Depressão - O que é realmente e como se combate?

Iris
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta mar 03, 2006 1:28 pm

Mensagempor Iris » quinta nov 16, 2006 4:31 pm

meninobesta Escreveu:e por exemplo a acupumtura.. que embora seja uma "medicina alternativa" tem muitas bases cientificas... nesse caso não precisavas de acreditar...

eu tb não acredito muito nessas coisas... :?

exacto, nao se trata de nenhum tipo de medicina espiritual em q tens de acreditar...tb se pode "nao acreditar" nos comprimidos q eles fazem efeito na mesma...
I don't discriminate, I hate everyone!

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » quinta nov 16, 2006 4:33 pm

Depende dos comprimidos. Há algunas administrados para servirem como placebo. :P
Imagem

Iris
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta mar 03, 2006 1:28 pm

Mensagempor Iris » quinta nov 16, 2006 4:35 pm

duh obvio q nao estava a falar desses, inda ponderei mencionar "excepto os de placebo" mas pensei q fossem perceber q nao seria necessario menciona-los :roll:
I don't discriminate, I hate everyone!

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta nov 16, 2006 4:36 pm

Bronze Escreveu:
otnemeM Escreveu:
Bronze Escreveu:Quanto às medicinas alternativas... se não acreditarem nelas, mesmo por uma questão de fé e/ou desespero, não vejo que sejam solução.

Como assim?

fácil... se eu entrasse agora numa fossa descomunal, não era um gajo que me vinha falar de Shen's, Jing's e Qi/Xue's que me iria ajudar a suplantar o meu estado de depressão agonizante.

Ok, mas porque é q achas que alguem a falar-te de serotonina, perturbações ciclotímicas, neurastenia, psicastenia, neurose fóbica ou neurotrasmissores te pode ajudar melhor? O que interessa na MTC não é o que te podem dizer mas como te podem tratar... no meu caso Acupunctura e Fitoterapia. Até podia ser mudo e tratar-te na mesma :P

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta nov 16, 2006 4:41 pm

vocês os 2 deprimem-me

Memento,
eu não disse que era melhor ou pior... disse que teria de ser alguém em quem o paciente depositaria plena confiança e, ao mesmo tempo, acreditasse que poderia ser ajudado

pensar que se vai ao médico dos "tolinhos" é sempre um péssimo começo

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta nov 16, 2006 4:56 pm

Bronze Escreveu:Memento,
eu não disse que era melhor ou pior... disse que teria de ser alguém em quem o paciente depositaria plena confiança e, ao mesmo tempo, acreditasse que poderia ser ajudado

pensar que se vai ao médico dos "tolinhos" é sempre um péssimo começo

Ok, mas a minha questão era: porque é que acreditas que podes ser ajudado num e noutro não? Porque um se baseia em conhecimentos milenares expressáveis em Mandarim? Parece-me um critério arbitrário.
Na minha opinião acreditar ou não que vamos ser curados tem uma influencia limitada neste caso especifico. As reacções quimicas, a reposição do equilibrio energético, etc, vão ocorrer na mesma desde que o tratamento corra bem. Se falarmos em deixar de fumar, emagrecer ou melhorar a forma física, aí sim a vontade, o acreditar... ou o Zhi (mais MTC) poderão de facto ser determinantes.

Bom, nesse caso a melhor opção até era mesmo a MTC porque esta não tem nenhuma especialidade que trate os tolinhos :)

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quinta nov 16, 2006 5:02 pm

Bronze Escreveu:atenção que não era minha intensão desvalorizar nenhum tipo de medicina... estava só a dar a minha posta

nem eu li dessa forma ... foi só para frizar que nem todas as medicinas alternativas se remetem apenas ao foro espiritual ... se calhar até há muitos mais exemplos além da acupumtura... os chás e as mézinhas muitos deles já se provou que têm efeitos curativos...

no entanto acho que seja qual for o tratamento efectuado, quando se acredita nele funciona muito melhor ... pois a nossa cabeça também nos ajuda a curar :D
god's business, witchfinding!

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » quinta nov 16, 2006 5:05 pm

BetinhoDoSludgeDrone Escreveu:Manda a resposta por PM. Imagem

:arrow: Mas se estivesses numa situação desesperada em depressão, será que teria sequer força de vontade para encontrar cura?

E duvido que recorresse ao Bambo, estivesse onde estivesse. :P

Gostei dessa pergunta. Posso dizer que na minha experiencia pessoal eu nunca quis procurar ajuda, porque não acreditava que alguem me pudesse ajudar. Eu sou uma pessoa bastante timída, e nessa altura sair de casa já era um problema, quanto mais para ser visto por um profissional que eu dificilmente acreditava me poder ajudar a encarar a vida de outra maneira. Isso só aconteceu porque um dia simplesmente explodi, tive atitudes que quase me custaram o emprego e aí sim encarei que tinha um problema e lá fui a muito custo procurar ajuda.
Don't talk to strangers...

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » quinta nov 16, 2006 5:05 pm

A questão de acreditar ou não que o médico a que vamos nos vai curar é tão importante na medicina ocidental como na MTC, como no astrólogo, como no professor Karamba. O efeito placebo tem um efeito comprovado de eficácia em 30% dos casos, o que é MUITO elevado. A questão de ter fé no tratamento é necessária em todos os tipos de medicina, não é exclusivo das medicinas alternativas.

É claro que é possível obter cura mesmo quando não acreditamos no valor do tratamento, e esse sim será um bom teste à real eficácia do "produto". No entanto não se esqueçam que estamos a falar de uma doença onde há uma fortissima relação entre psiquico e orgânico, pelo que é absolutamente indispensável que o doente se queira mesmo curar (nem todos os doentes depressivos se querem curar...) e que encontre na relação médico-doente um alicerce muito forte de apoio e confiança.

Otnemem, fiquei curioso em relação a essa preparação fitoterápica anti-depressiva e ansiolítica. Já foi estudada cientificamente? Quais os principios activos que se isolaram das plantas? Isto partindo do pressuposto que a fitoterapia da MTC actua objectivamente no organismo, ao contrário da acupunctura que actua nos "canais de energia". (ignorância ALERT!)

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta nov 16, 2006 5:07 pm

aliás eu até nem sou uma pessoa nada descrente em termos de medicinas alternativas... conheço, por exemplo, ostiopátas que já fizeram milagres em situações absolutamente impotentes para a medicina tradicional

o resto é pessoalizar as questões... pessoalmente não trataria uma doença que eu considero essencialmente do foro psicológico com recurso a agulhas e/ou métodos do Mandarim e expliquei o que para mim é fundamental logo no 1º post

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta nov 17, 2006 2:18 am

Amphion(José Ramos) Escreveu:A questão de acreditar ou não que o médico a que vamos nos vai curar é tão importante na medicina ocidental como na MTC, como no astrólogo, como no professor Karamba. O efeito placebo tem um efeito comprovado de eficácia em 30% dos casos, o que é MUITO elevado. A questão de ter fé no tratamento é necessária em todos os tipos de medicina, não é exclusivo das medicinas alternativas.

É claro que é possível obter cura mesmo quando não acreditamos no valor do tratamento, e esse sim será um bom teste à real eficácia do "produto". No entanto não se esqueçam que estamos a falar de uma doença onde há uma fortissima relação entre psiquico e orgânico, pelo que é absolutamente indispensável que o doente se queira mesmo curar (nem todos os doentes depressivos se querem curar...) e que encontre na relação médico-doente um alicerce muito forte de apoio e confiança.

Tens toda a razão. Eu exagerei na proporção ao minimizar a importancia desse factor para ultrapassar uma depressão... ainda que ache que há situações mais exigentes a esse nível.

Infelizmente foi para pôr de lado o facto placebo que se usaram cães para provar que acupunctura funcionava mesmo em analgesias após a visita do Nixon foi à China. Entretanto já se fizeram estudos com acupunctura com laser vs. feixe de luz a simular laser e verificou-se eficácia na mesma. But I digress yet again.

Amphion(José Ramos) Escreveu:Otnemem, fiquei curioso em relação a essa preparação fitoterápica anti-depressiva e ansiolítica. Já foi estudada cientificamente? Quais os principios activos que se isolaram das plantas? Isto partindo do pressuposto que a fitoterapia da MTC actua objectivamente no organismo, ao contrário da acupunctura que actua nos "canais de energia". (ignorância ALERT!)

Não faço ideia se já foi estudada pelos principios ocidentais... Pela perspectiva dos Orientais foi :P Para eles 700 anos de uso não lhes deixa duvidas de que resulta pelo que passam à frente e não se preocupam mais com isso, eheh.
Bom, a acupunctura é parte da MTC (15% da pratica actual na China) assim como a fitoterapia (70%, idem). A acupunctura é limitada a tratar vazios energéticos mas muito eficaz com estados de estases sanguineas e plenitudes (como o é o fenomeno da dor p.e.). Já a fitoterapia é eficaz em todos os quadros!
Quanto ao organismo vs. energia... não há uma resposta fácil. Aos olhos da MTC interessa apenas a influencia na energia... seja através da acupunctura, seja atraves da fito, seja atraves da massagem energética ou da nutrição. Mas! já foi provado que os (ou alguns?) tratamentos de MTC despoletam de facto reacções quimicas várias que em seu turno levarão ao efeito pretendido. Mais que isso desconheço.

IgnotoDeo [RIP 2009/06/27]

Mensagempor IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] » sexta nov 17, 2006 9:17 am

otnemeM Escreveu:
Bronze Escreveu:
otnemeM Escreveu:
Bronze Escreveu:Quanto às medicinas alternativas... se não acreditarem nelas, mesmo por uma questão de fé e/ou desespero, não vejo que sejam solução.

Como assim?

fácil... se eu entrasse agora numa fossa descomunal, não era um gajo que me vinha falar de Shen's, Jing's e Qi/Xue's que me iria ajudar a suplantar o meu estado de depressão agonizante.

Ok, mas porque é q achas que alguem a falar-te de serotonina, perturbações ciclotímicas, neurastenia, psicastenia, neurose fóbica ou neurotrasmissores te pode ajudar melhor? O que interessa na MTC não é o que te podem dizer mas como te podem tratar... no meu caso Acupunctura e Fitoterapia. Até podia ser mudo e tratar-te na mesma :P

Eu fui diagnosticada como amniaco-depressiva. A própria psiquiatra n~~ao me dizia sequer o que tinha. PReferia fazer o jogo psicológico. MAs olha que o facto de me ter informado sobre a doença me ajudou muito (e alguém que me impingiu Pio Abreu ajudou-me nisso :P). Sendo que o que eu tenho não tem cura, apenas pode ser controlado, compreender o que se passa cmg ajudou muito mais do que uma qualquer fé no que quer que seja. E mais, durante o episódio depressivo major último que tive, a última coisa que me passou pela cabeça foi agarrar-me ao que quer que seja no que concerne a fé e terapias e essas coisas todas. Tal como disse, valeu-me a força de vontade para levantar a cabeça e parar de tomar merdas de medicamentos que me estavam a tornar num zombie (sim, porque isso é estar controlado) e o apoio de algumas pessoas, sobretudo o apoio do meu namorado. É que depois ainda há essa questão: quem está do lado de alguém que está a atravessar uma fase destas, sofre tanto ou mais que a pessoa. Isso eu também posso garantir. Não é nada fácil. MAs conituno a acreditar que tem que partir tudo da pessoa. E não é algo que acontece de um dia para o outro. Eu própria tenho consciÊncia que não estou bem curada deste último episódio. MAs é isso que me ajuda a lidar com as coisas de forma bastante diferente do que lidava antes.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta nov 17, 2006 10:21 am

Acabaste por falar, recorrendo à tua experiência, nos 3 vectores terapêuticos que eu considero fundamentais:

- apoio especializado
- suporte afectivo
- força de vontade

Agora, a importância de cada uma dessas acções, dependerá de pessoa para pessoa e do tipo de situação.

E a questão da confiança é válida tb para cada um deles... por exemplo, se tens auto estima perto do zero não esperes resolver facilmente uma depressão sózinha.

Falou-se é pouco em formas de prevenir situações de esgotamento nervoso / depressões.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta nov 17, 2006 11:11 am

Pelos vistos, e se bem percebi, o apoio especializado não fez muito por ela... aliás, o problema dela não tem cura (presumo que tenha sido o Psiquiatra a dizer isso) e ela abandonou a medicação por decisão própria.

Bronze Escreveu:Falou-se é pouco em formas de prevenir situações de esgotamento nervoso / depressões.

A MTC é original e essencialmente preventiva e entende que o aparecimento de sintomas é o estado avançado da doença.

IgnotoDeo [RIP 2009/06/27]

Mensagempor IgnotoDeo [RIP 2009/06/27] » domingo nov 19, 2006 11:20 am

otnemeM Escreveu:Pelos vistos, e se bem percebi, o apoio especializado não fez muito por ela... aliás, o problema dela não tem cura (presumo que tenha sido o Psiquiatra a dizer isso) e ela abandonou a medicação por decisão própria.

Bronze Escreveu:Falou-se é pouco em formas de prevenir situações de esgotamento nervoso / depressões.

A MTC é original e essencialmente preventiva e entende que o aparecimento de sintomas é o estado avançado da doença.

A medicação também não era para cura. MAs sim para controlar. Vou ser maniaco-depressiva para o resto da vida e sinceramente não tenho problemas com isso. A única questão, é que tive perturbação de pânico e os ataques atiraram-me para uma cama de hospital. E essa porcaria pode levar a que o coração não aguente um ataque caso o meu corpo esteja mais fragilizado.
A medicação, lá está, apenas ajuda ao controlo. O fundamental é mesmo querer sair do poço e ter quem ajude, quem dê força.
Pah, tenho uma amiga que se agarrou a acupunctura. PAra ela resultou. PAra mim isso não dá porque não acredito que isso me vá curar. Penso que era a isso que o Br11 se tentava referir. Eu agarrei-me À música e à escrita para extravazar tudo. Há que saber procurar a forma de libertação. MAs, muito embora grande parte do trabalho dependa apenas da pessoa em questão, é sempre a mesma coisa: n s consegue nada sozinho.
:wink:

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes