Tese de Mestrado: A comunidade metálica portuguesa no ciberespaço

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Re: Trabalho de Mestrado: A comunidade metálica no ciberespaço

Mensagempor spiegelman » quarta jan 14, 2009 7:13 pm

Herak, brigadão. Vou destacar esta:
Heraklyon Escreveu:
Também resta-me só dizer que também conheci várias pessoas que depois ao vivo mostraram ser corresponder com o que aparentam ser atrás do computador o que é sempre positivo, até porque no dia a dia raramente me dou com "metaleiros", tirando o Caxias e mais um ou dois.

Resumindo, MU é fixe. :redneck:

A comunidade metálica há 20 anos apenas se reunia em massa nos acontecimentos metálicos, estando reduzida ao contacto diário no círculo fechado de amigos. A internte permitiu um contacto diário e permanente com a comunidade, estando assim mais viva.

Concordam?

Old_Skull boa dica, obrigado... aquele título de 98 acerca da internet onde o posso encontrar?

Pipal da FCSH... Frikalhada rulz :mrgreen:
Última edição por spiegelman em quarta jan 14, 2009 7:22 pm, editado 1 vez no total.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta jan 14, 2009 7:20 pm

Sim e não!
Dantes um metaleiro reconhecia outro na rua e por vezes era motivo para meter conversa, então se fosse num bar e já regado, era quase sempre. Talvez por essa falta de contacto, ou necessidade de desabafo (que hoje manifestamente quase não existe por causa das TIC). Para além de se reconhecer facilmente, o que hoje tb não acontece tanto :| , mas disso a internet não tem culpa penso eu.

xhavokx
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 29, 2008 12:39 am

Mensagempor xhavokx » quarta jan 14, 2009 8:30 pm

Quanto a essa questão da comunidade, e falando apenas por mim, se não existisse internet eu não estava inserido na comunidade. E porquê?
Porque no dia-a-dia apenas me dou com um "metaleiro" e nem são todos os dias, ou seja, o meu grupo de amigos não está incluido nesta comunidade...

Enquanto com a internet, e sendo eu "dono" de uma webzine, ja conheci pessoal de editoras, distribuidoras, já entrevistei bandas como More Than A Thousand e For the Glory por exemplo, bem como um elemento dos Misfits e o baixista do Ozzy Osbourne! Já conheci pessoal online que depois consegui conhecer pessoalmente, etc...
Além de ter acesso a merchandise/memorabilia, não sendo necessáriamente comprados, que nunca pensei em conceguir! E isto aplica-se principalmente ao MySpace,que foi por lá que construí todos os meus contactos, mas à internet em geral por me ter possibilitado todo este conhecimento que hoje tenho.

Concluindo, se não houvesse internet a comunidade não existia p/ mim... :D

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quarta jan 14, 2009 9:04 pm

a minha posta de pescada:

já ouço metal há um certo tempo, mas por questões pessoais e também pelo desligar do mundo pesado da maior parte dos meus amigos directos, deixei de acompanhar a cena metálica lá para os finais dos anos 90 e princípios dos 2000. continuava a ir a um ou outro concerto esporadicamente e lá ia ouvindo uma novidade ou outra mas nada com o mesmo entusiasmo do antigamente!

um dia fui parar ao site de Dismember e vi que eles iam tocar a Corroios, para obter mais info fiz uma pesquisa no google e um dos hits veio-me deixar aqui! como na altura participava noutros foruns (de soldadinhos de chumbo) e havia um descontentamento geral em relação a lurkers, decidi não ser um deles e inscrevi-me, e a partir daí fui ganhando bastante empatia aqui com esta comunidade!

a partir daí comecei a trocar impressões com os vários MUsers e muitos deles cheguei a vir a conhecer nos vários concertos e não só, de certa forma este fórum foi um meio importantíssimo à minha reintegração no mundo metaleiro! embora continue a falar de metal com os meus amigos mais próximos como sempre fiz é aqui que tenho a minha dose de cavaqueira metaleira que felizmente até me leva ao contacto pessoal com várias pessoas nos concertos e eventos do género!

é aqui que vou lendo as novidades e vou conhecendo bandas novas e revendo bandas antigas que quase que tinham caído no esquecimento, coisa que não conseguia fazer sem acesso à net!

quando era mais novo a maneira de conhecer coisas novas obrigava uma pessoa a ir trocando CDs, cassestes e vinis com conhecidos e colegas de escola, ir ao Bairro alto para ir ouvindo os boatos e comprar meia dúzia de revistas da especialidade! hoje em dia é muito mais fácil com o acesso a estes fóruns de discussão, sites de noticias especializados, myspaces e afins! o contacto pessoal directo penso que é feito com a mesma frequência que normalmente está ligada à disponibilidade de cada um (coisa que com a idade vai ficando cada vez mais escassa), no entanto a disponibilidade para estar em frente ao PC é coisa que não vai faltando, por isso este contacto virtual torna-se mais frequente!

não penso que a cena metaleira morresse pela falta de suportes virtuais, mas quase que aposto que são um meio que ajuda a agregar muita gente e a divulgar muita coisa!
god's business, witchfinding!

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quarta jan 14, 2009 11:12 pm

spiegelman Escreveu:Herak, brigadão. Vou destacar esta:
Heraklyon Escreveu:
Também resta-me só dizer que também conheci várias pessoas que depois ao vivo mostraram ser corresponder com o que aparentam ser atrás do computador o que é sempre positivo, até porque no dia a dia raramente me dou com "metaleiros", tirando o Caxias e mais um ou dois.

Resumindo, MU é fixe. :redneck:

A comunidade metálica há 20 anos apenas se reunia em massa nos acontecimentos metálicos, estando reduzida ao contacto diário no círculo fechado de amigos. A internte permitiu um contacto diário e permanente com a comunidade, estando assim mais viva.

Concordam?

No meu caso vou ter que concordar plenamente. As pessoas com quem me dou dia após dia são daquele tipo de pessoas que não sabe mesmo o que é metal e assim que ouvem essa palavra falam logo em "rituais satânicos" e "chanfrados e malucos". O mesmo sucede quando ouvem uma das músicas e curiosamente uma dessas pessoas chegou a ouvir uma música pela primeira vez e dizer que "a música continha mensagens subliminares satânicas por detrás da cacofonia com toda a certeza"... :lol:

Com o MU de facto consigo um contacto diária não só com malta com os mesmos gostos que eu, como pessoal de bandas e de labels/distros o que é fantástico. Espero ter ajudado! :cheers:

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta jan 15, 2009 3:52 am

Primeiro que tudo, desejo-te boa sorte com o trabalho, acho que tens aqui pano para mangas :)

Pessoalmente, acho que o fórum apenas transporta para os novos tempos algo que sempre houve no universo metaleiro. Não alterou nada da base e do fundo, apenas criou um acesso facilitado e imediato ao que já havia, e com todas as modificações que isso acarreta, mas essas modificações aconteceram em todas as comunidades com o aparecimento da internet, não é exclusivo desta.

A haver alguma diferença desta comunidade, para as outras, a haver (nem sei se haverá, mas é algo que me dá a ideia que sim, mas não posso comparar muito porque a minha experiencia cibernética anda muito de roda do metal), é uma especialização enorme, quase enciclopédica, do movimento metal. Se existe, eu não conheço por exemplo nada como o metal-archives noutros géneros. E acho que isso deriva de dois ou três factores.

primeiro que tudo, o movimento metal sempre se caracterizou por um amor, por uma fome de música como não existe noutros géneros. Metaleiro que não se sinta compulsivamente ardendo por descobrir novas bandas e novos discos nem é metaleiro, e por isso, o mundo da internet acabou por criar recantos que tentam alimentar essa fome quase (ou mesmo) compulsiva.

Segundo, esses recantos apareceram devido à própria personalidade tipo do metaleiro, que geralmente são pessoas solitárias, que são e gostam de se sentir diferentes (a maioria de nós nem conhece muito mais), que experiemntam de um modo solitário a sua paixão e a internet acabou por facilitar veiculos de partilhar essa paixão. Acredito piamente que ao alguem escrever seja onde for algo sobre uma banda que acabou de descobrir, tem em mente que está a partilhar algo com alguem que dará valor a essa descoberta, visto que no dia a dia o mais certo é as pessoas torcerem o nariz sem ligar, compreender, saber sequer o que está a ouvir.

Por ultimo, essa propria demanda solitária por conhecer/dar a conhecer, acaba por criar a tal comunidade virtual, bastante mais extensa que a pequena comunidae local em que nos inserimos no dia a dia. Cria-se virtualmente uma rede de bandas e música que em ultimo caso acaba por criar uma ideia de comunidade que pode ou não ser transposta para os tais encontros que já existiam nos velhos tempos. Concertos.

O facto é que o metal sempre viveu de individualidades, nucleos pequenos que buscavam circuitos que raramente ou nunca evoluia para uma ideia de colectivo (embora todos fossem semelhantes entre si), coisa que noutras comunidades, noutros estilos, não se passava. Todos os movimentos sempre foram antes de mais colectivos, o metal era individualista. O metal ainda é individualista, mas sinto que a ideia de colectivismo começa a ganhar forma. E é aqui que chegamos ao MU...

Pessoalmente, descobri o MU quando saquei o ultimo dos Moonspell. Fiquei de tal forma siderado que fiz uma busca e calhei aqui... Ainda histérico mandei a minha posta de pescada e como sempre, começou a discussão... A diferença deste para os outros fóruns, é que neste fiquei, porque? Sinceramente, raramente vou ver as secções das bandas e discos, honestamente acho que aí o fórum é um bocado pobre, mas essa não é a razão da popularidade do fórum, mesmo que tenha sido essa a sua ideia inicial (principalmente a nível nacional, coisa que aí é bastante competente até), acho que a força do MU é mesmo a de criar essa ideia de comunidade. Confesso que apesar de não conhecer ninguem do fórum, há aqui "tipos" (no sentido geral, não particular) que me fazem lembrar pessoas que conheço ou conheci. Há os posers, há os putos que acabaram de descobrir e estão com a fome no máximo, há os da velha guarda que gostam de gozar com as modernices, há quem goste de divulgar, há quem goste de descobrir, e principalmente, há uma forma ligeira e bem humorada de tornar essa busca um momento leve e agradável. Há piadas que se fazem com um mundo que todos conhecemos, e dependendo do que se fala, o fórum acaba por ser um ponto de partida para se descobrir aquela tal banda que ansiosamente esperamos descobrir... Sinceramente, acho que o MU é a comunidade nacional do metal, com todos os tipos de metaleiros que existem, e é o ponto de partida, ou o meio de desanuviar nessa longa demanda que todos fazemos, que é poder dizer que já ouvimos e conhecemos TODAS as bandas que estão no metal-archives lol

O que mudou? Nada. Agora apenas é diferente, para melhor ou pior não sei. Pessoalmente acho que para melhor. E não. Não me sinto parte da comunidade. Nunca me vi como um metaleiro, apenas sou um gajo com bom gosto, nada mais lol
Imagem

Void
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm

Mensagempor Void » quinta jan 15, 2009 9:11 am

spiegelman Escreveu:
Void Escreveu:Tirando isso frequento concertos, inclusive fora do genero metálico,continuo adquirir demos das bandas sempre que consigo, e tento comprar merch se possível.
Este ano que passou comprei cerca de 36 cds e 3 dvd's.

Obrigado pelo testemunho Void.

Diz-me... Sentes-te parte de uma comunidade virutal ou real? Usas o MU como sendo parte de uma comunidade ou usas o MU como apenas mais uma ferramenta igual aos blogues, myspace, etc?

E já agora:

Uma pergunta para esta malta. A perpetuação de uma comunidade metálica hoje em dia depende da internet?

Em resposta as tuas questões, acho que me sinto um pouco de ambos, virtual e real.
Real, porque convivo com os meus amigos, tenho "vida" não estou sempre atrás dum monitor.
Não pertenco a um pequeno grupo de pessoas, que apenas usam a net para criticar, porque é fácil criticar quando se está atraz dum monitor.Desde pessoas a bandas e eventos, isso acontecia muito na altura do mIRC, agora talvez nem tanto.
Como disse virtual, uso a net para conheçer novas bandas, entre outras coisas, e utilizar foruns como este para discutir ideias, estilos de musicas, etc.
Já sabia da existencia do MU desde que foi criado, cheguei a inscrever-me na altura, mas depois desliguei-me dele.
Voltei a inscrever-me no verão passado, porque acho que é dos melhores e mais completos dos foruns que se fazem por cá.
E claro, acho que o pessoal que tá aqui é 5 estrelas, apesar de conheçer dois ou trÊs users , o resto conheço de vista dos concertos.
:mrgreen:

Em relação à outra questão, não é só a comunidade metálica que hoje em dia depende da internet.
As outras comunidades tb precisam dela, sejam elas ligadas às artes em geral, política,´jogos, etc, etc
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta jan 21, 2009 9:27 am

Up... Só para fazer um bounce e não deixar caír isto no esquecimento que para a semana começo a redigir o texto ao bicho.

Volto a recordar um dos motes da discussão: A comunidade alterou-se de tal modo que passou a estar apenas baseada na internet?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta jan 30, 2009 12:33 am

spiegelman Escreveu:Up... Só para fazer um bounce e não deixar caír isto no esquecimento que para a semana começo a redigir o texto ao bicho.

Volto a recordar um dos motes da discussão: A comunidade alterou-se de tal modo que passou a estar apenas baseada na internet?

Volto a fazer bounce para dar continuidade à conversa de hoje com um dos moderadores. (Thx Tiago :cheers: )

Talvez mais do que uma alteração à comunidade o que este forum fez foi talvez uma manutenção da comunidade permanentemente activa efectivamente, não dependendo dos encontros pessoais nso sítios habituais para se efectivar. O Forum perpetua o sentimento de comunidade que já existe fora dele e é usado como instrumento para essa perpetuação.

Vejo a coisa como o telemóvel. Precisamos realmente do telemóvel para comunicar com as pessoas? Não... Mas imaginam-se sem ele?

Precisa a comunidade das ferramentas online para se efectivar? Não... Mas imaginam a comunidade sem o forum, sem o myspace, sem os blogues?

Carry on :arrow:

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » sexta jan 30, 2009 2:33 pm

Onde vivo, como não será díficil adivinhar, sempre houveram poucas pessoas ligadas ao género que mais gosto. Mesmo hoje em dia se formos a ver não há assim tantas, embora existam mais do que há alguns anos, e acredito que em parte por culpa também da Internet.
Embora não seja algo crucial, porque existem pessoas com quem me relaciono e que não gostam de Heavy Metal como é perfeitamente normal, a verdade é que sabe sempre bem estar-se "entre os nossos".
A internet, e este fórum em particular, faz-me sentir um pouco menos isolado, até menos deslocado em termos sociais, porque sinto de alguma forma a presença de outras pessoas com muito em comum, e isso de alguma forma conforta-me e faz-me sentir bem.
A presença da nossa cena, ou como quiserem chamar, é muito mais sentida no dia a dia sem dúvida alguma devido á internet, mas não acho que se baseie apenas nisso.
Na impossibilidade de ir a todos os concertos que gostaria, serve também de meio para conhecer outras coisas, e de me informar sobre o que se passa.
Outras pessoas que vão aos diversos eventos, transmitem opiniões e relatos do que assistiram, escrevem sobre mil e uma coisas que vão acontecendo. Os eventos acabam assim por chegar também ao conhecimento de outras pessoas que, tal como eu, estão mais longe.
Don't talk to strangers...

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » sexta jan 30, 2009 4:34 pm

Joe Escreveu:Embora não seja algo crucial, porque existem pessoas com quem me relaciono e que não gostam de Heavy Metal como é perfeitamente normal, a verdade é que sabe sempre bem estar-se "entre os nossos".

não podia estar mais de acordo!
god's business, witchfinding!

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » sexta jan 30, 2009 5:01 pm

Heraklyon Escreveu:
Também resta-me só dizer que também conheci várias pessoas que depois ao vivo mostraram ser corresponder com o que aparentam ser atrás do computador o que é sempre positivo

Hey :|

A minha posta:

O MU abriu muito os meus horizontes em termos musicais. Não só ao mostrar-me novas bandas e estilos dentro do Metal (ya, antes do MU o meu metal ia de Slipknot a Rammstein e COF :mrgreen: ) mas também fora do metal. Isto é, mais do que um fórum de metal, isto tornou-se num fórum de "amigos", que estão desejosos de chegar a casa, e ir ao MU apresentar a sua mais recente descoberta musical, seja metal ou não. E acho que é isto que mais gosto nesta comunidade cibernética (aparte dos lulz :mrgreen: ).

O contacto com pessoal do fórum fomenta o amor pela música, o querer comprar cd's, ir a concertos, conhecer pessoas que partilham connosco os mesmos gostos musicais.

Pelo menos foi isso que o MU me deu.

Se não fosse por isso podia muito bem arder numa fogueira alimentada com as entranhas de cada troll que habita este fórum.

My 50Cent (yô nigga) :mrgreen:
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL

Ima
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 07, 2007 8:42 pm

Mensagempor Ima » sexta jan 30, 2009 5:18 pm

LOL! (desculpem o off-topic)

Mas já estava a achar este post do Lap muito emo, vá lá que esta última frase não fez com que o comentário descambasse. :mrgreen:

(voltando um bocadinho ao tópico)

No meu caso, já ouvia metal antes de entrar no fórum e, por acaso, sempre gostei de pesquisar por mim e como também tenho amigos com gostos semelhantes (dentro do "metal") por isso o fórum apenas me deu a conhecer mais pessoas com gostos semelhantes, outras com gostos totalmente opostos. O que levou, também, a conhecer novas bandas, novos estilos. Deu para ver que há pessoas que ainda vivem no século passado, musicalmente falando (não estou, com isto, a julgar o que quer que seja).

Acho que a internet, mais propriamente os fóruns são interessantes para se proceder à discussão saudável, troca e partilha de informação - seja ela "metal" ou não -, mas não se deve ficar por aí. Lá por se frequentar um fórum, não se pode esquecer o "campo", isto é, ir a concertos, comprar cds, merch, whatever.
E acho que se pode (ou já se está?) cair no comodismo do ouvir em casa, do ver em casa.

Mas sendo isto para um trabalho de mestrado, acho que deverias procurar bibliografia adequada.
Fuck you, you fuckin' fuck!

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sexta jan 30, 2009 5:22 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:
Heraklyon Escreveu:
Também resta-me só dizer que também conheci várias pessoas que depois ao vivo mostraram ser corresponder com o que aparentam ser atrás do computador o que é sempre positivo

Hey :|

:P
Eu sei, eu sei, aquela cerveja, fica para o próximo gig em Lafões...

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta jan 30, 2009 5:47 pm

Ima Escreveu:
Mas sendo isto para um trabalho de mestrado, acho que deverias procurar bibliografia adequada.

No shit, Sherlock...! :mrgreen:

Pierre Levy, Manuel Castells, Howard Reinghold, Albert Benschop, Lev Manovich... hei, até a tese de mestrado do nosso Old_Skull estou a usar :cheers:

Mas quero sentir as experiências e as reacções dos utilizadores. Achar cabimentação das testes apresentadas nestes autores referidos com os relatos e opiniões dos membros da comunidade. A isso se chama fundamentação empírica. :cheers:

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes