Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sim
118
41%
Não
169
59%

Total de votos: 287

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Re: Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » segunda jun 23, 2008 9:06 am

Humm...Deixa-me ver se entendo...
Se um amigo me emprestar um CD, eu o ouvir, devolver e comprar se gostar, isso não é pirataria.
Se eu fizer download de um CD, ouvir o dito cujo, apagar e comprar se gostar, já é pirataria.

É isto?

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » segunda jun 23, 2008 9:12 am

Pedro Lopes, na tua juventude, nunca fizeste tape trading? Nunca gravaste um disco para k7?
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda jun 23, 2008 9:46 am

Nhec Escreveu:Pedro Lopes, na tua juventude, nunca fizeste tape trading? Nunca gravaste um disco para k7?

Eu só deixei de fazer isso há uns 2 anos :P
Passei da k7 para o mp3. Cd's gravados é a evitar.
Continuo é a comprar o máximo de cd's que o orçamento permite. Antes e agora.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » segunda jun 23, 2008 9:46 am

Wyrm Escreveu:Humm...Deixa-me ver se entendo...
Se um amigo me emprestar um CD, eu o ouvir, devolver e comprar se gostar, isso não é pirataria.
Se eu fizer download de um CD, ouvir o dito cujo, apagar e comprar se gostar, já é pirataria.

É isto?

Acho que não estás a ver bem o que está em causa! O Pedro Cardoso é a pessoa a quem compro os discos e o que está em causa é a comparação entre ouvir numa loja e ouvir sacando na internet.

De qualquer forma em relação à tua questão:

"Se um amigo me emprestar um CD, eu o ouvir, devolver e comprar se gostar, isso não é pirataria".

Porque é que haveria de ser pirataria?

"Se eu fizer download de um CD..."

Se te referes a um download ilegal o próprio termo diz tudo ou não?

"ouvir o dito cujo, apagar e comprar se gostar"

Cada um é responsável pelos seus actos! O facto de ouvirem, apagarem e comprarem não elimina a ilegalidade.

De qualquer forma, nem é isso que está em causa.

Os argumentos de quem faz os downloads ilegais servem de justificação para os próprios nas atitudes que tomam. Compete a cada um assumir essa responsabilidade.

Muitos sacam porque dizem que vão aos concertos...outros porque ouvem antes de comprar...outros ainda porque não têm dinheiro...e alguns, certamente porque são apaixonados pela música encontram na internet a forma de alimentar esse gosto.

Alguns comparam ao tape trading e ao ouvir um disco quando se está na loja. Isto nos dias de hoje em que se tem acesso à musica de forma legal para que se possam conhecer as bandas.

Respeito inteiramente e nem estou contra quem o faz! Agora, naturalmente que é ilegal.

Eu. apenas quero respeitar aqueles que criam a musica: os musicos. Se um musico quiser colocar a sua obra na internet e divulgá-la por todos, muito bem. É uma forma de chegarem ao mundo global.

Se as grandes bandas optarem por fazer o mesmo pois têm os concertos cheios, óptimo, é uma forma de rentabilizarem o seu negócio sem intermediários.

Depois há as bandas que tentam entrar no mercado e para as quais os 12 ou 13 euros que dou por um CD são importantes bem como a minha presença num concerto.

Eu respeito sempre aqueles que criam a musica que gosto e procuro não ter uma atitude egoísta perante a musica.

Veremos se realmente o nosso metal vai crescer e se os concertos vão passar a ficar mais cheios.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

ScDaymon [RIP]

Mensagempor ScDaymon [RIP] » segunda jun 23, 2008 9:56 am

"O serviço de transferência de ficheiros BTuga encontra-se em encerrado até à conclusão do processo que resultou na apreensão do servidor.

Também o seu dono (única pessoa responsável pelo serviço) não está disponível para prestar mais declarações neste e nos próximos tempos.

Devido aos elevados custos que a resolução deste caso está a ter venho por este meio pedir a quem deseje ajudar financeiramente através de donativo que o faça para o NIB: ############ ou para a conta ######### da caixa geral de depósitos.

Qualquer valor ou apenas mensagens de força são bem vindas.

Este pedido de ajuda inicia-se a 21/08/2007.

Até agora 02/09/2007 a comunidade contribuiu com 285,98 €."

Esta é a mensagem que foi divulgada pelo responsável pelo site de partilha, e cuja casa foi alvo de investigação policial, ás 7 horas da manhã, e com direito a agentes armados.
O suspeito, encontrava-se na altura, sujeito ao termo de identidade e residência.

:arrow: Será que alguma coisa está realmente a mudar no paradigma do download ilegal?
Ou será que o Btuga (e mais outros sites de P2P portugueses) estão a ser os bodes espiatórios da falência da industria discográfica em Portugal?
Este gênero de acções judiciais já ocorreram em muitos países, e já á vários anos.
Nunca resolveu nada.

Anyway... terá sido este o processo de que tanto se fala?!

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » segunda jun 23, 2008 11:18 am

ScDaymon Escreveu:Ou será que o Btuga (e mais outros sites de P2P portugueses) estão a ser os bodes espiatórios da falência da industria discográfica em Portugal?

Mesmo assim, com a industria a ir-se abaixo, não justifica nem legaliza a copia não autorizada. Por muitas voltas que dêem... Se calhar, mais uma razão para não nos deixarmos ir em facilitismos. Quando comecei a comprar CDs, era entre 3000$00/3500$00 nas lojas, hoje na net, mais de dez anos depois, é raro ter de dar mais de 13/14€, façam as contas. E ainda se queixam? Que outro produto está mais barato dez anos depois??
Que raios, isto é um forum de Metal, pensava que era suposto ter pessoas que realmente gostavam disto.

ScDaymon Escreveu:Anyway... terá sido este o processo de que tanto se fala?!

Pergunta ao Kafka.

Agora comparar download a ouvir um CD emprestado é que é a melhor que já ouvi...
Respondendo directamente à pergunta: os downlodas prejudicam?
Alguns não, os poucos que insistem em comprar CDs e fazem download para conhecer bandas novas, mas a maioria sim. Todos dizem isso de ouvir para comprar depois, mas todos sabemos o que se passa na realidade, e esta nova vaga de fãs com as suas colecções numa hard-drive.
Mais a mais, já são raras as bandas que não têm myspace, hoje em dia dá para ouvir tudo.

Tudo isto se insere numa nova maneira de estar, à falta de melhor palavras, em que nos estamos a tornar preguiçosos demais seja para esperar por um album seja para carregar em mais uma ou duas teclas e pôr uns acentos e pontos finais? É para isto que todas as ajudas do mundo moderno estão a servir? Em vez de nos ajudar a expressarmos melhor e ter consciencia do que se passa à volta estamos, pelo contrario, cansados de mais para carregar numas teclas, esperar por um CD e em vez disso, procuramos um vazio legal em que supostamente apenas o upload é ilegal? Que raios, vamos abrir os olhos!
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » segunda jun 23, 2008 11:58 am

Não tires as coisas do contexto...vai lá ver melhor e se mesmo assim não entenderes, eu explico-te...

Edit: Opinião divulgada pela Ars Technica

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » segunda jun 23, 2008 12:21 pm

Wyrm Escreveu:Não tires as coisas do contexto...vai lá ver melhor e se mesmo assim não entenderes, eu explico-te...

Edit: Opinião divulgada pela Ars Technica

Então explica lá melhor porque nada disto tem a ver:

1-Com a questão discutida entre mim e o Toretto
2-Com as questões que colocas a seguir

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » segunda jun 23, 2008 12:27 pm

Pedro Lopes Escreveu:Acho que não estás a ver bem o que está em causa! O Pedro Cardoso é a pessoa a quem compro os discos e o que está em causa é a comparação entre ouvir numa loja e ouvir sacando na internet.

"Se um amigo me emprestar um CD, eu o ouvir, devolver e comprar se gostar, isso não é pirataria".

Ahhhh!
Assim estou mais esclarecido :|

Quer dizer, eu saco um cd e se gostar, compro. Tu, levas cd's emprestados e, se gostares, compras.
Eu, quando não gosto de um cd, apago. Tu, se não gostas, devolves.

Não vejo diferenças substanciais, a não ser a falta de amigos com lojas e cd's aos montes que eu possa pedir emprestados. Se calhar vou começar a fazer encomendas ao Alcobia e depois, se não gostar, devolvo :P

Mas uma vez que tu ouves um produto que não adquiriste (principio básico da pirataria), então está tudo bem.

Pedro Lopes Escreveu:Isto nos dias de hoje em que se tem acesso à musica de forma legal para que se possam conhecer as bandas.

Então para que é que pedes os cds emprestados para ouvir? Podes ir ao myspace e testar os álbuns lá e aí decides o que compras. Até escusas de ir ao Cardoso. Ele pode mandar-te um mail e tu, sem sair de casa (e provavelmente sem gastar combustível), podes atestar a qualidade das bandas. É só vantagens.

Pedro Lopes Escreveu:Eu, apenas quero respeitar aqueles que criam a musica: os musicos. Se um musico quiser colocar a sua obra na internet e divulgá-la por todos, muito bem. É uma forma de chegarem ao mundo global.

De que forma é que os respeitas ouvindo álbuns que depois devolves? Ouviste e não pagaste por isso...

Basicamente é a mesma coisa.
Imagem

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » segunda jun 23, 2008 12:39 pm

Pedro Lopes Escreveu:Acho que não estás a ver bem o que está em causa! O Pedro Cardoso é a pessoa a quem compro os discos e o que está em causa é a comparação entre ouvir numa loja e ouvir sacando na internet.

Eu compro discos pelo EBay, na Fnac, na Worten, na Vobis, na Guardians, na Piranha, em distros, em editoras pequenas, directamente às bandas e etc.E não falei em entrar numa loja e ouvir.Especifiquei um caso concreto, sem a retenção do produto.Adiante...

Repara que não estou a defender a pirataria indiscriminada.Eu admito que faço downloads, seja via p2p ou via blogs.Quando tenho tempo, oiço e depois tenho duas opções...Ou gosto e compro, ou não gosto e não compro (em ambos os casos, Recycle Bin is the destination).Se isto me aligeira a questão moral, sim, aligeira.Não me sinto culpado por fazer um download se depois gasto dinheiro a comprar esse produto.Se é ilegal?Parece que à luz da lei é...Ou é só o acto de partilhar que é ilegal?

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » segunda jun 23, 2008 12:43 pm

Pedro Lopes Escreveu:Então explica lá melhor porque nada disto tem a ver:

1-Com a questão discutida entre mim e o Toretto
2-Com as questões que colocas a seguir

Por acaso estava dirigir-me ao sobral.Quanto ao resto, acho que o Toretto já deixou +- a análise que ia fazer.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » segunda jun 23, 2008 12:47 pm

Toretto Escreveu:

Ahhhh!
Assim estou mais esclarecido :|

Quer dizer, eu saco um cd e se gostar, compro. Tu, levas cd's emprestados e, se gostares, compras.
Eu, quando não gosto de um cd, apago. Tu, se não gostas, devolves.

Não vejo diferenças substanciais, a não ser a falta de amigos com lojas e cd's aos montes que eu possa pedir emprestados. Se calhar vou começar a fazer encomendas ao Alcobia e depois, se não gostar, devolvo :P

Mas uma vez que tu ouves um produto que não adquiriste (principio básico da pirataria), então está tudo bem.

Pensei que tinhas percebido a ironia mas eu explico-te melhor. O diálogo que escrevi é, naturalmente simulado e corresponde ao que aconteceria para que realmente o download ilegal pudesse ser comparado com a possibilidade que as lojas me dão de ouvir um pouco dos discos que não conheço.

Pedro Lopes Escreveu:Isto nos dias de hoje em que se tem acesso à musica de forma legal para que se possam conhecer as bandas.

Toretto Escreveu:Então para que é que pedes os cds emprestados para ouvir? Podes ir ao myspace e testar os álbuns lá e aí decides o que compras. Até escusas de ir ao Cardoso. Ele pode mandar-te um mail e tu, sem sair de casa (e provavelmente sem gastar combustível), podes atestar a qualidade das bandas. É só vantagens.

Pois e realmente é o que normalmente acontece! O Pedro envia-me sempre um sms com as novidades e eu já levo as compras programadas quando vou ter com ele. Por norma ouço os discos que ele não indicou ou que recebeu na sexta à noite. E, naturalmente, que não vou trazer os discos para casa sem os pagar tal como acontece quando vou à Carbono, à FNAC ou à Xaranga.

Pedro Lopes Escreveu:Eu, apenas quero respeitar aqueles que criam a musica: os musicos. Se um musico quiser colocar a sua obra na internet e divulgá-la por todos, muito bem. É uma forma de chegarem ao mundo global.

De que forma é que os respeitas ouvindo álbuns que depois devolves? Ouviste e não pagaste por isso...

Basicamente é a mesma coisa.[/quote]

Ouvir para conhecer porque a loja me autoriza é diferente de ficar com ele. E, como é óbvio, ninguém me deixa trazer os discos para casa como tu fazes nos downloads.

Depois apagas? Talvez! Mas a ilegalidade já está feita.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda jun 23, 2008 2:54 pm

Pedro Lopes Escreveu:"Se um amigo me emprestar um CD, eu o ouvir, devolver e comprar se gostar, isso não é pirataria".

Porque é mesmo:

Imagem

e encontras isto em qualquer CD ou DVD que tenhas em casa, porque vai contra a seguinte alínea do Código dos Direitos de Autor

ARTIGO 68º
Formas de utilização

1 – A exploração e, em geral, a utilização da obra podem fazer-se, segundo a sua espécie e natureza, por qualquer dos modos actualmente conhecidos ou que de futuro o venham a ser.
2 – Assiste ao autor, entre outros, o direito exclusivo de fazer ou autorizar, por si ou pelos seus representantes: (...)
h) Qualquer utilização em obra diferente;
i) A reprodução directa ou indirecta, temporária ou permanente, por quaisquer meios e sob qualquer forma, no todo ou em parte;
j) A colocação à disposição do público, por fio ou sem fio, da obra por forma a torná-la acessível a qualquer pessoa a partir do local e no momento por ela escolhido;

POis o crime é disponibilizar a obra sem autorização.

Não é crime adquiri-la. O tipo que foi condenado em Portugal por causa da Pirataria foi, e até informação em contrário dada a partir do acórdão, por causa da disponibilização e não por causa do download.

Disponibilizar é crime, aceitar (download) não é crime. Vender calças da Levis falsas é crime, comprá-las não é. Vender cópias de DVD é crime, comprá-las não é,
Última edição por spiegelman em segunda jun 23, 2008 3:19 pm, editado 1 vez no total.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » segunda jun 23, 2008 3:07 pm

E em que sentido isso prova que os downloads ajudam a industria? Isso é o classico "Eu fiz mal mas tu tambem...".

O pessoal ao menos lê as paginas anteriores antes de escrever? Estão-se a repetir duas e três vezes os mesmos argumentos...

Imagem
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda jun 23, 2008 3:17 pm

Hei Sobral, só estou a responder ao Pedro Lopes, já se tinha decidido que os downloads vieram prejudicar a Indústria Musical, tal como a conhecíamos, em muito. Disso não haja dúvidas.

Mas a solução para a indústria musical moribunda não é, nem nunca irá ser, a prisão por 90 dias de donos de servidores de torrents.

É altura da indústria musical se adaptar. A crise toca a todos, tem muitas faces e a Indústria musical não é, lamento dizer, a indústria mai simportante deste planeta.

Ou a indústria musical abre os olhos e muda ou vai continuar o declínio. Os downloads vão continuar, não irão diminuir e estas prisões e condenações nunca irão:
1. Fazer recuperar os 20% de queda de ventas que sentiram nos últimos 8 anos
2. Fazer com que os outros milhões de utilizadores que fazem downloads deixem de o fazer.

Há que perceber de uma vez por todas que a época áurea das milhôes de cópias vendidas acabou. Isso nunca irá voltar, por mais acórdãos a 90 dias de prisão que apareçam. Não é o consumidor que tem de perceber isso, é a próipria indústria que tem de o perceber.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 38 visitantes