Momento menos "metal" das vossas vidas.

IgnotoDeo [RIP 2009/06/27]

Mensagempor IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] » sexta nov 16, 2007 5:04 pm

É isso mesmo.Não nego que o pimba seja menos elaborado ritmicamente, até porque a ideia é vender, logo para vender bem, convém que entre no ouvido de forma directa.O 4/4 acaba por ser a origem de compassos compostos como o 12/8 e mesmo o 6/8 é um derivado de um binário simples (2/4).Aqui, acaba por influir o "virtuosismo" do músico, uma vez que, não basta querer, é preciso saber tocar isto.

Quanto aos grandes nomes do metal a tocar em 4/4, posso dar-te os exemplos de Slayer (Dead Skin Mask, Angel Of Death, War Ensemble,Death's Head, etc.), Black Sabbath (a mais notória é a Paranoid), Edguy, Shaman, Epica e num caso muito diferente Meshuggah, que constroem os riffs de guitarra em 4/4, deixando à bateria e ao baixo o dever de seguir em métricas incomuns.Ou seja, 4/4 não é assim tão raro, se bem que o H'n'Heavy seja o tal caso aparte.

Olhando ao panorama nacional, bandas como os TFB, Monogono ou Concealment, são exemplos de bons músicos, com grande capacidade de escrita e interpretação.

Eu falei apenas na questão rítmica como exemplo de construção básica para assentar a linha melódica. Mas quando falava do exemplo 4/4 não era considerar o 4/4 redutor. A diferença á que , nos exemplos que deste, esses músicos que usaram 4/4 não se limitaram ao 4/4 a que a música pimba se limita quase sempre. Era aí que eu queria chegar. Escusavas de dar o sermão dos tipos de compassos que já conheço essa lengalenga há uns anos largos :P
Aliás, Epica a nível de composição nem é nada por aí além, por exemplo. Mas isso já são outros assuntos.
Por mais engraçado que possa parecer, há uma maior fluência criativa em compasso composto. Pões alguém a compor, imagina que 5 compassos. Um em binário e outro em ternário. Vais ver que o sentido ritmico é mais apurado no ternário.

Aqui é que está o Q do assunto.A maioria do pessoal é autodidacta e não frequenta formação musical e instrumental.Ou seja, existem sempre elementos que lhes vão escapar.Ainda assim, começas a ver tendências invertidas, como os casos do pessoal dos The Ransack (peço desculpa mas assim de repente só me lembrei de vocês), mais concretamente o Shore e o Zeus, que além de autodidactas, tiveram/têm formação musical e instrumental.

O problema no meio disto tudo, e pelo contacto que já tive com tantas bandas e tantos músicos, é que a maioria não quer aprender. Mesmo quem seja muito bom como autodidacta, mais tarde ou mais cedo precisa d aulas. ninguém nasce com a técnica. Mesmo nos casos de virtuosismo é preciso uma aprendizagem para se saber em que direcção evoluir.

Last but not least, é verdade que enquanto músico profissional, ou tocas o que anda na moda ou tens um projecto consolidado (fazendo parte de bandas de apoio como a do Rui Veloso ou do Paulo Gonzo p.e.) ou então a coisa fica muito mal parada.

Isso também já é outro assunto. Portugal há de ser sempre Portugal. E não venham com conversas de "que falta de Patriotismo" porque a verdade é essa. Quem quer artes, tem que se pôr a andar daqui para fora. É a realidade.

E é bom meia volta discutir estes assuntos, de facto
:wink:

Vooder, quanto a ti, não sei para que foi esse :lol: ali pelo meio. Vai para ignore list para evitar ter aqui um momento menos metal :wink: [/quote]

StabatMatter
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça nov 13, 2007 2:26 pm

Mensagempor StabatMatter » sexta nov 16, 2007 5:17 pm

IgnotoDeo Escreveu: Escusavas de dar o sermão dos tipos de compassos que já conheço essa lengalenga há uns anos largos :P

Não te dei sermão nenhum...Só me quis foi exprimir como deve ser... :D

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta nov 16, 2007 5:52 pm

Errante Escreveu:
Joe Escreveu:
Inmist Escreveu:
Vooder Escreveu:E sim acredito no "Diz-me o que ouves e dir-te-ei quem és"!

Preconceito ou não, mas eu sou igual

Em 90 % dos casos sou mais crente do "diz-me o que ouves e dir-te-ei quem queres ser".

Exactamente!

Sinceramente não entendo esta pastorice que é listar os estilos por complexidade. Sendo assim um metaleiro é um banana pró zé do jazz e o marco pimba um banana pró metaleiro. Fantástico.

Agora imaginemos que o Marco Pimba decide começar/começa a gostar de jazz. Deixa de ser um banana?
É que é assim tão dificil de entender que cada um ouve o que quer, pelos motivos que quer e não tem nem precisa de ser julgado por engraçados com "formação artística" ou com a mania de que o seu estilo musical é superior?

Preocupam-se tanto com coisas tão superfíciais, enfim. Vou mas é sair de casa e começar a julgar as pessoas pelo tipo de cinema apreciam e pelos quadros de que gostam.

hmm... continuo a achar que cada um é o que lê, o que ouve, o que vê, o que sente, o que saboreia... cada um usa os sentidos como consegue, dependendo daquilo que é e que tem na cabeça.
Uma pessoa que oiça metal não é normal, comparado com alguem que oiça pimba, pop ou outros estilos sonoros modais. Ser modal é ser vulgar, ordinário (literalemente e não o que estão a pensar), não que isso implique algo de errado ou inferior, apenas mediocridade, nada mais.
Se o marco pimba começa a ouvir Jazz, das duas uma: ou descobre a sua verdadeira essencia (mesmo que momentânea ou ilusória), ou tenta colar-se para pretender ser o que quer ser

Ouvir Jazz, música clássica, rock progressivo é cada vez mais associado a inteligencia, daí as colagens e nesse aspecto concordo com o Joe, há pessoas que dizem gostar de determinada coisa porque querem ser o que não são. Mas isso não é regra, há quem sinta e aprecie esses estilos, e para esses tudo bem. Para esses aplica-se a frase do Vooder.

Também eu andei por esses caminhos (de contrariar aquilo que sou), ouvindo algum doom, sludge, goth, estava a apreciar um tempo mais lento do que aquele que eu sinto, sentindo-me mal com isso, (eu pensava o contrário mas prontos, falsa ilusão) não estava a ser eu, andava a contrariar a minha verdadeira essecia animalesca e selvagem :twisted: :lol:

MarkArchangel
Registado: segunda jan 08, 2007 12:26 pm
Contacto:

Mensagempor MarkArchangel » sexta nov 16, 2007 6:09 pm

continuo a achar que cada um é o que lê, o que ouve, o que vê, o que sente, o que saboreia

Eu também acho que sim, mas o problema está no facto de por eu ouvir jazz, quer dizer que vou desvalorizar a pessoa que ouve pop ou rap?

Eu tanto oiço metal como oiço outra coisa mais mainstream e não é por isso que vou deixar de ser normal.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta nov 16, 2007 6:30 pm

Achas que consegues dialogar decentemente com alguem normal? Banal? Provavelmente tens que te adaptar e ser aquilo que não és, terás até que fingir ser o que não és para não ferires nem essa pessoa, nem a ti próprio... não vá ela chamar-te maluco só porque dizes algo como 2+2 são 4 (metaforicamente)... exige um esforço extra da nossa parte não te parece?

Por curiosidade, vai ver o significado de normal e diz-me se algum dos "postantes" deste forum é normal? podem ser em alguns aspectos, mas no geral não o são...

Anormal não é um deficiente!!! :lol:

Vá, não mates a cabeça por causa disto, também pouco interessa não é? Falar de coisas tão fúteis? Para quê? :)

Errante
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 05, 2004 12:54 pm

Mensagempor Errante » sexta nov 16, 2007 8:00 pm

Inmist Escreveu:Achas que consegues dialogar decentemente com alguem normal? Banal?

Se eu só falasse de música provavelmente tinha. Agora, tirando isso, qual é a diferença?

Lonemetalman
Participante
Registado: quarta fev 28, 2007 7:47 pm
Contacto:

Mensagempor Lonemetalman » sexta nov 16, 2007 8:03 pm

subathory Escreveu:
Lonemetalman Escreveu:
Phobos Escreveu:Nao sou propriamente um metaleiro mas acho q o ponto alto foi mesmo no R.I.R. quando em vez d ir ver Metallica fiquei na Tenda Electrónica a curtir DJ Kitten.E vai la estar este nao de novo,se der nao falto.

Electro Disco-Punk Rock ‘n’ Roll,hell ye!!

O momento menos metal teu dura desde o teu nascimento.. Ir a um concerto pra ficar numa tenda de música de M... electrónica... N sei pq vens a este forum....

Porque o Phobos já há muito tempo que descobriu que há mais musica para além do metal e achou que se ia divertir mais em kittin. Nem todos temos de lamber os tomates a Metallica e believe it or not pode haver quem não goste.

Quanto ao vir a este forum, dude, enquanto nas regras não disser que é obrigatório ser "metaleiro de palas nos olhos" para postar aqui, ele tem tanto direito quanto tu ou eu.

Deves pensar que só tu és iluminado pela inteligencia não?
Como nem educação tens não perco tempo com uma resposta muito elaborada. Para que saibas.. Não oiço só metal. Mas perder um concerto para ir a uma tenda que podes ter em qq momento..
Pseudo-intelectuais como vós há muitos....

death in geres
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 11, 2006 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor death in geres » sexta nov 16, 2007 8:30 pm

Nas tendas electro há mais droga que nos concertos, em festvais dessa natureza!
é um bom motivo! E o Kitten bate largo, em 2003 em Vilar de Mouros até esteve quase 15 min com o riff da EnterSandman...

Ir ao segundo dia do ultimo Ermal...
Eu a pensar que gostava de reggae... Não... Erva é fixe! Bob Marley é porreiro...
Mas uma noite só com reggae... Nunca mais! Acho que nunca mais ouvi nem Bob Marley...
Até Morrer! BENFICA Até Morrer!

http://www.facebook.com/Ilha.do.Geres
Faz Like! Partilha! Aventura-te na Ilha!

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » sexta nov 16, 2007 9:01 pm

existem momentos metal e não-metal ? :roll:

StabatMatter
Registado: terça nov 13, 2007 2:26 pm

Mensagempor StabatMatter » sexta nov 16, 2007 9:50 pm

Errante Escreveu:
Inmist Escreveu:Achas que consegues dialogar decentemente com alguem normal? Banal?

Se eu só falasse de música provavelmente tinha. Agora, tirando isso, qual é a diferença?

Aí já entra a subjectividade.Sendo assim, o conceito de normalidade é uma utopia.Não é por se ouvir ou ler x,y ou z que somos mais ou menos qualquer coisa.

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sábado nov 17, 2007 7:12 am

OrDoS Escreveu:Quando alguém não te dá factos é porque não sabe o que está a dizer ou não sustenta as suas opiniões pelo lado científico, quando alguém o faz, tu desvias a conversa para algo que não tem nada a ver ou que não tem sustentabilidade científica... :roll: :lol:

Que factos? A opinião dum sociólogo? Eu nem sequer pus em causa essa opinião mas o facto de o Vooder se sustentar nela para fundamentar a sua maneira de pensar.

Vooder Escreveu:O meu momento menos metal não sei, mas o do betinho deve ter sido aquele post :o
Não vou discutir contigo, ainda para mais quando não há nada para discutir! Estudo e trabalho há 10 anos numa universidade, sei bem do que falo!
E sim acredito no "Diz-me o que ouves e dir-te-ei quem és"!

O meu post o momento menos metal? Ainda tu não viste nada.

Eu estudei em duas nos último 6 anos, também acho que sei do que falo. No fundo, baseamo-nos na nossa experiência pessoal para fundamentar um e outro lado. Apenas vemos de maneira diferente.

Quanto a essa frase: puro preconceito. Tu não és aquilo que ouves - ou apenas aquilo que ouves, se preferires. Mas pensem com bem entenderem. Não sejam é depois hipócritas e fiquem revoltados quando o alvo dessa maneira de pensar é o próprio metal.

IgnotoDeo Escreveu:É mais com o facto de ser composição extremamente limitada. <E atenção que eu não sou do tipo de dizer que clássico é música erudita>

Se pegares na Deliverance, por exemplo, de um compasso para outro passa de 7/8 para 6/8 e por aí fora. Música é matemática. Alguém capaz de saber apreciar um tipo de composição(e só falo da componente ritmica) assim complexa tem que ter sentido matemático minimamente apurado. Daí inteligênica. >o que n quer dizer que todo o metal é complexo. Mas é mais complexo que um compasso 4/4 till the end da musica pimba>

Eu não falei em capacidade de apreciação mas em gostos e preferências musicais. Uma pessoa capaz - por acaso, desconhecia que houvesse pessoas "incapazes" de perceber uma música com ritmo mais complexo, nunca pensei ser necessário um certo nível de inteligência e "sentido matemático" apurado - de apreciar esse tipo de composição não quer dizer que o vá preferir necessariamente a algo mais simples.

Mas mesmo partindo do princípio que uma pessoa com gostos mais complexos tem obrigatoriamente mais inteligência musical, que poderemos nós dizer da sua inteligência geral? É esta extrapolação que o Vooder faz com a qual não concordo.

IgnotoDeo Escreveu:nem toda a gente tem os teus gostos para achar piada à música pimba

E eu a pensar que tinham. Mesmo. Foi exactamente isso que eu disse.

IgnotoDeo Escreveu:é o que tu estás a transmitir

Não tanto quanto alguém defensor do "Diz-me o que ouves e dir-te-ei quem és".

Vooder Escreveu:Interpreto isso como sendo para quem ouve a música que está na moda, ou para quem não goste assim tanto de música!

Mas isso não acontece só na música da moda. Há quem goste de se vangloriar que ouve música mais obscura e alternativa ao mainstream por achar que isso lhe dá necessariamente uma personalidade forte e status alternativo. Esta coisa de ouvir música tendo como principal razão a opinião que os outros vão ter de nós é uma coisa que pode desdobrar-se por ambos os lados.

Lonemetalman Escreveu:Deves pensar que só tu és iluminado pela inteligencia não?
Como nem educação tens não perco tempo com uma resposta muito elaborada. Para que saibas.. Não oiço só metal. Mas perder um concerto para ir a uma tenda que podes ter em qq momento..
Pseudo-intelectuais como vós há muitos....

Educação? lolz. Vai lá rever o teu post anterior. E porque há-de ele ir ver um concerto duma banda que não gosta para perder um set de um DJ do qual gosta?

Para concluir, aviso que vou passar a usar com frequência o termo "pastorice". E é sempre um prazer ler os posts do Inmist quando referentes a este assunto.
Imagem

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » sábado nov 17, 2007 10:44 am

O momento menos metal da minha vida foi não ter ido ontem para a borga com os SUMA e Chang Ffos porque o BDSD ficou a dar eixpricassoens de matemática mas teve tempo de acordar às 7 da manhã para escrever o post anterior a este.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

morsmodre
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta jan 20, 2006 10:48 pm

Mensagempor morsmodre » sábado nov 17, 2007 11:27 am

que tal qualquer coisa que tenha haver com lida domestica? hehe

men ... detesto MM lavar a loiça :?

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » sábado nov 17, 2007 12:15 pm

Uma pessoa que oiça metal não é normal, comparado com alguem que oiça pimba, pop ou outros estilos sonoros modais. Ser modal é ser vulgar, ordinário (literalemente e não o que estão a pensar), não que isso implique algo de errado ou inferior, apenas mediocridade, nada mais.

Isto é do mais preconceituoso que já li!

Lido com todo o tipo de pessoas, pessoas que só consomem Radio e MTV, que não tem uma banda favorita, não compram cd´s e nem sequer fazem downloads, conheço que goste de Avril Lavigne e merdas afins, conheço quem só consuma Interpol, The Editors e pouco mais, conheço muita gente que adora ir a festas populares para ouvir pimba e claro, também conheço muita gente que só ouve "metal"... diferenças entre elas? Nenhuma.

Todos são diferentes, há mais ou menos banais, há mais ou menos inteligentes, mas não está associado ao tipo de música que ouvem.

Contudo, se há algum tipo de pessoas que cataloga as outras pelo que ouvem, que são discriminadores, que são preconceituosos, que são arrogantes porque acham que ouvem um estilo de música superior, são precisamente os "metaleiros" e isso é revelador de pouca "aptidões/capacidades socias" (Isto não é dirigido a alguém aqui do forum)

E em relação ao "modal", ao ser pouco critico, ou cingir-se aos gostos dos outros... isso acontece em todos os grupos, todas as áreas da arte, inclusive dentro do metal... há muitos "metaleiros" que só ouvem o que os amigos ouvem, só gostam do que está na "moda" dentro do metal, consomem tudo tudo que a Terrorizer e a Loud lhes vende... qual a diferença dessa pessoa para aquela que consome o que dá na MTV? Nenhuma!

Quanto aos meus momementos menos metal: Quando era adolescente eram cerca de 10% do meu tempo que ouvia música que não era metal, actualmente são 95% do tempo que ouço música e que não é metal.

Deixei de ser "inteligente" e fui ouvindo cada vez mais coisas menos superiores, como rock, post-rock, indie, alternativa, electrónica, jazz, instrumental, industrial....
RIP

kool moe dee
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mar 28, 2007 6:53 pm

Mensagempor kool moe dee » sábado nov 17, 2007 1:56 pm

eu já cantei um salmo na missa :D

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes