Os novos surdos [artigo de opinião]

Avatar do Utilizador
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5656
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Localização: Vieira do Minho / Braga

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor OrDoS » terça set 23, 2008 2:04 am

Krumhûr Escreveu:Já consigo arranjar algum consolo para ir dormir então... É que é quando se está na cama que isto chateia mais. Quer-se silêncio, mas nada disso até ao zumbido passar :(


Nessas alturas, tentava desviar as atenções para o lado mais obscuro da minha mente, costumava resultar e bem... :evillol:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Dico
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 366
Registado: segunda fev 02, 2004 1:41 pm

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Dico » terça set 23, 2008 9:01 am

Já agora, gostava de saber a vossa opinião sobre algo bastante importante de que também falo no artigo: a falta de legislação para precaver estas situações. O que é que acham disso? Não acham que devia haver um limite máximo permitido de decibéis a debitar tendo em conta a taxa de ocupação da sala, a dimensão da mesma e a tecnologia acústica disponível, para evitar problemas temporários ou perfanentes ao nível auditivo no público, staff, etc. (isto incluindo concertos, discotecas e afins)? Não acham que esta questão devia ser legislada?

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » terça set 23, 2008 10:12 am

Eu tinha a sensação de que já era legislada...

Avatar do Utilizador
OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5656
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm
Localização: Vieira do Minho / Braga

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor OrDoS » terça set 23, 2008 11:35 am

Dico Escreveu:Já agora, gostava de saber a vossa opinião sobre algo bastante importante de que também falo no artigo: a falta de legislação para precaver estas situações. O que é que acham disso? Não acham que devia haver um limite máximo permitido de decibéis a debitar tendo em conta a taxa de ocupação da sala, a dimensão da mesma e a tecnologia acústica disponível, para evitar problemas temporários ou perfanentes ao nível auditivo no público, staff, etc. (isto incluindo concertos, discotecas e afins)? Não acham que esta questão devia ser legislada?


Essa legislação existe e como é praticamente impossível fiscalizar a maioria dos eventos que usam PA's, pouco efeito faz, penso que isso é um isso é mais um "problema" de consciência dos técnicos de som do que outra coisa, esses "indivíduos" é que têm de aprender a controlar-se, não é a aumentar os volumes que as bandas ganham qualidade sonora mas sim a equalizá-los. Infelizmente a maioria deve ser autodidácta ou tirou um curso de sachola às 3 pancadas e não tem sensibilidade nenhuma para desempenhar esse papel, é triste, mas é a realidade :|
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Dico
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 366
Registado: segunda fev 02, 2004 1:41 pm

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Dico » terça set 23, 2008 3:16 pm

Wyrm Escreveu:Eu tinha a sensação de que já era legislada...


Não há legislação neste aspecto, a Deco confirmou-me isso mesmo em chamada telefónica, como se pode ler no artigo. O que existe é a Lei do Ruído, à qual também me refiro no texto, mas que é aplicada basicamente numa lógica de não incomodar terceiros, o que é diferente. Por exemplo, se houver um concerto ao lado da tua casa à noite, passada uma dada hora e um determinado número de decibéis podes queixar-te do ruído á polícia, mas se fores a esse concerto e ficares com problemas auditivos n há lei q te proteja. A Lei do Ruído não acautela eventuais danos auditivos causados por ruído em excesso no âmbito de espectáculos ou afins, que é o que está em causa.

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » terça set 23, 2008 3:31 pm

Claro claro, no entanto, admito que só fiz aquele post por pensar que já existisse uma legislação vigente sobre o assunto.Ainda assim, aproveito e deixo já os meus 2 cents acerca disto.Ora bem, no que toca ao limite máximo de décibeis tendo em conta a taxa de lotação da sala, acho que é uma boa ideia, apesar de (no meu ponto de vista) requerer a fiscalização efectiva e um licenciamento específico.No entanto, não discordo nada da ideia, até porque uma sala mais pequena, deve (em termos teóricos) ter uma capacidade de suporte de décibeis mais baixa do que uma sala maior.Acho que a acústica do edifício/sala, também acaba por entrar em conta, quanto mais não seja, porque pode levar ao decréscimo de necessidade de décibeis usados.

Também acho que deve existir uma legislação específica que abranja o staff que trabalhe nesses meandros, seja pela regulação e/ou imposição de um limite em termos de décibeis, seja através da prevenção pró-activa, com fornecimento de tampões para os ouvidos e etc, para tentar minimizar os danos da exposição a longo prazo.

Dico
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 366
Registado: segunda fev 02, 2004 1:41 pm

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Dico » sábado out 04, 2008 10:41 am

Nem de propósito: o número de Outubro/Novembro da revista Teste Saúde, editada pela Deco Proteste, inclui um excelente artigo de 4 páginas em que fala sobre problemas auditivos induzidos pelo som alto. Nesse texto são abordadas muitas das coisas que abordei neste primeiro artigo e de outras que estou a preparar para os outros dois que o completam. Custa 7,5€ e vale bem a pena comprar esta edição.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » sábado out 04, 2008 11:18 am

Parabéns Dico, gostei do artigo, é extremamente interessante e necessária a malta informar-se sobre estes problemas de audição.

A mim já me aconteceu ficar com o zumbido depois dos concertos, felizmente passou depois de uma boa noite de sono.
Mas há uns tempos para cá o que me acontecia durante o concerto, quando o som estava demasiado alto, ficava com dores nos dentes, na zona do maxilar, e por fim sentia pequenas dores nos ouvidos.

No inicio do ano tive um problema com um dente, e tive que o ir tratar, a dentista disse-me que esse mal estar nos concertos se devia ao dente, pois o aumento da pressão fazia não sei o quê aos maxilares e por ai fora (já não me recordo a razão) mas que também podia ser dos níveis altos de decibéis.
Mas mesmo depois de ter tratado o dente, já me voltou a acontecer num ou 2 concertos em salas pequenas.

Por acaso até tenho uns tampões que me deram quando fui a uma visita de estudo a uma central termoeléctrica, mas na altura recordo que não ouvia quase nada, no sei se serão bons para os concertos. São uns tampões de espuma de baixa pressão. a marca é Max Lite da Howard Leight.

Imagem

Kustu [RIP 2010/01/14]

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » quinta jun 18, 2009 12:32 pm

Ninguém?? :ninja:

Avatar do Utilizador
otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6562
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Localização: Éire
Contacto:

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor otnemeM » quinta jun 18, 2009 1:54 pm

Não encontrei specs no que toca a dB e frequências, mas se atenua o ruído é pelo menos decente.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » quinta jun 18, 2009 3:16 pm

otnemeM Escreveu:Não encontrei specs no que toca a dB e frequências, mas se atenua o ruído é pelo menos decente.



Gracias. :D

Avatar do Utilizador
raxx7
Administrador
Mensagens: 3809
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor raxx7 » quinta jun 18, 2009 3:54 pm

Sim, esse tipo de tampões costuma funcionar muito bem.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Avatar do Utilizador
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor CarlosC » quinta jun 18, 2009 11:44 pm

Dico parabéns pelo excelente tópico e pela informação e concelhos dados acerca desta grande questão.

Venøm Escreveu:Quem sabe, qualquer dia trazem martelos pneumáticos para o palco :mrgreen:


Nos concertos de grande dimensão o volume é mais agressivo aos ouvidos que o som de um martelo pneumático, já andei vários dias de martelo pneumático em punho e acreditem que o barulho que aquilo faz não é nada comparado a certas bandas em determinados concertos...

-> 20db muito ou pouco? peguem no vosso software de gravação ou mesa de mistura ou qualquer equipamento que usem ou de estúdio, e oiçam musica a um determinado volume e depois aumentem 20db para lhe sentir a diferença! é que é mesmo algo considerável!


Há algum pessoal que até nem se importa... é com eles... eu cá não gosto e faço questão de não danificar a minha audição. Até porque não gosto quando ando a ouvir mal, ou encontro pessoas que andam a ouvir mal, e que é preciso pedir para se repetir o que diz vezes sem conta enquanto se está a falar... é muito incómodo.
Conversas de 'surdos' por assim dizer, ou velhice auditiva precoce...

Quando era puto já tive a atitude do 'estar-me a cagar', para muita coisa... nomeadamente a saúde aditiva.
Com o tempo comecei a notar anomalias muito incómodas...
Agora que estou mais saudável sinto que ouvir bem reflecte-se bastante em conseguir afinar instrumentos de ouvido, conseguir afinar (mais-ou-menos :x) a voz, conseguir sacar e interpretar sons e timbres de ouvido... porque pelos vistos os ouvidos são uma ferramenta muito útil mas muito fácil de danificar.

O zumbido também me afectou quando era novo e me sujeitava, havia concertos que me deixavam a ouvir mal durante alguns dias, comecei a afastar-me progressivamente de esse tipo de situações de modo inconsciente. Agora mais tarde percebo que em parte fui muito motivado por questões de audição.

Quanto a tampões, não tenho experiência com esse material. Já lá vai o tempo que ia a concertos de grande dimensão. Tenho procurado ouvir musica ao vivo que seja mesmo audível. Até porque como foi referido anteriormente, excesso de volume não significa qualidade, e por vezes musica alta demais deixa de se tornar perceptível e é interpretada como ruído e dor pelos ouvidos. Nesses casos é um desperdício de tempo.

Avatar do Utilizador
Void
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1559
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm
Localização: Almada - Margem Sul

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Void » sexta jun 19, 2009 8:22 am

Nunca usei tampões para os ouvidos. Nem quando ensaio ou quando vou a concertos.
Raramente fiquei com zumbido nos ouvidos. O que me aconteceu algumas vezes e foi até em concertos no paradise garage, ficar com a sensação de me tarem a tapar as orelhas com as mãos.
Isso foi devido ao som utilizado nos tais concertos ser demasiado alto, para o espaço em si, em que nalgumas músicas da banda principal não se percebia nada.
Esse estudo reflecte mais a geração da discoteca / rave / concerto, do que a geração do mp3.
Segundo estudos actuais, faz mais mal o uso diário do mp3 de que uma ida à discoteca duas vezes por semana.
Muitos dos leitores actuais já vêem com a directiva europeia ´de limite de som, o considerado ideial para o ouvido humano. Mas mesmo assim, não é isso que vai prevenir uma possível surdez ou problemas auditivos.
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » sábado jun 20, 2009 10:09 am

Sempre ouvi o meu mp3 com volume no máximo (32), com fones da Sony (alto output) com uma equalização Rock, e nunca tive problemas de audição nem o tal apito horas a fio, isto a ouvir Cannibal Corpse, Nile, e até coisas mais...abusadas. A única vez que me lembro de ter os ouvidos com o dito apito foi após o Superbock onde os Metallica vieram em 2007 salvo erro, consegui dormir bem mesmo com o zumbido... mas tirando isso, costumo ir sempre para a frente dos concertos, inclusive às vezes sou obrigado a estar perto de colunas, e não sinto qualquer diferença auditiva durante e pós-concerto. Também fui a Satriani a última vez que ele veio a Lisboa e estava a cerca de 3 - 4 filas de pessoas atrás da que estava à frente, e devo dizer que o som estava apenas ligeiramente alto, mas continuei sem ter algum tipo de zumbido. Creio que em espaços amplos há sempre mais tendência para pôr um volume um pouco perigoso para o público, embora muitas vezes inconscientemente. Também há o ponto de vista do artista, se ele acha que o som da sua guitarra está demasiado alto, demasiado baixo, etc. Agora vai-se-lhe meter uma escala à frente de quantos décibeis pode soltar enquanto está a solar? :lol:

De qualquer das formas, vou começar a andar sempre com uns tampões para os ouvidos, caso ache o som em X concerto demasiado alto. Nunca se sabe. :wink:


Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes