Somos Uma Geração Perdida?

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Somos Uma Geração Perdida?

Mensagempor Nando » domingo jan 10, 2010 8:00 pm

Bem acho que podemos criar aqui uma discussão bastante interessante, se não javardarem isto, a partir desta notícia que encontrei no Público.
Penso que o grosso dos user's do fórum situam-se nesta faixa etária. Portanto isto, de certa forma, diz-nos respeito a todos, não só enquanto elementos directamente afectados, mas como seres pensantes que reflectem sobre o estado das nossas sociedades ocidentais capitalistas.

Somos mesmo uma geração perdida?
Que sociedade é esta que não consegue oferecer um futuro às suas gentes?
Que democracia é esta?
Que sistema económico é este?
Soluções...?

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Re: Somos Uma Geração Perdida?

Mensagempor Old_Skull » domingo jan 10, 2010 8:08 pm

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » domingo jan 10, 2010 8:12 pm

A geração do minha mãe ou pior da minha avó estava melhor? :lol: :lol: :lol: :lol:

Que palhaçada de artigo.

Vivemos bem para o que fazemos.

O que não há é valores mas isso é outra história.

Quem quiser trabalhar/estudar tem futuro.
Última edição por kleber em domingo jan 10, 2010 8:13 pm, editado 1 vez no total.

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » domingo jan 10, 2010 8:12 pm

Eu cá estou no meu caminho para a universidade...

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » domingo jan 10, 2010 8:15 pm

Às vezes...quando vou para/ando em sítios que não conheço.

Anyway, as pessoas que se mentalizem que não é por se ter um curso que se pode ter um emprego em vez de um trabalho.
Sinceramente, quando precisei de trabalhar arranjei logo. Claro que não era o emprego de sonho mas servia para pagar a renda e as propinas. Quando achei que estava na altura de ir para algo melhor porque podia (estava farto de vender torradeiras e LCDs), enviei um currículo e passado duas entrevistas convidaram-me a entrar para a empresa.
Acho que a geração só estará perdida porque vivemos num país de fdp comodistas que tiram uma licenciatura em ensino básico e depois preferem ficar em casa dos papás a lamentar-se e não se querem sujeitar ao que possa surgir porque têm um bacharel ou uma licenciatura e se acham superiores.
Última edição por Nhec em domingo jan 10, 2010 8:22 pm, editado 1 vez no total.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » domingo jan 10, 2010 8:21 pm

Em Portugal, não há qualquer estudo equivalente a este financiado pelo príncipe Carlos....

IT'S A TRAP!!!11!!!!

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » domingo jan 10, 2010 8:27 pm

Nhec Escreveu:Às vezes...quando vou para/ando em sítios que não conheço.

Anyway, as pessoas que se mentalizem que não é por se ter um curso que se pode ter um emprego em vez de um trabalho.
Sinceramente, quando precisei de trabalhar arranjei logo. Claro que não era o emprego de sonho mas servia para pagar a renda e as propinas. Quando achei que estava na altura de ir para algo melhor porque podia (estava farto de vender torradeiras e LCDs), enviei um currículo e passado duas entrevistas convidaram-me a entrar para a empresa.
Acho que a geração só estará perdida porque vivemos num país de fdp comodistas que tiram uma licenciatura em ensino básico e depois preferem ficar em casa dos papás a lamentar-se e não se querem sujeitar ao que possa surgir porque têm um bacharel ou uma licenciatura e se acham superiores.

Concordo.

É óbvio que é uma opção......mas depois não se queixem.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » domingo jan 10, 2010 8:30 pm

A geração que está agora com 16-25 anos estará perdida?

Sorry, mas não em enquadro nessa geração. :mrgreen:

Fora de brincadeiras, cada vez mais os recém-licenciados saem das universidades para ganhar pouco ou nada e a fazer trabalhos inglórios, como por exemplo atendido ao balcão, recepcionista, vendedor ou como agora lhe chamam técnico comercial.

Os empregos de hoje não se escolhem: aceitam-se os que aparecem
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » domingo jan 10, 2010 8:34 pm

Nhec Escreveu:Anyway, as pessoas que se mentalizem que não é por se ter um curso que se pode ter um emprego em vez de um trabalho.

As generalizações são sempre perniciosas! Oxalá sejas sempre bem sucedido na tua vida...

Essa crença mítica no self made man não me convence!

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » domingo jan 10, 2010 8:55 pm

Toda as gerações são perdidas.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » domingo jan 10, 2010 9:02 pm

Haviam era de ir todos cavar batatas pa verem o que é bom!

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » domingo jan 10, 2010 9:12 pm

Old_Skull Escreveu:As generalizações são sempre perniciosas!

Claro que há casos e casos, mas se pegarmos no artigo também ele é escrito generalizando como de outra forma não poderia ser sobre um assunto deste género. Digo-te já que, mesmo que consideres a generalização ingrata, conheço situações em que as pessoas não arranjam nada ou porque são demasiado "qualificadas" para o que surge, ou porque o que arranjam (mesmo sendo da área) é demasiado longe e não querem ir para muito longe dos pais, etc. etc. Daí ter escrito o que escrevi.

Old_Skull Escreveu:Oxalá sejas sempre bem sucedido na tua vida...

Obrigado. Igualmente.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » domingo jan 10, 2010 9:30 pm

Em resposta ao Nhec. Sim existem casos desses.
Mas achas que a maioria dos 20% de jovens desempregados estão nessa situação que referes?

Mas eu acho que o que aqui se passa é uma realidade muito mais profunda e muito mais preocupante que não se esgota nos jovens. Vejamos:
Tradicionalmente os jovens (principalmente a faixa etária em questão) eram a força de trabalho por excelência das empresas/organizações, quer pela força física, quer pela força psicológica, pela criatividade, enfim, pelo tão badalado "sangue novo".
Hoje assistimos a uma realidade completamente diferente onde o desemprego entre jovens é superior à média de todos os outros trabalhadores. Penso que isto se passa porque grande parte da população mais adulta ainda viveu num tempo em que era possível, com alguma facilidade, encontrar um ocupação que lhes oferecia garantias, sendo que, agora têm uma situação estável na empresa em que estão. Não sei se me faço entender.

O que imagino que acontecerá, a manterem-se as lógicas de contrato que se verificam, é que a taxa de desemprego vai aumentar cada vez mais. Por exemplo, a partir de agora o desemprego nunca baixará mais do que 8% cá em Portugal. A taxa manter-se-à sempre por estes valores. Com crise ou sem crise. Esta nossa geração reflecte apenas o ponto de viragem onde se torna claro que o trabalhos estão a começar a escassear de uma forma preocupante (mesmo para os jovens!).

E se o trabalho escasseia e se grande parte da população fica sem poder económico a nossa sociedade entre em falência total: as pessoas deixam de consumir, a lógica de marcado desaba e com ela todos nós.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » domingo jan 10, 2010 9:35 pm

Mas um velho, de aspecto venerando,
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
C'um saber só de experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:

95
- "Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!
96
- "Dura inquietação d'alma e da vida,
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios:
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo dina de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio engana!

97
- "A que novos desastres determinas
De levar estes reinos e esta gente?
Que perigos, que mortes lhe destinas
Debaixo dalgum nome preminente?
Que promessas de reinos, e de minas
D'ouro, que lhe farás tão facilmente?
Que famas lhe prometerás? que histórias?
Que triunfos, que palmas, que vitórias?

Os Lusíadas, Canto IV, 94-97

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » domingo jan 10, 2010 9:41 pm

Nando Escreveu:E se o trabalho escasseia e se grande parte da população fica sem poder económico a nossa sociedade entre em falência total: as pessoas deixam de consumir, a lógica de marcado desaba e com ela todos nós.

E é já em 21 de Dezembro de 2012.

Acho que estás a exagerar, o que acontecerá é um fosso ainda maior entre ricos e pobres, com a % de pobreza a aumentar.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes