Incêndios Florestais
- Perforation
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 22, 2009 12:47 pm
Incêndios Florestais
Acho um bom tópico para discutir a catástrofe que esta a percorrer nestas semanas o nosso Pais.
Sou bombeiro voluntário, e actualmente não posso prestar o meu apoio por ter um pé queimado devido a 1 incêndio. Todos os dias os bombeiros são confrontados com o perigo. por vezes a população não dão o devido valor ao esforço e sacrifício.
Custa-me acordar cada dia a saber que centenas de hectares de floresta estão a ser destruídas.
Gostava que fosse um Tópico de recolha de ideias para minimizar para o futuro o número de ocorrências, opiniões etc.
Tem aqui a pagina oficial da Protecção Civil http://www.prociv.pt/Pages/default.aspx para alguma dúvida relacionada com a segurança da população.
Portugal Sem Fogos Depende de Si
Sou bombeiro voluntário, e actualmente não posso prestar o meu apoio por ter um pé queimado devido a 1 incêndio. Todos os dias os bombeiros são confrontados com o perigo. por vezes a população não dão o devido valor ao esforço e sacrifício.
Custa-me acordar cada dia a saber que centenas de hectares de floresta estão a ser destruídas.
Gostava que fosse um Tópico de recolha de ideias para minimizar para o futuro o número de ocorrências, opiniões etc.
Tem aqui a pagina oficial da Protecção Civil http://www.prociv.pt/Pages/default.aspx para alguma dúvida relacionada com a segurança da população.
Portugal Sem Fogos Depende de Si
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼
- Zyklon
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
- Contacto:
Re: Incendios Florestais
Adoro sair de manha e sentir o cheiro a queimado....ou então a tardinha, não faz de mim um piromamo, mas adoro aquele cheiro...
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
Lembro-me perfeitamente de, quando estava a tirar o código, estar sentado num lugar com vista para o mt. de S. Luzia, em Viana. Duas semanas a ver aquele manto verde a desaparecer por nigligência/piromania é muito triste.
Era ata-los num pinheiro e deitar-lhes fogo também /popular
Já agora, para deitar achas para a fogueira (rimshot), devo dizer que sou completamente contra a existência de bombeiros voluntários
Já agora, para deitar achas para a fogueira (rimshot), devo dizer que sou completamente contra a existência de bombeiros voluntários

...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- Perforation
- Ultra-Metálico(a)
Zyklon Escreveu:Adoro sair de manha e sentir o cheiro a queimado....ou então a tardinha, não faz de mim um piromamo, mas adoro aquele cheiro...
Eu já me fartei do cheiro... Apesar de agora não voltar a cheirar tal cedo

▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼
Perforation
Acho muito estranho um país tão pequeno ter tantos incêndios. Qual será a taxa de fogo posto? 50%, 60%?
Mas custa muito ver, são os incêndios e é o desperdício de água.

Acho muito estranho um país tão pequeno ter tantos incêndios. Qual será a taxa de fogo posto? 50%, 60%?
- Perforation
- Ultra-Metálico(a)
Lapeno Enriquez Escreveu:Lembro-me perfeitamente de, quando estava a tirar o código, estar sentado num lugar com vista para o mt. de S. Luzia, em Viana. Duas semanas a ver aquele manto verde a desaparecer por nigligência/piromania é muito triste.
Não deves ser o único mas sendo o caso de não haver voluntários quem se andava a matar agora para proteger as casas das pessoas? Porque não vejo o Estado interessado em investir e o pessoal Voluntário numa maioria tem formação.
Eu subi este ano para Bombeiro de 3ª, fiz a minhas formações e cada dia me formo para melhorar, como eu mais pessoal que dispensa o seu tempo para ajudar...
Mas eu tambem entendo o teu ponto de vista.
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Perforation Escreveu:Lapeno Enriquez Escreveu:Lembro-me perfeitamente de, quando estava a tirar o código, estar sentado num lugar com vista para o mt. de S. Luzia, em Viana. Duas semanas a ver aquele manto verde a desaparecer por nigligência/piromania é muito triste.
Não deves ser o único mas sendo o caso de não haver voluntários quem se andava a matar agora para proteger as casas das pessoas? Porque não vejo o Estado interessado em investir e o pessoal Voluntário numa maioria tem formação.
Eu subi este ano para Bombeiro de 3ª, fiz a minhas formações e cada dia me formo para melhorar, como eu mais pessoal que dispensa o seu tempo para ajudar...
Apesar de ser contra o sistema de voluntariado, admiro quem enfrenta as chamas para ajudar os outros. Só acho que é algo demasiado importante para ser controlado por pessoas que não fazem dela profissão. E claro, devia haver um maior investimento na protecção florestal (privatizações? A portucel tem os seus próprios bombeiros, p.e.) e, sem sombra de dúvida, um investimento na profilaxia. Meter os militares a limparem florestas em vez de passarem tardes a mamar mines (exemplo). A minha posição surge por uma questão de segurança tanto das pessoas como dos bombeiros.
Um caso crítico é a condução de ambulâncias, algo que devia ser da responsabilidade de bombeiros já com bastante experiência de condução de veículos de emergência.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- Perforation
- Ultra-Metálico(a)
Vooder Escreveu:Perforation![]()
Acho que supera esses 50% e 60%.
O mais lixado de tudo é não estar as florestas limpas, não haver caminhos para combater melhor os incêndios e a Policia Judiciaria nunca apanhar um criminoso. Ate nos a semana passada apanhamos 1 após uma espera de 1 semana. Não haver casas na floresta sem a limpeza num raio de 50m para a protecção da mesma.
Em Espanha nesse sentido são muito mais responsáveis e organizados. Portugal importa mais investir e perder tempo com outras coisas e depois chega o Verão e andamos a lamentar.
Ao bocado recebi a noticia que no Incêndio dos Arcos de Valdevez teria morrido 2 Bombeiros, incêndio o qual já estive a semana passada no seu inicio e gosto de ver a gente a mandar abaixo o esforço das pessoas voluntarias que são capazes de passar noites sem dormir.
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼
- Perforation
- Ultra-Metálico(a)
Lapeno Enriquez Escreveu:Perforation Escreveu:Lapeno Enriquez Escreveu:Lembro-me perfeitamente de, quando estava a tirar o código, estar sentado num lugar com vista para o mt. de S. Luzia, em Viana. Duas semanas a ver aquele manto verde a desaparecer por nigligência/piromania é muito triste.
Apesar de ser contra o sistema de voluntariado, admiro quem enfrenta as chamas para ajudar os outros. Só acho que é algo demasiado importante para ser controlado por pessoas que não fazem dela profissão. E claro, devia haver um maior investimento na protecção florestal (privatizações? A portucel tem os seus próprios bombeiros, p.e.) e, sem sombra de dúvida, um investimento na profilaxia. Meter os militares a limparem florestas em vez de passarem tardes a mamar mines (exemplo). A minha posição surge por uma questão de segurança tanto das pessoas como dos bombeiros.
Um caso crítico é a condução de ambulâncias, algo que devia ser da responsabilidade de bombeiros já com bastante experiência de condução de veículos de emergência.
Sim é importante mas o Estado não esta interessado sai mais barato.
Pessoalmente tenho o meu pai Bombeiro de 1ª a bastantes anos, com ele aprendi bastante coisa, tive as minhas formações, dispensei horas de concertos, saídas etc para me formar, entendo que a palavra voluntário esteja associada.
Em relação a Protecção Civil deixa muito a desejar sinceramente, não acho que estão actuar devidamente e de ano para ano se comete os mesmos erros. Apoios que vem tarde, falta de organização entre outras coisas que metem em perigo o trabalho das equipas envolvidas.
Não tenho muitos anos de Bombeiro mas já vi pessoal voluntariado mais competente que profissionais. Mas prontos são casos variados. Mas de todas maneiras entendo a tua ideia mas não esperes muito pelo estado para mudar as coisas.
Em relação ao caso das ambulâncias, apesar de haver pessoal bem formado nem sempre se pode fazer mais por falta de formação e protocolos. No caso de urgências graves sou apologista que a INEM se desloque ao local, tem equipamentos e medicação que podem fazer a diferença na vida do utente.
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Perforation Escreveu:Mas de todas maneiras entendo a tua ideia mas não esperes muito pelo estado para mudar as coisas.
Não espero de maneira nenhuma, daí ter falado das privatizações (em Vila Real, p.e., há a Cruz Verde além da vermelha)

MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- Perforation
- Ultra-Metálico(a)
Lapeno Enriquez Escreveu:Perforation Escreveu:Mas de todas maneiras entendo a tua ideia mas não esperes muito pelo estado para mudar as coisas.
Não espero de maneira nenhuma, daí ter falado das privatizações (em Vila Real, p.e., há a Cruz Verde além da vermelha)
Estas salvo então ahah

Olha esta...
GNR NEGA FALTA DO GIPS
Há quem se queixe da falta de meios e o blog ‘Bombeiros para Sempre’ diz que elementos do GIPS (Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro), da GNR, recusam--se a combater fogos, por causa da falta de pagamento de um subsídio. A GNR, através do seu porta-voz, o tenente-coronel Costa Lima, foi clara: "A GNR repudia a calúnia e mentira numa altura em que os militares do GIPS estão empenhados a 100%, fazendo turnos continuados e muitas vezes sem descanso".
▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼▲▼
Zyklon Escreveu:Adoro sair de manha e sentir o cheiro a queimado....ou então a tardinha, não faz de mim um piromamo, mas adoro aquele cheiro...
E aí por Oleiros e arredores é coisa bastante frequente...

- Zyklon
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
- Contacto:
Opuskulo Escreveu:Zyklon Escreveu:Adoro sair de manha e sentir o cheiro a queimado....ou então a tardinha, não faz de mim um piromamo, mas adoro aquele cheiro...
E aí por Oleiros e arredores é coisa bastante frequente...Aliás, acho que o cheiro a queimado já faz parte do pacote.
Fazia.
Desde o ultimo grande incendio aqui (penso que 2003), que devastou os concelhos de Vila de Rei, Sertã e Oleiros que praticamente não existem incendios aqui...all hail Enercon e Vestas.
Por falar nelas existe um mito rural por aqui que diz que estas grandes companhias de energia positiva e ambiental foram as responsaveis pelo desbaste florestal...verdade ou não, existiu muita coisa estranha antes e depois...
Atualmente é novamente uma zona totalmente verde, não de Pinhal como antigamente mas o fake ambiental que existe agora até é giro...principalmente no alto das Serras aqui a volta.
- Sir Sardine
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm
É das cenas que mais desatino. Ainda agora vim de Guimarães para o Porto e passei por uns 3 incêndios.
Já fiz várias vezes limpeza de matas, mas infelizmente não posso ser mais activo neste combate porque tenho bronquite asmática e que faz com que não possa andar muito tempo exposto ao fumo e ao pó nas limpezas.
Mas uma vez por ano é certinho vou limpar mata para qualquer lado.
Já fiz várias vezes limpeza de matas, mas infelizmente não posso ser mais activo neste combate porque tenho bronquite asmática e que faz com que não possa andar muito tempo exposto ao fumo e ao pó nas limpezas.
Mas uma vez por ano é certinho vou limpar mata para qualquer lado.
- José Sousa
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm
Lapeno Enriquez Escreveu:Meter os militares a limparem florestas em vez de passarem tardes a mamar mines (exemplo).
O problema é que a esmagadora maioria dos terrenos são de pequenos proprietários e muitas vezes desconhecidos.
Por exemplo sou proprietário de dois terrenos florestais e não faço qualquer limpeza dos mesmos, tal como os meus vizinhos. 1º porque não têm qualquer valor comercial, 2º como não tem utilidade e os acessos são difíceis, nem me dou ao trabalho de lá ir... e como eu há resmas deles.
Apesar do risco de incêndio ser elevado, não vou limpar o terreno. Ai o estado tem duas soluções: ou aplica-me multa ou expropria-me o terreno. Se for multa, entrego o terreno de boa vontade, se expropriar, melhor que evito de pagar contribuição autárquica.
Que vantagens tem o estado em ficar com os meus terrenos?
Nenhumas, eles são pequenos e inúteis. Só dão despesa.
Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes