O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Avatar do Utilizador
Joe
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1814
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Localização: Funchal
Contacto:

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Joe » sexta mai 12, 2017 3:30 pm

Zyklon Escreveu:Tocaste num ponto giro que é a coisa do passado.
Nunca se vai fugir a isso por mais que se tente, mas até a mim me faz uma confusão do caraças ver agora alguns albuns, bandas ou estilos que naquelas alturas eram massacrados por tudo e por todos e hoje em dia mesmo não sabendo a que razões parece que se tornou regras para se gostar ou seguir...e ate posso dar exemplos.
Bandas como Mortuary Drape, alguns nomes norte americanos de BM, todo o rock empastilhado de Motley Crue e afins, o Reinkaos de Dissection, os albuns apos a saida do Vincent de Morbid Angel, o rock dos anos 70, o Hardcore etc etc.
Isto é um circulo eterno ao que parece e mais dia menos dia vamos ter ai o pessoal true do rock a dizer que afinal o nu-metal e o metalcore afinal era uma coisa genial.


Eu já gostava de nu metal na altura, por isso sou tru metal. E já era velho na altura e mesmo assim gostava de música para jovens borbulhentos. :metal:
Don't talk to strangers...

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Zyklon » sexta mai 12, 2017 5:13 pm

Deathmask Escreveu:
Zyklon Escreveu:Eu entendo a tua logica, mas já pensaste que talvez muitas das bandas pos-ultimos 30 anos possam ter o mesmo efeito nas outras pessoas da mesma forma que as que mencionas tiveram a sua influencia na tua juventude (mesmo não sabendo a tua idade) ou na altura em que te interessaste mais por um estilo e consideras como referencias?


Ok, mas algumas pessoas baseam-se em critérios inferiores. Qualquer pessoa que considere (por exemplo) Tool uma boa banda, está obviamente errada. Podem ser influentes, mas não têm qualidade.

Como é que uma personagem tão fechada mentalmente a nivel musical pode dizer que uma banda que vai completamente ao aposto das referencias que deste não têm qualidade? Que "criterios superiores" tens tu para chegares a essa conclusão ou em que é que te baseias? E depois ainda depois ainda escreveres isto:
Deathmask Escreveu: ao invés da música bem estruturada, memorável(risquei este para ajudar), variada em termos rítmicos/melódicos, e coerente.

Valha-me deus pah...ao menos sê inteligente ou então não fales de coisas que não conheces para estruturares as tuas opiniões por mais logicas ou ilogicas que possam parecer....

Sobre a questão da qualidade não brinques com as pessoas, essa qualidade por vezes nasce "do nada" ou acreditas mesmo que os putos de 17 anos que criaram o In The Nightside Eclipse ou o riff da "Thule", os 20 aninhos do Burton/Hetfield.. Acreditas mesmo que acordaram aquela manha e depois de terem ouvido na noite anterior sei lá um album de Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead ou Bathory e decidiram fazer um classico para a eternidade só porque era aquilo que ouviram? É bonita esta logica...Ainda mais quando muitos musicos de musica extrema gritam aos sete ventos que muitas das influencias para aquilo que criam nem vem do Metal (e aqui não estou a falar de bandas de Post).
Já agora das bandas que mencionaste não falaste tambem nas mudanças que existiram em bandas como Darkthrone ou até mesmo Dissection nos primeiros registos, que criterios "superiores" teriam usado para deixarem de ser bandas de Death-Metal para se tornarem em bandas de Black Metal?

Avatar do Utilizador
Deathmask
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: domingo jan 29, 2017 2:29 am

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Deathmask » sexta mai 12, 2017 8:31 pm

Zyklon Escreveu:
Deathmask Escreveu:
Zyklon Escreveu:Eu entendo a tua logica, mas já pensaste que talvez muitas das bandas pos-ultimos 30 anos possam ter o mesmo efeito nas outras pessoas da mesma forma que as que mencionas tiveram a sua influencia na tua juventude (mesmo não sabendo a tua idade) ou na altura em que te interessaste mais por um estilo e consideras como referencias?

Ok, mas algumas pessoas baseam-se em critérios inferiores. Qualquer pessoa que considere (por exemplo) Tool uma boa banda, está obviamente errada. Podem ser influentes, mas não têm qualidade.

Como é que uma personagem tão fechada mentalmente a nivel musical pode dizer que uma banda que vai completamente ao aposto das referencias que deste não têm qualidade? Que "criterios superiores" tens tu para chegares a essa conclusão ou em que é que te baseias?


Os Tool são maus, falta-lhes melodia, coesão, bons riffs (coisas que definem "critérios superiores"). A única coisa que não lhes falta é ritmo. Tem mais em comum com nu-metal do que metal progressivo. O facto de eu nem ser músico profissional nem reviewer e ter de explicar tudo isto (que deveria ser óbvio) num site sobre metal, é bizarro.


Zyklon Escreveu: E depois ainda depois ainda escreveres isto:
Deathmask Escreveu: ao invés da música bem estruturada, memorável(risquei este para ajudar), variada em termos rítmicos/melódicos, e coerente.

Valha-me deus pah...ao menos sê inteligente ou então não fales de coisas que não conheces para estruturares as tuas opiniões por mais logicas ou ilogicas que possam parecer....

Sobre a questão da qualidade não brinques com as pessoas, essa qualidade por vezes nasce "do nada" ou acreditas mesmo que os putos de 17 anos que criaram o In The Nightside Eclipse ou o riff da "Thule", os 20 aninhos do Burton/Hetfield.. Acreditas mesmo que acordaram aquela manha e depois de terem ouvido na noite anterior sei lá um album de Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead ou Bathory e decidiram fazer um classico para a eternidade só porque era aquilo que ouviram? É bonita esta logica...Ainda mais quando muitos musicos de musica extrema gritam aos sete ventos que muitas das influencias para aquilo que criam nem vem do Metal (e aqui não estou a falar de bandas de Post).


Eu não disse que as bandas só devem ser influenciadas por metal. Aliás, muito pelo contrário, se guitarristas como o Tommy Vetterli não ouvissem música clássica, o Punishment For Decadence não teria sido gravado.

Em relação a Emperor e Thorns... não importa se eles escreveram álbuns clássicos de forma espontânea ou premeditada. Eles tinham noção da qualidade dos seus próprios temas... senão nunca os teriam lançado.

Já o Quorthon em 1984 não tinha noção. A seguir ao self-titled e o The Return, ele lançou o Under The Sign Of The Black Mark, claramente melhor do que os anteriores (discos que embora eu e muita gente adore, são demasiado simples, previsíveis, repetitivos). Nas suas palavras...

"If you listen to the first and the second albums, they're crap albums, I mean, if you’re really objective about it, purely
musically and everything."

referindo-se aos tempos em que estava a compor o Under The Sign Of The Black Mark: "it was about that time when I started to listen to basically only classical music, so I learned how to arrange music, not just, you know, playing 365 beats per minute for three and a half minutes the entire album through"

"It was, like, you know, we had said “hello” with the first one, then with the second one, we were, like, the cocksuckers of Satan, and with the third one, all of a sudden, it was: “Wow, we’re a band, we’re actually making albums!” Entrevista: http://www.metalunderground.com/intervi ... wsid=77468 (ele fala disto a partir do vigésimo-nono parágrafo)

Zyklon Escreveu: Já agora das bandas que mencionaste não falaste tambem nas mudanças que existiram em bandas como Darkthrone ou até mesmo Dissection nos primeiros registos, que criterios "superiores" teriam usado para deixarem de ser bandas de Death-Metal para se tornarem em bandas de Black Metal?


Uma mudança natural. Os Darkthrone lançaram um excelente disco em 1991, e depois um clássico inegável em 1992. Há boas bandas tanto de DM como de BM. Alguns estilos, no entanto, são musicalmente inferiores devido a certas características que impedem qualidade - estilos como o Hardcore, glam metal, crossover, harsh noise, post-rock, nu-metal, rap, etc.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor pafg » sexta mai 12, 2017 10:33 pm

Deathmask Escreveu:Os Tool são maus, falta-lhes melodia, coesão, bons riffs (coisas que definem "critérios superiores").


Consideraria tal afirmação se a apreciação de música fosse única e exclusivamente feita por intermédio de métodos cartesianos. Mas como nestas coisas conta bem mais o coração do que a cabeça, revejo-me plenamente no grupo que considera o Lateralus nada menos do que uma obra-prima.

Avatar do Utilizador
Deathmask
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: domingo jan 29, 2017 2:29 am

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Deathmask » sábado mai 13, 2017 2:25 am

Tool? Quase todos os temas deles são baseados apenas na escala pentatónica, as melodias são demasiado convencionais e pecam por repetitividade excessiva. É uma banda com muitos defeitos, não pode ser considerada musicalmente boa.

Um exemplo ainda mais óbvio de fraca qualidade musical: GG Allin. Um dos piores músicos de sempre. Ninguém pode afirmar com seriedade que aquele gajo tinha talento.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor aetheria » sábado mai 13, 2017 10:57 am

Deathmask Escreveu:Tool? Quase todos os temas deles são baseados apenas na escala pentatónica


Atenção que há grandes compositores clássicos que exploram a escala pentatónica... não sei se faz deles maus. Ou simplistas. A Sinfonia do Novo Mundo tem-na e julgo que não a consideram reles...

Ninguém pode afirmar com seriedade que aquele gajo tinha talento.


É por estes pormenores que a tua argumentação claudica e julgo que ainda não reparaste nisso. Seguindo-te os passos, também poderei dizer que ninguém sensato e reflexivo faz afirmações absolutas. Até o acho, mas não o diria, para não cair no mesmo erro.

Anyway... tenho de reconhecer a minha admiração por esta tua cavalgada solitária :mrgreen:

Imagem

Só te falta encontrar um tonto :)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Zyklon » sábado mai 13, 2017 10:58 am

Deathmask Escreveu:Quase todos os temas deles são baseados apenas na escala pentatónica, as melodias são demasiado convencionais e pecam por repetitividade excessiva. É uma banda com muitos defeitos, não pode ser considerada musicalmente boa.

Por essa logica bandas como VON, Black Witchery, Beherit etc nunca podem ser consideradas como influencias e são basicamente más...já para não falar em casos como Amon Amarth, Meshuggah que fazem o mesmo album há decadas ou no quase completamente identico entre si Thrash alemão dos anos 80, da sonoridade similar saida dos Morrisound, o Death sueco etc...

Deathmask Escreveu:Os Tool são maus, falta-lhes melodia, coesão, bons riffs (coisas que definem "critérios superiores"). A única coisa que não lhes falta é ritmo. Tem mais em comum com nu-metal do que metal progressivo. O facto de eu nem ser músico profissional nem reviewer e ter de explicar tudo isto (que deveria ser óbvio) num site sobre metal, é bizarro.

Obrigado pela explicação é que hoje de manhã estive a ouvir o ITP de Death e depois de ler a tua frase este album passa a ser visto por mim como tambem inserido no lote do nu-metal aquelas linhas de baixo realmente não enganam ninguem nem aquele groove...

Deathmask Escreveu:tinham noção da qualidade dos seus próprios temas... senão nunca os teriam lançado.

Por isso é que existiu o já referido por ti Cold Lake, o album de grunge do Quorthon, as mudanças drásticas em bandas como Ulver, Anathema, Paradise Lost, Kreator, Morbid Angel, St Anger etc etc...ninguem tem noção disso quando se lança algo e aqui podem-se aplicar varios factores que podem ir ao encontro daquilo que mais se ouve na altura até á simples sobrevivencia de uma banda. Ninguem mas ninguem nem nenhuma banda sabe ou consegue prever aquilo que tem nas mãos (aliás é um pouco isto que eu como ouvinte procuro quando ouço bandas ou albuns novos a procura, o interesse e a curiosidade de encontrar coisas que me façam viver os tempos de descoberta inicial)... até acaba por ser curioso ler/ver algumas entrevistas durante alguns lançamentos.
Falaste no guitarrista de Coroner é curioso mencionares tanta vez cenas ligadas a Celtic Frost ainda sendo eles muito provavelmente a banda que mais influenciou toda a musica extrema das ultimas decadas tanto na fase Hellhammer como em nome proprio...mas acredito que um album como o Into The Pandemonium seja tambem uma parvoice como será certamente algum material de Opeth quando comparado com Edge of Sanity....

Deathmask Escreveu:O próprio Fenriz disse que havia um "controlo de qualidade" durante os primeiros álbuns

Esse controlo de qualidade que falas não tinha a ver com a qualidade que estás para aqui a trazer, mas com as pseudo normas sobre a forma como tinha de soar o BM nordico e aqui ainda bem que bandas como DHG, Arcturus ou até mesmo Dimmu as quebraram...e tambem é curioso que tenhas visto tanta repetição para umas banda e não o uses tambem nos primeiros albuns de Darkthrone...onde as notas não são propriamente dignas do Steve Vai.

Avatar do Utilizador
Space Prophet Dogon
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 758
Registado: sexta nov 04, 2011 9:08 pm
Localização: Sintra

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Space Prophet Dogon » domingo mai 14, 2017 2:12 am

Ainda não consegui perceber se é troll ou não :(

Avatar do Utilizador
Deathmask
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: domingo jan 29, 2017 2:29 am

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Deathmask » domingo mai 14, 2017 4:41 am

aetheria Escreveu:
Deathmask Escreveu:Tool? Quase todos os temas deles são baseados apenas na escala pentatónica


Atenção que há grandes compositores clássicos que exploram a escala pentatónica... não sei se faz deles maus. Ou simplistas. A Sinfonia do Novo Mundo tem-na e julgo que não a consideram reles...


A Sinfonia do Novo Mundo? Uma composição vastamente melhor do que qualquer tema lançado pelos Tool. A sua escala pentatónica é usada de uma forma mais complexa, enquanto os Tool simplesmente limitam-se a escrever temas de nu-metal/hard rock genéricos sem variação quase nenhuma da nota raíz.

aetheria Escreveu:
Ninguém pode afirmar com seriedade que aquele gajo tinha talento.


É por estes pormenores que a tua argumentação claudica e julgo que ainda não reparaste nisso. Seguindo-te os passos, também poderei dizer que ninguém sensato e reflexivo faz afirmações absolutas. Até o acho, mas não o diria, para não cair no mesmo erro.


Qual erro...

Ninguém (que tenha uma consciência sã) pode afirmar com seriedade que o GG Allin era talentoso. Existe uma linha divisória entre a música "boa" ou "má", da mesma forma em que existem actos considerados moralmente "bons" ou "maus".
Última edição por Deathmask em domingo mai 14, 2017 7:06 am, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Deathmask
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: domingo jan 29, 2017 2:29 am

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Deathmask » domingo mai 14, 2017 4:46 am

Zyklon Escreveu:
Deathmask Escreveu:Quase todos os temas deles são baseados apenas na escala pentatónica, as melodias são demasiado convencionais e pecam por repetitividade excessiva. É uma banda com muitos defeitos, não pode ser considerada musicalmente boa.

Por essa logica bandas como VON, Black Witchery, Beherit etc nunca podem ser consideradas como influencias e são basicamente más...já para não falar em casos como Amon Amarth, Meshuggah que fazem o mesmo album há decadas ou no quase completamente identico entre si Thrash alemão dos anos 80, da sonoridade similar saida dos Morrisound, o Death sueco etc...


Acerca do thrash alemão, death metal sueco etc: essas bandas eram parecidas umas às outras, mas criavam temas coerentes, bem estruturados, com escalas complexas, aspectos que não caracterizam Tool. Von, Black Witchery, Beherit, Meshuggah: bandas más, embora influentes. Amon Amarth - embora tenham variedade rítmica, usam escalas e estruturas quase tão básicas como a música pop. Não descem ao nível de Von, mas não são músicos de grande classe.

Zyklon Escreveu:
Deathmask Escreveu:Os Tool são maus, falta-lhes melodia, coesão, bons riffs (coisas que definem "critérios superiores"). A única coisa que não lhes falta é ritmo. Tem mais em comum com nu-metal do que metal progressivo. O facto de eu nem ser músico profissional nem reviewer e ter de explicar tudo isto (que deveria ser óbvio) num site sobre metal, é bizarro.

Obrigado pela explicação é que hoje de manhã estive a ouvir o ITP de Death e depois de ler a tua frase este album passa a ser visto por mim como tambem inserido no lote do nu-metal aquelas linhas de baixo realmente não enganam ninguem nem aquele groove...


Como é que alguém pode chegar a essa conclusão baseando-se no meu comentário? O ITP não é só ritmo, é muito mais coerente e melódico do que qualquer álbum dos Tool.

Zyklon Escreveu:
Deathmask Escreveu:tinham noção da qualidade dos seus próprios temas... senão nunca os teriam lançado.

Por isso é que existiu o já referido por ti Cold Lake, o album de grunge do Quorthon, as mudanças drásticas em bandas como Ulver, Anathema, Paradise Lost, Kreator, Morbid Angel, St Anger etc etc...ninguem tem noção disso quando se lança algo e aqui podem-se aplicar varios factores que podem ir ao encontro daquilo que mais se ouve na altura até á simples sobrevivencia de uma banda. Ninguem mas ninguem nem nenhuma banda sabe ou consegue prever aquilo que tem nas mãos (aliás é um pouco isto que eu como ouvinte procuro quando ouço bandas ou albuns novos a procura, o interesse e a curiosidade de encontrar coisas que me façam viver os tempos de descoberta inicial)... até acaba por ser curioso ler/ver algumas entrevistas durante alguns lançamentos.
Falaste no guitarrista de Coroner é curioso mencionares tanta vez cenas ligadas a Celtic Frost ainda sendo eles muito provavelmente a banda que mais influenciou toda a musica extrema das ultimas decadas tanto na fase Hellhammer como em nome proprio...mas acredito que um album como o Into The Pandemonium seja tambem uma parvoice como será certamente algum material de Opeth quando comparado com Edge of Sanity....


O que eu estava a dizer nessa frase: se algumas bandas tivessem sempre noção da qualidade, não lançariam álbuns terríveis (Metallica e Celtic Frost são exemplos de bandas que, a uma certa altura, perderam essa noção).

Essas mudanças drásticas aconteciam precisamente quando os músicos deixavam de se importar com a qualidade.
No caso do lançamento de clássicos, não podem prever a influência que esse álbum terá, mas ao menos sabem avaliar se é musicalmente bom (Deathrow, Bulldozer, Bathory etc. admitiram isto).
Eu referi-me a Celtic Frost por causa do To Mega Therion. O Into The Pandemonium é obviamente mau, embora não tanto como o Cold Lake. Em relação às bandas das últimas décadas... podem ter boas influências, mas não significa automaticamente que consigam gravar um disco de alto nível.

Zyklon Escreveu:
Deathmask Escreveu:O próprio Fenriz disse que havia um "controlo de qualidade" durante os primeiros álbuns

Esse controlo de qualidade que falas não tinha a ver com a qualidade que estás para aqui a trazer, mas com as pseudo normas sobre a forma como tinha de soar o BM nordico e aqui ainda bem que bandas como DHG, Arcturus ou até mesmo Dimmu as quebraram...e tambem é curioso que tenhas visto tanta repetição para umas banda e não o uses tambem nos primeiros albuns de Darkthrone...onde as notas não são propriamente dignas do Steve Vai.


Enquanto os primeiros dois álbuns de Darkthrone pecam ligeiramente pela falta de variedade rítmica, compensam por terem melodia, dinâmica, diversidade de estruturas e um considerável grau de originalidade. O Steve Vai está longe de ser um excelente músico (compõe solos decentes, mas usa riffs base que são clichés, sem grande ritmo, sem dinâmica...)
Última edição por Deathmask em terça mai 16, 2017 8:01 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Deathmask
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: domingo jan 29, 2017 2:29 am

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Deathmask » domingo mai 14, 2017 4:52 am

Para clarificar: eu não estou a dizer que os músicos tenham obrigatoriamente de pensar duas vezes antes de lançarem certos álbuns, pois cada pessoa ouve aquilo que gosta. No entanto, a música de qualidade deve ser reconhecida (através de análise objectiva), e encorajada.

Ao fim de contas, não interessa se vocês discordam ou concordam comigo, porque estes standards de avaliação objectiva sempre existiram, são superiores, e as bandas que querem evoluir a nível musical usam-nos como guia para saberem se os seus temas podem ser realmente considerados verdadeiras obras-primas. :wink:

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor pafg » domingo mai 14, 2017 8:02 am

Deathmask Escreveu:No entanto, a música de qualidade deve ser reconhecida (através de análise objectiva), e encorajada.


Fazer da análise musical somente um exercício racionalista, é tirar-lhe grande parte do encanto.
Que tristonha seria a música, se quem a compõe apenas se guiasse por esses trâmites.

Deathmask Escreveu:Ao fim de contas, não interessa se vocês discordam ou concordam comigo, porque estes standards de avaliação objectiva sempre existiram, são superiores, e as bandas que querem evoluir a nível musical usam-nos como guia para saberem se os seus temas podem ser realmente considerados verdadeiras obras-primas. :wink:


Por esta linha de raciocínio, Tool, Death, Mayhem e Slayer nunca teriam saído da garagem. Nem teriam gravado álbuns que são hoje considerados clássicos.

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor p41nk1ll3r » domingo mai 14, 2017 6:43 pm

Deathmask Escreveu:Ao fim de contas, não interessa se vocês discordam ou concordam comigo, porque estes standards de avaliação objectiva sempre existiram

sempre existiram padrões? - desde que existe sociedade, provavelmente.
terão os padrões sido sempre os mesmos? - não, e se não consegues ver isso na história da música procura na da arte em geral (assim de repente, todas as viragens que ocorreram desde o surgimento do impressionismo até à arte contemporânea deverão bastar para exemplificar este ponto).
se os padrões variam ao longo do tempo e da localização geográfica de que te serve a ti estares preso a um por simplesmente ser o que está implementado na cultura com a qual contactaste?
o que te leva a querer tornar objectivo algo como a qualidade de uma obra de arte? algo cuja qualidade deriva da ocorrência ou não de ressonância entre a forma como o artista tenta comunicar uma carga emocional e a vivência do observador.
a única coisa que podes efectivamente medir é a técnica do intérprete... podes medir quão depressa toca, quantas notas falha em função da velocidade a que está a tocar, e quão fielmente reproduz o que está numa partitura (assumindo que se quer que interprete rigorosamente).

Avatar do Utilizador
Deathmask
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: domingo jan 29, 2017 2:29 am

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Deathmask » domingo mai 14, 2017 8:18 pm

pafg Escreveu:Fazer da análise musical somente um exercício racionalista, é tirar-lhe grande parte do encanto.
Que tristonha seria a música, se quem a compõe apenas se guiasse por esses trâmites.


Quase todos os músicos analisam os seus temas de uma forma sentimental, introspectiva, mas se quiserem confirmar
que são objectivamente bons em todos os aspectos, podem recorrer a uma análise racional.

Se a música fosse apreciada apenas por causa das emoções que provoca no ouvinte, também não teria grande valor.

pafg Escreveu:
Deathmask Escreveu:Ao fim de contas, não interessa se vocês discordam ou concordam comigo, porque estes standards de avaliação objectiva sempre existiram, são superiores, e as bandas que querem evoluir a nível musical usam-nos como guia para saberem se os seus temas podem ser realmente considerados verdadeiras obras-primas. :wink:


Por esta linha de raciocínio, Tool, Death, Mayhem e Slayer nunca teriam saído da garagem. Nem teriam gravado álbuns que são hoje considerados clássicos.


Cada um grava e lança aquilo que quer. Há bandas que a uma dada altura se apercebem da qualidade musical (algo que as leva a trabalhar mais arduamente na construção dos seus álbuns, e algumas evoluem devido a isso).

p41nk1ll3r Escreveu:sempre existiram padrões? - desde que existe sociedade, provavelmente.
terão os padrões sido sempre os mesmos? - não, e se não consegues ver isso na história da música procura na da arte em geral (assim de repente, todas as viragens que ocorreram desde o surgimento do impressionismo até à arte contemporânea deverão bastar para exemplificar este ponto).
se os padrões variam ao longo do tempo e da localização geográfica de que te serve a ti estares preso a um por simplesmente ser o que está implementado na cultura com a qual contactaste?


Sempre foi parte do senso comum que determinados critérios são superiores a outros. Assim como Verdi ou Mozart são superiores a GG Allin ou Ramones.

p41nk1ll3r Escreveu:o que te leva a querer tornar objectivo algo como a qualidade de uma obra de arte? algo cuja qualidade deriva da ocorrência ou não de ressonância entre a forma como o artista tenta comunicar uma carga emocional e a vivência do observador.
a única coisa que podes efectivamente medir é a técnica do intérprete... podes medir quão depressa toca, quantas notas falha em função da velocidade a que está a tocar, e quão fielmente reproduz o que está numa partitura (assumindo que se quer que interprete rigorosamente).


Num determinado tema, podes também medir a variação (de ritmo, de nota raíz, etc etc), a dinâmica, a coerência das escalas, entre outros factores. Talvez não se possa classificar todos os temas e álbuns existentes num ranking de qualidade, mas de certeza que é possível defini-los como "bons" ou "maus".

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor p41nk1ll3r » domingo mai 14, 2017 8:31 pm

Deathmask Escreveu:Sempre foi parte do senso comum que determinados critérios são superiores a outros. Assim como Verdi ou Mozart são superiores a GG Allin ou Ramones.


O senso comum também diz que a terra é plana e que objectos mais pesados caiem mais depressa.

Deathmask Escreveu:Num determinado tema, podes também medir a variação (de ritmo, de nota raíz, etc etc), a dinâmica, a coerência das escalas, entre outros factores. Talvez não se possa classificar todos os temas e álbuns existentes num ranking de qualidade, mas de certeza que é possível defini-los como "bons" ou "maus".


Sim, também podes medir variações e coerências, mas a interpretação relativamente à qualidade já será relativa, e é por isso que uma pessoa pode gostar mais de ramones que de verdi. É preciso estar dentro das regras em que cada um desses se move e faz mover.


Voltar para “Arquivo 2016 a 2017”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes