Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor ALVES134 » quarta jan 29, 2014 1:31 am

Abro este tópico por achar pertinente e por eu ser picuinhas :D , mas também porque acho que haja interesse da parte de alguns users no sentido de preservarem os formatos áudio bem como equipamentos.

Caso os moderadores acharem que o tópico não revela qualquer interesse a este forum façam o favor de o apagar.

São benvindas as vossas sugestões e/ou manias relativamente ao vosso material.

Começando pelas tapes, mantenho sempre em local seco e longe de humidades no sentido de as manter completamente operacionais e em bom estado. Sempre que não oiço na totalidade uma cassete acabo por puxar a fita para um dos lados.

Relativamente aos cds quando compro novos após audição são guardados numa sleeve de plástico no sentido de as proteger do pó e também de riscos através do contacto das caixas umas com as outras.

Os cds que compro usados são limpos com algodão e depois com um microfibras para retirar os pelos deixados pelo algodão, as caixas são substituídas por novas, mas quando têm autocolantes são limpas com álcool e depois sleeve de plástico.

Os lps novos lavados por causa da estática, os usados bem lavados como já mencionei noutro tópico e guardados em innersleeves novas. As capas são igualmente "lavadas" e guardadas em sleeves de plástico novas.

Relativamente aos equipamentos, por mais bem protegidos que estejam são sempre alvo de pó sendo limpos umas vez por semana.

Todos os equipamentos que comprei usados foram alvo de limpeza profunda exterior com álcool isopropilico para retirar as côdeas, repito as côdeas até ficarem impecáveis quando isso é possível. Pelo menos recuperaram algum brilho e resplendor que merecem.

Resumindo podem rir à vontade pois já fui alvo de chacota mais do que uma vez por ter os cds e lps em sleeves de plástico e até já houve gente a pensar que eram novos e que os comprava e colocava na prateleira.

Partilhem os cuidados ou não com o vosso material.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor xtr3me » quarta jan 29, 2014 1:44 am

Só tenho um cuidado particular, para além da limpeza (quando necessário) dos CDs e da atenção a colocar/remover as caixas na prateleira:

viro SEMPRE as capas ao contrário, mal compro um cd jewelcase. Ou seja, o que fica virado para fora é a contracapa. Isto faz com que possa remover o booklet quando quiser sem ter problemas das páginas ficarem presas naquelas pequenas saliências de plástico. Ao mesmo tempo, evita também que a parte onde as páginas se juntam "peguem" naqueles "guias" de plástico em cima e em baixo, que ajudam a manter o booklet no sítio.

Manter os CDs nos plásticos e afins já não é para mim. Tenho o cuidado que acho suficiente e o resto faz parte também do próprio uso. Às vezes surge aquela marca chata (p.e. num digipak) que mesmo sendo leve chateia. Mas ao fim de um tempo já nem me lembro que ela lá está. Mas no início confesso que me faz confusão e me põe logo doente :mrgreen:

Felizmente tenho apenas umas 2 ou 3 caixas com marcas mais "graves".

Avatar do Utilizador
GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 9140
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
Localização: Mag8

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor GoncaloBCunha » quarta jan 29, 2014 1:51 am

Tal como o Marco, também já me apontaram o dedo por ser tão picuínhas com os meus discos. Não sendo tão obsessivo como ele ( :mrgreen: ) uma das coisas mais importantes a ter em conta é o manuseamento do objecto em si e que fará toda a diferença com o passar do tempo! Ainda a semana passada vendi um CD ao xtr3me, que estava na minha posse desde 1990 e que, penso que o Daniel poderá comprovar isso, se encontrava em estado imaculado. :P
Última edição por GoncaloBCunha em quarta jan 29, 2014 1:56 am, editado 1 vez no total.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Avatar do Utilizador
xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2065
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm
Localização: Porto

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor xtr3me » quarta jan 29, 2014 1:54 am

É verdade sim senhor, Gonçalo.

Estivessem todos os CDs que compro usados, naquele estado e não tinha caixas com marcas. Infelizmente, há alguns usados que lá vêm com um ou outro toque daqueles que chateia um bocadinho no início. Desde que não seja nada muito violento vivo bem com isso.

A questão é mais com os digipaks, porque no caso dos jewelcase troca-se a caixa e está a andar :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Ricardo Gonçalo
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 238
Registado: domingo out 14, 2012 1:37 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor Ricardo Gonçalo » quarta jan 29, 2014 8:57 am

Este tópico serve essencialmente, para eu ver, que não tenho tratado as minhas coisas tão bem assim. Li com atenção e relativamente á cena do vinil, vou ter mais atenção, até porque tem toda a lógica, visto que se tiver pó ou impurezas a agulha acaba por passar por elas. Quanto ás tapes, puxo a fita sempre para um dos lados como foi dito. Quanto aos CDs, tenho poucos, mas vou tentar dar-lhes mais jeitinho. Boas dicas, sem dúvida.
O que reparo é que o vinil bem antigo não ganha tanta sujidade como o novo. Tenho o The Number of The Beast dos Maiden de 82 se não estou em erro, uma das 1ªs edições, que era do velhote e não ganha nem metade da sujidade dos vinil novos. Porque?

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor ALVES134 » quarta jan 29, 2014 9:44 am

Uma coisa que faz a diferença são as innersleeves as normais de papel com o uso acabam sempre por formar pó, ao retirar novamente o lp vem sempre com algum.

Antes de colocar o lp a tocar , coloco-o no prato a rodar e passo-lhe a escova para remover o pó que tenha e só depois é que o o coloco a tocar virando de lado repito o procedimento.

Antes de o guardar passo-lhe sempre a escova de um lado e do outro.

Esta:

Imagem

Quanto às innersleeves uso umas em papel forradas a plástico com tratamento anti-estático.

Estas:

Imagem
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Avatar do Utilizador
Francis
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 334
Registado: terça jun 12, 2012 1:12 pm

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor Francis » quarta jan 29, 2014 9:49 am

"O que reparo é que o vinil bem antigo não ganha tanta sujidade como o novo. Tenho o The Number of The Beast dos Maiden de 82 se não estou em erro, uma das 1ªs edições, que era do velhote e não ganha nem metade da sujidade dos vinil novos. Porque?"

Porque há mais pó no ar e mais electricidade estática induzida pela ploriferação das redes wireless e campos electricos fortes... :roll:

Limpeza de tudo (vinil, restauro de unidades hi-fi, etc):

http://www.asborrego.pt/produtos/automo ... -1lt/1195/

Solvente orgânico multi-usos. Diluído em àgua destilada e sem tensoactivos iónicos. Para vinis, diluir a 1/20, borrifar, passar com uma escova de dentes, passar por àgua e deixar a secar à sombra.

(ou então http://www.asborrego.pt/produtos-marca/ ... 500ml/136/ )

Para recondicionar o vinil, protegendo-o da deterioração provocada pela temperatura e radiação UV:

http://www.asborrego.pt/produtos-marca/ ... f-1lt/144/

Se fôr preciso ponho aí umas fotos do antes e depois :)

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor ALVES134 » quarta jan 29, 2014 11:17 am

Na limpeza de vinil nunca utilizar produtos abrasivos e muito menos escovas de dentes.

No máximo utilizar uma escova de cerdas naturais(dos bebes) ou pincel de cerdas naturais até rigidez média.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Avatar do Utilizador
Ricardo Gonçalo
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 238
Registado: domingo out 14, 2012 1:37 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor Ricardo Gonçalo » quarta jan 29, 2014 11:43 am

ALVES134 Escreveu:Uma coisa que faz a diferença são as innersleeves as normais de papel com o uso acabam sempre por formar pó, ao retirar novamente o lp vem sempre com algum.

Antes de colocar o lp a tocar , coloco-o no prato a rodar e passo-lhe a escova para remover o pó que tenha e só depois é que o o coloco a tocar virando de lado repito o procedimento.

Antes de o guardar passo-lhe sempre a escova de um lado e do outro.

Esta:

Imagem

Quanto às innersleeves uso umas em papel forradas a plástico com tratamento anti-estático.

Estas:

Imagem


Alves onde compro estas coisas?

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor ALVES134 » quarta jan 29, 2014 12:18 pm

Última edição por ALVES134 em quarta jan 29, 2014 6:36 pm, editado 1 vez no total.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Avatar do Utilizador
Ricardo Gonçalo
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 238
Registado: domingo out 14, 2012 1:37 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor Ricardo Gonçalo » quarta jan 29, 2014 12:37 pm

Pelo menos o vinil que compro, trás já essas capas de plástico. Vou tratar de arranjar o líquido e a escovinha. Obrigado pela dica

flipknot
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3364
Registado: sexta nov 24, 2006 1:40 am

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor flipknot » quarta jan 29, 2014 1:42 pm

Apesar de estimar muito a minha colecção, confesso que não tenho muitos cuidados, apesar de os tratar todos bem, mas pelo que leio aqui, comparado comigo, pode-se dizer que sou um desleixado. Já tenho alguns vinis mas infelizmente não os oiço com regularidade, pois ainda não tenho um equipamento meu, e o que uso ser um pouco manhoso, por isso digamos que estão quase sempre armazenados. O cuidado que tenho mesmo é ter os vinis dentro de capinhas, e os cds dentro das prateleiras, alguns coloco-os dentro de capas de plástico por serem mais sensíveis.

Avatar do Utilizador
GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 9140
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
Localização: Mag8

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor GoncaloBCunha » quarta jan 29, 2014 1:55 pm

Nunca é demais acrescentar que os vinis devem ser sempre armazenados ao alto. Nunca deitados e empilhados uns em cima dos outros.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Avatar do Utilizador
Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 887
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor Opuskulo » quinta jan 30, 2014 1:26 am

Bem, perante o que para aqui já li convenço-me que sou mesmo um desleixado com os meus discos... :lol:

Mais a sério, acho que as coisas assumem o valor que nós lhes queiramos atribuir. Não condeno quem seja bastante meticuloso com os discos e quem leva as coisas ao pormenor, da mesma forma que não condeno quem não tem cuidado nenhum com os discos. Eu gosto de colocar-me algures no meio termo, e acho que quem compra discos com regularidade tem aquela ponta de paixão que acaba por, quase de forma irracional, incutir em nós alguns cuidados essenciais com aquilo que tanto estimamos.

Sinceramente, sou muito mais meticuloso em termos de organização da base de dados dos discos do que dos objectos propriamente ditos. Esforço-me por manter sempre actualizada e organizada uma base de dados de todo o material que tenho em casa, separando a coisa por vários campos, desde ano de edição, formato, código, detalhes da edição e até o local onde foi comprado. Paralelamente, mantenho as prateleiras bastante organizadas por ordem alfabética. Nada de divisões por géneros ou nacionalidades. Quanto aos cuidados com os discos em si, tenho aqueles que considero essenciais.

Quanto ao vinil, e uma vez que compro maioritariamente usados, são lavados, limpos e arrumados em innersleeves novas, mantendo-os na vertical e, lá está, organizados por ordem alfabética. Sempre que ouço algum, passo com uma escova de fibra de carbono igual à que está lá atrás e nada mais. Já pensei em comprar esse líquido de limpeza da AM.Vale a pena?

Quanto ao CD, confesso que não tenho grandes cuidados, até porque uma das coisas que me agrada neste formato é precisamente o facto de não os requerer. Nunca comprei um CD para ficar na estante, apenas como objecto de colecção e nunca ser tocado. Tudo o que compro é para usar e usufruir, portanto os meus CDs rodam em casa, rodam no PC, rodam no carro...Obviamente que tenho cuidado a manuseá-los e tento mantê-los no melhor estado possível, mas não de uma forma obsessiva. Normalmente só arranjo capas plásticas para as digipacks. As jewelcases não mudo nada. Quando vejo que uma caixa está partida ou demasiado riscada, simples, troca-se por uma nova e está feito!

Como disse, gosto do lado prático e funcional das coisas, por isso acho que se embarcasse em demasiados cuidados e preciosismos em torno dos discos isso iria apenas contribuir para me saturar e tornar-me prisioneiro dos mesmos. São eles que têm de me servir e não o contrário. Obviamente, ressalve-se, mantendo um mínimo de preceito e estima por aquilo que custou a comprar !

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1584
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am
Localização: Bracara Augusta

Re: Cuidados com Tapes/Cds/Lps e equipamentos

Mensagempor ALVES134 » quinta jan 30, 2014 11:07 am

Os cds guardo-os nestas sleeves grossas são como as de vinil, que impede a caixa de se ir riscando em contacto com as outras ao colocar/retirar da estante.

Imagem
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565


Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes