Política - Discussão ou algo do género.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Re: Política - Discussão ou algo do género.

Mensagempor KonigLowe » quarta jan 19, 2011 11:47 pm

Sor Ruce Escreveu:Coisas que, queiramos quer não, eram melhores antes do 25 de Abril, é um facto.

:lol:

Desculpa mas não consegui evitar rir-me!!

É por esse saudosismo que, por exemplo, o Cavaco fala do dia da raça - termo usado pelo estado novo - referindo-se ao "Dia de Portugal" e que tenha negado a atribuição da reforma a esse grande homem que foi Salgueiro Maia e por outro lado atribuiu-a aos PIDES.

É esta amostra de gente que os portugueses vão reeleger para o mais alto cargo da nação.
Mas livrai-nos do Malamén

Sor Ruce
Turista
Registado: segunda nov 08, 2010 1:11 pm

Mensagempor Sor Ruce » quinta jan 20, 2011 12:00 am

Pois é verdade que para ser saudosista desse tempo é preciso ter mais de 50, ou assim. Mas o que eu referi é que tenho admiração´por Salazar. Não porque vivi nesse tempo, mas porque li sobre a pessoa, e o seu Estado Novo.

E sim em um facto que, por exemplo, Salazar até, mais ou menos, 1932, tinha a divida externa paga. O crescimento económico entre 1964 e 1973, rondava os 8%. Até podem dizer que ele não ligava nenhuma ao povo, não havia liberdade, haviam muitos analfabetos, etc. Mas existem factos que não se podem negar. Está em qualquer livro sobre a época. Vocês é que não se dão ao trabalho de ouvir o outro lado da história. Não pode ser só ouvir os anti-fascistas, anti-salazaristas ou comunistas a falar.

ThrashBanger
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: terça ago 24, 2010 9:34 pm

Mensagempor ThrashBanger » quinta jan 20, 2011 12:05 am

Sor Ruce Escreveu:Pois é verdade que para ser saudosista desse tempo é preciso ter mais de 50, ou assim. Mas o que eu referi é que tenho admiração´por Salazar. Não porque vivi nesse tempo, mas porque li sobre a pessoa, e o seu Estado Novo.

E sim em um facto que, por exemplo, Salazar até, mais ou menos, 1932, tinha a divida externa paga. O crescimento económico entre 1964 e 1973, rondava os 8%. Até podem dizer que ele não ligava nenhuma ao povo, não havia liberdade, haviam muitos analfabetos, etc. Mas existem factos que não se podem negar. Está em qualquer livro sobre a época. Vocês é que não se dão ao trabalho de ouvir o outro lado da história. Não pode ser só ouvir os anti-fascistas, anti-salazaristas ou comunistas a falar.

Para alem de a economia na altura ser totalmente diferente de a de hoje em dia, Portugal tinha só em colonias externas, um imperio quase do tamanho da Europa, que eram riquissimas em inumeras materias primas. Como poderia ser possivel nao encher os cofres, os bolsos e o cu com tanto dinheiro?? E mesmo com todo esse ouro e dividas saldadas, no geral o povo era muito mais pobre do que actualmente, nao so de espirito como financeiramente.
Última edição por ThrashBanger em quinta jan 20, 2011 12:10 am, editado 1 vez no total.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » quinta jan 20, 2011 12:08 am

spiegelman Escreveu:Sabes Pedro. Tendo mais para a primeira hipótese. O Sócrates vai passar mesmo, mesmo, mesmo entre as duas paredes antes de o esmagarem, sai ileso e vai cuspir para cima de Passos Coelho, Cavaco e quejandos como foi ele a segurar o país enquanto o queriam era derrubar. E nas próximas eleições ganha maioria absoluta.

SE o governo cai em Abril estamos tramados porque não estou a ver o PSD com maioria absoluta, nem sequer uma reedição do Bloco Central. Mas também é verdade que já vi coisas mais estranhas que os dentes do Portas e esse ainda quer voltar a sentar o cu na cadeira do poder

:lol:

A ver vamos amigo Humberto...a ver vamos...
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » quinta jan 20, 2011 12:09 am

Crescimento económico em 64... :lol:
Pá, amealhar é uma coisa diferente de crescer economicamente.

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor KonigLowe » quinta jan 20, 2011 12:13 am

Sor Ruce Escreveu:E sim em um facto que, por exemplo, Salazar até, mais ou menos, 1932, tinha a divida externa paga. O crescimento económico entre 1964 e 1973, rondava os 8%. Até podem dizer que ele não ligava nenhuma ao povo, não havia liberdade, haviam muitos analfabetos, etc. Mas existem factos que não se podem negar. Está em qualquer livro sobre a época. Vocês é que não se dão ao trabalho de ouvir o outro lado da história. Não pode ser só ouvir os anti-fascistas, anti-salazaristas ou comunistas a falar.

Cada um é livre de admirar o que quer em liberdade.
Ah espera mas a Liberdade não interessa para nada, o importante é o crescimento económico.
Em ditadura não haveriam fóruns nem mandar postas de pescada, não haveria cultura, não haveria ouvires a música que queres - ouvias fado tradicional e com letras devidamente censuradas, não havia escolarização e iam todos plantar couves mas não era na em joguinhos na net, porque não haveria net, era ir para o campo trabalhar de sol-a-sol e depois ainda te vinham buscar o produzias.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quinta jan 20, 2011 12:17 am

Sor Ruce Escreveu:O crescimento económico entre 1964 e 1973, rondava os 8%. Até podem dizer que ele não ligava nenhuma ao povo, não havia liberdade, haviam muitos analfabetos, etc.

Acho que tu próprio encontraste a resposta para o patriotismo de Salazar.

Se o povo estava na miséria porque raio havia de existir divida externa? Vai analisar os dados desse período de 1964 a 1973 sobre a esperança media de vida, niveis de protecção social, taxas de analfabetismo, indices de mortalidade e trabalho infantil entre muitos outros e depois diz-me onde raio é que está o patriotismo de Salazar. Um homem tão patriota e a apresentar taxas de crescimento tão elevadas, certamente teria convencido as centenas de milhares de portugueses que emigraram na década de 60 a ficar por cá.

Afinal, factos há muitos. Tudo depende de quais pretendes valorizar. Eu prefiro olhar para as condições em que vivia o povo português.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quinta jan 20, 2011 12:22 am

KonigLowe Escreveu:
Sor Ruce Escreveu:E sim em um facto que, por exemplo, Salazar até, mais ou menos, 1932, tinha a divida externa paga. O crescimento económico entre 1964 e 1973, rondava os 8%. Até podem dizer que ele não ligava nenhuma ao povo, não havia liberdade, haviam muitos analfabetos, etc. Mas existem factos que não se podem negar. Está em qualquer livro sobre a época. Vocês é que não se dão ao trabalho de ouvir o outro lado da história. Não pode ser só ouvir os anti-fascistas, anti-salazaristas ou comunistas a falar.

Cada um é livre de admirar o que quer em liberdade.
Ah espera mas a Liberdade não interessa para nada, o importante é o crescimento económico.
Em ditadura não haveriam fóruns nem mandar postas de pescada, não haveria cultura, não haveria ouvires a música que queres - ouvias fado tradicional e com letras devidamente censuradas, não havia escolarização e iam todos plantar couves mas não era na em joguinhos na net, porque não haveria net, era ir para o campo trabalhar de sol-a-sol e depois ainda te vinham buscar o produzias.

O Konig tem razão.

Ouço muitas vezes comentários saudosistas em relação a Salazar quando alguém com cabelo comprido, t-shirt preta, botas e piercing passa na rua e alguém exclama:

"Se Salazar fosse vivo, de certeza que não andavas com essa argola no nariz! Isso era o que se fazia aos porcos para saber qual era a raça!"

Sor Ruce
Turista
Registado: segunda nov 08, 2010 1:11 pm

Mensagempor Sor Ruce » quinta jan 20, 2011 12:22 am

Sim. Amealhar é diferente de crescimento económico. E eu falei em crescimento económico. Vai ver os registos dessa época, para ver se não era a rondar os 8%

Mas também é verdade que isso se devia em grande parte às nossas colónias ultramarinas. Mas não foi Salazar, nem o Governo de Marcelo Caetano que deu a independência a esses paises. Não estou a dizer que 'África É Nossa', nem que foi uma injustiça ter dado a independência a esses paises, mas a verdade é que eramos mais ricos e soberanos com essas dependências. E é claro, também, que há que referir que hoje era um absurdo um pais ainda ter um império colonial gigante espalhado pelo mundo.

A minha intenção nunca foi dizer que quero uma Ditadura. Sou Salazarista e Patriota, e então? Não mereço tanto respeito como uma pessoa que vota no PCP, partido com assento Parlamentar? Mesmo depois de tudo o que se sabe sobre os Regimes Comunistas.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quinta jan 20, 2011 12:24 am

Sor Ruce Escreveu:A minha intenção nunca foi dizer que quero uma Ditadura. Sou Salazarista e Patriota, e então? Não mereço tanto respeito como um Comunista com assento Parlamentar. Mesmo depois de tudo o que se sabe sobre os Regimes Comunistas.

Claro que mereces meu jovem.

Já agora, uma indiscrição, qual é a tua idade?

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor KonigLowe » quinta jan 20, 2011 12:28 am

Pedro Lopes Escreveu:Afinal, factos há muitos. Tudo depende de quais pretendes valorizar. Eu prefiro olhar para as condições em que vivia o povo português.

Eu até compreendo que ainda haja uns quantos simpatizantes do antigo regime, principalmente muita gente que trabalhava para o regime, PIDES, informadores, etc etc, agora encontrar pessoal que já nasceu em liberdade virem-me falar Salazar.... há aqui qualquer coisa de muito errado.
Ou não.... os PIDES, os informadores e toda essa gente desprezível teve filhos, e claro o vírus transmite-se, mas cabe a cada pensar pela sua cabeça. Não é pelos meus pais serem racistas (que são) que eu deixo de ser o maior defensor de todas as minorias.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jan 20, 2011 12:32 am

Gostava também de saber qual será a posição deste nosso co-escriba sobre a guerra colonial, os 10.000 mortos, os 50.000 DFA, os 140.000 que regressaram cheios de camaradas mortos na cabeça e os 20.000 que ficaram incapacitados por stress pós traumático. Tudo para defender a "soberania" nacional.

Asssim como o facto que Portugal tinha uma política colonial que em nada era diferente da política soviética relativamente às suas repúblicas.

Quem vivia na metrópole não se podia deslocar a Luanda, quem era colono não podia deslocar-se à metrópole, a não ser que fosse filho de um administrador da CUF ou um desgraçado de um soldado (que nem a quarta classe tinha) a servir de pasto para as minas do MPLA.

Pergunto-me mesmo se sequer tens noção mínima do que foi Portugal durante 50 anos
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Audiokollaps
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado dez 13, 2008 9:37 pm

Mensagempor Audiokollaps » quinta jan 20, 2011 12:42 am

Podíamos ser pobres, burros, analfabetos, rotos, explorados, cheios de frio no inverno e de calor no verão... mas tínhamos a Nossa Senhora de Fátima, a grandiosa Amália e o Eusébio para nos fazer felizes.

Não sabíamos ler nem escrever, não sabíamos nada do que se passava no estrangeiro, não podíamos ver concertos, ouvir música que queríamos, não podíamos ver filmes, nem fazer simples convívios com os amigos, mas o estado tinha os cofres cheios de ouro.

Morríamos de fome, de má-nutrição, de falta de cuidados de saúde, tínhamos a esperança média de vida mais baixa da Europa, não tínhamos hospitais, centros de apoio aos doentes e idosos.... mas fomos matar pretos para África.

Burros, esfomeados e de cabeça baixa mas com Salazar!

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » quinta jan 20, 2011 2:05 am

Pelos vistos, metade dos portugueses sentem saudades do Estado Novo. Ora bem, uma boa parte deles nem era nascido naquele tempo. Outra, eram putos. E quando se é puto, a vida parece sempre mais fácil. Ser nostálgico da juventude é natural, mas não é bom como termo de comparação. Restam-nos os que realmente trabalharam em ambas alturas. Ainda assim, por muito má que seja a actual situação, a solução não é voltar atrás, como se só houvesse duas hipóteses possível.

E claro, há quem seja saudosista por pura e oca rebeldia.
Imagem

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » quinta jan 20, 2011 2:10 am

why so epiphany
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes