Política - Discussão ou algo do género.
Re: Política - Discussão ou algo do género.
Regra geral, sou um adepto da meritocracia. Mas todas as regras têm a sua excepção.
Acho que precisamos de reduzir substancialmente os salários e regalias dos políticos em Portugal, para vez se esta corja nos desampara a loja.
Acho que precisamos de reduzir substancialmente os salários e regalias dos políticos em Portugal, para vez se esta corja nos desampara a loja.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!
When in doubt, ban!
-
Pedro Lopes
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm
raxx7 Escreveu:Regra geral, sou um adepto da meritocracia.
x 2
Aliás, umas das principais mudanças neste país passa por aqui. Esqueçam os direitos adquiridos e concentrem-se nos vossos deveres.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Pedro Lopes Escreveu:raxx7 Escreveu:Regra geral, sou um adepto da meritocracia.
x 2
Aliás, umas das principais mudanças neste país passa por aqui. Esqueçam os direitos adquiridos e concentrem-se nos vossos deveres.
Eu também concordo com a parte de baixar os salários para os mandar bugiar, e instituir alguma forma de meritocracia, deveria caber ao FMI a parte de fiscalizar as contas dos países todos os anos, até porque os sucessivos estados têm gasto excessivamente, feito falcatruas atrás de falcatruas e os seus governantes nunca são responsabilizados criminalmente, ao contrário do que aconteceria numa empresa privada. Se numa empresa privada se faz (à descarada) o que se faz no Estado hoje em dia, cai-lhes tudo em cima.
Quanto ao Marinho Pinto, por um lado até tem razão no que diz, por outro é impensável fazer isso nesta altura, o que devemos fazer nesta altura, como cidadãos, é provar aos mercados e aos abutres políticos e económicos que nos têm rodeado que temos um povo que ainda se preocupa com o país e está em cima do acontecimento. Não votar neste momento pode ser um protesto político legítimo, mas é um completo erro. Se ainda existe alguma esperança, neste momento ela reside no FMI e na capacidade dos Portugueses de trabalhar. Se calhar devíamos todos abrir uma conta como titulares, colocar lá uns 100€ (em média (número aleatório, sem fazer grandes contas), dependente de rendimentos) por mês por pessoa (uma espécie de auto-imposto) e irmos pagando nós próprios parte dessa dívida.
Claro que isso era impossível, principalmente num povo latino e egoísta por natureza, mas para termos algum tipo de futuro talvez não fosse nada má ideia
Já agora, se a todos os Portugueses se ensinasse um pouco sobre "Teoria de Jogos", se calhar não estaríamos neste estado de sítio. Deixo aqui um link interessante sobre:
http://vnevoa.wordpress.com/2011/04/13/game-theory/
Como disse um amigo meu: "A estratégia é cooperar."
Será que alguém neste país ainda sabe o que quer dizer a palavra "cooperar"?
OrDoS Escreveu:deveria caber ao FMI a parte de fiscalizar as contas dos países todos os anos
Nações soberanas a ter que prestar contas a fundos económicos é uma ideia um pouco... absurda.
Fiscalização sim, mas de preferência auto-imposta e livre de interesses obscuros.
Wine, women and song.
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
Indigente Escreveu:OrDoS Escreveu:deveria caber ao FMI a parte de fiscalizar as contas dos países todos os anos
Nações soberanas a ter que prestar contas a fundos económicos é uma ideia um pouco... absurda.
Fiscalização sim, mas de preferência auto-imposta e livre de interesses obscuros.
Pois, só são soberanas até ser preciso emprestar-lhes dinheiro dos outros e tomar controlo delas para não deixar o comboio descarrilar de vez, certo?
Mas quando digo auto-imposta, é precisamente isso, pela UE, por exemplo. Mas como quem a governa continuam a ser políticos que pertencem às sub-divisões Europeias, é preciso que os países do Norte da Europa, a Alemanha e a Dinamarca se imponham e ponham os países do Sul na linha, pelo menos neste aspecto.
Quanto à 2ª frase, concordo completamente, e vem bem no seguimento do que quis expressar no meu post.
- Vooder
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
- Contacto:
raxx7 Escreveu:Acho que precisamos de reduzir substancialmente os salários e regalias dos políticos em Portugal, para vez se esta corja nos desampara a loja.
Tenho sempre defendido isso, e em tempos discuti isso mesmo contigo, ou com o Ordos já não me lembro. Ordos, se foste tu podes comentar sff.
Na política deveria ser sempre, mas nestas alturas é que se separam os grandes homens daqueles que andam nisto pela pelos $$$. E aqui o Sócrates com a sua propaganda de guerreiro tem vindo a ganhar pontos.
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
Enkidu Escreveu:raxx7 Escreveu:Acho que precisamos de reduzir substancialmente os salários e regalias dos políticos em Portugal, para vez se esta corja nos desampara a loja.
Tenho sempre defendido isso, e em tempos discuti isso mesmo contigo, ou com o Ordos já não me lembro. Ordos, se foste tu podes comentar sff.
Na política deveria ser sempre, mas nestas alturas é que se separam os grandes homens daqueles que andam nisto pela pelos $$$. E aqui o Sócrates com a sua propaganda de guerreiro tem vindo a ganhar pontos.
Sim, discutimos, na medida em que hoje em dia é preciso incentivar salarialmente os trabalhadores, mas a forma errada de o fazer é fixando o base alto e cagar de alto no variável, a base da meritocracia. Ora, para implementar algo num sistema político onde as pessoas são de cultura latina e egocêntrica, é preciso que algo de muito catastrófico aconteça e de alguém que imprima uma mudança a sério, com vontade. Eu diria que estamos praticamente nesse ponto, atualmente.
Pessoalmente não vou votar no PPC, mas também ele me parece uma pessoa séria. O que tenho dúvida é que o mesmo se consiga impor perante o aparelho partidário, tal como o Pedro Lopes explicou, é extremamente difícil. E mais, não sei quantos apoiantes ele perdeu dentro do PSD ao tentar elevar o Nobre para Presidente da Assembleia, mas dado que a 1ª escolha seria a Manuela Ferreira Leite, dá a impressão que ele realmente não quer que o nº 1 seja realmente o PA
Cheira-me que (infelizmente, continuo a acreditar na sua pessoa, quanto mais não seja para ver o que ele tem para mostrar também) o Nobre não vai conseguir lá chegar e vai mesmo renunciar ao cargo de deputado (pelo menos não pediu desculpa a ninguém, nem tem de pedir, o que ainda mostra alguma integridade depois deste volte-face político). Por falar em Nobre, as conhecidas palavras que ele usou hoje/ontem na entrevista ao Expresso têm muito de verdade "Só não muda de opinião quem não procura a verdade", palavras em que me revejo bastante e revela que não é tudo preto e branco (como a maioria das pessoas neste país tende a encarar a política e as opções de cada um). A minha opinião pessoal, no entanto, era de que seria preferível não ter andado a dizer aos 7 ventos sobre ser "apolítico", principalmente recentemente após as eleições (aqui sim, era a altura ideal para revelar que o próximo objectivo seria procurar um lugar independente, nem que com isso tivesse de obter o apoio partidário, mas que asseguraria que não lhe impusessem condicionalismos partidários). Também não é por se ter aliado ao PSD que vai deixar de ser um independente, até real prova do contrário ainda tenho esperança que ele seja realmente o que diz ser, assumindo um cargo que exige independência, pouco jogo de cintura partidário e praticamente nenhuma prostração partidária. É também uma boa posição para realmente ganhar traquejo na área, que ele, obviamente não tem (o Presidente da Assembleia devia ser sempre o 2º lugar nas eleições Presidenciais, é um lugar que poderia ser assumido dessa forma, na minha humilde opinião, mas que sei eu??
- Cyberquake
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
- Contacto:
Lapeno Enriquez Escreveu:Estou com o Raxx e o Pedro Lopes.
Fecha o fórum como há uns anos atrás

- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Eles andam aí:

- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
Entrevista do Mon AMI começa com:
Maldita esperança média de vida que não pára de aumentar.

Por mim chegou-me!!!disse-o mas não gostei
Mas livrai-nos do Malamén
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
KonigLowe Escreveu:Entrevista do Mon AMI começa com:Por mim chegou-me!!!disse-o mas não gostei
Se os eleitores o quiserem crucificar, que o façam, mas isso não me tira da cabeça que quem ainda o critica é porque realmente não sabe porque votou nele, ou votou nele pelas razões erradas.
- KonigLowe
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm
OrDoS Escreveu:Também não percebo bem o que tens contra o homem
O que tenho contra???? Ordos, pergunta-me antes o-que-não-tenho!!!! Foi o que já comentei aqui, à uma semana -não sei se leste - ia a conduzir descontraidamente para a praia quando a TSF dava a notícia. E eu pensei precisamente em ti, porque sei que eras o maior defensor dele que eu conhecia - como o que iriam pensar TODOS aqueles que o apoiaram?
Claro que o pensamento evolui, eu n sou mesmo gaijo de há 10 anos atrás, mas não dizer hoje convictamente BRANCO BRANCO BRANCO .... e passado uns dias dizer PRETO PRETO PRETO!!! Há coisas que nem passados 20, 30, 50 anos se pode mudar de opinião.
É preciso coerência. Eu entendo que muitos comunistas estejam hoje no PS. Entendo que a Helena Roseta tenha sido do PSD. Agora a Zita Seabra ter passado pela clandestinidade, e ter rumado para o PSD??? Isso NUNCA vai entrar na minha cabeça.
Como não entra na minha cabeça que o Marcelo Rebelo de Sousa tenha dito que nem que cristo desça à terra eu nunca serei candidato a líder do psd e uma semana depois já o era.
É preciso decência, convicções, é preciso coerência no discurso. Não pode valer tudo para conquistar meia dúzia de votos. Como se diz aqui no norte, e deves conhecer bem a expressão "Eu preferia borrar a minha cara com merda".
Mas livrai-nos do Malamén
-
JVELHAGUARDA
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am
"O Nobre ainda não aprendeu a controlar-se nas primeiras abordagens"
Como é que o senhor confia e apoia passos coelhos sem conhecer, o programa do psd pergunta a jornalista da rtp.
Porque é que mais ninguém pergunta isso, a cada um dos candidatos a deputados, a começar pelo ferro rodrigues.
Ainda assim entre Nobre e Ferro, cabeças de lista por lisboa, provavelmente os candidatos a presidente da assembleia da república, Nobre leva clara vantagem.
Mas, mudar de ideias é proibido, os convites que outros partidos fizeram esquecidos, tratar da mesma forma basilio horta, fundador do cds, cabeça de lista por leiria, também passa a ser secundário.
A máquina esta de vento em popa e vai inverter e contradizer tudo, como tem feito durante estes últimos 6 anos e ainda faltam 50 dias
haja paciência e estômago para isto tudo.
Como é que o senhor confia e apoia passos coelhos sem conhecer, o programa do psd pergunta a jornalista da rtp.
Porque é que mais ninguém pergunta isso, a cada um dos candidatos a deputados, a começar pelo ferro rodrigues.
Ainda assim entre Nobre e Ferro, cabeças de lista por lisboa, provavelmente os candidatos a presidente da assembleia da república, Nobre leva clara vantagem.
Mas, mudar de ideias é proibido, os convites que outros partidos fizeram esquecidos, tratar da mesma forma basilio horta, fundador do cds, cabeça de lista por leiria, também passa a ser secundário.
A máquina esta de vento em popa e vai inverter e contradizer tudo, como tem feito durante estes últimos 6 anos e ainda faltam 50 dias
- OrDoS
- Ultra-Metálico(a)
KonigLowe Escreveu:OrDoS Escreveu:Também não percebo bem o que tens contra o homem
O que tenho contra???? Ordos, pergunta-me antes o-que-não-tenho!!!! Foi o que já comentei aqui, à uma semana -não sei se leste - ia a conduzir descontraidamente para a praia quando a TSF dava a notícia. E eu pensei precisamente em ti, porque sei que eras o maior defensor dele que eu conhecia - como o que iriam pensar TODOS aqueles que o apoiaram?
Claro que o pensamento evolui, eu n sou mesmo gaijo de há 10 anos atrás, mas não dizer hoje convictamente BRANCO BRANCO BRANCO .... e passado uns dias dizer PRETO PRETO PRETO!!! Há coisas que nem passados 20, 30, 50 anos se pode mudar de opinião.
É preciso coerência. Eu entendo que muitos comunistas estejam hoje no PS. Entendo que a Helena Roseta tenha sido do PSD. Agora a Zita Seabra ter passado pela clandestinidade, e ter rumado para o PSD??? Isso NUNCA vai entrar na minha cabeça.
Como não entra na minha cabeça que o Marcelo Rebelo de Sousa tenha dito que nem que cristo desça à terra eu nunca serei candidato a líder do psd e uma semana depois já o era.
É preciso decência, convicções, é preciso coerência no discurso. Não pode valer tudo para conquistar meia dúzia de votos. Como se diz aqui no norte, e deves conhecer bem a expressão "Eu preferia borrar a minha cara com merda".
O lugar de Presidente da Assembleia, neste páis, só se consegue com apoio partidário. O Nobre recebeu convites dos outros partidos, podia ter dito que não a todos e continuar mais 5 anos à espera das próximas eleições. Entretanto não iria aprender nada de especial. Como te disse, a quente também não achei piada nenhuma à atitude, mas faz sentido para ele (e para mim, se estivess eno lugar dele) de fazer o que ele fez, se realmente quisesse chegar a um lugar de relevo. Tanta gente neste país que mudou de partido e de discuros, exactamente como o exemplo que deste, ou o Basílio Horta que agora vira PS, esses casos são os mais flagrantes, pois eram pessoas assumidamente ligadas a esses partidos, sem qualquer lado "independente". Agora que a poeira vai assentando, eu também mudo de discurso e digo-te agora que iria ponderar também votar no PSD e no Nobre (mesmo depois de ter dito atrás que provavelmente não votaria nele) se votasse em Lisboa. Eu voto em pessoas, nos seus projectos, no seu carácter, nas suas ideologias. Se o Nobre perdeu um pouco de carácter com o volte-face, fê-lo pelas razões certas. Se eu votei nele para PR, porque não votar no PSD em Lisboa para o ajudar a chegar lá? Fora do círculo de Lisboa não votaria PSD.
E já agora, o Ricardo Rodrgiues é agora cabeça de lista pelo PS nos Açores, esse aventesma que fez pouco da liberdade de imprensa, da liberdade de expressão, cometeu um acto ilícito, ilegal e de autêntica baixeza ao ter roubado aquele gravador, não foi dado como culpado, não foi (pelo menos ainda) processado e o PS continua a colocá-lo por lá. Sinceramente, foda-se, isso sim é grave...
- schemattic
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça mai 22, 2007 12:28 am
The Morning Star Escreveu:
Bem, a eterna esquerda...
Temos um punhado de países a face da Terra, que condicionam muito (ou a total ausência) o Mercado Livre, países MUITO recomendáveis, acrescento.
Cuba, Venezuela e Coreia do Norte. Insistir num modelo parecido é loucura.
Estou a ver que estás a por tudo no mesmo saco, do Guido Westerwelle ao Allan Greenspan. Não é isso ignorância?
Países governados, responsavelmente à direita, ja ultrapassaram a crise e crescem, veja a Holanda, Dinamarca. Vive-se lá muito melhor, não haja dúvidas. De Suécia então nem falo, um país onde as reformas que PPC quer introduzir já estão feitas, incluindo na saude e educação. Cresceram 4%, liberdade (e metal) não lhes faltam, como disse Henrique Raposo, para o pessoal de esquerda a Suécia deve ser um cabaré fascista. Mas esta gente quer insistir em sermos Coreia do Norte. Esta gente não percebe as virtudes da concorrência, insistem em monopolios do estado, insistem em propostas que aumentam a dívida e o défice, que inteligentes, ui.
Não achas estranho que os mais conceituados economistas portugueses serem alinhados do centro para a direita? Por que será?
Já agora o partido que governou o Portugal nos últimos 17 anos é de esquerda, democrática dizem eles, o PS, com um ligeiro intervalo do Durão e Santana - esse de má memória. O partido responsável por isto é esse, O Durão tentou até travar isto mas não se saiu bem, os sindicatos e as ordens travaram reformas há muito necessárias. Temos o sistema de ensino mais esquerdista (já foi mais), temos uma legislação laboral muito rígida, etc. Enfim, já se viu no que isso deu.
E ainda põem as culpas na direita? Realmente, como disseste, temos o que as pessoas merecem, e se PS ganhar, tomem la, merecem o Sócretino e este marrasmo de esquerda.
Pior, por estes dias andam alguns iluminados ignorantes de esquerda a exigir a reestruturação da dívida. Isso é como eu emprestar dinheiro a um gajo que estoira-o em festas e copos, e depois em vez de mudar de vida e pagar a dívida, não, vai pós copos na mesma, exige que não me devolva o total, ou nada e ainda quer mais emprestimos. Não é por nada que a algumas pessoas de direita dizem que a esquerda é irresponsável.
Aqui está a critica fácil. Generalizar esta história do crédito é ridicula, pensar que o Estado é UMA pessoa é absurdo. Eu gosto muito de exemplos, por isso também te vou dar um: imagina que eu empresto dinheiro não a ti, mas à tua familia. Tu gastas parte desse dinheiro num negócio, a tua mulher em bens de primeira necessidade para a casa, mas o teu filho lá lhe deu pra droga, coitado. Enquanto tu e a tua mulher deram bom uso ao crédito, o vosso filho, com os problemas dele de dependência, começa a roubar-vos. Primeiro desaparecem uns euros, depois muitos, e por fim chega um mês em que vocês não têm dinheiro para cobrir a mensalidade do crédito. Ora, eu sou um agiota daqueles old school, e não me interessam minimamente quais os vossos problemas pessoais. Aliás, eu estou-me a cagar pra vocês, eu quero é o meu dinheiro com os juros no fim do mês. Vocês sabem qual o problema, voltam a pedir-me um crédito para dar liquidez ao vosso saldo e permitir mais uns investimentos, e tratar do problema do vosso filho. Eu digo tudo bem, mas vou aumentar os juros sobre a vossa dívida, porque prevejo uma maior dificuldade vossa em cumprir o vosso pagamento total. Assim que recebem esse novo empréstimo, rebenta uma crise que afeta o vosso setor de mercado, o afluxo de trabalho diminui e voltam a deixar de poder cumprir. Abrem falencia, hipotecam os vossos bens, o vosso filho volta a meter-se na droga e o resto já vimos ,uitas vezes no cinema.
Ora, esta alegoria não serve apenas para revelar o quão afastado da natureza humana é o mercado financeiro, serve também para dizer que o filho drogado são todos aqueles que mamaram na teta dos fundos europeus, e, enquanto uns tentavam implementar boas medidas, os drogados, com uma dependência a que vamos dar o nome de ganância, desprotegeram o estado para o futuro. Mas o grande problema, quando essa esquerda que achas irresponsável, diz para não se cumprir com os pagamentos ou reestruturar a divida, é porque os drogados, com ou sem crise, vão continuar a chutar nesse cavalo e somos nós, que não temos culpa nenhuma, que lhes vamos continuar a pagar a droga. Dizeres que o estado é como um gajo que pediu empréstimos e o esturrou nos copos, é fazer pagar 99 justos por 1 pecador.
Eu tenho visto muita gente louvar o FMI, dizer que os portugueses devem dar corda aos sapatos, que se tem que trabalhar mais, que deve haver menos ou de preferência nenhuma intervenção do Estado. Eu só aceito esta realidade quando todo o ser humano for civilizado. Até lá, eu quero um Estado que me possa dar escola de graça, saude de graça, estradas de graça, transportes públicos de graça, comida de graça. E é por esse estado que eu vou dar o meu maximo, que eu dou se for preciso 50% do meu ordenado para que todos os meus concidadãos possam usufruir destes direitos básicos, mesmo aqueles que ganhem menos, ou tenham uma taxa de esforço menor. O meu incentivo não é o lucro, férias na jamaica, mercedes ou malas louis vuitton; não é eu ficar aborrecido porque tu decidiste ser pedreiro e so trabalhar aos fds que eu vou dizer "queres estudar e ter saude? Trabalha mais oh malandro!"; o meu incentivo é igualdade social! E a igualdade social não é abolir a meritocracia ou propriedade privada, é podermos todos ter certos direitos fundamentais antes de qualquer dever. Se eu trabalhar mais e melhor que tu, vou ter direito a mais uns luxos. Mas saude, educação e pão na mesa temos que ter todos, e isto é que é o verdadeiro Estado Social que a direita abomina e a esquerda adora. E que ao FMI, Moody's, Finch e S&P interessa tanto como um cagalhoto de jacaré servido numa bandeja de lata.
Só existem malandros que vivem á custa do estado sem dar absolutamente nada em troca porque este sistema ainda não está implementado corretamente.
Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

20ª Edição