AJUDA - como vender um cd legalmente?

RMSO
Turista
Mensagens: 9
Registado: quinta out 06, 2011 1:59 pm

AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor RMSO » quinta out 06, 2011 2:21 pm

Saudações a todos os membros do metalunderground!
Venho por este meio tentar obter ajuda no processo de venda de um cd... Acabei a fase de gravação, masterização, etc., de um cd de temas originais (completamente instrumental), agora, a minha questão prende-se com as etapas seguintes que devo realizar:
O que pretendo é colocar o cd no mercado sem estar a cometer alguma ilegalidade, do género:
O registo na SPA é obrigatório? (pelo que sei, existem sociedades internacionais de direitos de autores que abrangem mais países que a "nossa" SPA...)
Tenho que abrir actividade nas finanças? Qual seria a área mais enquadrada para me colectar?
Ao mandar duplicar os cds, tenho que apresentar os números de duplicações nas finanças?
Perdoem a minha ignorância, mas sou completamente novato nestas andanças e não encontro duas pessoas que digam a mesma coisa...
Aproveito para deixar o link do myspace onde disponibilizo um teaser do meu album:
http://www.myspace.com/helderfoliveira

PS: colocar o cd no mercado sem editora/distribuidora é muito arriscado, ou pelo contrário é vantajoso?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor Venøm » quinta out 06, 2011 4:16 pm

Oh pa, deixa-te de coisas e vende isso como faz toda a gente. Numa barraquinha montada dentro do recinto do concerto. Vendes barato e não tens de andar a ser roubado por editoras/produtoras pançudas.

Dustspell
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 201
Registado: quarta mar 25, 2009 7:58 pm

Re: AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor Dustspell » quinta out 06, 2011 5:31 pm

Nada melhor que uma boa promoção para uma venda directa e/ou até no uso de bons sites como o Lastfm (Actualmente o melhor site para promoção), Bandcamp (Excelente para formato degital) e fisicamente nada melhor que nos concertos...

Avatar do Utilizador
Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1701
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Localização: Brevemente em Londres.
Contacto:

Re: AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor Count Raven » quinta out 06, 2011 5:43 pm

Obviamente necessitas de registar o teu trabalho, dá um certo jeito para depois poderes reclamar a autoria, não é? Cada faixa, salvo erro, fica-te na casa dos 120€. Dicas grátis:

- cria um myspace, uma conta no youtube, na lastFM, whatever... antes de mais, precisas de dar a conhecer o teu som. Tudo isto deverá ser feito APÓS o registo de todo o trabalho que disponibilizes online;

- envia cd's promocionais para editoras, amigos, revistas, jornais, primos, casas da 3ª idade e qualquer sítio que consideres ser uma mais valia para promover o teu trabalho. Caso possível, vai a concertos, distribui tapes, cd's ou qualquer formato que possas;

- se possível, e caso se venha a tornar em algo mais sério, tenta arranjar alguma pessoa que faça o trabalho extra-artístico por ti, um manager, promotor, etc...

Cumps.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Avatar do Utilizador
joaonuno2009
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2181
Registado: terça jul 27, 2010 12:16 am
Localização: Serra D'El Rei/Caldas Da Rainha
Contacto:

Re: AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor joaonuno2009 » quinta out 06, 2011 6:06 pm

Gostei dos previews que estão no myspace

Muito bom, boa produção :wink:
https://joaonvno2009.blogspot.com/

RMSO
Turista
Mensagens: 9
Registado: quinta out 06, 2011 1:59 pm

Re: AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor RMSO » sexta out 07, 2011 1:04 pm

em conversa com um membro da SAP disseram-me que em caso de apropriação indevida dos meus temas que quem responde é o IGAC e não a SAP...no IGAC já tenho a minha obra devidamente registada, só não tenho na SAP porque pelo ouvi, é mais vantajoso (números de países abrangidos e preço...) protege-la lá "fora" (sociedade norte-americana). Digam-me da vossa experiência ou conhecimento o que acham...
A grande questão é que para colocar o cd à venda em superfícies comerciais tenho que ter actividade aberta nas finanças, certo? A venda física/directa será a prioridade, como é óbvio, mas tb queria ter o cd à venda noutros sítios. O que dizem? Há alguém por aqui que já tenha colocado cds à venda na FNAC (exemplo)? ou optam pela venda directa e em formato digital?

PS: O registo da minha obra fica em 150€ (totalidade dos temas) segundo a SAP...
http://www.myspace.com/helderfoliveira

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 9140
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
Localização: Mag8

Re: AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor GoncaloBCunha » sexta out 07, 2011 6:45 pm

SAP --> SPA :wink:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Avatar do Utilizador
Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1385
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Re: AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor Gornoth » sexta out 07, 2011 7:01 pm

Coloca três perguntas a ti mesmo:
1. Achas mesmo que alguém te vai roubar as músicas?
2. Se alguém te roubar as músicas, achas mesmo que a SPA te vai proteger contra quem o fez, ou prestar-te algum tipo de apoio jurídico, ou outra coisa qualquer que valha o preço do registo?
3. Se não estivermos a falar de roubo/plágio e sim de difusões não autorizadas do teu trabalho em espaços públicos (bares ou salas de concerto, por exemplo), essa mesma difusão é coisa que queiras combater?

Se a resposta a qualquer dessas perguntas fôr "não", então caga lá no registo, que não serve para mais nada senão engordar os bolsos dessa máfia legalizada que são as entidades de protecção dos direitos de autor.

E em resposta à pergunta que deixaste no primeiro post, o registo na SPA não é obrigatório. Os direitos de cópia de um trabalho são automaticamente atribuídos ao autor no acto da criação; não é precisa nenhuma formalização junto de qualquer entidade.

RMSO
Turista
Mensagens: 9
Registado: quinta out 06, 2011 1:59 pm

Re: AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor RMSO » sexta out 07, 2011 7:52 pm

SPA e não SAP ;) enganei-me...lol
Gornoth tens razão, fiz apenas o registo no IGAC por isso mesmo.... o que não falta por aí são pessoas que não fazem nenhum e enchem os bolsos com o nosso trabalho....a minha dúvida era se teria que obrigatoriamente registar-me na SPA para colocar o cd por exemplo na FNAC, mas pelos vistos então não é obrigatório e ainda bem!
Thanks

RMSO
Turista
Mensagens: 9
Registado: quinta out 06, 2011 1:59 pm

Re: AJUDA - como vender um cd legalmente?

Mensagempor RMSO » sexta out 07, 2011 7:56 pm

joaonuno2009 Escreveu:Gostei dos previews que estão no myspace

Muito bom, boa produção :wink:


Thanks, desconhecia o teu blogue, mas tá interessante e bem organizado ;)


Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes