempo, lá para segunda feira posto mais algumas motivações pessoais e vantagens que me deu a entrada no Metal Underground.
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Thanx Herak.... Essa entrevista está na "bibliografia"

"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
- Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
spiegelman Escreveu:Saudações caros MUsers: A partir do mote do Death in Gerês, postado no tópico da votação dos álbuns de 2008:death in geres Escreveu:Realmente, que se saliente a trabalheira que isto deve ter dado...
O pessoal do fórum não ouve metal, nem vai a concertos de metal!
São os chamados NETaleiros!!
Lanço a discussão
Estou a fazer um mestrado em Ciências de Comunicação na FCSH da Nova de Lisboa e está-me a chegar a altura de entregar os trabalhos semestrais. Uma das cadeiras que tenho intitula-se "Ciberespaço, Media e interactividade" e tenho de fazer um ensaio de 30 páginas que abarque estes temas. Depois de muita volta á cabeça em conseguir arranjar um assunto nas redes sociais (Hi5, Netlog e afins) cheguei à conclusão que o mais fácil é fazer um trabalho acerca de um media onde antes de mais me sinta em casa. Depois de 22 anos a ouvir metal e a fazer parte de uma comunidade e de uma maneira ou de outra ter sentido enquanto fã e enquanto músico, a evolução da interactividade entre os membros dessa comunidade.
Pretendo feedback da parte deste forum para poder auscultar o que evoluiu, acrescentou, retirou, desde o tempo do tape trading e das fanzines feitas com a máquina de escrever e fotocópias, até a este forum, nos moldes em que hoje está disponível aos utilizadores (com secções de mp3, ferramentas de vídeo, informação sobre comunidades de redes sociais, blogues etc.) No fundo indagar acerca das alterações ou não às características do que podemos chamar como comunidade metálica que eventualmente foram operadas por ferramentas como estas (foruns, blogues, etc).
Se possível gostaria primeiro, por parte do criador do forum, as razões pelas quais lançaram o Metal Underground e a partir daí e deste meu mote, começar a discussão:
O que é hoje a comunidade metálica baseada na internet? Está mais próxima, mais afastada? Quero experiências, opiniões, artigos, links. Tudo o que possa trazer algo de útil à discussão
Fire away![]()
P. S. Eu sei que se calhar estou a pedir muito... mas não me ajabardinem o tópico, plizz...
Então partilhamos essa muy nobre instituição de ensino que é a FCSH! É sempre bom encontrar outra alma perdida por aqui... Prometo que darei também o meu contributo assim que voltar a casa (agora estou na casa dos pais e tenho pressa
spiegelman Escreveu:Eusmilus, obrigado. Intere4ssante quando dizes que se não fosse pela net não conhecerias tantos estilos. Neste caso a tua individualidade não te permita fazer parte da "comunidade" mais activamente e usas mais o MU como ferramenta de pesquisa e de conhecimento do que um ponto de encontro da comunidade. Mas deixa chutar uma tese para o ar: Pelo facto de participares aqui e entrares em interactividade com os restantes membros JÀ fazes parte desta comunidade. É o que têm as comunidades virtuais de diferente. Tu estás cá permanentemente através do teu perfil e as tuas observações estão disponíveis para nós interagirmos.
Sim e não ao mesmo tempo, sim no sentido que aqui encontro pessoas com os mesmos gostos e onde posso aprender mais e descobrir coisas novas, e não no sentido de ser pouco participativo, prefiro ler as discussões a participar nelas (porque se um gajo as vezes dá uma opinião e outro discorda é logo fuzilado).
Mas sim concordo quando dizes que as comunidades virtuais permitem uma melhor interacção entre o pessoal.
Já tive mais conversas de música aqui com mais pessoas do que tive na rua, porque como disse anteriormente conheço muito poucos metaleiros pessoalmente, embora todos os que conheço/conheci sejam tipos impecáveis, sem razão de queixa.
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
Só comecei a ouvir metal há cerca de 9/10 anos, pelo que até essa altura, toda esta sonoridade era-me perfeitamente desconhecida. Uma vez, um amigo meu deu-me a ouvir Cradle of Filth - Principle of Evil Made Flesh e pronto...a partir daí tentei diversificar ao máximo as minhas escolhas (algo que se faz com bastante facilidade neste tipo de sonoridade, o que a meu ver só reflecte a vitalidade do género), gostando mais de determinados estilos que de outros.
Confesso que nunca me senti parte dessa dita "comunidade", principalmente porque poucas pessoas no meu circulo de amigos e/ou conhecidos gostavam (e gostam) deste estilo de música. No entanto, à medida que fui conseguindo ir a alguns concerto, aquilo que sempre achei extraordinário é que durante aquele tempo, independentemente de se conhecer alguém ou não, gera-se ali "qualquer coisa" que nos faz parecer como se já toda a gente se conhecesse desde sempre... De certa forma, com o Fórum, pertence-se a essa "comunidade" virtual, mas enfim, nunca foi algo em que tenha pensado muito...
Finalmente, julgo que a Internet permite hoje em dia um volume de informação e conhecimento astronómicos e nesse sentido, achei que este Fórum seria extremamente útil nesse sentido, permitindo-me a mim ficar a conhecer mais bandas do que algum vez vou ter oportunidade de ouvir
Por outro lado, embora não conheça nenhum dos users, é sempre bom ficar a conhecer outros gostos e ter outro tipo de conversas com gente de todo o país que partilha, no mínimo, este interesse pelo Metal.
E já agora, poder trabalhar sobre Metal a nível de um Mestrado...tá muito bom realmente...
Confesso que nunca me senti parte dessa dita "comunidade", principalmente porque poucas pessoas no meu circulo de amigos e/ou conhecidos gostavam (e gostam) deste estilo de música. No entanto, à medida que fui conseguindo ir a alguns concerto, aquilo que sempre achei extraordinário é que durante aquele tempo, independentemente de se conhecer alguém ou não, gera-se ali "qualquer coisa" que nos faz parecer como se já toda a gente se conhecesse desde sempre... De certa forma, com o Fórum, pertence-se a essa "comunidade" virtual, mas enfim, nunca foi algo em que tenha pensado muito...
Finalmente, julgo que a Internet permite hoje em dia um volume de informação e conhecimento astronómicos e nesse sentido, achei que este Fórum seria extremamente útil nesse sentido, permitindo-me a mim ficar a conhecer mais bandas do que algum vez vou ter oportunidade de ouvir
E já agora, poder trabalhar sobre Metal a nível de um Mestrado...tá muito bom realmente...

- Void
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm
No passado, cheguei a fazer tape tradings com amigos, lia fanzines ( papel a4 fotocopias ), colecionei e ainda tenho montes de k7's de bandas, frequentei a feira do metal que era realizada na margem sul,ia a muitos concertos de bandas na zona de lisboa.Quanto a compras, apenas aquilo que ia conseguindo em 2ª ou em 3ª mão na carbono e lojas do genero. As desvantagens desse tempo é que muitas das bandas que viamos nas fanzines, nas revistas do genero e grande maioria, não conseguiamos ouvir os seus trabalhos, porque o mercado era muito limitado e nem todas as lojas ( poucas), tinham todo o tipo de bandas principalmente as mais underground, e muitas vezes ficava a imaginar o tipo de musica que essas bandas faziam.
A internet, consegiu trazer muitas vantagens e também desvantagens.
Actualmente e mais fácil ouvir banda X ou banda Y que ouvimos falar numa determinada revista ou fanzine ( online ou não), as bandas podem divulgar melhor a sua música através dos mais variados websites ( hi5, blog, myspace, last fm, palco principal, ou pela sua webpage, etc).
As desvantagens é que muitos neste mundo, preferem fazer milhares de downloads do que comprar o cd.
(E também acredito que esses que o façam não consigam ouvir tudo, apenas passam para dvd e arquivam a maioria das vezes, alias tenho um amigo que tira apenas por tirar da net, e nem ouve apenas passa para arquivo, é difícil ouvir discografias completas de bandas de A-Z)
Não vou ser hipócrita, ao dizer que não o faço, todos nós o fazemos, mas também digo que se gostar realmente do album de determinada banda vou compra-lo.
O dinheiro infelizmente não dá para tudo e somos dos poucos países no mundo onde Cultura leva imposto, daí ter limitado as minhas compras apenas as bandas que eu gosto e sou fã desde sempre.
Tirando isso frequento concertos, inclusive fora do genero metálico,continuo adquirir demos das bandas sempre que consigo, e tento comprar merch se possível.
Este ano que passou comprei cerca de 36 cds e 3 dvd's.
A internet, consegiu trazer muitas vantagens e também desvantagens.
Actualmente e mais fácil ouvir banda X ou banda Y que ouvimos falar numa determinada revista ou fanzine ( online ou não), as bandas podem divulgar melhor a sua música através dos mais variados websites ( hi5, blog, myspace, last fm, palco principal, ou pela sua webpage, etc).
As desvantagens é que muitos neste mundo, preferem fazer milhares de downloads do que comprar o cd.
(E também acredito que esses que o façam não consigam ouvir tudo, apenas passam para dvd e arquivam a maioria das vezes, alias tenho um amigo que tira apenas por tirar da net, e nem ouve apenas passa para arquivo, é difícil ouvir discografias completas de bandas de A-Z)
Não vou ser hipócrita, ao dizer que não o faço, todos nós o fazemos, mas também digo que se gostar realmente do album de determinada banda vou compra-lo.
O dinheiro infelizmente não dá para tudo e somos dos poucos países no mundo onde Cultura leva imposto, daí ter limitado as minhas compras apenas as bandas que eu gosto e sou fã desde sempre.
Tirando isso frequento concertos, inclusive fora do genero metálico,continuo adquirir demos das bandas sempre que consigo, e tento comprar merch se possível.
www.myspace.com/officialtrevas
Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music
Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Void Escreveu:Tirando isso frequento concertos, inclusive fora do genero metálico,continuo adquirir demos das bandas sempre que consigo, e tento comprar merch se possível.
Obrigado pelo testemunho Void.
Diz-me... Sentes-te parte de uma comunidade virutal ou real? Usas o MU como sendo parte de uma comunidade ou usas o MU como apenas mais uma ferramenta igual aos blogues, myspace, etc?
E já agora:
Uma pergunta para esta malta. A perpetuação de uma comunidade metálica hoje em dia depende da internet?
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
Obviamente que não, antes pelo contrário.
- Old_Skull
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm
spiegelman Escreveu:Uma pergunta para esta malta. A perpetuação de uma comunidade metálica hoje em dia depende da internet?
Isso é uma questão que podes colocar em relação a todas as comunidades que entretanto "virtualizaram".
Até que ponto a realidade virtual substitui as formas tradicionais de construção identitária e comunitária.
A meu ver, e concordo com o Vooder, não! Nunca! Apesar de ter alterado irreversivelmente o estado das coisas...
- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Old_Skull Escreveu:A meu ver, e concordo com o Vooder, não! Nunca! Apesar de ter alterado irreversivelmente o estado das coisas...
É precisamente sobre esse grau de alteração e o que significa o "irreversivelmente que me quero debruçar...
Espero não caír...
- Old_Skull
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm
Dá uma olhada à obra de Ignacio Ramonet... pode ser que sirva de alguma coisa! 

- Grimner
- Administrador
- Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
- Contacto:
Cthulhu_Dawn Escreveu:
Então partilhamos essa muy nobre instituição de ensino que é a FCSH! É sempre bom encontrar outra alma perdida por aqui... Prometo que darei também o meu contributo assim que voltar a casa (agora estou na casa dos pais e tenho pressa)
Aparte: Estamos a 1 par de pessoas de criar o gang FCSH aqui no MU, estou a ver...
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage
Hordes of Yore webpage
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
Grimner Escreveu:Cthulhu_Dawn Escreveu:
Então partilhamos essa muy nobre instituição de ensino que é a FCSH! É sempre bom encontrar outra alma perdida por aqui... Prometo que darei também o meu contributo assim que voltar a casa (agora estou na casa dos pais e tenho pressa)
Aparte: Estamos a 1 par de pessoas de criar o gang FCSH aqui no MU, estou a ver...
Novo Aparte: Parece que sim... Tem muita força aquela casa...
-
Karamazov [RIP 2012/07/27]
Vou só deixar aqui o meu testemunho:
Oiço metal se calhar há 8 anos (sim, não é muito tempo) e confirmo desde já que a entrada no Metal Underground foi um acontecimento bastante importante em várias medidas.
1º - Primeiro que tudo, já descobri várias bandas novas, muitas delas actualmente minhas preferidas que se calhar não teria descoberto caso não estivesse inscrito aqui. Graças à constante descoberta de várias e desconhecidas bandas por numerosos utilizadores (especialmente o Zyklon) descobri novas sonoridades que nem imaginava poderem existir, para além de propostas não tão inovadoras mas que demonstraram ser especialmente sólidas e interessantes.
2º - Foi através do Metal Underground que passei a ter uma ideia algo geral sobre a esfera metálica internacional e especialmente nacional (algo que não teria conseguido apenas a visitar MySpaces). Visto na altura da minha entrada o meu programa de rádio com mais duas pessoas estar ainda em fase algo primária, foi graças a este meio de comunicação que pude fortalecer os meus conhecimentos acerca do metal que puderam transformar enormemente a minha prestação nesse programa.
3º - Com a secção de concertos descobri a quantidade enorme de variadas propostas que há todos os meses de experienciar bandas ao vivo e a sua permanente actualização aumentou exponencialmente a minha aparição em concertos e deu-me a conhecer festivais fabulosos como o Barroselas e afins.
4º - Ao descobrir que há uma enorme quantidade de membros de bandas nacionais a deambular por aqui, consegui obter um contacto muito mais pessoal (através de PMs) com esses membros e até combinar e fazer algumas entrevistas com as bandas, que estão hoje presentes no site do meu programa de rádio.
5º - Por fim descobri as distros portuguesas, que se revelaram ser uma aposta de confiança e que já me fizeram gastar bastantes euros, em t-shirts, tapes, cds, lps, etc. Antes de ter entrado no MU e de ter descoberto as distros provavelmente teria só três ou quatro trabalhos de bandas nacionais. Actualmente já vou em dezenas, entre nacionais e internacionais.
Também resta-me só dizer que também conheci várias pessoas que depois ao vivo mostraram ser corresponder com o que aparentam ser atrás do computador o que é sempre positivo, até porque no dia a dia raramente me dou com "metaleiros", tirando o Caxias e mais um ou dois.
Resumindo, MU é fixe.
Oiço metal se calhar há 8 anos (sim, não é muito tempo) e confirmo desde já que a entrada no Metal Underground foi um acontecimento bastante importante em várias medidas.
1º - Primeiro que tudo, já descobri várias bandas novas, muitas delas actualmente minhas preferidas que se calhar não teria descoberto caso não estivesse inscrito aqui. Graças à constante descoberta de várias e desconhecidas bandas por numerosos utilizadores (especialmente o Zyklon) descobri novas sonoridades que nem imaginava poderem existir, para além de propostas não tão inovadoras mas que demonstraram ser especialmente sólidas e interessantes.
2º - Foi através do Metal Underground que passei a ter uma ideia algo geral sobre a esfera metálica internacional e especialmente nacional (algo que não teria conseguido apenas a visitar MySpaces). Visto na altura da minha entrada o meu programa de rádio com mais duas pessoas estar ainda em fase algo primária, foi graças a este meio de comunicação que pude fortalecer os meus conhecimentos acerca do metal que puderam transformar enormemente a minha prestação nesse programa.
3º - Com a secção de concertos descobri a quantidade enorme de variadas propostas que há todos os meses de experienciar bandas ao vivo e a sua permanente actualização aumentou exponencialmente a minha aparição em concertos e deu-me a conhecer festivais fabulosos como o Barroselas e afins.
4º - Ao descobrir que há uma enorme quantidade de membros de bandas nacionais a deambular por aqui, consegui obter um contacto muito mais pessoal (através de PMs) com esses membros e até combinar e fazer algumas entrevistas com as bandas, que estão hoje presentes no site do meu programa de rádio.
5º - Por fim descobri as distros portuguesas, que se revelaram ser uma aposta de confiança e que já me fizeram gastar bastantes euros, em t-shirts, tapes, cds, lps, etc. Antes de ter entrado no MU e de ter descoberto as distros provavelmente teria só três ou quatro trabalhos de bandas nacionais. Actualmente já vou em dezenas, entre nacionais e internacionais.
Também resta-me só dizer que também conheci várias pessoas que depois ao vivo mostraram ser corresponder com o que aparentam ser atrás do computador o que é sempre positivo, até porque no dia a dia raramente me dou com "metaleiros", tirando o Caxias e mais um ou dois.
Resumindo, MU é fixe.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 40 visitantes