bassbart Escreveu:Nando Escreveu:Tens de perceber que os Judeus são quem mantêm a economia americana viva. Normalmente não se tem noção disso, mas a elite empresária norte-americana é de origem judaica. Portanto percebes o porque de tanto apoio...
Isso é um estereótipo.
Mesmo que possas indicar estatisticamente que alguma percentagem significativa da população rica americana tem origem judaica, não se pode fazer uma correlação entre isso e o conflicto.
O conflicto é uma convergência massiva de vários factores, que incluem a instabilidade religiosa do Hamas, o orgulho israelita, o poder militar de Israel e o apoio americano a quem interessa ter um fantoche ali no Médio Oriente e muitos mais que eu provavelmente não saberia dizer. Ah, e petróleo.
Aliás como foi referido, foi o Hamas quem violou o cessar-fogo. Obviamento que eu não concordo com tamanha resposta de Israel, mas com o histórico tão grande desse conflicto, o Hamas bem devia saber que ia levar no focinho, e não era pouco.
Eu não disse que têm uma relação directa. Disse apenas que o apoio que os EUA afincadamente fazem Israel se deve (entre outras coisas) pao facto de os judeus serem uma comunidade muito influênte nos EUA. Se pensares que foram eles que praticamente fundaram Hollywood, que detêm o controlo de grande parte da banca e que financiam enormemente os partidos, etc chegas à conlusão que realmente têm muito peso na sociedade. Não achas que são razões suficientes para o poder na America não querer ter este grupo contra eles?