Progressive Rock

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Avatar do Utilizador
MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1207
Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
Localização: Lagos
Contacto:

Progressive Rock

Mensagempor MESHUGGENER » sexta mar 13, 2009 10:45 pm

Sei que há bastantes apreciadores deste género neste fórum. Poderá ser interessante trocar informações e debater bandas / álbuns.
The usual...
Eu, pessoalmente, gosto bastante da década de 70.
As bandas que mais gosto são:
Pink Floyd
Yes
King Crimson
Genesis
Emerson, Lake & Palmer

algumas coisas de:
Jethro Tull
Camel
Supertramp

Mais recentemente estive a pesquisar no progarchives.com e ouvi álbuns de:
Van der Graaf Generator
Gentle Giant
Focus
Bacamarte

estes últimos foram uma surpresa bastante agradável, apesar de não me agradar muito os temas com a voz, os instrumentais rockam.

Avatar do Utilizador
Xhara
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1195
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Re: Progressive Rock

Mensagempor Xhara » sexta mar 13, 2009 10:49 pm

Acho um género interessante, o meu cota é que é fanático por Prog Rock. Tem uma colecção invejável em Vinyl de Prog Rock, que conta com King Crimson, Yes, Jehtro Tull e muitos dos que disseste :)

Mal posso esperar que ele morra pa lhe ficar com a colecção :metal:
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Avatar do Utilizador
MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1207
Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Progressive Rock

Mensagempor MESHUGGENER » sexta mar 13, 2009 10:54 pm

Xharathorn Escreveu:Mal posso esperar que ele morra pa lhe ficar com a colecção :metal:


:lol:

Avatar do Utilizador
Xhara
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1195
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Re: Progressive Rock

Mensagempor Xhara » sexta mar 13, 2009 10:57 pm

Sacana do velho diz que não me dá aquilo :| ele nem ouve, quanto mais... :lol:
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Avatar do Utilizador
Indigente
Moderador
Mensagens: 2821
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Re: Progressive Rock

Mensagempor Indigente » sexta mar 13, 2009 11:05 pm

para mim o "in the court of the crimson king" é o definitivo álbum de prog rock, um dos maiores pilares do género. o "red" e o "starless and bible black" também são muito bons. só é pena que os king crimson (na minha opinião) nunca tenham sido muito consistentes ao longo da discografia, acho que as vezes se entregavam demasiado à experimentação e improviso sem um objectivo definido, acho que era a maior falha deles.
recentemente descobri rush, ainda só ouvi a discografia inicial, mas os discos do final da década de 70 - 2112, a farewell to kings e o hemispheres - são espectaculares. aliás, acho que na década de 70 fez-se o melhor neste estilo.

ando há uns tempos a ver se me meto no krautrock, ainda só conheço amon dull II.
Wine, women and song.

Avatar do Utilizador
MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1207
Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
Localização: Lagos
Contacto:

Re: Progressive Rock

Mensagempor MESHUGGENER » sexta mar 13, 2009 11:13 pm

Imagem

Além de ser um excelente álbum ainda tem esta capa :)
Última edição por MESHUGGENER em sábado out 15, 2011 1:09 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Xhara
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1195
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Re: Progressive Rock

Mensagempor Xhara » sexta mar 13, 2009 11:19 pm

O "In The Court..." é muito bom, inclusive o meu cota tem isso em vinyl! É de se babar!
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Progressive Rock

Mensagempor xtr3me » sábado mar 14, 2009 11:10 am

Xiiii, olha um tópico sobre prog rock. E focado nas bandas clássicas ... xiiii.

Bem, falando em progressivo, falamos na maior parte das bandas que são as que mais ouço. Confesso que apesar de apreciar bastante a época mais clássica do prog, há muitas bandas dos dias de hoje que são obrigatórias para um bom apreciador de prog.

Um grande problema quando se fala destas bandas clássicas é que muitas delas ainda existem nos dias de hoje, mas já pouco têm a ver com a sonoridade magnífica dos 70s e 80s, ou algumas têm apenas alguns álbuns na sua extensa discografia que valem mesmo a pena. Posso referir algumas bandas que ouço, até para quem não conhecer. Assim, a saber:

As "habituais":

Pink Floyd
Yes
King Crimson
Genesis
Rush
EL&P
Jethro Tull (fase prog desde o Thick as a Brick ao Too Old to Rock 'n' Roll: Too Young to Die!, já que os outros álbuns mexem-se mais noutros estilos - também gosto mas como nos estamos a focar no prog, estou só a referir estes para quem não os conhece)
Supertramp
Camel
Van der Graaf Generator
Tangerine (muito bom para quem gosta daquela onda mais electro prog - tipo Tubular Bells do Mike Oldfield)

As não tão "famosas" mas igualmente boas:

Gentle Giant
Focus
Bacamarte
Quarteto 1111 (portugueses)
Änglagård
Anekdoten

Os artistas individuais:

Alguns álbuns do Steve Hackett
Frank Zappa
José Cid (10.000 anos)

A corrente italiana (e isto é abrir todo um novo mundo de progressivo no mínimo tão rico como a corrente inglesa, bem mais conhecida), sendo que muitas destas bandas têm apenas 1 ou 2 cds, mas que valem bem a pena:

Premiata Forneria Marconi
Il Rovescio della Medaglia
Le Orme
Area
Museo Rosembach
Banco del Mutuo Soccorso
Il Balletto Di Bronzo
Jumbo
Semiramis

E por fim a mais contemporâneas:

Porcupine Tree
Frost*
Flower Kings
Riverside
Transatlantic
Pendragon

E mais algumas que poderia dizer. :D

Em cds obrigatórios não me atrevo a falar, uma vez que seria outra lista enorme, mas se quiserem trocar umas ideias sobre cds em particular, também se arranja. :mrgreen:

Por exemplo a questão do "in the court ..." ser O álbum de prob. É bom, sim. Muito bom .... demasiado bom ... mas não penso que seja O album. Aliás, nem me parece que isso exista. Era demasiado injusto para álbums como o Thick as a Brick, o Animals, o Piper at the Gates of Dawn, o ...Snow Goose, etc, etc.

Agora que é uma óptima referência para o que é ser a música progressiva, não há qualquer dúvida.

;)

Avatar do Utilizador
partycrasher
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 742
Registado: quarta nov 21, 2007 5:28 pm
Localização: Rodésia do Sul

Re: Progressive Rock

Mensagempor partycrasher » sábado mar 14, 2009 11:39 am

Oh...you touch my tra la la. Mmm...my ding ding dong
!!111!!11!!!onze!!!!1!1!!11!1!!!1milcentoeonze!!11!!11!!1!11!11!111um!!!11!!!1!!!!1mil1!1cento1!1e1!1um!1!!!!um!!!1!1!!1!!111.

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7279
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Re: Progressive Rock

Mensagempor Wisdoom » sábado mar 14, 2009 11:52 am

Cid
Imagem

Petrus Castrus
Imagem

Anar Band
Imagem

Ananga Ranga
Imagem

Saga
Imagem

Salada
Imagem

Tantra
Imagem

Beduinos A Gasoleo
Imagem

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Progressive Rock

Mensagempor xtr3me » sábado mar 14, 2009 12:39 pm

Obrigado Ele. Prog nacional não é uma coisa que domine muito. Mas cometi uma falha grave ao esquecer-me de Petrus :shock:

Avatar do Utilizador
Xhara
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1195
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Re: Progressive Rock

Mensagempor Xhara » sábado mar 14, 2009 1:00 pm

Ya, Ele é fixe :lol:
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Avatar do Utilizador
UnderTheSurface
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 650
Registado: sexta set 26, 2008 10:50 pm
Localização: Odivelas
Contacto:

Re: Progressive Rock

Mensagempor UnderTheSurface » sábado mar 14, 2009 2:30 pm

Bom tópico :)
A nível de bandas não posso acrescentar quase nada, as minhas preferências no que toca a prog rock já foram quase todas referenciadas. Fui começando a ouvir estas sonoridades a partir do meu pai (Pink Floyd sobretudo; fase pós-Barrett) e a partir daí fui explorando mais umas coisas da época, que gostei bastante, tipo Emerson Lake & Palmer (adoro o auto-intitulado), Yes, Camel (Moonmadness, SnowGoose), algumas coisas de Jethro Tull e sobretudo King Crimson, que é a par de Pink Floyd a minha banda preferida do estilo.
Quanto à tal questão de catalogar um certo disco O álbum de prog, parece ser algo extremamente difícil; falaram aqui no In The Court Of The Crimson King, é um álbum que eu adoro, é uma referência incontornável do género, mas depois quando se vai a definir esse como O álbum , há sempre mais que acabam por vir à cabeça :lol: Eu por exemplo, que só conhecia os trabalhos de Pink Floyd a partir do The Darkside Of The Moon (dos meus álbuns preferidos de sempre), resolvi pesquisar a discografia desde o início e fiquei completamente parvo quando ouvi o Piper At The Gates Of Dawn..que álbum! Também é sempre uma questão de opinião..Por exemplo o Prog Archives tem lá num top all time o Selling England By The Pound de Genesis em primeiro lugar e Genesis é uma banda que definitivamente nunca fez o click por estes lados :lol:
De tempos mais recentes, não tenho procurado muitas coisas do estilo, mas parece que pelo menos vou ter que me informar relativamente a Frost* que parece ser um nome bastante bem falado por estes lados. De resto, gosto muito mesmo de Riverside e de Porcupine Tree.
Já agora, um nome que acho que ainda não li por aqui e que penso que pode ser mencionado neste tópico é Gordian Knot. Projecto do Sean Malone (baixista de Cynic) que lançou dois álbuns - Gordian Knot em 1999 e Emergent em 2003 - em que conta com ilustres convidados tais como Bill Bruford, Steve Hackett, Trey Gunn, Ron Jarzombek, John Myung, etc...dá para ter uma ideia. lembro-me que fiquei :shock: quando descobri isto. Penso ser bem mais categorizável de Prog Rock do que Metal, daí estar a sugeri-los neste tópico. Altamente recomendável :wink:

:metal:
Imagem

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Progressive Rock

Mensagempor otnemeM » sábado mar 14, 2009 3:11 pm

Concordo que Gordian Knot é bem mais prog rock que metal. Seja o que for, no entanto, é bom e p(r)onto.

One more to the mix pode ser The Tangent como fantástico A Place In The Queue.
Imagem

De resto, Genesis, Yes (não gosto de tudo), King Crimson (confesso que não gosto de muito), Kansas, Jethro Tull, algumas de Toto como a fantástica Better World (parts 1, 2, 3) do Mindfields:

Encontro nesta música traços de Toto que influenciaram pelo menos uma mão cheia de bandas de topo no mundo do Prog Rock/Metal.

...e bandas que adoro acima de qualquer adjectivo: Rush e Frank Zappa que dispensam apresentações.

Avatar do Utilizador
Sassequece
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1620
Registado: domingo jan 28, 2007 12:17 pm
Localização: Imbicta City

Re: Progressive Rock

Mensagempor Sassequece » sábado mar 14, 2009 4:51 pm

Este estilo dava para criar um fórum quanto mais um tópico :)

Vou deixar alguns albuns que me dizem bastante (alguns já referidos outros nem por isso)

King Crimson - Red
Spock's Beard - Snow
Harmonium - Si On Avait Besoin D'Une Cinquième Saison (este álbum é simplesmente único)
Neal Morse - Sola Scriptura
Frost* - Experiments in Mass Appeal
Renaissance - Scheherazade and Other Stories
Rush - Vapor Trails
Anglagard - Hybris



Depois ponho mais quando tiver pachorra.


Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes