O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Zyklon » segunda abr 17, 2017 3:08 pm

O Underground sempre foi um estilo marcadamente diferente e com um publico muito especifico, mas hoje em dia com a massificação constante da musica e a quantidade de edições absurdamente gigantesca todos os meses que papel acabam por ter esta especie de moinho de vento na musica que ouvem ou de que forma isso implica com os vossos gostos?
Aquilo que há uns anos seria impensavel hoje em dia acaba por ser uma situação quase normal, temos exemplos de bandas como Black Cilice em sites como a Pitchfork, uma cada vez mais politica Cvlt Nation que curiosamente "perde terreno" para a No Clean Singing e Invisible Oranges...e bandas cada vez mais interessadas em serem expostas neste tipo de sites, mesmo existindo casos de antes de exposição gostarem de as "malhar".
Por outro lado assiste-se a uma enormidade de paginas pelo facebook ou criadas como sendo uma especie de revistas digitais onde se encontram por vezes autenticos atentados que nos fazem pensar qual é mesmo o real objetivo das mesmas e onde todos parecem correr para o mesmo lado em sentidos opostos e aquilo que deveria ser o motivo principal (divulgação) por vezes perde-se e tem como objetivo provocar polemica como acontece em sites como o Metal Sucks ou o deathmetal.org.
Dito isto para o lado "noticioso", que papel têm muitos dos "escribas" naquilo que ouvem (sejam eles a Meghan da CN, o Nathan Birk, Kim kelly, JCS etc) e de que maneira isso influencia (se é que o faz) nas vossas descobertas ou procura musical?
Finalizando e apontando as baterias ás editoras e á sua forma de bombardeamento musical que papel têm as mesmas no Underground e se não são elas tambem que provocam uma especie de agonia que conduz por vezes á saturação dos mais variados estilos.

Avatar do Utilizador
lang
Administrador
Mensagens: 5149
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am
Localização: Seixal

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor lang » segunda abr 17, 2017 3:18 pm

Tás inspirado, Zyk!

Costumo consultar todos os sites que mencionas e posso dizer que a música que gosto é sempre baseada no mesmo critério: se me soa bem!

Já agora, até estou admirado que não te tenhas referido às tão "engraçadas" listas de final de ano, que são um dos grandes sinais de "lambecusismo" existente no "mundo da net".
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor aetheria » segunda abr 17, 2017 3:19 pm

Os reviewers que mais me influenciam são os do MU. 8)
E não estou a brincar.


Zyklon Escreveu: (sejam eles a Meghan da CN, o Nathan Birk, Kim kelly, JCS etc)


Pois... nem sei quem são. O último é da Loud, right? e essa Meghan foi a que veio a Barroselas no ano passado (não sei se noutros anos também)?
No meu caso, não tenho tempo para tanta informação. Ouço música e sigo as novidades por aqui. Já o que me chove no mail pelo Bandcamp (e sem reviews) me deixa doida...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Zyklon » segunda abr 17, 2017 3:24 pm

aetheria Escreveu:Os reviewers que mais me influenciam são os do MU. 8)
E não estou a brincar.


Zyklon Escreveu: (sejam eles a Meghan da CN, o Nathan Birk, Kim kelly, JCS etc)


Pois... nem sei quem são. O último é da Loud, right? e essa Meghan foi a que veio a Barroselas no ano passado (não sei se noutros anos também)?
No meu caso, não tenho tempo para tanta informação. Ouço música e sigo as novidades por aqui. Já o que me chove no mail pelo Bandcamp (e sem reviews) me deixa doida...

Sim é o da Loud!.
Meghan é da Cvlt Nation.
Quem veio ao SWR foi a Kim Kelly.
Nathan é motor propagandista de grande parte das editoras atuais (Iron Bonehead, Osmose etc etc).

Essa cena do Bandcamp tambem é gira, de que forma o usam?

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Zyklon » segunda abr 17, 2017 3:29 pm

lang Escreveu:Tás inspirado, Zyk!

Costumo consultar todos os sites que mencionas e posso dizer que a música que gosto é sempre baseada no mesmo critério: se me soa bem!

Já agora, até estou admirado que não te tenhas referido às tão "engraçadas" listas de final de ano, que são um dos grandes sinais de "lambecusismo" existente no "mundo da net".

Sim tambem podemos inserir essa parte tambem, por vezes roçam a idiotice do copy-paste ou de material lançado no dia 28 de Dezembro ser incluido em listas que saem dia 30...é um exemplo meio exagerado, mas recordo-me do que aconteceu em algumas listas no ano passado depois de Teitanblood ter anunciado o ep.

Avatar do Utilizador
Space Prophet Dogon
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 758
Registado: sexta nov 04, 2011 9:08 pm
Localização: Sintra

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Space Prophet Dogon » segunda abr 17, 2017 3:38 pm

e bandas cada vez mais interessadas em serem expostas neste tipo de sites, mesmo existindo casos de antes de exposição gostarem de as "malhar".


Isto é o mais engraçado. Isto e as mudanças abruptas de opinião em relação a algumas bandas só porque aparecem em sites desses considerados "hipsters" (qualquer que seja o significado dessa palavra) por parte de alguns fãs (NWN! forum estou a olhar para ti).

Eu não gosto de ler reviews, primeiro porque gosto de formar opinião própria acerca dos álbuns/bandas sem ser influenciado (mesmo que inconscientemente) por outras opiniões. Em segundo, porque acredito que grande parte dos sites/reviewers são influenciados por vários biases, quer seja a banda X na label Y, quer seja a banda X com membros das bandas X, Y e Z, por serem "amigos" da banda, etc. Em terceiro lugar, cada vez que calha ler uma review, 1/3 dela é dedicada ao álbum e o resto a outras merdas que não interessam para nada.

É claro que há labels, sites e reviewers que são autênticos criadores de hype, mas a verdade é que só cai nisto quem quer.

Dito isto, às vezes se reparar em álbuns que me tenham passado despercebidos e aparecem em certos blogs/sites/users de fóruns admito que os vou ouvir só por isso (às vezes são realmente bons e outras vezes não são nada de mais). É um bocado paradoxal mas pronto...

O verdadeiro problema é haver tanta música por aí e pouco tempo (e às vezes até mesmo vontade, fruto desse "bombardeamento" que falas) para a ouvir.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor aetheria » segunda abr 17, 2017 3:41 pm

Zyklon Escreveu:
Essa cena do Bandcamp tambem é gira, de que forma o usam?


É-o, de facto. A divulgação cai-nos no colo.
É muito bom para seguires uma banda, até as editoras da tua "eleição", mas depois é a quantidade obscena de coisas que estão sempre a sair... é este o principal problema. Fico tentada a ouvir, mas depois é já uma grande cacofonia na minha cabeça. E tenho sempre a clara impressão de que não dou tempo aos álbuns... o tempo que muitos deles precisam. Merecem, até.
Há períodos em que, simplesmente, apago as notificações no mail sem as abrir... é uma overdose, nem dá para digerir. É mais uma evidência desta nossa sociedade obesa. E isso deve ser difícil, também, para as próprias bandas. A "facilidade" em apresentar-se é minada pela multiplicação de bandas.

Por isso encareço este espaço do MU. Quando há álbuns que se vão repetindo em ouvidos que eu considero pelo gosto musical, isso já funciona como um filtro. Se bem que há muitos momentos em que me aventuro pro bandas nunca antes navegadas, sem fazer ideia do que se trata, o que também comporta seu gozo...
Última edição por aetheria em segunda abr 17, 2017 3:46 pm, editado 1 vez no total.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
lang
Administrador
Mensagens: 5149
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am
Localização: Seixal

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor lang » segunda abr 17, 2017 3:44 pm

aetheria Escreveu:Por isso encareço este espaço do MU. Quando há álbuns que se vão repetindo em ouvidos que eu considero pelo gosto musical, isso já funciona como um filtro. Se bem que há muitos momentos em que me aventuro pro bandas nunca antes navegadas, sem fazer ideia do que se trata, o que também comporta seu gozo...


Muito isto!
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3756
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor HFVM » segunda abr 17, 2017 4:20 pm

Isso do poder dos sites e afins não é novo. Lembro-me da Terrorizer ser acusada de levar os Mithras, e até os Akercocke, ao colo. Mas relativamente mudanças de opinião sobre bandas, podem ser mais explícitos?
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Avatar do Utilizador
Space Prophet Dogon
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 758
Registado: sexta nov 04, 2011 9:08 pm
Localização: Sintra

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Space Prophet Dogon » segunda abr 17, 2017 4:48 pm

HFVM Escreveu:Isso do poder dos sites e afins não é novo. Lembro-me da Terrorizer ser acusada de levar os Mithras, e até os Akercocke, ao colo. Mas relativamente mudanças de opinião sobre bandas, podem ser mais explícitos?


Eu mencionei isso porque costumo lurkar no forum da NWN! e alguns comentários lá dos verdadeiros "trves" dão-me vontade de rir. Assim recentemente, lembro-me por exemplo de Black Cilice, Tantifaxath e Bõlzer. Mas claro, isto não é generalizado.

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor abyssum » segunda abr 17, 2017 6:17 pm

Limito-me a visitar alguns sites de divulgação de novos lançamentos, com links para bandcamps, etc para ouvir música e se me agradar marcha.
Quanto a sites de reviews é raro visitar já li coisas muito positivas e depois o som não me agrada, já li outras bastante negativas e acabo por gostar muito da música, e outras vezes há autênticas pérolas que passam quase despercebidas e só são descobertas muito tardiamente após o seu lançamento. Em suma não ligo muito às reviews inicialmente prefiro sempre ouvir primeiro e depois da minha opinião formada, é que leio algumas coisas de modo a comparar, mas o divertido disso às vezes são os contrastes das mesmas. Porque no fundo são apenas opiniões, ouçam primeiro depois formem a vossa, é a única que conta.

pafg
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2364
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm
Localização: Lisboa

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor pafg » segunda abr 17, 2017 8:05 pm

Para terem poder é preciso que lhes dêm atenção, e com tanta coisa por onde distribuir atenção e de onde recolher informação, esse poder vai-se diluindo. A prova é que hoje em dia os hypes que as editoras economicamente mais abastadas criam, ou têm real substância e razão de ser ou desaparecem tão depressa como surgiram.

A mesma coisa com a comunicação social especializada. Com tanto blog, vlog, site, fórum e e-zine que existe creio que já ninguém se queda apenas por aquilo que este ou aquele reviewer diz.
Claro que podem existir algumas referências, mas a sua influência é residual.

Mas falando no reviewer da Loud por acaso lembro-me do lobby que fazia às bandas da Profound Lore Records :lol:

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7773
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor Zyklon » terça abr 18, 2017 10:19 am

Para terem poder é preciso que lhes dêm atenção

Mas P. acho que damos, não é preciso muito, basta ver por exemplo aqui no MU no topico das noticias de onde mais de 70% as mesmas são retiradas...ou mais engraçado quais são os sites que muitas editoras/bandas preferem para os primeiros avanços ou escuta exclusiva.

Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3756
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor HFVM » terça abr 18, 2017 6:40 pm

Os meus dois cents...

Foi graças ao poder de certos críticos, revistas, que descobri bandas que na altura ninguém falava. Lembro-me, e julgo não estar enganado, do José Rodrigues ter sido dia primeiros a escrever, nos seus editoriais, sobre os novatos Mastodon, Burnt By The Sun, Isis, Cave In, Old Man Gloom, etc... ora como até era/é um tipo que levo em conta a nível de gostos musicais, comecei a devorar essas bandas desde esse dia e lembro-me da dificuldade que tive em arranjar algumas cenas. A nível de sites, costumo andar sempre atento aos já anteriormente mencionados. Quando vejo uma boa critica, nesses sites, vou sempre ouvir para perceber se vale ou não a pena. Descobrir cenas sozinho, raramente o faço. Os tops também ajudam... o mesmo se passa com o que se ouve aqui onde ando atento a que certos users partilham... até criei o tópico dos tops mensais com o intuito de descobrir o que de melhor se ouve...

A nível de exemplos de bandas que não prestavam e depois prestam ou vice versa, não ando atento a isso. Lembro-me dos casos que mencionei, em post anterior, de bandas que eram acusadas de serem levadas ao colo por exemplo. Também me lembro da MH, julgo, ter sido paga para elevar o St. Anger.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Avatar do Utilizador
lang
Administrador
Mensagens: 5149
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am
Localização: Seixal

Re: O "Poder" de alguns sites, editoras e reviewers no Underground atual.

Mensagempor lang » quarta abr 19, 2017 4:27 pm

Gosto bastante de ver/ouvir as reviews daquele sr. do youtube :naughty:
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)


Voltar para “Arquivo 2016 a 2017”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes