Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Avatar do Utilizador
Adinatha
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 739
Registado: domingo out 16, 2005 1:48 am
Localização: Abrantes, Portugal

Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Adinatha » domingo jun 24, 2012 12:52 am

Perdi, muito recentemente, uma pessoa que me era muito próxima, física e emocionalmente: o meu namorado. Estivemos juntos um ano e meio e vivíamos juntos desde os três meses de relação. Era uma relação com extremo apoio mútuo, principalmente quando lhe foi diagnosticada uma doença terminal.
Tenho lido bastante sobre os estágios do processo de luto, com especial incidência na teoria das Cinco Fases de Elisabeth Kübler-Ross, que se aplicam igualmente a outras perdas - divórcio, rupturas emocionais, perda de emprego.
Para quem não conhecer a teoria:

Spoiler: Mostrar
A reação psíquica determinada pela experiência como a morte foi descrita por Elisabeth Kübler-Ross tendo cinco estágios:

1. Negação e Isolamento: são mecanismos de defesa temporários do Ego contra a dor psíquica diante da morte. A intensidade e duração desses mecanismos de defesa dependem de como a própria pessoa que sofre e as outras pessoas ao seu redor são capazes de lidar com essa dor. Em geral, a Negação e o Isolamento não persistem por muito tempo.

2. Raiva: surge devido à impossibilidade do Ego manter a Negação e o Isolamento. Nessa fase a pessoa expressa raiva por aquilo que ocorre, geralmente essas emoções são projetadas no ambiente externo, os relacionamentos se tornam problemáticos e todo o ambiente é hostilizado. Junto com a raiva, também surgem sentimentos de revolta, inveja e ressentimento.

3. Negociação: acontece após a pessoa ter deixado de lado a Negação e o Isolamento, “percebendo” que a raiva também não resolveu. Nessa fase busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Começa uma tentativa desesperada de negociação com a emoção ou com quem achar ser o culpado de sua perda. Promessas, pactos e outros similares são muito comuns e muitas vezes ocorrem em segredo.

4. Depressão: Nessa fase ocorre um sofrimento profundo. Tristeza, desolamento, culpa, desesperança e medo são emoções bastante comuns. É um momento em que acontece uma grande introspecção e necessidade de isolamento, aparece quando a pessoa começa a tomar consciência de sua debilidade física, já não consegue negar as condições em que se encontra atualmente, quando as perspectivas da perda são claramente sentidas. Evidentemente, trata-se de uma atitude evolutiva; negar não adiantou agredir e se revoltar também não, fazer negociações não resolveu. Surge então um sentimento de grande perda.

5. Aceitação: nesse estágio a pessoa já não experimenta o desespero e não nega sua realidade. As emoções não estão mais tão à flor da pele e a pessoa se prontifica a enfrentar a situação com consciência das suas possibilidades e limitações. Claramente o que interessa é que o paciente alcance esse estágio de aceitação em paz e com dignidade, mas a aceitação não deve ser confundida com um estágio feliz, ela é quase destituída de sentimentos.

Kübler-Ross originalmente aplicou estes estágios para qualquer forma de perda pessoal catastrófica, desde a morte de um ente querido até o divórcio, qualquer mudança pessoal significativa pode levar a estes estágios. Também alega que estes estágios nem sempre ocorrem nesta ordem, nem todos são experimentados pelas pessoas, mas afirmou que uma pessoa sempre apresentará pelo menos dois.


Ao início, quando comecei a "estudar" a teoria, antes da morte do meu namorado, achava uma grande treta. No entanto, parece fazer algum sentido. Sinto claramente que estou na fase da negação: mesmo quando estava ao lado dele no velório, e vendo que era mesmo ele que ali estava, não sentia mais do que choque, simultaneamente parecia-me que ele ia entrar pela sala ou telefonar-me. Ainda tenho o impulso de lhe telefonar antes de me deitar como fazíamos (numa última fase da doença, ele voltou para o Porto, para ser acompanhado num hospital com especialidade), ou assim.

Alguma vez lidaste de perto com a morte de algum ente querido? Como ultrapassaste? Qualquer informação nesse sentido será bem vinda. Agora estou bem. Estes últimos dias tenho estado estupidamente bem. Mas tenho medo de quando a realidade me bater de frente...
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
joaopedro34
Metálico(a)
Mensagens: 182
Registado: segunda mai 09, 2011 2:37 pm
Localização: Braga

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor joaopedro34 » domingo jun 24, 2012 7:33 am

Lamento pelo que te aconteceu. Morreu um tio meu à cerca de 4 anos, mas não tinhamos uma ligação muito próxima (estavamos juntos cerca de 3 vezes por ano) e portanto é diferente. Não te possso aconselhar nada, desculpa, porque sinceramente não faço ideia do que estejas a passar, mas espero que passe rápido e que tudo fique bom novamente!

Força :wink:

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Venøm » domingo jun 24, 2012 12:32 pm

EMbora este não seja o local mais apropriado para tocar num assunto como este, vejo-me obrigado a dar-te os meus sentimentos.

Não é nada facil. Nem consigo imaginar pelo que estejas a passar neste momento, mas já é muito bom da tua parte estares a procurar ajuda e um caminho a seguir para lidares com a tua perda.

Isto parece um grande cliché o que vou dizer, mas não te podes deixar ir abaixo nem por nada. Quando a parte da depressão chegar vais ter de lutar a serio. Sei que neste momento é dificil mas uma coisa que tens de fazer é recusares-te a parar, nesta fase de seguir em frente. Claro que é importante algum tempo sozinha para limpar a cabeça, mas não te isoles nem pares senão a tua cabeça vai ficar inundada de coisas más.

A pouco e pouco com o tempo vai sendo mais facil lidar com o que aconteceu, mas agora a tua prioridade após a tua fase de luto tem de ser pores-te de pé de novo e fortaleceres-te.

Os meus sentimentos, Sara.
Desejo-te tudo de bom daqui para a frente. E muita força!

Avatar do Utilizador
Adinatha
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 739
Registado: domingo out 16, 2005 1:48 am
Localização: Abrantes, Portugal

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Adinatha » domingo jun 24, 2012 2:30 pm

É disso que eu tenho medo, saí de uma depressão há pouco tempo, deixei a medicação há dois meses e é muito fácil entrar numa recaída...

Talvez não seja o melhor espaço para falar destas coisas, mas por outro lado quero que este precurso sirva também como uma forma de apoio a quem está a passar ou virá a passar pelo mesmo. É inevitável...
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Wolfheart66
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2791
Registado: segunda nov 22, 2010 9:25 pm
Localização: Lisbon, Númenor, Palace of Wisdoom, Ossus.

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Wolfheart66 » domingo jun 24, 2012 7:14 pm

Sinto muito pela tua perda Adinatha.

Também já perdi umas quantas pessoas que me eram queridas e o impacto é sempre grande, por mais vezes que se tenha passado por isso ou quanto mais digamos a nós próprios que aguentamos.
Quanto a isso das fases é algo subjectivo, no meu entender, acho que mesmo que passemos por elas, cada um passa por elas por uma ordem diferente, pelo menos falo por mim.

Espero que tudo se resolva pelo melhor e que consigas seguir em frente ;)

Os meus sentimentos!
Imagem

Avatar do Utilizador
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4097
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Localização: Setúbal

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Venøm » domingo jun 24, 2012 7:21 pm

Adinatha Escreveu:É disso que eu tenho medo, saí de uma depressão há pouco tempo, deixei a medicação há dois meses e é muito fácil entrar numa recaída...

Talvez não seja o melhor espaço para falar destas coisas, mas por outro lado quero que este precurso sirva também como uma forma de apoio a quem está a passar ou virá a passar pelo mesmo. É inevitável...

É.
Aconselho-te a recorrer a tratamentos químicos (medicamentos) em ultimo recurso. Acredita que tens dentro de ti o que é preciso para lidares da melhor forma com o sucedido.
Neste momento precisas do apoio dos teus amigos e familiares e de fazeres um esforço para seguir em frente e olhares para o que tens de bom.

You can do it! :beer:

Anne [RIP 2014/03/13]

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Anne [RIP 2014/03/13] » domingo jun 24, 2012 8:07 pm

Compreendo o que se possas estar a passar, e as coisas que nos dizem como: "vai ficar tudo bem, etc" nos podem ser tão indiferentes. A realidade é que maioria das vezes temos de ser nós a seguir em frente, independentemente se temos ou não a ajuda de alguém.

Avatar do Utilizador
Adinatha
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 739
Registado: domingo out 16, 2005 1:48 am
Localização: Abrantes, Portugal

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Adinatha » domingo jun 24, 2012 11:05 pm

Jaffanaut Escreveu: Pior que isso tudo, é já não conseguir lembrar-me da cara da pessoa sem recorrer a uma fotografia, é não me lembrar das palavras que essa pessoa me dizia ao certo.


Essa é uma das coisas que mais me custa... Fecho os olhos para me tentar lembrar dele e só me consigo lembrar dele no velório.

Jaffanaut Escreveu:Se para ti, as palavras de outras pessoas te ajudam, go for it.


Não me ajudam, sinceramente não me fazem nada... Na verdade, já disse porque criei o tópico, para que outros na mesma situação saibam de antemão o que poderá acontecer... Quanto a mim, continuo "adormecida"...

Jaffanaut Escreveu:Eu sei que quase ninguém aqui é religiosa e quase ninguém acredita nessas merdas, mas numa situação destas, pelo menos para mim, é quase impossível não pensar que a pessoa continua connosco, ou pelo menos a ver-nos, de uma maneira ou de outra.


Não sou religiosa, muito menos depois do que aconteceu. "Justiça divina", o tanas, se há tanto filho da mãe que continua a fazer merda e nada lhes acontece... Depois da morte, há um grande nada. Só isso. E não o vou voltar a ver, disso tenho a fatal certeza...

Jaffanaut Escreveu:Por isso, resumindo, larga o MU e abraça as pessoas que tu amas, chora à vontade, antes que fiques como eu, sem conseguir fazê-lo.


Tenho estado mais tempo com quem amo, mas sinto que já não consigo dar nada de mim, nem receber em troca. Emocionalmente falando, digo. Nem sequer consigo chorar, ou gritar, ou deixar as emoções fluírem. É um enorme calhau dentro do peito, um bloqueio. Não sai nada.

Pah... ainda assim, obrigada pelas palavras. Não há nada a fazer, porém. Nada. Tudo o que poderia ter sido feito, da minha parte ou da dele, veio tarde demais.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5062
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Localização: somewhere,anywere...
Contacto:

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Sanguessuga » segunda jun 25, 2012 7:49 am

Adinatha Escreveu:Perdi, muito recentemente, uma pessoa que me era muito próxima, física e emocionalmente: o meu namorado. Estivemos juntos um ano e meio e vivíamos juntos desde os três meses de relação. Era uma relação com extremo apoio mútuo, principalmente quando lhe foi diagnosticada uma doença terminal.



Alguma vez lidaste de perto com a morte de algum ente querido? Como ultrapassaste? Qualquer informação nesse sentido será bem vinda. Agora estou bem. Estes últimos dias tenho estado estupidamente bem. Mas tenho medo de quando a realidade me bater de frente...

Boas,antes de mais nada,os meus sentimentos da tua perda,sei perfeitamente o que isso é,pois também, perdi ha uns anos(ja la vao 8 anos) um familiar muito próximo,ainda me custa muito,eu fui o primeiro a saber da noticia,estava internada no hospital,a sofrer muito,os medicos nao diziam nada,ninguem me dizia nada,ou nao queriam dizer,recebi a chamada dela 1h antes de falecer,parecia-me bem,falava bem,passado uma hora,o hospital ligou-me a perguntar se eu era familia dessa pessoa,sabendo a noticia,caí.me tudo aos pés,quase morri :cry: :cry: .Perdi a pessoa que mais amava neste mundo e nada neste mundo a vai substituir,a vida é mesmo uma merda,mas é mesmo assim...Ao principio,tas te marinbanco para tudo e todos,só queres desaparecer, isolar-te em sofrimento ,desanimo e vontade de morrer e ir para junto dela\dele.
Eu superei,mas obvio que ja nao sou o mesmo,aquela vontade de viver,alegria,boa disposiçãio,grande parte,foi em vão.
Uma parte de ti morre,já nao es a mesma pessoa,nao podes ouvir falar no genero familiar que faleceu,ate da vontade de os mandar calar...
As pessoas nao vivem para sempre,cada um tem a sua hora,dia e lugar,infelizmente a vida é mesmo assim.
Tens de ser forte,liga-te as pessoas que gostam de ti e te querem bem,em primeiro lugar: a tua familia,depois,os teus amigos,mas os que te compriendem,nao aqueles que te vao gozar na cara.
Uns dias depois de eu perder o meu familiar,veio um tipo a gozar com o sucedido,perdi a cabeça obvio.
Só compriende que passa pelo mesmo,quem não passou,mais vale,estar caladinho.
Muita força Adinatha a vida por mais dificil,cabra e triste que seja,continua :wink:
Ditado: o que não te mata,torna-te mais forte :cheers:

Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1578
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Soulforged » segunda jun 25, 2012 11:34 pm

Eu era para não postar nada neste tópico porque acho que não vou acrescentar nada ao que foi dito, mas ainda assim cá vai...


Antes de mais, os meus sentimentos à Adinatha. Deve ser algo devastador mesmo...

Adinatha Escreveu:Não sou religiosa, muito menos depois do que aconteceu. "Justiça divina", o tanas, se há tanto filho da mãe que continua a fazer merda e nada lhes acontece... Depois da morte, há um grande nada. Só isso. E não o vou voltar a ver, disso tenho a fatal certeza...


Penso exactamente o mesmo, mesmo que não houvesse mais motivo nenhum para isso, este só por si bastaria para provar que deus não existe...
E sim, conheço pessoas que valia muito mais já terem ido em vez de outras que já foram... Ainda há pouco mais de um ano um conhecido meu que chegou a andar na minha turma na escola estava na cama a dormir e foi-se assim sem mais nem menos... Que sentido é que isto faz?

Qualquer conselho que se dê nesta situação não deve fazer sentido nenhum a quem o recebe, por isso não vou dar nenhum... Apenas desejo que acabes por conseguir continuar a tua vida apesar da dor que fica para sempre...


Sanguessuga Escreveu:Uns dias depois de eu perder o meu familiar,veio um tipo a gozar com o sucedido,perdi a cabeça obvio.
Só compriende que passa pelo mesmo,quem não passou,mais vale,estar caladinho.


É pá, essa é incrível mesmo... Como é que é possível haver um fdp assim?

Avatar do Utilizador
Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5062
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Localização: somewhere,anywere...
Contacto:

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Sanguessuga » terça jun 26, 2012 7:51 am

Soulforged Escreveu:
É pá, essa é incrível mesmo... Como é que é possível haver um fdp assim?

é incrivel sim,mas que há,há, há mais fdp deste genero do que pensas, infelizmente as pessoas teem maldade,mas depois só se prejudicam com isso,nao as leva a lado nenhum...

REG
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 61
Registado: sábado jan 29, 2011 12:01 am

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor REG » terça jun 26, 2012 8:18 pm

Adinatha Escreveu:Essa é uma das coisas que mais me custa... Fecho os olhos para me tentar lembrar dele e só me consigo lembrar dele no velório.


Sei como é. Nos primeiros tempos há pessoas que têm mais tendência para se lembrar da pessoa, no dia em que morreu, da causa da morte, dos momentos que imaginam terem passado antes de morrer, no velório, e no funeral. Eu ainda tenho essa tendência, apesar dos anos. Mas no ínicio só pensava nisso e era terrível, fazia-me esquecer de tudo o resto. Até que com algum apoio (ainda que indirectamente relacionado com o assunto) me fizeram perceber isso, que o deveria lembrar com vida, e não com a Morte.
O meu conselho para ti é esse, a seu tempo e a seu luto, que vás sentindo reconforto nessas memórias, nos bons momentos e tudo o mais. A morte foi só o "fim", tudo o resto é que conta (sem querer parecer fria), a vai ser isso que te vai ajudar a ultrapassar.. Espero eu.. comigo foi.
Os meus pêsames, e muita força.

Bemvinda27
Turista
Mensagens: 1
Registado: terça jul 02, 2013 2:16 pm

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Bemvinda27 » terça jul 02, 2013 2:43 pm

Andava a pesquisar sobre associações, grupos anónimos que ajudassem a lidar com a morte-tipo AA, e eis que, depois de ver site de ajuda a lidar com a morte do animal doméstico, eis que alguém teve a coragem, num portal de METAL UNDERGROUND, de falar nisso...

perdi a minha mãe o mês passado;depois de no espaço de 3 meses terem-lhe diagnosticado um cancro no intestino, semana seguinte é operada-uma operação bem sucedida-ao fim de uma semana tem infecção respiratória-é-lhe induzido o coma, novamente operada, mais tres dias em coma-acorda, vai para casa começa a quimio.Algumas oscilações durante as tres primeiras semanas, na 4 semana não aguentou.Deu entrada nas urgencias de manha, à noite complicações outra vez. Teve 4 dias em coma. deu-nos, a mim e às manas tempo para assimilar e dizer até já.

não sou nova nestas andanças- com 16 anos perdi o pai-enfarte agudo do miocárdio, mais conhecido por ataque de coração.

o que te posso dizer que te possa ajudar, nada que não tenhas ja ouvido: dá tempo ao tempo!
tudo o que vais sentir e não consegues explicar é normal e não te esqueças que não estás sozinha, nem nessa perda, nem em lado nenhum:)

Benvinda (a ti)

Avatar do Utilizador
Adinatha
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 739
Registado: domingo out 16, 2005 1:48 am
Localização: Abrantes, Portugal

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Adinatha » sexta jul 05, 2013 4:31 pm

Sê bem vinda (passe o trocadilho com o nick) ao fórum, espero que a informação que compilei para abrir o tópico te tenha ajudado.
Quanto ao resto, é acreditar que um dia vem depois do outro e que por muito parados que estejamos, a vida continua a passar por nós. Há dias piores, há dias muito maus, e há dias em que estamos perfeitamente bem e que nos apetece sorrir, mesmo com o peso que temos às costas. Dá tempo. Soa batido, e é batido, mas de todos os conselhos que me deram foi o que de melhor podiam ter dito. Se te faz bem "visitá-la", visita, se preferires não o faças mas não te forces a fazer o que não queres.
No meu caso a memória continua a ser lembrada, no aniversário dele tivemos bolo e velas, quando faz x tempo da relação nunca me esqueço, mas, no entanto, deixo passar os dias 20 como se fossem dias normais. O mês passado fez um ano, a ferida continua e há-de continuar, mas a ausência não dói tanto. E ainda bem.

Qualquer coisa que seja precisa, nem que seja só para te ler, força.
Um abraço.
Ad.
Imagem
Imagem

Missnothing
Turista
Mensagens: 7
Registado: sábado set 17, 2011 8:39 pm

Re: Lidar com a morte - as cinco fases do luto

Mensagempor Missnothing » domingo ago 04, 2013 5:53 pm

Olá Adinatha,

Os meus sentimentos.

Perdi o meu mundo à 20 anos atrás, tinha na altura 8 anos, e o mundo que resta nunca mais foi o mesmo. Passadas duas décadas as coisas continuam a pesar. A pessoa em questão padeceu de uma longa doença e a hora da morte foi terrível de se presenciar...É um assunto do qual não consigo falar, ou estar presente quando se fala, com familiares e pessoas que nos conheciam apesar de já ter criado uma paz própria com o passar do tempo.

De qualquer das formas..dentro do que te é possível, fight fire with fire e tenta não deixar que a memória do velório te domine. Tiveste mais de 365 dias de coisas plenas de beleza e vida. Agarra-te a isso e ao que vos uniu, as coisas melhoram.

Se precisares de qualquer coisa não hesites. Força.


Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes